abril 23, 2004

Só quer a vida cheia quem teve a vida parada


populares dirigem-se à sede da DGS (PIDE)

Hoje é o último dia para a envio de textos sobre o vosso (ou de outro) 25 de Abril de 1974. Deve ter mil caracteres e título. Será publicado aqui. O Barnabé será todo vosso. Só vosso.

Entretanto, vale a pena ler a sondagem que o Diário de Notícias publica hoje: 64,2% dos inquiridos diz que o 25 de Abril foi uma revolução e 28,1% afirma que foi um golpe de Estado. Entre várias alternativas, 56,2% acha que o 25 de Abril foi o acontecimento mais importante, 30% escolhe a adesão à CEE e apenas 6,6% optam pela descolonização. 73% acham que os pides deviam ter sido julgados. Nos jovens a percentagem é maior. O revisionismo histórico não funciona. Ainda bem. Um país sem memória é um país perigoso.

Publicado por danieloliveira em
Comentários

É... paece que queem ouba-nos a memóia E a históia.
"Roubam-me Deus, outros o diabo, quem cantarei?"

Afixado por: Vi em abril 23, 2004 02:47 AM

Mas também diz que a maioria dos “bebes de Abril” não sabe quem era o primeiro ministro em 24 de Abril de 1974 e uma boa parte deles julga que Salazar ainda era o presidente do conselho. De certo modo, esta desmemória pode ser interpretada de forma positiva. É prova de que os tempos da ditadura são uma realidade tão distante dos portugueses nascidos depois de Abril que sobre ela a sua cultura é incipiente. De certo modo esta é também uma prova da vitória de Abril.

Afixado por: Agualusa em abril 23, 2004 10:33 AM

Os comunas vivem paralizados no tempo.

Para eles, glorioso, é apenas a "loucura total" que vai entre o 25 Abril e o 25 de Novembro.

Viveis como os velhos senis que perderam todos os bens, mas que continuam agarrados às mobílias que ainda lhes resta e às velhas recordações.

O meu gosto é saber que para os gaiatos, o 25 de Abril é uma data comparável ao 5 de Outubro ou ao 1º de Dezembro.

É sinal que interiorizaram a Liberdade e a Sociedade que herdaram.

E já são mais maturos politicamente que os saudosistas do PREC.

Eles foram criados numa sociedade que, os mais velhos, invejaram. Por isso, quando os putos comemoram o 25 de Abril a curtir umas praias ou uns joguitos de computador, é sinal que herdaram algo que a muitos foi negado.

Só mesmo os paralíticos comunas é que se sentem tristes com esta forma de viver uma data. Por muito importante que seja para uma geração.

Quanto menos eles sentirem necessidade de comemorar o 25 de Abril, melhor será entendermos que valeu a pena o 25 de Abril. E o 25 de Novembro, claro está! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!

Vá lá, façam um upgrade ao vosso sistema operativo. Se não, continuais a viver numa infância retardada. Vem nos livros de psicologia infantil. Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

Afixado por: anti-comuna em abril 23, 2004 01:47 PM

O revisionismo histórico não deixa um país sem memória, deixa-a com a que é conveniente a quem promove as revisões. E funciona, a maior parte das vezes funciona bem. Neste caso é que nem por isso. Estas comemorações oficiais foram pensadas com tão pouco jeitinho que a ideia que me dá é que o resultado final da "evolução" é reforçar ou relembrar a muita gente a palavra Revolução e o que o 25 de Abril significou.

Afixado por: Serrinhas em abril 23, 2004 01:51 PM

Ó Agualusa, eu não tenho assim tanta certeza de que a ignorância dos putos sobre o 24 de Abril seja uma vitória de Abril. Nem sequer "de certo modo". A desmemória não é grande coisa. O facto de sermos uma nação independente desde o século XII, por exemplo, não tornaria mais compreensível que desconhecessemos o D. Afonso Henriques.

Afixado por: antonio em abril 23, 2004 02:18 PM

Povou-se a competencia do cataz escolhido pelo Goveno. Aliás, hoje estou convencido que foi a costela maoísta evolucionáia de Duão Baoso que fez apova o cataz. Ele devolveu o 25 de Abil ao povo, à ua, que foi onde ele se fez e onde ele na ealidade se deve comemoar.

Eu cá tive uma vida cheia nesse dia, que foi muito feliz, e desde então e gaças a esse dia e aos homens que o fizeam e aos homens que a segui foam capazes de po o País no caminho menos eado coigindo os excessos e desvios das extemas esqueda e dieita. Emboa eu continue anaca, antes queo um cento democático que um fascismo congelado. As difeenças são evidentes, escuso de as epeti.

Afixado por: paulo em abril 23, 2004 03:19 PM

Vamos lá outra vez desmanchar a argumentação do nosso amigo anti-comuna.
Atentemos primeiro no facto de ele dizer que os comunas estão parados no tempo e vejamos que, primeiro este não é um blog de comunas mas sim de bloquistas(e não não, é a mesma coisa) e que, segundo quem é que está mais parado no tempo? Os que estão com saudades do PREC ou aqueles que continuam a lutar contra os mesmos comunas que há muito deixaram de representar um perigo para a democracia?
Depois diz que o facto de os gaiatos acharem o 25 de abril a penas mais um feriado é uma vitória da democracia, talvez não seja porque assim quando o ultimo dos que ainda se lembra do que realmente foi o 25 de abril morrer talvez esteja o caminho aberto para uma nova ditadura, lembrem-se que uma das coisas que mantém a america democratica é o facto de eles nunca(?) esquecerem o que significa o 4 de julho. Depois afirma que só os paraliticos comunas é que estão tristes com este facto, mais uma vez a esquecer que este não é um blog comuna( mas o que é que se há de fazer?provavelmente para ele tudo o que está a esquerda do PP é comuna ou pelo menos semicomuna) e que talvez este desinteresse dos jovens em relação ao 25 de abril seja uma consequencia da tão falada apatia politica que faz a abstenção disparar para numeros assustadores.Depois ainda nos manda fazer um upgrade ao sistema operactivo, e que que pensava quue só nos regimes "comunas" é que se queria que as pessoas funcionassem como computadores que pudessem ser programados ao sabor dos caprichos dos tiranos. A verdae é que eu sou um desses jovens que nasceu muito depois da revolução e embora provavelmente eu não vá sair à rua no 25 de abril para mim este feriado é mais importante do que qualquer outro. Mas se foram a perguntar se é mais importante do que por exemplo o 5 de Outubro ou o 1º de Dezembro confesso que fico um pouco confuso pois todos três são feriados que comemoram a liberdade embora o façam em contextos diferentes.
P.S.:Provavelmente vou passar o dia a ouvir a Antena1, grande rádio, serviço publico em grande.

Afixado por: Saul Pereira em abril 23, 2004 03:25 PM

1000 palavras? E qm nao gosta de escrever testamentos?

Afixado por: Alex em abril 23, 2004 06:26 PM

Tinham que ir a pé? Não tinham dinheiro p'ró electrico?

Afixado por: justino em abril 23, 2004 06:50 PM

Lá vem o Saul tentar "desmanchar" a minha argumentação, como se fosse um mero aborto (desmancho) à bloquista. Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

"e vejamos que, primeiro este não é um blog de comunas mas sim de bloquistas(e não não, é a mesma coisa)"

Não. Não são a mesma coisa. É fruto da imaginação fértil de meia-dúzia de maluquinhos, não?

Então explica lá o que andou o bloco a fazer no dia 2 e 3 de Abril. Não foi cantar loas à "revolução socialista"?

Ou pensas que deixo escapar a vossa técnica cobarde de fazer propaganda "revolucionária socialista" encoberta em algumas bandeiras sociais?

Só comunas pretendem fazer revoluções socialistas. Ou não é assim? Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!

Já agora, és contra a prostituição legalizada? Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

" há muito deixaram de representar um perigo para a democracia?"

Todo o cão e gato que pretende e sonha com uma revolução socialista é um inimigo declarado da democracia. Logo, é um adversário que deve ser combatido, desmascarado e cerceado. lololololol

Foi para isso que se fez o 25 de Novembro. Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

" talvez este desinteresse dos jovens em relação ao 25 de abril seja uma consequencia da tão falada apatia politica que faz a abstenção disparar para numeros assustadores."

Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!

Só um totalitário tende a ter esta curiosa maneira de pensar.

Meu amigo, a abstenção é um direito como outro qualquer. Muitos destes jovens que não votam, se tivessem a democracia em perigo, provavelmente seriam mais lutadores por ela que nós. Mas há sempre que tenha um ego maior que a sua inteligência, não é assim?

Para muitos, sobretudo jovens, a data 25 Abril é apenas mais um feriado como o 1 de Dezembro. Porque muitos já compreenderam que a vida política e até a sua militância, pouco pode resolver determinados problemas sociais. Diria que até a maioria, por muito voluntarismo que tenha a sociedade política.

Mas só um totalitário é que não entende que é própria sociedade que assim funciona. Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

"A verdae é que eu sou um desses jovens que nasceu muito depois da revolução e embora provavelmente eu não vá sair à rua no 25 de abril para mim este feriado é mais importante do que qualquer outro."

Mais importante que o 1º de Dezembro? Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Ou o 24 de Junho? Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

Ah! Pois. Não gostaste da expressão "sagrado solo nacional". Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

Para mim é importante, o 25 de Abril, mas porque é dia da queca anual, pá. Cada qual a sua mania. Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

Para muitos, o 25 Abril é todos os dias do ano, como o natal, pá. A Liberdade comemora-se todos os dias, todos os minutos e todos os segundos do ano.

Olha. Estou a emborcar um bagaço de Chaves, para comemorar a Democracia Liberal.Acompanhas-me? Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

Ó Saul, para quem se diz jovem já tens o sistema operativo ultrapassado. Actualiza-te, pá. Actualiza-te, pá. Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!

PS "lembrem-se que uma das coisas que mantém a america democratica é o facto de eles nunca(?) esquecerem o que significa o 4 de julho."

Este ano é que há génios sabidolas. Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!

Afixado por: anti-comuna em abril 23, 2004 07:04 PM

o anti-comuna ainda anda a contas com a ressaca e isto tendo ficado de fora da "loucura total". toma guronsan e um mescal que isso passa-te bacano

Afixado por: tchernignobyl em abril 23, 2004 07:13 PM

Ó Radioactivo, eu quando quero ficar moca dou prioridade ao produto nacional. Tem mais qualidade e é mais barato. Além disso, estou a contribuir para criar mais uns empregos em solo sagrado nacional. Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

Bebes um bagacinho? Chega para nós os dois. Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

Afixado por: anti-comuna em abril 23, 2004 07:26 PM

A quantidade de desforos escritos neste comentário obriga-me a responder.
Começando pelo principio acho um bocado lógico que se a ideologia do BE fosse a mesma do PC haveria apenas um partido mas isto dvem ser devaneios meus. Não faço a minima ideia do que aconteceu a 2 e 3 de abril poruqe como não sou militante do Bloco não costumo frequentar os seus eventos até porque o cheiro do Haxixe é um bocado atordoante para mim.
"Ou pensas que deixo escapar a vossa técnica cobarde de fazer propaganda "revolucionária socialista" encoberta em algumas bandeiras sociais?"
Vossa? De quem? Minha não é de certeza porque eu não milito em partido nenhum, tenho este mau hábito de não tomar partidos. E porque é que só os comunas é que querem as revoluções socialistas?
Muitos dos que aderem a esse tipo de revoluções não passam de bajuladores que querem apenas manter os previlégios e a esses peço desculpa mas não posso chamar comunistas. Não compreendo a referncia à prostituição legalizada, a prostituição não é ilegal, ilegal é o proxenetismo, mas como ninguem passa recibos a uma prostituta ela acaba sempre por estar a cometer uma ilegalidade mesmo que actue por conta própria(o que eu acho que é raro). Quanto ao cão e ao gato que sonham com uma revolução socialista o que temos a fazer é não lhes ligar e deixá-los a miar ou a ladrar conforme o caso e no caso do cão por-lhe um açaime se for um animal de grande porte. Concordo com o facto de a abstenção ser um direito mas tenho o direito de pensar mal daqueles que o usufruem desde que não faça nada de ofensivo ou agressivo contra eles, concordo quando dizes que se a democracia estivesse em perigo esses jovens seriam capaz de lutar por ela basta ver o exemplo de França, quando se soube que o LePen tinha pasado à segunda volta os estudantes secundários foram os primeiros a sai à rua. Acho é que o facto de eu não achar bem que as pessoas se abstenham não faz de mim um totalitário. Quando dizes que para muitos o 25 de abril é um feriado como os outros respondo-te com um relato do que aconteceu acho eu há dois anos andava eu no 9ºano: Era 26 de abril e no dia 25 tinha dado na TV o Capitães de Abril, quando eu ia a sair duma sala, estava ainda dentro do pavilhão e um colega perguntou-me se eu tinha visto o filme, respondi-lhe que sim e descemos as escadas a cantar a grandola, eu, ele e mais dois ou três rapazes. não compreesndo a referencia ao 24 de junho mas quanto ao 1º de dezembro, não te esqueças que esse dia também foi um dia de libertação em que nos libertámos do jugos dos espanhois que depois da morte de Filipe I se tinha tornado insuportavel. Não sei em que contexto é que apareceu "sagrado solo nacional" por isso não comento. quanto ao facto de para ti o 25 de abril ser o unico dia em que tens relações sexuais olha parabens, tens uma vida sexual melhor que a minha. A liberdade vive-se e defende-se todos os dias, comemora-se em dias como este. e não é igual ao Natal pois o natal é um feriado religioso com um significado muito mais rico, embora tb já esteja a ser esquecido.
Quanto a sistema operativo já sabes, só nos regimes comunistas é que as pessoas funcionam como computadores, eu gosto de saber que a minha mente é um pouco mais do que um processador a debitar zeros e uns. em relação ao bagaço tás com azar, sou abstémio. quanto à citação final que fazes do meu comentário talvez tenha sido um pouco infeliz mas não chego a compreender qual a tua opinão em relção a ela.

Afixado por: Saul Pereira em abril 24, 2004 08:27 PM

Xi! Se os meus textos são longos... Ó Pereira, tenta fazer uns parágrafos mais curtos, porque a páginas tantas já não sei o que leio. Eu tenho dificuldades de compreensão, mas a tua escrita não ajuda nada, pá.

Ó pázinho, o BE é um partido comuna, pá. Tens que ler mais umas coisicas sobre o comunismo, pá. E, já agora, sobre o socialismo.

Vá lá, esforça-te. Fazia-te bem.

Depois confundes tudo, pá. Há vários tipos de comunismo, com as suas variantes, pá. Por exe. o comunismo da China não era o mesmo do da Rússia. Para falar nos casos mais conhecidos.

Sem falar no comunismo monárquico (como raio havemos de o titular?) como o da Koreia ou da Síria. Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

Estuda pá, estuda. Estamos sempre a aprender. Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

"mas tenho o direito de pensar mal daqueles que o usufruem desde que não faça nada de ofensivo ou agressivo contra eles"

Pronto, tá bem. Tu podes pensar mal dos abstencionistas. E eu não posso pensar mal dos comunas. Que já sou contra as pessoas! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Tens cá uma mania de te contradizer... Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

Quanto ao 25 de Abril é como te digo. Enquanto houver Liberdade em Portugal o 25 de Abril é sempre comemorado. Não entendo o raio das tuas contradições. Tu reconheces que "descobriste" o 25 de Abril com o tal filme. Não me digas que foi mesmo no dia 25 de Abril! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

Aliás, simbolicamente, para mim, o 26 de Abril de 74 (sim, hoje mesmo) tem mais significado que o dia anterior. Nesse dia começaram a ser libertados todos os presos políticos. Isso sim, é que me marca. Quanto ao golpe propriamente dito...

"A liberdade vive-se e defende-se todos os dias, comemora-se em dias como este. e não é igual ao Natal pois o natal é um feriado religioso com um significado muito mais rico, embora tb já esteja a ser esquecido."

Bolas, pensas que estás no secundário, pázinho. Sabes o que é ironia? Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! E sarcasmo, sabes? Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!

Pronto, o Natal é a festa pagã do soltiscio de inverno, que a igreja católica se apropriou. Gostas mais assim? Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

Assim, já não é todos os dias. Ah! Ah! Ah! Ah!

Só te digo uma coisa. Se consideras o Natal "mais rico" eu considero mais o 25 de Abril. Cada qual a sua mania, não é assim? Eh! Eh! Eh! Eh!

Bebes mais um copo de leite para acompanhar o meu Bairrada? ;-)

Afixado por: anti-comuna em abril 26, 2004 02:58 AM