Enquanto escrevo, o jogo ainda não terminou mas a vitória já não escapa. Já se lançam foguetes em Lisboa, contrariando a tese dos "dois países" que li hoje n'A Blasfémia. Pessoalmente, não vibrei tanto como com aquela fantástica final do Prater que me deixou, aos treze anos, uma noite sem dormir. Foi o dia em que fui portista. Hoje, fui um pouco menos.
Apesar de tudo, foi uma vitória merecida e afinal

sabe sempre bem derrotar uma monarquia.
Publicado por ruitavares emG A N H Á M O S !!!!!
Afixado por: Isabel Coutinho em maio 26, 2004 09:50 PMO Porto ganhou. Estou de luto!
Ganhou o pior do país, o estalinismo desportivo,
a corrupção, o negocio com as câmaras, etc..
Parabens D. Rita , dragona de ouro, parabens facturas pagas a arbitros, ...tudo vale a pena
quando se levanta o "caneco".
Amanhã volta o mesmo discurso : "aumentou a nossa auto estima.." " Portugal é grande na Europa.."
GANHOU A MEDIOCRIDADE!!
GANHOU O PIOR DE NÓS!!
fds! existem gajos que não perdem uma oportunidade de perder uma oportunidade de estarem calados!
vai-te deitar oh 'tónio!
Viv'ó Porto!
Afixado por: hacker.alho em maio 26, 2004 10:01 PMEssa de ganhar a monarquia fez-me lembrar o que senti quando ganhamos a Taça de Portugal!
ganhamos á monarquia!!!
Mas atenção o Sr. Guy de Aguiar ainda nos quer tirar o "caneco".
E agora um doce para quem adivinhar:
- De quem é ele amigo?
- De que clube foi dirigente desportivo?
As respostas serão dadas num futuro post da D. Isabel
Como diria o Candal, Parabéns à prima :)
Viva a bola, e´a única coisa que dá moral aos tugas.
Cumprimentos
Enresinados!!
O António é lampião e reflete a glória de um clube miserável que quer crescer à custa de ver os outros perder nem que seja com adversários estranjeiros. O Porto reflete o melhor que há em Portugal : o Norte. Bem teriam os nossos antepassados conquistado a Galiza em vez de irem libertar Lisboa dos Mouros, que a esta hora andavam todos no Alá Wak Bar !
Viva o Porto e o resto em conversa....
Ó reaça , miseravel é a sua prima, que tem que aturar um gajo como tu.
Afixado por: Antonio em maio 26, 2004 10:15 PMPois é. Concordo com este post mas o que dirá a pessoa que escreveu aquela coisa lá em baixo com o título "Prioridades de um País atrasado"?
O primeiro ministro esteve onde tinha que estar, por muito importante que fosse a abertura da cátedra dedicada à cultura portuguesa. Para estas situações é que existem Ministros da Cultura ou qualquer outro membro do Governo. Nenhum outro primeiro ministro europeu de qualquer partido da esquerda à direita faria diferente.
Alto lá ! A vitória é PORTUGUESA !
Acabem lá com essas "clubites"! Irra ! (como se diz em Lisboa)
PS: eu sou do Belenenses. Como vêem estou fora de todos os campeonatos ...
E agora, resta perguntar ao Sr. Scolari: com que então o Vítor Baía não é o melhor guarda redes do mundo ? Veja lá se ganha o Euro, se não, está feito !
Afixado por: Isabel Coutinho em maio 26, 2004 10:39 PMeu sou benfikista de coração mas tenho orgulho no PORTO! é fantastico termos um campeao europeu de portugal!
Afixado por: primo em maio 26, 2004 10:44 PM"(...) O Porto reflete o melhor que há em Portugal : o Norte. Bem teriam os nossos antepassados conquistado a Galiza em vez de irem libertar Lisboa dos Mouros, que a esta hora andavam todos no Alá Wak Bar ! "
É por causa deste tipo de discurso imbuído de regionalismo bacoco, provinciano e divisionista, de adeptos "Reaças" (de resto, desde sempre fomentado a preceito pelo seu presidente) que nem todos os portugueses conseguem vibrar com as vitórias internacionais do FC Porto ...
e depois ainda se admiram que apareçam alguns "antónios" ...
Oiça lá, Sr. Reaça: a gente (sim, nós, os portugueses) bem tentou conquistar a Galiza. O pior é que levou na mona !
Já aqui, em Lisboa, demos uma coça nos mouros, que só acabou no Alvarve. D'aquém-mar, que ainda lá fomos, ao além-mar !
Viva Portugal, do Minho ao Algarve, incluindo Madeira, Açores e as Berlengas !
Afixado por: Isabel Coutinho em maio 26, 2004 10:47 PMO que diria eu? Que ainda bem que ganharam. Parabéns. Mas nem por isso passa a ser uma prioridade. E que venhas fazer campanha à custa do jogo, isso sim é sinal de atraso político.
PARABÉNS, PORTO!
Afixado por: Daniel Oliveira em maio 26, 2004 10:48 PMe eu digo o mesmo. o presidente é que estava previsto ir à final. durão barroso deveria ter ido ao méxico, onde também há gente a trabalhar por portugal no estrangeiro, e como sempre praticamente sem apoio do poder político.
um primeiro-ministro a inaugurar uma cátedra é sempre um sinal importante localmente. há coisas que um reitor não consegue negar quando fala com o primeiro-ministro de um estado estrangeiro (espaço, atenção, pessoal de apoio, etc.) e a uma cátedra na UNAM, como já se escreveu aqui várias vezes, é um passo estratégico para a cultura portuguesa.
nada disto muda com a vitória do porto. durão barroso foi lá, de forma oportunista, para se fazer ao minuto de televisão e ao voto. tinha o cuidado de celebrar com mais efusão do que os restantes. foi dos primeiros a falar à televisão. ainda em lisboa, não se esqueceu de falar no assunto em todas as ocasiões. deprimente.
Afixado por: rui tavares em maio 26, 2004 11:01 PMHá 52 anos que me conheço como desportista da seguinte maneira. Quando o meu Porto joga com alguém sou portista e sei ver quando o Jorge Costa dá as sus porradas e vai para a rua justamente. Quando os outros jogam entre si, Sporting ou Benfica, tenho um preferência pelo Sporting por ter sido atleta do judo neste clube, doutra maneira não tenho favoritos, mas sempre quando um clube português joga com estrangeiros, (e eu fui emigrante muitos anos) sempre apoiei e sofri com o clupe nacional.
Não compreendo por isso estes neo-transfugas para quem vale tudo, até tirar olhos... Isso do Fair Play é palavra inglesa e deve querer dizer viva o hooliganismo... é uma tristeza.
O FCP ganhou! Portugal ganhou!
Mas será que esta vitória nos aproxima dos níveis de bem estar dos outros europeus?
E agora, será que finalmente vamos ter um hospital decente para as crianças da cidade do Porto? Será que vamos ter melhores escolas? Será que finalmente se vai combater o tráfico de influências e a corrupção em Portugal.? Será que deixamos a cauda da Europa nos indicadores de bem estar social?
O FCP ganhou, mas o que é vamos fazer com a taça?
Reaça, para começar dou os parabéns ao seu clube (mas não ao treinador), porque embora tenha tido alguma sorte acabou por ser um justo vencedor.
Quanto aquilo de "o melhor de Portugal é o Norte", bem, eu também sou nortenho e sempre vivi cá, mas sei reconhecer que é nesta zona do país que estão os casos de maior corrupção e provincianismo bacoco deste país (Felgueiras, Avelinos,Apitos Dourados, etc). Se em Lisboa há uma exagerada macrocefalia, aqui há uma parolice anti-Lisboa que serve sobretudo para desresponsabilizar os nortenhos.E isso sim, é um dos grandes vícios deste país.
Quanto ao SLB,é bom lembrar-lhe que é um clube que não só representa os portugueses em toda a parte como nunca provocou divisões norte-sul, escândalos de arbitragem, deslealdades imperdoáveis e outros casos obscuros, a não ser no (felizmente) breve consulado de Vale e Azevedo. Nesse aspecto, o FCPorto tem muito para expiar.
"A vitória já não escapa".
Rui, nunca vais aprender... Passaram 4 anos da final do último europeu e ainda não aprendeste que só se festeja no fim. Vê lá se durante o Euro 2004 esqueces o nosso número de telefone.
Afixado por: Valeria em maio 26, 2004 11:41 PMO João Pedro anda distraído ou não sai à rua há muito tempo.
Quando o Benfica ganhou a taça ( e bem...) a caravana carnavalesca e as faixas afixadas nas bancadas do estádio, prometiam que hoje 26 apoiariam a vitória do ..... Mónaco.
Isso não é provocar divisões? É o quê?
Eu tambem tenho as minhas alegrias ocultas quando o Benfica perde, mas evito ferir sentimentos alheios, até dou palmadinhas de consolo nos amigos. Incrivelmente ainda consigo ter benfiquistas a quem considero amigos, mas inversamente não sei se poderei afirmar o mesmo.
As últimas sobre o que se passou na sombra da vitória do Porto da taça dos campiões...
Só no Diário de uns ateus:
http://www.ateismo.net/diario
Afixado por: André Fernandes Esteves em maio 26, 2004 11:49 PMAs últimas sobre o que se passou na sombra da vitória do Porto da taça dos campiões...
Só no Diário de uns ateus:
http://www.ateismo.net/diario
Afixado por: André Fernandes Esteves em maio 26, 2004 11:50 PMAs últimas sobre o que se passou na sombra da vitória do Porto da taça dos campiões...
Só no Diário de uns ateus:
http://www.ateismo.net/diario
Afixado por: André Fernandes Esteves em maio 26, 2004 11:50 PMQuanto ao firmares que sendo nortenho reconheces que é no Norte que há mais corrupção.... ´E a história da galinha da vizinha... não és viajado ou então distraído e saberias que a corrupção existe em todos os lados desde a GNR dos Algarves, aos bombeiros de Salvaterra de Magos e Bragança. O norte é a zona produtiva do país, mas as influências movem-se no centro. A zona Norte está para Portugal como Barcelona está para Espanha e como tal já merecia a designação de zona autónoma
Afixado por: Reaça em maio 26, 2004 11:53 PMvaleria: eu sabia eu sabia eu sabia. escrevi estas linhas a pensar: a vale vai ficar lixada comigo.
tem calma: durante o euro eu só te ligo a dar os parabéns se a itália estiver a ganhar a portugal nos últimos minutos de jogo.
Afixado por: rui tavares em maio 26, 2004 11:56 PMPensei que o André Fernandes Esteves tivesse algo de novo para contar... desilusão.
Afixado por: Reaça em maio 26, 2004 11:58 PMTenente Blueberry, ou coisa que o valha, a minha didadania há mais de meio século que é nortenha e nunca precisei de um Pinto da Costa para ma acicatar. Não posso é com o fair-play benfiquista, patente na faixa exibida durante o jogo da taça apelando ao nacionalismo monegasco. Brincamos? Cada vez tenho mais aversão ao vermelho, comunas ou benfiquistas é só mesmo por acidente. Até já deixei de pagar as cotas à Cruz Vermelha. Enquanto não inventarem uma Cruz Azul (como o leite condensado) vai ser assim
Afixado por: Reaça em maio 27, 2004 12:17 AMuma esquerda,é mourinhooooo,é mourinhooooooooo,moendo a sua ,como computando a direitinhooooooo,direitinhooooooo eu pedindo,sem gosto a génio,mal entendo direitinho,a culpa é de quem luta,o cansaço de quem se disputa,eu por mim,quero muitas finais,moedas e notas,desiisto cansado!!
Afixado por: triciclo em maio 27, 2004 12:28 AMReaça, não disse que as divisões Norte-Sul eram um exclusivo do FCP; mas começaram com a chegada de Pinto da Costa à presidência do seu clube (depois de uma campanha vergonhosa contra Américo de Sá), que imediatamente começou com os seus ataques de tom separatista. Aliás,pelas suas palavras de "concessão de autonomia como na Catalunha" depreendo que até concorde com tais separatismos, dividindo o "Norte trabalhador" do "Sul gastador".
Quanto à zona produtiva, até tinha uma certa razão de ser há uns anos atrás, mas actualmente é mesmo o centro-Sul a região mais produtiva do país. Quaisquer dados confirmarão isso mesmo, inclusive de onde sai mais contributo para o PIB.
Corrupção: claro que não é um exclusivo do norte, em todo Portugal ela pratica-se de forma bem clara, por sinal; mas é particularmente gravosa no Norte; já estava à espera que falasse do caso de Vila Franca, mas parece-me que o que se passa no porto, Marco, Felgueiras, Gondomar, Braga, etc, tem proporções bem mais gravosas. qualquer pessoa vê isso.
Já agora, devo dizer que achei num primeiro momento que a faixa era um sinal de fair-play, e fiquei bastante desiludido quando soube a triste verdade. Mas a recepção à Lazio e situações análogas são ainda mais vergonhosas, ou não?
Porto Porto Olé
Afixado por: Paulo Santos em maio 27, 2004 12:38 AMMuito bem Rui, Viva a República Portuguesa!
O FCPórko e o seu bimbo-mór pediram há muito a cessação do território nacional.
Não os reconheço como legítimos possuidores da taça dos campeões em nome de Portugal.
quanto muito de uns metros quadrados de terreno chamado estádio do dragaum.
Afixado por: Golfinho em maio 27, 2004 12:44 AMOs portugueses podem ser tão bons como os melhores!
Em 1998, um escritor português ganhou brilhantemente o Prémio Nobel da Literatura, feito até hoje nunca alcançado por qualquer escritor de língua portuguesa.
Ontem à noite, uma equipa portuguesa, reeditando a categórica vitória do ano passado na Taça UEFA, conquistou de forma superior, pela segunda vez, a Taça dos Campeões Europeus de Futebol.
Para um país habituado a vegetar na cauda da Europa, governado por gente medíocre, estas vitórias excepcionais mostram que nós, portugueses, podemos ser tão bons como os melhores! Para isso, precisamos apenas de acreditar nas nossas capacidades e depois... bem, depois só temos de correr com os políticos que tão mal nos governam!
http://margem-esquerda.blogspot.com/
Afixado por: Aurélio M em maio 27, 2004 02:20 AMForçado pela recente conquista, e tambem por
notaveis associados(MS.Tavares, Manuel Serrão,
Rita "dragona de Ouro", o PS-é claro- etc...)o presidentedo FC Porto acaba de declarar que o hino do clube vai mudar. Isto tambem se deve ao facto do novo hino já ter sido ensaiado de Norte
a Suldo País e em todos os estadios da Europa.Alem do mais o refrão é simples, não constituindo grande óbice para os adeptos do clube.
"SLB,SLB,SLB,SLB,SLB, Filhos da puta SLB! Filhos da puta SLB"
Atraso político é não saber receber uma crítica, confundindo-se alhos com bugalhos. Imagino o que não se diria se o primeiro-ministro não estivesse presente.
Quanto ao aparecer e fazer campanha à custa de um jogo, deve ser o mesmo defeito que o Louçã tinha – não sei se ainda tem – quando se sentava na tribuna de honra do Estádio da Luz ao lado de Manuel Vilarinho.
Não confundam o FCP com Portugal sff....
Afixado por: Pedro Sá em maio 27, 2004 11:40 AMGRANDE PORTO.
Equipa fantástica!
Grande Alegria!!
Cito uma frase que se ouviu ontem na Baixa: "Scolari cabr'@%#, Baía à Selecção".
:-))
Apesar de inútil, é um elogio sentido a esse guarda-redes que merecia melhor consideração e que esteve a 100% ontem.
Bibó Pooorto!
PS: O Mourinho podia ter festejado um pouquinho mais,não? Ficava-lhe bem.
Afixado por: Alegre mas com sono em maio 27, 2004 11:46 AMFestejar a vitória dos Campeões da Europa com uma foto da monarquia monegasca derrotada, é o cúmulo do cinismo e da politiquice !
Afixado por: Carlos em maio 27, 2004 12:30 PMEstou contente com a vitória do FCP!!!!!!!!
É bom ver as pessoas a comemorar, saltar, gritar e viver genuinamente felizes umas horas das suas vidas!!!
Continuo a não perceber porque é que se confundem regiões geográficas do país com gostos clubísticos!!!! No entanto porque é tão comum isso acontecer começo a formular uma pequena hipótese sobre tal fenómeno.
Há vários anos que a ideia de que tudo o que vem de Lisboa é que é bom e profissional, tem vindo a vingar nas mais diversas áreas de trabalho(eu sei bem porque a minha área (audiovisual e jornalismo) vive agarrada a essa ideia e obrigou-me a mudar do Porto(a minha terra natal) para Lisboa. Os sucessivos governos apoiaram e fizeram crescer esta ideia. De tal forma que todas as empresas acreditaram e por isso não estão dispostas a dar a mínima hipótese a qualquer serviço que não tenha a sede em Lisboa.
Lisboa está a estrangular lentamente o resto do país (não so o Norte). Porque a nossa economia de mercado não acredita que exista vida para lá da área metropolitana do Vale do Tejo.
E no meio disto surge o FCP talvez o melhor exemplo de gestão de uma empresa de outra área do país que não Lisboa. Que para além das vitórias ou derrotas tem sabido gerir de forma coesa e coerente a economia da empresa.
E se calhar por é por isso que tanta gente de lisboa (porque do resto do país não se levantaram semelhantes vozes) vê esta vitória e o domínio do FCP comoum afronta.
Mas se calhar sou eu que tenho uma bocadinho a mania das teorias da conspiração :)
Afixado por: patrícia em maio 27, 2004 12:49 PMEstou contente com a vitória do FCP!!!!!!!!
É bom ver as pessoas a comemorar, saltar, gritar e viver genuinamente felizes umas horas das suas vidas!!!
Continuo a não perceber porque é que se confundem regiões geográficas do país com gostos clubísticos!!!! No entanto porque é tão comum isso acontecer começo a formular uma pequena hipótese sobre tal fenómeno.
Há vários anos que a ideia de que tudo o que vem de Lisboa é que é bom e profissional, tem vindo a vingar nas mais diversas áreas de trabalho(eu sei bem porque a minha área (audiovisual e jornalismo) vive agarrada a essa ideia e obrigou-me a mudar do Porto(a minha terra natal) para Lisboa. Os sucessivos governos apoiaram e fizeram crescer esta ideia. De tal forma que todas as empresas acreditaram e por isso não estão dispostas a dar a mínima hipótese a qualquer serviço que não tenha a sede em Lisboa.
Lisboa está a estrangular lentamente o resto do país (não so o Norte). Porque a nossa economia de mercado não acredita que exista vida para lá da área metropolitana do Vale do Tejo.
E no meio disto surge o FCP talvez o melhor exemplo de gestão de uma empresa de outra área do país que não Lisboa. Que para além das vitórias ou derrotas tem sabido gerir de forma coesa e coerente a economia da empresa.
E se calhar por é por isso que tanta gente de lisboa (porque do resto do país não se levantaram semelhantes vozes) vê esta vitória e o domínio do FCP comoum afronta.
Mas se calhar sou eu que tenho uma bocadinho a mania das teorias da conspiração :)
Afixado por: patrícia em maio 27, 2004 12:56 PMEstou contente com a vitória do FCP!!!!!!!!
É bom ver as pessoas a comemorar, saltar, gritar e viver genuinamente felizes umas horas das suas vidas!!!
Continuo a não perceber porque é que se confundem regiões geográficas do país com gostos clubísticos!!!! No entanto porque é tão comum isso acontecer começo a formular uma pequena hipótese sobre tal fenómeno.
Há vários anos que a ideia de que tudo o que vem de Lisboa é que é bom e profissional, tem vindo a vingar nas mais diversas áreas de trabalho(eu sei bem porque a minha área (audiovisual e jornalismo) vive agarrada a essa ideia e obrigou-me a mudar do Porto(a minha terra natal) para Lisboa. Os sucessivos governos apoiaram e fizeram crescer esta ideia. De tal forma que todas as empresas acreditaram e por isso não estão dispostas a dar a mínima hipótese a qualquer serviço que não tenha a sede em Lisboa.
Lisboa está a estrangular lentamente o resto do país (não so o Norte). Porque a nossa economia de mercado não acredita que exista vida para lá da área metropolitana do Vale do Tejo.
E no meio disto surge o FCP talvez o melhor exemplo de gestão de uma empresa de outra área do país que não Lisboa. Que para além das vitórias ou derrotas tem sabido gerir de forma coesa e coerente a economia da empresa.
E se calhar por é por isso que tanta gente de lisboa (porque do resto do país não se levantaram semelhantes vozes) vê esta vitória e o domínio do FCP comoum afronta.
Mas se calhar sou eu que tenho uma bocadinho a mania das teorias da conspiração :)
Afixado por: patrícia em maio 27, 2004 01:03 PMSer portista é, de facto, um orgulho! Somos muito bons! Desculpem a boçalidade do comentário! Mas ainda não consegui descer das nuvens!
Afixado por: Guedes em maio 27, 2004 01:53 PMNão me parece que a instituição monárquica estivesse em jogo!
Afixado por: Direitinho em maio 27, 2004 02:00 PM" surge o FCP talvez o melhor exemplo de gestão de uma empresa de outra área do país que não Lisboa. "
Oh Patrícia, verifiques os números da CMVM.
O FCP está falido! Os jogadores são óptimos, compram barato, vendem caro, pagam salários mais baixos que a concorrência (é o que eles dizem) mas estão cheios de dívidas.
Isso é uma coisa que o ninguém tem coragem de investigar: o quê que aconteceu ao dinheiro que o FCPorto ganhou nestes anos todos?
(acho que as mensagens anteriores dão algumas pistas)
Há muito que não se vendia tanto ENO, COMPENSAN e RENIE para a azia. Se fosse o Benfica que tivesse ganho a taça, os pategos não se calariam de gritar. Como foram os outros e o espanhol cagou neles, deixando um "projecto" a meio, estão com indigestão. Tratem-se, e humildemente dirijam-se ao Dragão para preencher propostas de adesão como sócios de algo que valha a pena.
Afixado por: Reaça em maio 27, 2004 02:54 PMReaça, o Benfica, por acaso, até ganhou no outro dia uma taça aos actuais campeões europeus. O ENO, o CONPENSAN e as pastilhas RENIE já estão esgotados desde essa altura, pá ...
Afixado por: Tenente Blueberry em maio 27, 2004 03:15 PMTenente Blueberry, como sportinguista que sou, queira acreditar que considero que um Benfica ou um Sporting, pelos pergaminhos históricos que têm, jamais se deverão contentar por apenas ganhar uma Taça de Portugal e disputar um jogo para um 2º lugar como se fosse para ser campeão. O historial dos 2 clubes exige mais. Exige que se lute pelo título até ao fim da época e não até metade dela (caso do Benfica) ou 3/4 da mesma (caso do Sporting). A bem do futebol nacional.
Afixado por: Direitinho em maio 27, 2004 06:21 PMNisso aí, como benfiquista que sou, estamos de acordo ...
Afixado por: Tenente Blueberry em maio 27, 2004 08:58 PMConhecem a história do Bombeiro
Há uma chamada no quartel dos bombeiros. Um homem ía atirar-se de um prédio de 24 andares.
Um bombeiro corajoso vai até lá cima e diz-lhe:
- Não faça isso, pense na sua mulher!
- Não tenho.
- Então pense no nosso Porto, carago!
- Sou benfiquista...
- Atira-te, filho da puta!
Reaça, não tenho interesse algum em discutir clubites doentias na base do insulto pessoal, mesmo que a coberto do comentário anónimo aqui no Barnabé ... sendo assim, leve lá a 'taça' ...
Afixado por: Tenente Blueberry em maio 28, 2004 01:44 AMA Isabel Coutinho deve ter lido a história de Portugal versão Gosciny & Uderzo. "O Condado Portucalense foi derrotado pela Galiza e Lisboa auto-libertou-se dos mouros e conquistou aquém e além mar". Nunca tão poucos escreveram tantas asneiras em tão poucas linhas.
---------------------------------------
" 1128: Afonso Henriques luta contra a mãe, dona Teresa, e seu aliado, o conde galego Fernão Peres de Trava. As tropas de Afonso Henriques e dona Teresa se enfrentam no campo de São Mamede, junto ao castelo de Guimarães. O exército galego é derrotado. Esta vitória leva dona Teresa a desistir da idéia de anexar a região portucalense ao reino da Galícia. " -- por Angela Dutra de Menezes.
-------------------------------------
Como vês a tua história está falseada como tudo aquilo em que se suportam os esquerdistas. A Galiza tinha ideias de anexar a região portucalense e só a tareia dada por D.Afonso à mãmã é que lhe retirou as ideias de anexação..."
---------------------------------
"Com a desculpa de empurrar infiéis de volta aos locais de origem, Afonso Henriques amplia o território português: Lisboa, Santarém, Almada, Óbidos, Palmela, Sesimbra. Combate após combate, destruindo mouros como quem destrói ratos, Afonso Henriques constrói seu reino. Na reconquista, a política é de terra arrasada: matar quem se movia, queimar o resto. Quase um milênio antes de os americanos levarem uma corrida dos subnutridos guerrilheiros vietcongs, Afonso Henriques adota táticas de guerrilha. Comandando um exército pequeno, ele entende que sua vantagem mora no elemento surpresa. Os generais da época pedem os sais com tamanha ousadia - como se, para morrer, fosse realmente necessário seguir um figurino.
Nosso rei apronta novidades. Quando prevê combates longos, contrata mercenários. Geralmente cruzados, a caminho da Terra Santa, que aproveitam a escala em Portugal para degolar islâmicos e recolher o produto do saque – promessa do rei. O cerco de Lisboa, em 1147, segue este modelito. Entre portugueses e cruzados ávidos por lucro fácil, Afonso Henriques reúne centenas de milhares de homens e cerca de 150 navios." -- por Angela Dutra de Menezes.
Afixado por: Reaça em maio 28, 2004 04:10 PMSargento Blackberry (não tens nível para tenente)
É por causa deste tipo de discurso imbuído de regionalismo bacoco, provinciano e divisionista, de adeptos "Reaças" --- Isto é o quê ? Isto é um insulto escrito.
Quanto à história do bombeiro... circula na net, limitei-me a um copy + paste. Enfiaste o carapuço ? Então salta...
Reaça, atendendo ao conteúdo de mais esta réplica, não me admira que não consigas alcançar a diferença óbvia entre qualificar e adjectivar criticamente o teor de determinadas afirmações e a injúria mais primária da língua portuguesa ...
Já agora, alivio-te um pouco o peso dessa ignorância que tanto ofusca o "brilho" da tua reincidência: 'Tenente Blueberry' é um nick como outro qualquer e vem de uma célebre personagem de BD que te recomendo. Já esse tal Sargento Blackberry não sei quem é ... embora me deixe a pensar que deves ter feito a tropa sem chegares a cabo ...
Por isso deixo-te na dúvida em relação às patentes, mas numa coisa tens razão: Fiz a tropa, nos Commandos e nos Grupos Especiais Paraquedistas em zona 100%. Quanto à patente procura nos arquivos um tipo que já antes do 25 de Abril era Reaça.
Afixado por: Reaça em maio 29, 2004 01:08 AM"Como vês a tua história está falseada como tudo aquilo em que se suportam os esquerdistas."
Esquerdista, EU ? Ó Reaça, isso é para rir, ou para comer às colheres ?
O meu post sobre o papel do Norte e do Sul na formação do Reino de Portugal, pretendia ser irónico. Mas, se calhar, não deu para entender.
Queres discutir o assunto ? Não me parece que este espaço dê para tanto. Deixo só aqui umas dicas:
- D. Afonso Henriques liderou uma rebelião cuja base de apoio foi a antiga nobreza, Sueva.
- O reino dos Suevos, em meados do séc. V estendia-se de Santarém até ao norte da península, incluindo, para leste, parte das Astúrias. É com o início da Reconquista que se vão formando os Reinos Cristãos da Península, entre os quais a Galiza (do nome da antiga província Romana Galécia) que ocupou parte do antigo reino dos Suevos, e que se estendia (séc.VI) de Coimbra, até à costa Norte da Península.
- O de Leão, que se forma, em parte, à custa da Galiza, considera-se, pelo menos teoricamente, o sucessor legítimo do reino Visigótico, o que levou os seus Reis a tomarem o título de "Imperator" sujeitando todos os outros reinos à sua suzerania.
- A Galiza, era porém demasiado importante e as suas tendências independentistas (já então!) levaram Leão a subdividi-la em dois Ducados: um a Norte, e outro a Sul. A este último se chamou Portucale (Portugal, em dialecto local).
- Nas origens do governo autónomo de Portucale está o célebre Vimara Perez, cuja neta, Mumadona, casa com um fidalgo galego, Mendo Gonçalves, vindo a ser pais de Gonçalo Mendes. Com este se iniciou a linha dos “duces” de Portugal, que durou c. 200 anos (sécs. IX-XI), tendo alcançado uma coesão que o separou definitivamente do resto da Galiza.
- O papel de Portugal na monarquia leonesa esteve longe de ser insignificante. Fernando I de Leão resolveu pôr-lhe fim, desmembrando-o e entregando o seu governo a diversos funcionários subalternos. Coimbra, p.ex. é entregue a moçárabes (1064).
- Entretanto, com a queda do Califado de Córdova, formaram-se, por todo o Sudoeste da Península os reinos taifas (muçulmanos) que nunca alcançaram uma unidade política.
- A luta pela formação de Portugal como reino independente desenvolve-se dois em duas frentes:
- 1) contra a hegemonia da Galiza – querida por D. Teresa – que levou à derrota desta em S. Mamede (1128). Mas o seu filho não se ficou por aqui. Depois de uma primeira paz, alcançada em 1137, Afonso Henriques invade a Galiza e um novo acordo de paz só é firmado em 1143. Um outro aspecto, envolve a luta entre o arcebispado de Toledo, que já vinha do tempo da monarquia visigótica unida, e o arcebispado de Braga, metropolita da Galiza, cujo primado havia sido transferido para Tuy em consequência da ocupação muçulmana.
- 2) a outra insere-se nas Cruzadas do Ocidente, que antecede o movimento geral das Cruzadas do Oriente, e visava a definitiva derrota do Islão em terras europeias. É aí que entra a “jogada” dos Duques da Borgonha, apoiados pela influente ordem de Cluny.
- Como é sabido, a política diplomatica de D. Afonso Henriques em relação à Santa Sé, cujas decisões eram acatadas, de bom ou mau grado, por toda a Europa cristã, acaba, após vários episódios pelo reconhecimento de D. Afonso Henriques como Rei (título que este já usava há muito) e, sobretudo, do seu Estado como Reino independente (1179)
- Antes disso, porém já D. Afonso Henrique tinha iniciado a expansão para sul, atravessando o Tejo e fazendo-se aclamar Rei depois da Batalha de Ourique (1139). Esta luta, no Sul, teve avanços e recuos, mas Lisboa é definitivamente conquistada em Outubro de 1147, com o auxílio de uma frota de cruzados que se dirigia à Palestina, no âmbito da 2ª Cruzada.
- Uma vez ultrapassado o Tejo, Afonso Henriques consegue mesmo chegar a Silves no Algarve, tendo sido obrigado a recuar pela acção coligada dos Almohadas e de Fernando II de Leão. Derrotado e aprisionado pelo Rei de Leão em Badajoz (1168), é obrigado, para obter a sua libertação, a entregar a este todos os Castelos conquistados a Leste do Alentejo (actual Extremadura espanhola) e também a Norte do Minho (actual Galiza).
Se tiveste pachorra, caro Reaça, para ler tudo o que eu estive para aqui a dizer, de forma muito sucinta - e podes confirmá-lo em qualquer História de Portugal, “esquerdista” ou “direitista” - hás de concordar que essa teoria mirabolante de "Bem teriam os nossos antepassados conquistado a Galiza em vez de irem libertar Lisboa dos Mouros", não passa de um enorme disparate.
A única vantagem que isso teria tido – se tivesse sido possível – seria de vocês nos poderem chamar “mouros” com toda a propriedade.
Em contrapartida, iria tirar ao Sr. Jardim da Madeira o gozo de nos chamar “cubanos” …
Haja pachorra !
PS. O seu a seu dono: a "política é de terra arrasada: matar quem se movia, queimar o resto" pertence, por direito, aos mouros. Deram-lhe eles o nome de "razia" e foi uma das heranças que os sobreditos nos deixaram.
Afixado por: Isabel Coutinho em maio 29, 2004 03:27 AMDesculpa-me, se não percebi a tua ironia, mas quando entro no Barnabé venho com os dois pés atrás e com a adrenalina fumegante. Não vou entrar aqui em discussões históricas porque apesar dos meus estudos serem de raiz britânica na área da engenharia, sabendo usar um motor de busca na internet chego a toda a informação que tu consegues chegar (apesar de me lembrar da história da escola primária do "antigamente" ) . Se não és de esquerda, ainda bem, então como eu navegas em pântanos perigosos.
Afixado por: Reaça em maio 29, 2004 03:45 AMIsabel Coutinho, para apoiar a minha tese vê aqui :
http://www.geocities.com/mobimentopt/Portugale.html
:)))))
Vi o site. É Galego, claro. Pois: o que eu lhes digo é que tivessem pensado nisso mais cedo!.
Tanto Portugal como a Galiza teriam vantagens em estar unidos (ah! o velho reino suevo! ), mas o seu prolongamento até ao Algarve era indispensável para o tornar viável. Só que eles nunca conseguiram libertar-se do jugo de Leão-Castela. Nós sim. Somos o únicos dos velhos reinos critãos da penísula que, embora tornados república, conseguimos mantermo-nos independentes (com um interregno de 60 anos, que é isso ?).
O Sul, se não o tivessemos conquistado nós, te-lo-ia feito Castela ... e lá se ia metade na nossa costa atlântica, que tanta falta - ainda hoje - nos faria !
Quanto aos motores de busca da Internet, podes ter a certeza que não os uso. Uso livros. E com eles, podes também ter a certeza que consigo chegar muito mais longe do que tu.
Quanto a navegar em "pântanos perigosos", deixa lá. Eu sou portuguesa, logo navego em quaisquer águas. Navegar não me mete medo, e o perigo, até me dá um certo gozo :)
Se sou de esquerda, ou de direita, respondo-te como Eugénio de Castro:
"Eu,
Não sou nobre, nem plebeu.
Sou eu !"
O Barnabé diverte-me, porque dá luta.
Buenas !
Afixado por: Isabel Coutinho em maio 29, 2004 05:11 PM