junho 29, 2004

Comentários

E...está tudo dito. Eleições antecipadas já!
Durão Boa Viagem!

Afixado por: cristina em junho 29, 2004 11:06 AM

Ora vejam só que bem lhes faz passar uns tempos fora desta Aldeia chamada Portugal para que alarguem a sua visão do Mundo...!!
Por isso, vai meu filho...vai...

Afixado por: Planetas em junho 29, 2004 11:35 AM

Eu gostaria de concordar com o argumento do Freitas do Amaral, mas não concordo.

Quando votamos nas legislativas, escolhemos 230 deputados. Quando votamos nas presidenciais, escolhemos um presidente da república. Quem escolhe o primeiro-ministro é o presidente da república e os 230 deputados. Ou seja, no nosso regime, na nossa constituição, a eleição do primeiro-ministro é indireta, não é direta.

Eu gostaria que as coisas não fossem assim. Eu gostaria que o primeiro-ministro fosse votado diretamente, como acontece em regimes presidencialistas. Mas, no nosso regime constitucional, não é assim.

O povo votou no PSD. O povo votou no Jorge Sampaio. O povo NÃO votou no Durão Barroso.

Afixado por: Luís Lavoura em junho 29, 2004 11:38 AM

Caro Luís,
Apesar de concordar com a análise, do ponto de vista jurídico, não deixa de ser certo que, quem lidera o partido como candidato a PM é na pratica quem se submete à aprovação (ou não) da população.
Importa por isso, distinguir entre Legalidade e Legitimidade.

Afixado por: Planetas em junho 29, 2004 11:43 AM

Luís, nem do ponto de vista Conitucional tens razão. O PResidente escolhe o primeiro-ministro e dissolve ou não a Assembleia da República fazendo leituras políticas da situação. E, como podes observar no post anterior, já o fez várias vezes.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 29, 2004 12:16 PM

Acho que depois detsa carta aberta de Freitas do Amaral os argumentos que podiam ser esgrimidos contra a convocação de leições legislativas antecipadas não têm qualquer razão em definitivo. Qualquer outra decisão que seja tomada peca por falta de legitimidade democrática. A decisão é e deve ser política e não meramente jurídica e formal.

Afixado por: A Costa em junho 29, 2004 12:30 PM

segundo o que voces dizem que ganha eleicoes é o PM e nao os partidos.
logo quem ganhou as elicoes europeis foi o Jorge Coelho e nao o PS

Pq é que nessa altura fartaram-se de dizer que este governo perdeu? que o ps tinha ganho ?
afinal quem ganha sao os partidos ou os candidatos PM ?

Afixado por: JR em junho 29, 2004 12:33 PM

Legitimidade ?
o psd ganhou as eleicoes legislativas.
tem a maoiria parlamentar para formar governo

mais legitimidade ?

Afixado por: JR em junho 29, 2004 12:36 PM

Isso foi há dois anos, essa decisão dos eleitores deve agora ser reavaliada.

Afixado por: A Costa em junho 29, 2004 01:05 PM

A direita diz que tem legitimidade para continuar a governar, o que me parece é que o que tem é medo de eleições.
Se tivessem governado 2 anos e meios sem nada a apontar certamente diziam que queriam eleições, para ter a maioria absoluta sem o PP.
Agora andam nisto, nestes argumentos demagogos que ninguém acredita.
Se fossem verdadeiros homens de estado, com principios democráticos, nem lhes passavam pela cabeça substituir um PM por um Playboy sem ir a eleições.

Afixado por: cachucho em junho 29, 2004 01:09 PM

Nem me ralo muito com qualquer solução que apareça (porque é impossível formar pior governo que o actual), mas legitimidade é coisa que um governo decidido em reuniões ou congressos não terá. Ainda para mais porque :

1 - Quem foi a votos foi o PSD, com Durão como candidato a PM, e não Sanatna Lopes ou outro qualquer;
2 - O PSD foi a votos sozinho e não em coligação com o PP;
3 - Ficou demonstrado nas Europeias que a coligação não tem o apoio da população.

Logo, um governo que apareça agora nada, mas mesmo nada terá que ver com o que foi decidido nas urnas em 2002.

Afixado por: RP em junho 29, 2004 02:20 PM

Como era saudável que a direita portuguesa fosse composta por gente como o Freitas do Amaral. Divergências à parte, saúde-se o bom senso do senhor. Já na questão da guerra revelou maior inteligencia e elevação moral do que qualquer outro na direita portuguesa.
Eleições já!
T.E.

Afixado por: T.E. em junho 29, 2004 02:36 PM

O Dioguito, está armado em puto ranhoso. Espetaram-lhe uma injecção atrás da orelha ou então anda com a vista em cima de algum tacho à esquerda. E porquÊ ?????
PORQUÊ ????????
Porque o gajo pertenceu à AD e essa aliança (O Freitas de Amaral inclusivé) indigitou Pinto Balsemão para PM quando assassinaram Sá Carneiro. Nessa altura não vi o Dioguito a recomendar eleições antecipadas.
O Alzheimer é fodido

Afixado por: Reaça em junho 29, 2004 03:12 PM

Quando nós, a maioria de centro direita que governa Portugal e a Europa, vemos extremistas fanáticos a apoiar um pseudo direitista como Diogo, é o melhor certificado que o tipo não nos representa, ele que vá lá para o Bloco dar bons conselhos ao Louçã. Bye-bye.
Gostamos é de gajos que façam espumar e raiva os maBEcos:
VIVA O ALBERTO JOÃO JARDIM PARA PM.

Afixado por: Reaça em junho 29, 2004 03:18 PM

Eu acho que o Freitas do Amaral anda a preparar terreno para concorrer pelo PS ás eleiçoes presidenciais.
Havia de ser bonito.

Afixado por: Daniel Arruda em junho 29, 2004 04:19 PM

Ainda voi ver o Freitas como candidato do BE a algum cargo. Nem que seja a presidente da junta.

Afixado por: BP em junho 29, 2004 04:42 PM

O Freitas foi certamente abducted por uma nave espacial de alienígenas do BE. Ainda acaba a candidato a PR do Louçã e companhia. Freitas amigo, o Bloco está contigo!

Afixado por: Pedro Silva em junho 29, 2004 04:48 PM

não sabia que o circulo de lisboa tinha tantos votantes.... parabens freitas.. de contas percebes tu....

Afixado por: cparis em junho 29, 2004 05:36 PM

Se o Adelino Amaro da Costa ainda fosse vivo, já há muito que tinha deixado de falar a este merdas vira casacas. não é preciso dizer mais nada.só de pensar que já votei neste tipo até me arrepio.

Afixado por: P.cansado em junho 29, 2004 07:37 PM

Uma pergunta...mas quem é que liga a esse gajo chamado Freitas do Amaral??????
Nem a esquerda nem a direita...deixem-no escrever peças de teatro de segunda categoria...ou a ser professor de direito na Nova...
Em termos políticos esse homem morreu em 1986.

Afixado por: Drake_1588 em junho 29, 2004 10:16 PM

Diogo Freitas do Amaral, na sua vaidade de ser candidato a Presidente da República perdeu o norte e infelizmente só diz disparates. Perdeu a noção da realidade. Agora quer ultrapassar o próprio Louçã. è lamentável e triste que um político possa descer tão baixo e seja tão egoista e mesquinho

Afixado por: Ana Catarina em junho 30, 2004 09:12 AM

O Diogo é um vira-casacas. Já foi tudo na política. Só lhe faltava a petulância de ser conselheiro para mostrar uma personalidade doentia, psicopata.
O cadáver deste politiqueiro já fede há muito

Afixado por: António em junho 30, 2004 09:17 AM

A maior parte destes esquerdistas , são esquerdistas de muletas. Argumentam conforme o momento e os interesses. Jamais conseguem ser coerentes. É por isso que o POVO se vai cagando para eles. E agora andam a reboque do BE. O Louçã sozinho argumenta melhor e mais que as largas dezenas de deputados do PS e do PCP juntos.
É triste ver tanta mediocridade junta.
O Diogo está bem para estes oportunistas que apanham qualquer comboio que lhes apareça a oferecer boleia.
Quem me diria a mim que ainda ia ver um marcelista (ainda por cima traidor à memória do professor) a orientar esta brigada do reumático.

Afixado por: Robin dos Bosques em julho 2, 2004 06:58 PM