abril 30, 2004

O carteiro não tem culpa, é a sua profissão

Pacheco Pereira recorre ao argumento entaladinho ("então-falou-disto-mas-sobre-aquilo-ficou-caladinho") para acusar o Barnabé de ter uma "memória elástica". A razão: ter reproduzido uma fotografia de Durão Barroso nos tempos do MRPP (que por acaso até veio da Visão) e "e esquecer-se do passado colectivo das organizações que lhe são próximas, em particular o Bloco de Esquerda".

Respondo com uma história. Uma vez eu e os meus irmãos pedimos ao meu pai para irmos todos ao funeral de um autor importante que nós admirávamos lá em casa. A resposta do meu pai foi a seguinte: "Para que hei-de eu ir ao funeral de fulano? Ele também não vai ao meu!".

Da mesma forma, também eu só comentarei "em particular" o passado colectivo da UDP e do PSR quando Louçã e Fazenda se pronunciarem "em particular" sobre as postas do Barnabé. Aquele passado não é o meu, comentá-lo-ei eventualmente, mas não o farei a pedido.

Acho que toda a gente entende uma coisa tão simples quanto esta: nós não somos nem deixamos de ser "próximos do BE". Um de nós – o Daniel – é militante do BE. Os outros quatro são de esquerda. Isto certamente faz de nós mais próximos dos partidos da oposição do que do PSD/PP, pelo menos tanto como faz a oposição estar mais próxima do Barnabé do que do Abrupto. Apoiamos mais vezes a oposição do que o governo. Sei que há gente que acha isto estranho – mas deve ser porque leram demasiado António Barreto.

Ou seja: as perguntas sobre o passado colectivo "em particular" do BE devem ser endereçadas a quem de direito. Mas além disso, devo acrescentar ainda o seguinte: não tem o mínimo cabimento acusar o Barnabé de "memória elástica".

Publicámos aqui cartazes revolucionários de quase todos os quadrantes políticos (incluindo os desses partidos) sem preocupações de branqueamento ou embelezamento algumas. Está aqui o Álbum, é só comprovar. Exceptuando os cartazes anarquistas (cof cof cof) que envelheceram melhor do que o vinho do Porto, todos eram igualmente ingénuos / datados / comoventes / caricatos.

Naquilo que diz respeito aos nossos curtos passados também falámos todos. Aquele que tem mais vida partidária – o Daniel, mais uma vez – já escreveu várias vezes sobre a sua vida no PCP. Só faltou um – o Celso – que ainda nos deve um texto sobre o ponto de vista do miúdo retornado de Moçambique nos anos 70.

Pacheco Pereira foi aqui uma espécie de carteiro. Só que bateu duas vezes na porta errada.

Publicado por ruitavares em
Comentários

é evidente que o pp disparou contra o barnabé no momento certo, no momento calmo que se segue sempre a uma data como a de abril.è evidente que o pp se incomoda muito mais com o barnabé do que com os mongos que o ouvem na quadratura do circulo. è evidente também que numa coisa ele tem razão: hoje por hoje muto boa gente renega o seu passado. menos cunhal. esse não tem "passado", é o eterno sonhador da esperança, o homem que sonhará sempre com o ideal comunista. venha quem vier, cunhal tem que ter o seu lugar de destaque na história de portugal e não será o pacheco, com os seus estudos e as suas edições ad hoc que o vai colocar lá. serão as gerações do futuro que iraõ perceber a importancia de ser raíz tronco e membro de uma só coerencia.

Afixado por: at em abril 30, 2004 08:50 PM

Tenho o "Livrinho Vermelho do Galo de Barcelos" editado com posters, murais e outros gozos anarcas e não só. Alguém conhece os autores? (Quero postar alguns no blog...)

Afixado por: AlVino em abril 30, 2004 09:25 PM

O que mudou no BE? Perdão, PSR e UDP? Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!

Vós não leis mas há muitos que lêm! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

O problema é simples. Para o comunas do BE, quem foi radical de esquerda e comuna e faz o upgrade , ao sistema operativo, tornando-se democrata, passa a ser "fascista reaccionário". Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

Na anda o camarada barnabé a fazer petições para enviar o JMF para o Iraque, só porque este mudou e para melhor?

Este caciquismo pseudo-intelectual comuna até tem piada. Julgam-se "eleitos" e não admitem que os outros deixem de acreditar no "ideário da Utopia", mas sempre que podem dizem que são uma "nova esquerda".

Para estes comunas o mais grave não é "nascer" de direita, mas converter-se à direita. Se bem que o JPP se diga de esquerda.

No outro acusaram-me quase de traidor por eventualmente ter sido "esquerdista". Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

O azar deles é que eu sempre fui de direita e... Anti-fascista! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!

Além, naturalmente, de anti-comuna. ;-)

Afixado por: anti-comuna em abril 30, 2004 09:58 PM

Eu até nem desgosto do Pacheco Pereira. Acho-o assim uma espécie de mistura de tio Bakunine com Júlio Verne visionário de um certo reformismo social constrangido .Até gostava de ter a erudição dele, mas, se calhar infelizmente para mim, trabalho bastante para me sustentar e o tempo escasseia-me.Agora do pouco que aprendi ( e contradigo Hegel ) da história extraem-se muitas lições. Especialmente aquelas que pela análise do passado e das grandes transformações sociais substanciam a memória da esquerda.Quer individual, quer colectiva.É neste espaço privilegiado que as pessoas do Barnabé se movem, incluindo as visitas, e eu agradeço existir este espaço que funciona como não uma mas muitas janelas abertas sobre a realidade e o quotidiano.
Agora se o percurso pessoal de cada um , incluindo o seu percurso ideológico, irrita o PP, que lhe chama falta de memória selectiva, o problema é dele.
PP estuda demais.

Afixado por: dsousa em abril 30, 2004 09:58 PM

e toma lá que já almoças-te, queres mais abruto? lol, espera que só há pouco tempo é que descobri o teu blog...

Afixado por: bush|amigo em abril 30, 2004 10:30 PM

Raramente concordo com o Pacheco Pereira, mas admiro-lhe a inteligência e se ele "ataca" o Barnabé é porque se preocupa, o que é natural.

Num momento onde a maior parte dos nossos meios de comunicação social tradicionais viraram tabloides, existe cada vez um número crescente de pessoas que prefere saber das noticías e comentar no blogoespaço. É sintomático que o Barnabé, blogue visceralmente de esquerda como diria o outro, tenha o maior numero de visitantes, ainda que, como se pode ver por certos comentários, muitas vezes discordantes das opiniões expressas no Barnabé.

O Abrupto preocupa-se, é que cada vez mais o abrupto deixou de ser "o pai à posterior da blogoesfera portuguesa" como lhe chamou o Gato Fedorento, e sente que o Barnabé está a adquirir o estatuto de blog de referência.

E ele sabe, melhor que muitos outros, o número de votos que vão ser decididos no blogoespaço. é que as pessoas habituaram-se a saltar de um blog para o outro, de mente aberta e ler as diversas opiniões, e pensar pela sua própria cabeça. Já não precisam do professor Marcelo no domingo à noite...

Afixado por: Pedro Farinha em abril 30, 2004 11:07 PM

«Apoiamos mais vezes a oposição do que o Governo».

Esta frase, assim escrita, transmite a ideia de que vocês umas vezes apoiam o Governo, outras a oposição, sendo que apoiam mais vezes esta do que aquele, certo?

É assim? Quantas vezes voc~es apoiaram o Governo? Sendo que a relação de apoio ao Governo/oposição é para aí de 1 para 1000, faz sentido escrever aquela frase?

Porque não reconhecem que raramente apoiam o Governo em vez de tentarem dar a entender uma imparcialidade que não têm???

Vocês não gostam dos gajos nem concordam, a priori, com nada que eles façam e pronto!!!

Afixado por: mondrian em abril 30, 2004 11:27 PM

Ou seja, tu só comentas o passado do Louçã quando ele comentar o Barbabé; como o Louçã ainda não comentou o Barnabé, tu também não comentas o passao do Louçã.

...mas o Durão Barroso também não comentou o Barnabé e vocês comentaram o passado dele!... Esse argumentou está falho de qualquer coisa...

Afixado por: mondrian em abril 30, 2004 11:37 PM

Tanto sectarismo até irrita.
E, meu caro Barnabé, quem defendia uma DITADURA, mesmo que fosse do proletariado (coitado, tinha as costas largas, o dito) e agora dá lições de democracia? Não merece que, pelo menos, façam o mesmo que ao DB?
Não usem dois pesos e duas medidas, que só vos fica mal, e envergonha e reduz a renovação da esquerda, sobretudo a que é realmente esquerda, ou seja, democrata e humanista, solidária e igualitária, e não pseudo-esquerdistas que são tão maus ou piores que os arautos da extrema-direita.
Barnabé, Barnabé: quando criticarás tu o camarada Fidel? E o regime de Cuba? Sem vergonhas e com "os ditos no sítio"? Ai, estes complexos perante o comunismo - quanto mais se vergam, mais mostram o rabo?. E só prejudicam a esquerda!!!
Entre Havana e Guantanamo, venha o diabo e escolha!
Bom fim de semana
MM

Afixado por: Márcio Madeira em maio 1, 2004 12:29 AM

Márcio Madeira,

Podes criticar o Barnabé de muita coisa, e é normal e legítimo que discordes de muitas das posições aqui defendidas, mas criticar o pessoal que aqui escreve de simpatizar com o regime cubano não tem qualquer razão de ser, nem base de sustentação.

Basta procurares por "Fidel" ou "Cuba" no motor de busca do Barnabé e vais ver que nem se costuma ser muito meigo por estes lados. Um dos título é todo um programa, "Sem liberdade, esquece".

Afixado por: Pedro Sales em maio 1, 2004 01:22 AM

É caso para dizer, "sai um post sobre o BE para a mesa do Pacheco Pereira".

Agora a sério. Há centenas de blogues para todos os gostos e feitios. Leio meia duzia deles e gosto do barnabé, sobretudo, do enorme talento dos seus autores, mas isso não impede que toda a gente constate o óbvio - o BE é intocável e inquestionável para o Celso, para o Rui, para o Pedro e para o André (o caso do Daniel é diferente, por razões também óbvias, não obstante, aqui no barnabé, membros de outros partidos revelarem bastante autocrítica em relação aos seus próprios partidos, mas isso é da tradição e do hábito democrático que adquiriram na sociedade e junto dos portugueses).
É evidente que aqueles talentosos bloguers escarnecem de JMF e de muitos esquerdistas que, no tempo que se compreende, viraram à direita, mas nunca disseram uma linha sobre, no tempo que se compreendia menos, Fazenda e a estalinista UDP, por exemplo, terem virado democratas e até se terem rendido ao catch-all party; Nunca disseram uma linha sobre o silêncio e a ambiguidade de Louçã sobre o terrorismo da ETA, mas criticam asperamente o PS por não exigir a saída das tropas do Iraque; Glosam da participação do CDS nas feiras, mas nunca efectuaram um comentário sobre os carnavais que o BE monta para receber dirigentes estrangeiros que nos são antipaticos e cuja presença só nos é perceptível através deles.
Não são, caro Rui, Celso, André e Pedro, obrigados a fazê-lo, mas também não podem estar a coberto de uma apreciação e de uma crítica.
Gosto bastante de vir aqui, mas também não venho ao engano.
Assim como a opinião dos eleitores conta, pode ser que a dos comentadores também venha a contar.

Afixado por: Real em maio 1, 2004 01:29 AM

real: não é verdade. o BE já foi aqui criticado a propósito do cartaz do bébé, por exemplo.

agora a triste verdade que não vais gostar de ouvir mas que eu próprio digo sem emoção é que o BE falha muito menos do que o PS. a história desse cartaz foi a última vez em muito tempo que deram um tiro no pé. eu também gostaria de criticar menos o PS, mas às vezes é difícil. diga-se de passagem que na fase mais quente dos ataques ao ferro o defendemos aqui com unhas e dentes – e que até fomos criticados por isso por outros blogues.

não sei qual é a posição ambígua do BE em relação à ETA. que eu saiba a posição é de condenação. se não fosse seria vergonhoso.

Afixado por: rui tavaresr em maio 1, 2004 01:57 AM

Caro Real,

Já não sei se você comentou nessa altura, até acho que sim e em meu favor, mas eu já levei bocas aqui por alegadamente apelar ao voto no PS.
De onde é que retira que para mim o BE é intocável e inquestionável? Se quiser conto-lhe os meus votos todos desde 1990 até hoje. Dos meus posts também acho que não se pode retirar isso.
A sua lógica é bestial: o Daniel, que é do BE, é um caso àparte. Os outros, que não são do BE, é que nunca o põem em causa. Daqui a pouco vão dizer que o Daniel é independente e que os outros são os alinhados com o BE.

Afixado por: André Belo em maio 1, 2004 12:17 PM

Li com atenção os votos comentários.

Afixado por: Real em maio 1, 2004 02:09 PM