dezembro 23, 2003

Música pimba

A minha filha chegou-me a casa a saber o hino nacional de uma ponta à outra, sem falhas. Aprendeu na escola. Uma vergonha para mim e um orgulho para Paulo Portas. Tentei ensinar-lhe outras coisas, mais interessantes. Desisti. A música pimba sempre entrou mais facilmente no ouvido.

Errata: Fui injusto. A minha filha canta "Heróis do mar, nobre polvo". A verdade vem sempre da boca das crianças.

Publicado por danieloliveira em | TrackBack
Comentários

Este tipo de ofensa gratuita tende a confortar, justamente, a extrema-direita que reivindica exclusividade sobre os simbolos nacionais. Nada de espantar: que seria da extrema esquerda sem o espantalho fascista? Ja eu, passava bem sem ele.

Afixado por: Vasco do Ginjal em dezembro 23, 2003 02:38 AM

Ofendi quem? O autor da "Portuguesa" ou a pessoa que ensinou uma criança a cantar "contra os canhões, marchar, marchar"?
Meu caro, não é o fascismo, neste caso, que me incomoda. É mesmo o simbolo nacional. Não os venero, em geral.
Eu acredito mais no apoio à criação de obras culturais portuguesas, por exemplo. Aquilo que quem adora os simbolos pátrios chama de subsidiodependência. Chama-me maluco, mas acho que isso faz mais pela nossa identidade cultural do que hinos cantados nas escolas.

Afixado por: Daniel Oliveira em dezembro 23, 2003 02:47 AM

Preservar a nossa identidade cultural, caro Daniel ????? Nunca te vi tão parecido com o Paulo Portas.
Se há algo exaltante em Portugal é justamente subverter a nossa identidade cultural: inveja social generalizada, reverência perante os poderosos, Fátima, futebol e fado...

Quanto ao Hino Nacional em vez de contra os canhões, marchar, marchar, querias o quê ? contra as urtigas, picar, picar ??

Afixado por: Real em dezembro 23, 2003 09:53 AM

Não acho a música do hino português nada pimba. A letra é totalmente ridícula, claro, mas a música não.
(A mentira de 1 de Abril deste ano na RTP era precisamente que o hino ia mudar de letra. Achei de facto uma excelente ideia.)
Ridícula e feiíssima é a bandeira, que não tem ponta por onde se lhe pegue.
(já não falemos do ridículo que é o último dos três símbolos nacionais: o Jorge Sem Paio.)

Afixado por: Luís Lavoura em dezembro 23, 2003 10:06 AM

Lamento, Daniel, que sintas vergonha porque a tua filha aprendeu o Hino Nacional.
A minha filha também já aprendeu o Hino Nacional na Escola da Ponte. Aprendeu que tem o direito de lutar contra os canhões da injustiça e da intolerância, por exemplo.
Também já sabe quem foi Grieg e o que é uma suite.

Sinto vergonha quando a minha filha me chama a atenção por deitar um papel ao chão, e tenho que o apanhar.
Sinto vergonha quando a minha filha me pergunta porque é que os adultos falam muito sobre o ambiente, mas o rio Vizela continua completamente preto.
Sinto vergonha porque um M.E. qualquer diz que um projecto educativo não tem futuro porque custa dinheiro.
Sinto vergonha porque uma Oposição qualquer se cala perante estes argumentos.

Afixado por: JSM em dezembro 23, 2003 11:15 AM

Muito infeliz, este post. Vergonha teria eu se os meus filhos não soubessem o hino.

Um bom Natal a todos os Barnabés, que nem sempre sabem ser diferentes dos outros.

Afixado por: jcd em dezembro 23, 2003 11:45 AM

Daniel, não há dúvida, o hino é inútil, mas não há nada de completamente inútil. Tudo bem que tu acredites «mais no apoio à criação de obras culturais portuguesas» e na «subsidiodependência», mas em que é que o hino impede a «obras culturais» e a «subsidiodependência». Tu sentes «vergonha»? Tu confundes é sentimentos com complexos.

Afixado por: Tiago em dezembro 23, 2003 11:57 AM

O actual hino nacional de Portugal é bonito na melodia. Na letra, nunca esteve tão actual. Contra os canhões...

Afixado por: OLima em dezembro 23, 2003 01:03 PM

Muito muito infeliz este post.
E mais uma "licao de democracia" do mestre Daniel, que aproveita mais esta oportunidade para ridicularizar o governo... sem perceber que no fundo so esta a ridicularizar a si proprio!
Ridiculo Daniel, ridiculo, estas a bater no fundo!

Afixado por: pedro rama em dezembro 23, 2003 01:32 PM

Obrigado a todos. Vou tentar corrigir-me. Prometo cantar o hino nacional todas as manhãs. Depois de vos ler, sinto-me um "horói do mar", que pertenco a um "nobre povo", mas sobretudo a uma "Nação valente", felizmente "imortal". Sou mesmo capaz de responder ao repto: "levantai hoje de novo, o explendor de Portugal". Continuem. Toda agente me diz para ler os os comentários, "que hão de guiar-te à vitória". Prometo ser um bom português. Estou com vergonha de mim próprio. Imagino que terá sentido isto John Lenon, quando cantou o "Imagine". E o autor da "Internacional" também. Gente sem vergonha.

Afixado por: Daniel Oliveira em dezembro 23, 2003 01:41 PM

Pois, pois, sabes muito...
Essa da preservação da identidade nacional é que eu gostava de ver explicada, se não for muita maçada

Afixado por: Real em dezembro 23, 2003 01:50 PM

Daniel, talvez eu tenha ido longe demais nas palavras, se foi esse o caso peço desculpa, e tens todo o direito de não responder. Mas fizeram-te uma pergunta directa, e apesar de ter sido muito bonito aquilo que disseste não respondeste, e a isso chama-se fugir ao debate, e como sei que não tens o hábito de fugir, espero pela resposta.

Afixado por: Tiago em dezembro 23, 2003 01:58 PM

Não Daniel. Não e não. São atitudes destas que te aproximam do "conservadorismo radical" do Paulo Portas. Atitudes radicais e conservadoras. Não deves sentir vergonha do hino, da bandeira, do facto de a tua filha saber o hino "de cor". Onde está o mal? Sim, onde está o mal? Eu sou simpatizante do BE, mas não necessito de atacar o hino só para mostrar que sou de uma esquerda chique, bem-pensante, que lê Chomsky, fuma umas ganzas e não usa gravata no Parlamento. Não necessitamos disto. Tu não necessitas disto. Francamente, há coisas que nos distinguem. Apesar de concordar contigo em 90% do que escreves, essa constante cegueira que tu às vezes mostras desagrada-me. É "erro de formação política"? Eu teria muita vergonha era se a minha filha viesse para casa com notas abaixo da média, se ela não soubesse quem foi Camões, D. Afonso Henriques, ou o que representou para o País o 25 de Abril. De resto, dá tempo ao tempo. Ela há-de detestar música pimba. Há-de ouvir, unica e exclusivamente, jazz e música clássica. Se tu não deixares que ela goste de Ruth Marlene ou Ágata, vai-se queixar de "ditadura parental" e acabará por sair de casa...

Afixado por: empires em dezembro 23, 2003 02:59 PM

Primeiro queria aqui esclarecer que usei a imagem da minha filha para falar do hino, não usei o hino para nos pormos aqui a debater a minha filha e muito menos o que devo gostar ou não gostar nela. Gosto de tudo, até quando canta o hino. Até porque diz "Heróis do mar, nobre polvo". Não podia ter mais razão.
Quanto à questão do apoio à cultura, é óbvio que aprender o hino (não julguem que perdi o sono com isso, estou-me nas tintas - eu adormecia a minha filha com a "Miraculosa, rainha dos céus") não impede o apoio à cultura. Apenas confrontava a direita, que adora ouvir os hinos nas escolas e odeia ver filmes feitos por portugueses, com características próprias e únicas por serem feitos neste contexto, nas salas de cinema. Era só isso.
O que eu acho sobre a questão do hino, agora que me obrigam a falar a sério, é que é "pimba" pôr crianças a aprenderem uma coisa que não lhes pode dizer rigorosamente nada. Que aprendam mais cedo a ideia de pátria do que a ideia de Mundo. Que saibam primeiro quem foi Dona Urraca, antes de saberem que foi Galileu.
Eu não sou patriota, é só isso. Gosto de ter nascido aqui e quero que a democracia funcione o mais perto possível das pessoas. Por isso, acho que o Estado-Nação ainda tem alguma coisa a dar. Adoro falar português e gosto imenso de caldo verde, de chegar atrasado e beber seis bicas por dia. Mas não sou patriota. Recuso-me a cantar o mesmo hino que canta Paulo Portas ou os militantes do PRN e da ND, como se alguma coisa nos unisse. Não acredito nesse valor e espero que um dia ele morra. Matou demasiada gente.
Sei que isto choca as pessoas, mas daí a dizer que insultei alguém. Insulto quem acha que esta posição não se pode tolerar a ninguém. Mas é por esses cantarem o hino, que eu não gosto de fazer coro com eles.
Já sabia que a reacção ia ser violenta. Porque isto sim, é um tabú.

Por isso gosto de cantar: Deixem os portugais morrerem à mingua, a minha Pátria é a minha língua.
E a letra do hino português é uma caricatura da nossa lingua.

Afixado por: Daniel Oliveira em dezembro 23, 2003 03:23 PM

Ok, deste gostei, ufa... lá se foi a preservação da identidade nacional

Afixado por: Real em dezembro 23, 2003 04:39 PM

Daniel, concordo por inteiro que a letra do hino nacional é uma merda completa, concordo também que a música até é gira mas é um pincel tão grande para cantar que geralmente uma sessão de cantoria de hino acaba em desafinanço colectivo de pôr os ouvidos mais sensíveis a doer violentamente, concordo ainda que o patrioteirismo bacoco da direita, que se compraz em sinais exteriores de amor à pátria como forma de expiação da destruição sistemática dessa mesma pátria que vem causando há pelo menos 200 anos, é revoltante, mas mesmo assim não concordo com o post.

Porque os símbolos de um colectivo, que é o que são os hinos e as bandeiras, são isso mesmo: símbolos de um colectivo. E é com esse colectivo que temos de lidar se queremos mudar alguma coisa... incluindo os símbolos, se for caso disso. Não interessa para nada dar porrada nos símbolos quando o que é importante é correr com quem usa os símbolos como capa para esconder a sua alarvidade, a sua incompetência, a sua imbecilidade. Os símbolos são, no fundo, ferramentas e, como todas as ferramentas, são aquilo que faz deles quem os usa. Mesmo que carreguem em si mesmos alguma carga ideológica, essa carga é alterável por novos significados, e a história das bandeiras deste mundo está cheia de casos desses. Quando há palavras à mistura é que é mais complicado e por isso mesmo eu exceptuo do que disse acima a letra do hino - aquela merda anacrónica e fascizante há muito que devia ter sido substituída por qualquer coisa digna, que não envergonhe o Portugal do século XXI. Eu recuso-me a cantar aquilo precisamente porque gosto do meu país.

Afixado por: Jorge em dezembro 23, 2003 05:02 PM

Desculpa, pensei que estavas a falar sobre educação. Afinal enganei-me, estavas a falar simplesmente dos teus gostos musicais.
Depois começaste a falar de patriotismo. Sabias que podes ser patriota sem gostar do Paulo Portas?
Mais: sabias que podes ser patriota justamente por não gostares do Paulo Portas?
Depois, dizes que te recusas a cantar o mesmo hino que ele e outros parecidos. Porque ficas pelo hino? Recusa-te a falar a mesma língua, a respirar o mesmo ar, a viver na mesma península!

Tens todo o direito de espingardar como quizeres, este espaço é teu, mas habituaste as pessoas a levarem-te a sério. Aguenta-te! :)

Afixado por: JSM em dezembro 23, 2003 05:12 PM

Cantemos todos a internacional socialista camaradas. Juntemos as nossas vozes ao grande- camarada-pai-dos-povos Daniel Oliveira. Bandeira para a fogueira.

Afixado por: BP em dezembro 23, 2003 05:14 PM

O post mais parolo que já vi. barnabé esta de parabens.

Afixado por: pedro em dezembro 23, 2003 10:35 PM

Daniel Oliveira no seu melhor! Sinceramente, o senhor é que devia de ter vergonha das coisas que diz. Nunca vi algo tão disparatado. Tenho sérias dúvidas acerca de sua nacionalidade. O hino é um meio congregador da nação Portuguesa, e do qual todos os cidadãos deveriam se orgulhar. Se o Sr. Daniel Oliveira recusa e abomina este símbolo, o que deve representar e congregar o povo Português? A latrinaria cultura que apenas resiste graças a subsidio- dependência? Tenho as minhas dúvidas...

Afixado por: IML em dezembro 24, 2003 12:13 AM

"A latrinaria cultural"? É este o explendor de Portugal. Às armas! Às armas!

Quanto à minha nacionalidade, como dizia um tipo muito disparatado, "Não sou ateniense nem grego, sou cidadão do Mundo". O gajo devia era ter vergonha na cara.

Afixado por: Daniel Oliveira em dezembro 24, 2003 02:29 AM

Começamos pelo hino,passamos pelo Paulo Portas e acabamos no B.E...

Afixado por: hp em dezembro 24, 2003 03:46 AM

Estou parvo. Não consigo concordar com o post do Daniel mas tb li aqui comentários que "ó valha-nos Deus". Vou tentar expor o meu ponto de vista. O que é um hino e uma bandeira actualmente? É uma representação histórica de um povo ou nação. Nesse sentido o nosso hino está correcto. Não está actual? Pois não. Se fossse para estar actual era renovado a cada legislatura. A bandeira tb tem simbologia, as cores, as quinas, a esfera armilar etc, será que tb vamos mudar isso e por como bandeira um cherne com fundo azul marinho só porque é ele que nos governa. O que quero dizer com isto é que os simbolos não estão mal, nem é mal aprende-los e compreende-los como se faz com qualquer outro pedaço da História de Portugal.
Já agora os alemães a seguir a 2ª guerra não mudaram o Hino, apenas lhe retiraram uma estrofe que para alem de já não ser correcto era altamente ofensiva para os Polacos. Façamos o mesmo aos canhoes da Portuguesa.

Afixado por: alf73 em dezembro 24, 2003 10:11 AM

Ja estive num congresso do BE em que se cantava a Internacional. Isso sim, foi bonito. E nao vi o Miguel Portas tapar os ouvidos ao filho que lá estava.

Afixado por: pedro em dezembro 24, 2003 11:10 AM

qual corrigir qual carapuça daniel.

muito bem!

mas... além da boa música e do q é outsider, de x em qd um pouco de "mainstream" nao faz mal a uma criança ;)

Afixado por: GOLFINHU2 em dezembro 25, 2003 03:24 PM

A letra do hino já foi alterada e, por mim, pode volter a sê-lo. Os "canhões" são já uma alteração ao original: «Contra os bretões, marchar, marchar». A letra está desactualizadíssima, é verdade, mas o pior é a música. A tessitura é tão grande que só um profissional o consegue cantar sem se cagar todo. Que adianta aprender um hino, se a maior parte das pessoas não consegue cantá-lo? Um disparate pegado, é o que é. Mude-se já!

Afixado por: Fernando em dezembro 26, 2003 12:58 AM

Lamento concordar com este barnabé sobre este assunto, já que tenho discordado muitas vezes com ele. A que propósito devo comer acriticamente com um hino que tem uma letra absurda só porque constitui um "símbolo nacional, colectivo, identitário" blá, blá blá ...???
isso faz dele ser "menos pimba"?
só apetece mesmo brincar com alguns destes comentários ... "heróis do mar? com tanta gente a morrer nas praias dutrante o verão?"

GIN

Afixado por: GIN em dezembro 26, 2003 11:34 AM

Ó GIN??? Lamentas concordar???

Afixado por: Daniel Oliveira em dezembro 26, 2003 02:35 PM

Lamento sim ... ó daniel ... eu sou assim de lamentos ...
esse lamento não era para ti mas para os comentários aqui postados .
Irrita-me a forma do "toma que já levaste" com que aqui vos caem em cima.
Eu limito-me a não concordar contigo/s :) quando não concordo, não venho postar insultos e argumentos parvos

abraço

GIN

Afixado por: GIN em dezembro 26, 2003 02:42 PM

Lamento sim ... ó daniel ... eu sou assim de lamentos ...
esse lamento não era para ti mas para os comentários aqui postados .
Irrita-me a forma do "toma que já levaste" com que aqui vos caem em cima.
Eu limito-me a não concordar contigo/s :) quando não concordo, não venho postar insultos e argumentos parvos

abraço

GIN

Afixado por: GIN em dezembro 26, 2003 02:42 PM

Há sempre maneira de dar a volta à letra. Já depois dos 40, ainda canto "nobre polvo", como cantava quando tinha a idade da filha do Daniel.

Afixado por: sonhadora em dezembro 26, 2003 05:10 PM

hum... "esplendor", caro daniel, e não "explendor"... com ou sem música, sempre com "s" e nunca com "x".

porque a língua portuguesa, essa sim, é uma pátria que merece o nosso respeito, o nosso carinho e o nosso cuidado máximos.

boas festas para todos.
cristina c

Afixado por: cristina c em dezembro 26, 2003 07:09 PM

cristina c,
Há uma lição que já muitos - u também - aprenderam aqui na blogosfera. Corrigem-se os posts, para que sejam alterados, não se corrigem os comentário. Porque são escritos depressa e não podem ser alterados. O último que o fez, tinha duas gralhas no reparo e acabou a desculpar-se. É o tipo de comentários que não faz qualquer sentido.

GIN,
Fico mis tranquilo.

Boas festas a todos.

Afixado por: Daniel Oliveira em dezembro 27, 2003 12:38 AM


caro GIN,

aceite as minhas desculpas pela irrelevância do comentário que afixei - desconhecia essa regra de etiqueta da blogosfera.
& obrigada pela informação.

continuação de boas festas,
cristina c

Afixado por: cristina c em dezembro 27, 2003 06:10 PM

Não foi a GIN, fui eu. Não é regra, é bom senso.

Afixado por: Daniel Oliveira em dezembro 27, 2003 08:42 PM

what a mess :p

ok, fiquemos pois pela 9ª de beethoven... sempre é património da humanidade e o hino da europa...

oh freuden...

Afixado por: GolfinhU2 em dezembro 28, 2003 02:28 PM

Só atendendo a um célebre post muito antigo se perceberá a arrogância com que Daniel Oliveira respondeu à Cristina C., que apenas fizera um pequeno reparo.É que esta tocou em terreno sensível: analfabetismo.

Afixado por: t em dezembro 28, 2003 07:37 PM

Oh Daniel, meteste mais uma vez o pé na poça!

Afixado por: m.neto em dezembro 30, 2003 01:57 PM

Daniel - já pensaste ser apátrida... assim serias cidadão do mundo legalmente, e não terias hino nem bandeira... claro que seria mais dificil ganhares $$$ na política portuguesa, mas isso seria um pequeno custo para manter a tua integridade moral....

Afixado por: cparis em dezembro 30, 2003 02:27 PM

E eu?
A mim que tanto trabalho tive a tentar copiar a música da Marselhesa ninguém ataca, ninguém dá valor!
Buuááá´! "'Tou tiste"

Afixado por: Alfredo Keil em dezembro 31, 2003 12:09 PM

Oh pá, não tem problema. Para a próxima, fazes assim: põe-la a ouvir Mickael Jackson e levá-la a jantar ao Macdonalds; ou então compras-lhe a "barbie lago dos Cisnes", com Tchaikowsky acopulado...Vais ver como ela esquece logo o hino!
A "Internacional" não foi boa ideia: nunca resulta bem antes dos 16 anos.

Afixado por: Dragão em janeiro 3, 2004 11:50 AM

No estado em que se encontra o nosso Portugal proponho já uma alteração na letra do hino
"nação valente, imoral".
Deixem-se de merdas. Será preciso os alemães os franceses os ingleses ou até os espanhóis fartarem-se de nos enviar pilim e deixarem-nos entregues à nossa triste sorte, ou virem para cá ensinar-nos a governar um país pequenito de mentalidades mas com um ego até à lua?

Afixado por: vamosaeles em janeiro 4, 2004 02:20 AM

Que a letra do hino está desactualizada..ok..agora chamarem ao hino música pimba?? E que nao presta?? Na minha opinião o hino é uma importante ferramente de mobilização, uma vez que ao ser cantado eleva o nosso moral e ajuda-nos a enfrentar o medo para vencer as mais diversas situações complicadas. Para que se canta entao o hino nas guerras? No inicio de uma batalha? No inicio de um jogo de futebol da seleccao nacional? Como ja aqui alguem disse o hino e a bandeira sao simbolos de um colectivo, e como tal, ajudam esse colectivo a manter se unido e a lutar por algo. Nao acho que se deve acabar com o hino. O problema estara no facto de infelizmente ele ter sido usado para mobilizar a mando de pessoas que...(Ultramar), ficando assim uma imagem de instrumento de fascismo. Nao o venero, mas respeito-o.

Um abraço,

Toni

Afixado por: Toni em janeiro 11, 2004 11:58 PM

Toni, disseste tudo... Este nosso "adorado" hino serve apenas nessas situações (guerras e futebol). Isso faz com que eu adore o hino, logo eu que adoro futebol e guerras! Guerras então, é o que me anima o dia.
Caro Daniel, tem toda a razão. A música do hino até pode não ser má, ou ser. É-me indiferente... Quanto à letra, não a canto. O hino deveria identificar um povo, não é o povo que tem que se identificar com o hino. Vou tentar explicar-me melhor... dizia IML "que [o hino] deve representar e congregar o povo Português", mas não é o que se passa. Senão, basta olharmos para as camadas mais jovens (nas quais encontro alívio e esperança no futuro do nosso país), que não se identificam minimamente! É passar junto a uma turma do 5º ano ou até do 11º ou 12º e ouvi-los (ou melhor, ouvirem-nos, também lá estou) a trocar a letra e cantar "heróis do mar, nozes podres, maçãs ranhentas do meu quintal!".

não me esquecerei nunca deste hino que tem continuação...

Afixado por: Fábio Salgado em janeiro 25, 2004 12:31 AM

Sou brasileiro e um apaixonado por inos de países... Acredito que se têm algo que mostra um pouco da história resumida do país e dos seus objetivos é o hino... Acredito que como muitos outros disseram, é um símbolo nacional e mostra perfeitamente um dos caminhos aos filhos das nações...

Afixado por: Rafael Nunes em março 6, 2004 03:38 AM

dsc la.... eu axo que o hino nacional é o orgulho de uma naçao.... é a sua identidade!! todos nos devemos respeitar o nosso hino, porque resume a historia do nosso pais!! vergonha para portugal é que ha pessoas que nao o respeitam e que o axam ridiculo!! isto é que é uma vergonha profunda para PORTUGAL!!! Há que haver patriotismo acima de tudo!!

Afixado por: Ana Isabel em junho 2, 2004 04:57 PM

dsc la.... eu axo que o hino nacional é o orgulho de uma naçao.... é a sua identidade!! todos nos devemos respeitar o nosso hino, porque resume a historia do nosso pais!! vergonha para portugal é que ha pessoas que nao o respeitam e que o axam ridiculo!! isto é que é uma vergonha profunda para PORTUGAL!!! Há que haver patriotismo acima de tudo!!

Afixado por: Ana Isabel em junho 2, 2004 04:57 PM

O gajo k escrevei este topico é BURRO k nem uma porta, o mesmo se pode dizer da TRSITE k disse k o hino éra ridiculo..
Inde pro krl k vos FODA PRETOS DE PISSA!!!

Afixado por: PORTUGAL em junho 11, 2004 12:54 PM

O hino portuguÊs é extremamente actual. A letra é uma poesia, caso não sabem a poesia enquanto arte é sempre subjectiva. Quando se diz Contra os Canhões marchar marchar, simplesmente o que é que isto tem a ver com GUERRA? Pode ter a ver, pode ñão ter! A letra aplica-se de inúmeras formas. Nunca ouviram falar em recursos de estilo nem em subjectividade nem em.. «Nunca leves tudo ao pé da letra»???... O HIno de Portugal não deve jamais deixar de existir, pois simboliza A NAÇÃO UNIDA, afinal, é possivel que seja a unika musika que de certeza todos sabem em portugal ( ou deviam saber). Simboliza por um lado, a gloriosa naçao de outrora, que nunca se podera eskecer, e por outro, simboliza a esperança num futuro glorioso e na luta contra ideiais preversos, seja guerra, seja outros de outro qualquer cariz!!!! A letra é belíssima e deviam-se cantar inclusivamente as 6 estrofes e não só as duas, mas enfim! Já é bom assim...

Quanto à música, Alfredo Keil foi espectacular! Nunca ouvi hino tão belo, forte e identificado com o povo luso! Quantos países adorariam ter um hino assim e quantas nações se invejam dos simbolos nacionais portugueses!

Quanto À bandeira, acho bastante bonita e já está enraizada no nosso coração, pela maioria. Verde: Ambiente, floresta (embora os incendios, ha k lutar para isto!), e Vermelho Escarlate: Força, Alegria, nunca desistir!...

fikem ][][[]][[]

Afixado por: PL2004 em junho 30, 2004 10:34 PM

Alguem sabe onde posso arranjar aquela letra do hino que começa por
" Eroizes do mar, nozes podres, maça reineta, uva ferral" etc ? Obrigado

Afixado por: A propósito do hino em julho 5, 2004 10:50 PM

Realmente... Aposto que na altura do Euro andaste com bandeirinhas penduradas no carro, e a cantar o "come má força" da Nelly Furtado...

O Hino Nacional é apenas mais um símbolo da bela Nação que Portugal já foi, hoje em dia não sei se o nome mais adequado é esse, já que o país está povoado por mentecaptos como tu, que querem tornar as crianças nuns imbecis como os paizinhos...

Mas Barnabé, se estás assim tão mal em Portugal MUDA-TE! não impeças é a tua filha de aprender a ser uma pessoa como deve ser, só porque não és patriota suficiente para saber sequer o hino nacional!

Afixado por: Drops em agosto 23, 2004 04:41 PM

Hino? Música pimba? Quim Barreiros = Hino Nacional?? O que é que se passou com este gajo?? De que é que te orgulhas de ensinar a tua filha?? A ganhar dinheiro fácil cantando em qualquer festival de pimbalhada? Sinceramente...

Afixado por: Ronaldo7 em setembro 1, 2004 04:54 PM

Não sei porquê esse gajo tava só a gozar a ver o que a malta dizia do assunto... Pelo menos espero que sim, não pode haver em portugal um idiota tão grande que pense assim...!

Afixado por: Drops em setembro 1, 2004 05:23 PM

Foi com grande tristeza minha que li tanta tontice acerca do nosso hino. Eu já fui a um estádio ver a nossa selecção e como estão a representar o país o hino é tocado e todas as pessoas o cantam, é mesmo uma coisa inexplicavel, sentimos uma emoção tão grande que nos faz chorar, pelo menos a alguns. A letra não está desactualizada (pq se assim fosse não analisaríamos poemas na escola muitos deles ainda com o "português antigo")porque não levamos à letra ó que lá está escrito. É pena ......

Afixado por: Sónia em outubro 22, 2004 12:09 PM

adoro muito musica pimba ! o meu sonho é ser cantora pimba !=)))))

Afixado por: ana tavartes em outubro 24, 2004 02:41 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?