Diz-se que Mário Soares é o pai da democracia. Discordo. Ou melhor, é só parte da verdade. É a verdade de quem venceu, que raramente é a verdade justa. Os pais da democracia são Mário Soares, sim, mas também Álvaro Cunhal, Freitas do Amaral ou Sá Carneiro. São os fundadores da democracia e todos têm uma característica em comum: o tacticismo. Todos eles jogaram, em poucos anos, um jogo de vida ou de morte na arrumação do poder político em Portugal. A estrutura ideológica de cada um dos seus partidos, feitos à sua imagem e semelhança, as alianças internacionais e os objectivos nacionais que foram definidos tiveram sempre em conta esse combate que se fazia na rua.
Mário Soares aliou-se à direita e aos militares moderados, transformou-se no homem dos americanos e definiu a entrada de Portugal na União Europeia como um desígnio nacional. Tudo para tirar o poder da rua e estabilizar a política nacional, o Portugal onde Soares tinha futuro. Em nada disto pesou qualquer princípio ideológico. É por isso um disparate pensar que Soares virou à esquerda no fim da sua vida. Soares apenas percebeu, no jogo táctico em que é um mestre, que os tempos mudaram e que os perigos para o centro-esquerda vêm do lado oposto e que os partidos socialistas e sociais-democratas estarão condenados se se limitarem a seguir a agenda da direita. E que o seu papel teria de ser, tivessem engenho para tanto, o de federar as esquerdas. Soares sabe que, neste tempo de mudança radical, o centro é um não-lugar. É o lugar dos derrotados. Basta olhar para Blair para perceber isso mesmo: Blair é hoje o mais carismático líder europeu, é verdade. Mas o mais carismático líder da direita europeia.
Mais: Soares não joga agora o jogo do poder. Não precisa dele. Soares apenas trabalha para a sua memória. E quer, nos últimos anos da sua vida, fazer as pazes com a esquerda. E fez. Por mim, que tenho um percurso em tudo diferente de todos os que seguiram Soares, já fiz. O anti-soarismo, à esquerda, é um anacronismo. Soares é o melhor senador que a esquerda, a esquerda à esquerda do vazio ideológico da nova liderança do PS (e grande parte desta esquerda está dentro do próprio PS), poderia encontrar. Tem a legitimidade histórica e a habilidade política necessária. Sim, Soares é fixe.
Publicado por danieloliveira emMário Soares pediu há poucos dias um golpe de estado. Teve-o ?
Afixado por: 3Mosqueteiros em dezembro 7, 2004 01:03 PME Sá Carneiro ? E Amaro da Costa ?
Afinal quem os terá assassinado ?
Tanto tempo para lavar a cara !
Como se vai descobrir quem os assassinou ?
Quem foram os mandantes ? Irão ser julgados ?
Eh, pá! Daniel...
Eu concordo muitas vezes consigo,
mas esta custa-me a digerir.
Enfim, vou pensar...
Hoje, como então, Soares é lixo.
Afixado por: Pedro Costa Freitas em dezembro 7, 2004 01:40 PMUm texto tactico.
A primeira parte, revisionista, a segunda oportunista (politicamente falando, pois eu não quero ofender este gajo e hoje é um dia de parabéns e tudo).
1ª - Cunhal nunca lutou pela democracia, apenas contra a ditadura. Em 1975 deu uma entrvista ao DP onde refere que a democracia parlamentar em Portugal é uma ilusão. Depois dizer que Soares foi o homem dos americanos parace que estás a falar de Noriega ou de Pinochet. Soares foi o homem do mundo livre contra a ditadura comunista.
2ª - O imobilismo de esquerda pensa hoje que Soares é o único salvo-conduto para a sua credibilidade.
Desculpa, tacticos ?
Afixado por: Real em dezembro 7, 2004 01:47 PMAlguma esquerda tem ódio a Soares porque ele não deixou que Portugal se tornasse uma Cuba da Europa. Outros, à direita, detestam-no pela descolonização, e acham que qualquer um poderia ter feito melhor.
Eu, na minha modesta opinião, acho que Soares foi, e ainda o é, o melhor político português de todos os tempos. A mestria, o engenho e arte de "politicar" é feita por ele como algo inato e distinto.
Algo, que nos políticos da nova geração, não existe.
Assim: Parabéns Mário Soares, mesmo aos 80 anos tens a cabeça mais jovem e mais fresca que muitos "jovens" politiqueiros que se encontram à frente dos maiores partidos portugueses.
És uma referência da esquerda e dos amantes da Liberdade.
Apesar de Mário Soares fazer hoje oitenta bonitos anos e de eu lhe desejar as maiores felicidades e muitos anos de vida, não consigo dizer bem dele.
Mário Soares sempre me cheirou a falso. Como a maioria dos ex-PC's.
A principal opção que Portugal tomou no Século XX, pelo menos, foi a adesão à então CEE. E essa adesão é em grande parte da sua responsabilidade. Inicialmente a população portuguesa não estava nada inclinada para aderir à CEE e foi o peso político de Mário Soares que o permitiu.
17 anos depois começa-se a perceber o erro desta decisão. Estamos na cauda da Europa e, enquanto não nos livrarmos do garrote de Bruxelas não consiguiremos evoluir.
Se mais não houvesse, só esta decisão condenará Mário Soares na História do nosso país.
Qual é a relevância política da nacionalidade do namorado do José Sócrates? Estamos na Europa, não nos EUA ou no Reino Unido.
Afixado por Vontade Indómita em dezembro 7, 2004 11:22 AM
A relevância política é só e tão quanto as pessoas públicas terem que ter um mínimo de desassombro.
Num país de marialvas , como se pode imaginar um PM a passear de braço dado com um turco !
Por favor digam-me que não é verdade !Por favor alguém me diga que Sócrates não vive com um namorado turco.( Ser turco ou outra nacionalidade é igual )
Custe o que custar a homosexualidade é um desvio de comportamento.
Um PM tem obrigatóriamente ser uma pessoa de referência. Vai obrigatóriamente influenciar uma parte da sociedade.
É esse o exemplo que se deve dar ?
Por vezes, as pequenas histórias dizem muito, principalmente quando o tempo demonstra e confirma o verdadeiro carácter de uma pessoa.
Aqui vai.
Tendo, o meu avô, tipógrafo e "passador" de Avantes, passado os últimos sete anos de vida comigo, contou-me muitas histórias.
Uma delas, era sobre quando esteve preso com Mário Soares, e contava ele que numa das conversas normais entre presos, Soares lhe perguntava sobre o que fazia, o meu avô respondeu naturalmente tipógrafo, ao que Soares retorquiu, dizendo que quando fosse Presidente da República o meu avô teria uma tipografia maior que a imprensa nacional.
Claro que Mário Soares foi PR, o meu avô só não morreu na miséria, porque a minha família o recebeu e acarinhou como merecia.
A tipografia é o menos, mas Daniel, será que todas as alianças que Soares foi fazendo, foram para bem do País ou para atingir objectivos pessoais bem definidos e traçados desde cedo?
Estou embevecido !
Não, não é com as contradições do artigo, é com a capacidade contorcionista do Sr. Daniel Oliveira.
Como é que alguem conseguirá escrever com a perna atrás do pescoço!?
Afixado por: Portugal_Liberal em dezembro 7, 2004 02:11 PMPelo que percebi aqui, em alguns comentários, a adesão à então CEE, foi um mau caminho escolhido por Portugal, e por Soares?
Mas tá tudo doido? Queriam transformar Portugal numa Albânia?
Se não fosse a União Europeia estariamos ainda mais longe da Europa.
Afixado por: Filipe Gil em dezembro 7, 2004 02:20 PMComparado com Sócrates, Soares é fixe, sim Sr.
Afixado por: José Manuel Faria em dezembro 7, 2004 02:33 PMAlvaro Cunhal, democrata?!!!! Estará a falar de quem eu presumo que esteja? O dinaussauro da ditadura do proletariado? Aquele que tambem acha que Stalin é um modelo de democracia?!!!!
Afixado por: Ana Vasconcelos em dezembro 7, 2004 02:34 PMbóra lá a dar os parabens a este insigne octagenário que há 21 anos (1983) nos afinfou com um imposto extra com efeito rectroativo (2,8% X 10 = 28%) no subsidio de natal. não se lembram?? que tenha muitos anos de vida e uma morte santa conforme o seu amigo Antonio Xampô-limão.
Afixado por: myke67 em dezembro 7, 2004 03:00 PMÓ Daniel,
Se queria dar parabéns ao Dr. Mário Soares era só dizer : "Parabéns e que conte muitos". Dar os parabéns com um texto "político" (???) como o seu é deselegante. Qunato aos pais da democracia, se eu fosse filho da mesma rejeitava de imediato o Dr. Cunhal ( não foi ele um lacaio dos soviéticos ? ou só interessa falar dos americanos ?? ) e o Dr. Freitas do Amaral ( teria sido o delfim de Marcelo Caetano...se não fosse o 25 de Abril ? ). Mas há uma coisa que hoje e desde as "eleições de 69 sei :
a liberdade , não no sentido político / partidário do termo, mas num âmbito mais amplo que tem a ver com cada um de nós devo-a em grande parte ao Dr. Soares.
Cumprimentos
Oh Daniel, 'tás feito um social-democrata de primeira água...
A social-democracia a federar as esquerdas?!...
O Soares pode ser fixe (agora...), mas precisas de o estar a desculpar? Ele próprio reconhece ter cometido muitos erros!
O Soares pode ser um óptimo "avôzinho" com quem, apesar de tudo, gostamos de conversar , tomar um chá e alinhar numas "malandrices". Mas daí até passar a ser uma referência para a Esquerda...
Ainda és do Bloco, Daniel?
Fez alguma asneira... mas fez muita coisa boa!
E hoje, desprendido do poder...acerta quase todas!
Ao Ti Mário, perdoo tudo.
Parabéns pelos 80 anos!
Soares é um visionário! Está vivo e os seus oitenta anos não lhe levaram ainda essa qualidade. É verdade: está muito mais jovem que a bolorenta juventude politicamente correcta, economicenta, vazia de ideias... cega de muitos.
Portugal estava isolado no mundo, era ostracisado, denegrido pelo mundo à volta. Os portugueses eram analfabetos ou, então, provincianos. A pobresa era material para muitos mas também espiritual.
Eu, que estive do outro lado da barricada na fonte luminosa, admiro hoje a sua intuição e coragem para traçar e percorrer o caminho da liberade, primeiro contra o fascismo, depois contra o estalinismo.
Soares soube colocar Portugal no mundo. Deu-lhe dignidade. Abriu-lhe os caminhos da esperança, da inventiva e da imaginação.
Onde estavam todas essas personalidades pardas do país quando ele nos levou para a CEE? Hoje... quem não é CEEista? Que burocrata não quer a conformidade com os limites europeus ao déficit?
Soares foi e é um verdadeiro líder. Operou a mudança - soube ver claro fora do quadro burocrático do status quo paroquial dos betinhos conservadores, dos pseudo-revolucionários e dos meros utopistas como eu.
Várias vezes esteve sozinho, apenas com a sorte da intuição política rara que o caracteriza a acompanhá-lo. E foi o estar certo que lhe deu força - o ter essa visão clara!
É um filho de deus, como todos nós. Nele, deus ajudou-nos como povo. Foi e é um lampião.
Que dure muito, sr. Soares. É que não vejo ainda ninguém que o possa substituir.
Excelente artigo!
Parabéns! Dr. Soares
Caro Emanuel,
Também estive do outro lado do Dr. Soares na altura da "Fonte Luminosa"... não sei se do seu ! Mas de momento isso é secundário e queria felicitá-lo pelo sue texto.
Cumprimentos
Ontem tinha pena do Santana. Hoje escreve que “os pais da democracia são Mário Soares, sim, mas também Álvaro Cunhal, Freitas do Amaral (sic) ou Sá Carneiro (sic)”. Dos capitães de Abril, nem a menção...
Acrescenta ainda que o papel dos partidos socia listas e sociais -democratas “teria de ser, tivessem engenho para tanto, o de federar as esquerdas”, mais à frente sentencia que o “anti-soarismo, à esquerda, é um anacronismo” e conclui com um entusiasmado “Sim, Soares é fixe”! Mais palavras para quê? É um bloquista português!
O que dana a direita e a esquerda-socrática (chamemos-lhe assim, pode ser?) é que Soares não foi capaz de envelhecer à sombra do seu passado e do epíteto que havia conquistado - "o presidente dos portugueses".
Num primeiro acto, voltando à vida política activa para ser cabeça de lista às europeias; depois, não se inibindo de criticar todo o espectro político português, à esquerda e à direita - tanto arrasou Santana, como hoje foi incapaz de dizer bem de Sócrates.
Confesso: não sou um fã de Soares. Mas reconheço-lhe garra e destreza política, conciliando a "parra e a uva" - não é só basófias e pose. Ou seja, tem de sobra tudo o que falta, globabalmente, à generalidade das gerações de políticos que o sucederam.
Por isso sim: Soares acaba por ser fixe. E o resto que se lixe.
Afixado por: Abulafia em dezembro 7, 2004 10:56 PMBlá..Blá...Blá...
Eu ofereci ao Exmo. um baralho de cartas para ir jogar para o lar.
Tenham paciência, alguem gravou a entrevista da Sic, desta semana??Façam um favor guardem no cofre do Banco e o codigo secreto deitem ao lixo. Se algum dia alguem ouve sem querer, ainda têm um desgosto, das indepêndencias, da liberdade, da CEE, e de um pais que hoje é perfeitamente igual á ALBANIA.
Tenham paciência...
estava tão interessado a ler a escrita do barnabezinho daniel quando leio:
"Os pais da democracia são Mário Soares, sim, mas também àlvaro Cunhal...."
Desculpa mas não consegui seguir adiante. Deu-me um ataque de riso e gargalhadas e logo a seguir uma pena tão grande, por ver o que uma pesoa sectária pode escrever sem o mínimo de pudor.
Pena de ti, compadre daniel, por ver ao que chegaste desde que te meteste com aqueles 4 estarolas da sic.
Toma a medicamentação e selecciona as companhias, amigo, o teu caso ainda tem cura...
Há pirolitos que nunca chegam a limonadas. Falta-lhes as vitaminazinhas, aquilo que faz bem à saúde. Ficam-se por uma água açucarada, que só ajuda às cáries.
É que lhes custa, se custa ter de dar a mão à palmatória e reconhecer que antes dos Barrosos, Santanas, Cavacos, Freitas, mesmo antes do Soares e dos seus 80 anos houve um partido – esse mesmo o PCP que por cá já anda há 83 anos – que nem a Pide, ou o Salazar ou o Caetano calou, e que sempre lutou pela democracia, pela liberdade e por melhores condições de vida dos trabalhadores e do povo.
E que desde 1940 teve na sua direcção o então jovem Álvaro Cunhal, o português que mais anos sofreu de prisão solitária, anos e anos dentro de uma cela, sem jornais, sem livros, sem um papel, sem um lápis. E que teve dezenas de militantes e dirigentes presos, dezenas de anos – mais de vinte nalguns casos – só por serem comunistas. E alguns até foram mortos, baleados à traição na rua, ou na prisão, com torturas.
E com um património deste de perseguições, prisões, torturas – que mais nenhum partido tem – há pirolitos que em vez de pensar se riem. Nem reparam na figura que fazem. Ou não é verdade que quem mais valor dá à liberdade são aqueles (e aquelas) que dela foram privados, SÓ por pensarem de forma diferente do rebanho? Pense nisto pirolito, e depois diga lá se ainda lhe dá vontade de rir ou se nesta discussão você além de sectário é prosélito, faccioso, fanático e intolerante. Além de reaccionário, claro.
Afixado por: Marta Dimas em dezembro 8, 2004 04:10 PMPois é assim se revela o bloco já sedento de poder... assim se revela a "nova" esquerda a querer migalhas da falsa esquerda... parabens daniel foste verdadeiro... pena é que só agora... viva a coligação PS/BE com a benção do patriarca soares e com um acessor chamado daniel... tudo fica mais claro... felizmente não é minha a tua "nova" (ou lili caneças)esquerda, com tanto de velho, o simples cheiro a poder corrompe... e embora o patriarca soares seja um optimo reinventor da historia, bem ao geito desse senhor sovietico, eu cá não vou em historias, nem em soares, nem em be, muito menos em ps, e agora já nem em Daniel Oliveira.... Basta...
Afixado por: joao em dezembro 8, 2004 04:31 PMA Marta Dimas, é uma pessoa perigosa.
Defende acirradamente esse Cunhal que esteve nas masmorras .
Pois digo-lhe eu Martinha, se o Cunhal tivesse atingido o poder em vez de Salazar ( que detesto) seria mil vezes pior.
As masmorras cresceriam em progressão geométrica.
Todo o tecido empresarial teria sido destruido.
Não haveria criação de emprego sustentado.
A miséria e a corrupção alastrariam até ao inimaginável.
Você , é daquelas pessoas que se um regime comunista tivesse vingado em Portugal , hoje estaria à frente dessas mesmas masmorras.
Eu ,já que sou como sou ,já teria sido estripado há muito por algum dos seus sequazes.
Afixado por: Afonso Henriques em dezembro 8, 2004 04:44 PMA Marta Dimas é como um Pit Bull dentro de uma jaula.
Se ela tivesse oportunidade de sair de lá seria uma carnificina.
Afixado por: Afonso Henriques em dezembro 8, 2004 04:52 PMFactos são factos: quando chegou o 25 de Abril tínhamos uma guerra colonial em três palcos – Guiné, Angola e Moçambique - que já tinha provocado mais de 10 mil mortos entre as tropas portuguesas e nunca saberemos quantas dezenas de milhares de angolanos, guineenses e moçambicanos.
Tínhamos prisões SÓ para presos políticos em Peniche, Caxias, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Guiné. Em 1974, com Cunhal no Governo, as guerras acabaram, todas essas prisões encerraram.
Entre 1974-1976, pela primeira vez na história do nosso país, tivemos salários mínimos (na altura, quando se implantou veio beneficiar 60% dos trabalhadores), tivémos os campos todos a produzir e apesar da fuga dos patrões nenhuma fábrica encerrou.
Vinte e oito anos depois, fruto de todos estes governos que se têm sucedido – de muitas configurações, PS, PC/CDS, PS/PSD, PSD, PS, PSD/CDS, mas donde o PCP foi banido -, o resultado está à vista: mais de dois milhões de portugueses vivendo no limiar da pobreza, meio milhão de desempregados, fábricas a fecharem todos os dias, campos sem serem semeados e importamos 70% dos produtos de alimentação.
Factos são factos. O que o AH diz são fantasias, preconceitos, mesmo ódios irracionais. Ultrapassados, fora de moda, fora do tempo. Não é com isso que contruímos o presente e muito menos o futuro.
Afixado por: Marta Dimas em dezembro 8, 2004 05:18 PMDaniel, não percebo essa viragem: a primeira parte lembra-me o seu discurso no último "Eixo do mal"; começa por dizer que Soares é um camaleão, para depois o felicitar pela sua pureza ideológica. Em que é que ficamos, no fim de contas?
depois ouvi aqui alguns comentários perfeitamente lunáticos: que Portugal devia estar fora da UE, que o país é igual À Albânia (de certeza que este comentador nunca lá esteve nem viu os seus clãs armados, senão não dizia disparates destes), que o PCP combateu pela liberdade; este último é de uma falsidade incrível, porque se por um lado o PC resistiu ao Estado novo, por outro a "democracia" que pretendia era a do "proletariado", o dos Comités operários e camponeses - viu-se depois: o PC e restante extrema-esquerda não passaram dos 20% dos votos nas primeiras eleições. Por muito que isso desagrade à Marta Dimas e aos restantes camaradas, bem como à direita saudosista do 24 de Abril, - Soares é o principal fundador da Democracia em Portugal, que estava suspensa desde 1910, e merece amplamente os parabéns.
O remédio para os problemas dos trabalhadores e da população não é enfiar a cabeça na areia, não é pensar que por serem difíceis os problemas não se resolvem. É encará-los com objectividade, sem preconceitos. E para dar remédio (ou não) aos nossos problemas nacionais já estão marcadas eleições. E nelas, os trabalhadores e a população têm a possibilidade de dar remédio para a resolução dos problemas que passa por reforçar o PCP, dando mais votos à CDU. Deste modo, não só conseguiremos ter outro governo, mas ter outro governo com OUTRA política. Porque é alterando a política dos partidos que forem para o governo, que conseguiremos resolver os problemas dos trabalhadores e da população. E este é e foi sempre, o objectivo da luta do PCP.
As “malfeitorias” dos comunistas são fantasias de muitos Afonsos Henriques, e não passam disso mesmo, de fantasias, frases de marketing, slogans publicitários. É o medo que guarda a vinha...é metendo medo com o papão comunista que pensam “safar” os seus pequenos e grandes previlégiozinhos.
E entretanto nem se dão conta que são os seus partidos que uma vez instalados no poder lhes cortam nas pensões e nos ordenados, os obrigam a pagar saúde, educação, justiça a preços exorbitantes, lhes não dão a segurança pública que deviam dar, etc., etc., etc.
Afixado por: Marta Dimas em dezembro 8, 2004 05:28 PMJoão Pedro, pelo menos você faz a justiça de reconhecer que o PCP resistiu. Não consegue dizer ao fascismo, mas olhe que o que chama de Estado Novo era isso mesmo um regime fascista à portuguesa.
A democracia que pretendíamos - e pretendemos é Democrática e Nacional. É assim mesmo que encontra escrito nos nossos documentos e nas nossas intervenções. E se temos defeitos, ao menos reconheça-nos a virtude de falar verdade. Somos gente séria, o que defendemos é o que dizemos defender. As outras de que fala era a dos MRPP's (e outros esquerdistas) que por isso mesmo nos têm feito a vida negra e nos acusam de não sermos tão "radicais" e "revolucionários" como eles são e que na última campanha eleitoral pediam em cartaz e folhetos "Vota em quem lhes bate forte"...
Quanto ao Mário Soares, independentemente dos méritos que tem (quem não os tem?) lembro-lhe só dois deméritos: sempre se aliou aos partidos da direita (mesmo na CM de Lisboa, a coligação só foi possível com o Sampaio) e foi com ele que se instituiu os contractos a prazo, que é, disso sou testemunha, a maior dificuldade para a vida dos jovens, mesmo dos licenciados.
Afixado por: Marta Dimas em dezembro 8, 2004 05:44 PMDá-lhes Marta que a " voz" não te doa.
Mais do que desmascarar alguns dos palhaços de direita que por aqui vegetam, é necessário desmascarar estes barnabéus intelectualoides, que da vida sabem o que os livros lhes tansmitem. Não é de gente desta que nós os Portugueses precisamos, precisamos de gente que saiba o que é trabalhar, e de certeza que não é nas fileiras do BE que os iremos encontrar.
Mário Soares (...) "é a verdade de quem venceu"... Ou seja, a História vai "ajeitando" o perfil dos seus personagens à imagem dos vencedores... Porque o tempo de vida do Homem é insignificante para poder julgar numa perspectiva histórica, quase sempre a "reescrita" é cruel, e o lugar dos "grandes vultos" é a reciclagem...
Afixado por: zás!pás! em dezembro 8, 2004 08:00 PMA Marta Dimas mente , com os dentes todos que tem.
Sim marta , és um PittBull açaimado, dentro de uma jaula.
Se pudesses mandar neste país , trinchavas meio mundo.
Mentes quando dizes que os campos e as fábricas progrediram a seguir ao 25 04 74.
Todas ( sem excepção )as propriedades agrícolas que foram ocupadas pelos comunistas deram buraco.
Milhares de fábricas fecharam , ainda hoje se vêem esqueletos de unidades fabris destruídas por comunistas infiltrados.
A Urss é o melhor exemplo da falência comunista.
A China mantém um Bilião de seres humanos em regime esclavagista. Para usufruto de uma classe comunista dominante.
Ó Marta és perigosa , muito perigosa.
O comunismo é uma capa que oculta seres tão perigosos como os nazis.
Dizem-se amigos do povo e dos pobres , mas mal apanham o poder trucidam sem dó nem piedade , até os próprios companheiros. Vide Trotsky etc, etc, etc, milhões.
Na II guerra mundial ( há tão pouco tempo)os soldados russos que vinham do campo de batalha , em vez de serem recebidos pelas suas respectivas famílias , como é de esperar lógicamente, não , iam 3 anos para campos de concentração, para filtrar quem vinha com ideias liberais.
A esses não mais lhes era dada liberdade.
Existe pior crueldade ? Existe pior símbolo de como são carniceiros os comunistas.Cães.
Depois é sempre a mesma merda , ah, mas aquilo não era comunismo era outra porra qualquer.
Mentirosos, mentirosos , mentirosos mil vezes.
Mentes Marta , mentes com todos os dentes que tens. Não passas de uma feroz besta , felizmente enjaulada.
Depois é sempre a mesma merda , ah, são os fascistas que falam assim !
Odeio o fascismo , digo-te Marta, odeio o fascismo como odeio ( sim ódio ) todas as formas totalitárias de poder.
Hoje eleje-se como maior feito de Mário Soares o ter evitado uma guerra civil em portugal.
Foi o fruto do 25 04 74 o abismo para a guerra civil evitada in extremis?
Não teria sido mil vezes melhor ter feito uma transição pacífica como se fez em Espanha ?
Lá também têm salário minimo.E bem maior que o nosso. E a gasolina é mais barata, a comida e a habitação também é mais barata, e ganha-se três vezes mais.
Vai a merda marta dimas és uma crápula nojenta e mentirosa , maldita sejas.
Afixado por: Afonso Henriques em dezembro 9, 2004 09:23 AM"Aquele que tambem acha que Stalin é um modelo de democracia?!!!!"
Cara Ana, não diga isso.... ou então prove. Álvaro Cunhal é ortodoxo, mas não me lembro de ouvir uma coisa dessas.
Afixado por: aZElha em dezembro 9, 2004 11:51 AM"estava tão interessado a ler a escrita do barnabezinho daniel quando leio:
"Os pais da democracia são Mário Soares, sim, mas também àlvaro Cunhal...."
Desculpa mas não consegui seguir adiante. Deu-me um ataque de riso e gargalhadas e logo a seguir uma pena tão grande, por ver o que uma pesoa sectária pode escrever sem o mínimo de pudor.
Pena de ti, compadre daniel, por ver ao que chegaste desde que te meteste com aqueles 4 estarolas da sic.
Toma a medicamentação e selecciona as companhias, amigo, o teu caso ainda tem cura.."
Acho que o pior cego é aquele que não quer ver. Pensar qe Álvaro Cunhal ou o PCP não lutou pela liberdade em ortugal é o mesmo que dizer que o Papa é da IURD.
Não é só cegueira: é querer reescrever a história, por muito que não se goste de Álvaro Cunhal ou do PCP...
Em relação ao comentário do Afonso Henriques nem comento: quando faltam os argumentos as palavras usadas raramente veêm nos dicionários...
Afixado por: aZElha em dezembro 9, 2004 11:56 AMQueria apenas deixar um comentário de natureza linguística: o que é isso de o mais carismático líder...?
Não deveria escrever "o líder mais carismático..."?
Ai essa vontade de imitar os anglo-americanos e a sua sintaxe ...
Só acho fantástico usa-se a liberdade de expressão para se ofender outras pessoas.
Normalmente só recorre à ofensa verbal quem não tem nem argumentação válida nem cabeça para a ter...
A Marta tem a sua opinião. Felizmente temos hoje (ainda) liberdade para a ouvir. E para decidir se a queremos ouvir.
Depois temos o Afonso, que também tem a sua opinião, mas que só sabe contestar a dos outros com termos ofensivos e desnecessários...
A minha mãezinha sempre me ensinou que me devo afastar de pessoas mal-educadas. Que são piores que nazis...
Afixado por: Pbar1469 em dezembro 9, 2004 02:52 PMMário Soares, traficante de marfim, diamantes, entregou Angola aos partidos de esquerda e provocou o maior exterminio que o mundo assistiu que foi a guerra de Angola. Neste aniversário bem pode contar as crianças que morreram e morrem... ah e mais espero que a prenda do seu grande amigo José Eduardo dos Santos faça -lhe bom proveito... CORRUPTOS
Afixado por: zé manel em dezembro 10, 2004 01:32 AMMarta, minha filha
Com que então o senhor alvaro cunhal é o pai da democracia!!!!!! Só porque combateu o regime salazarusta?????
Não percebeste até agora, e, nem nunca vais perceber... que o leninista do a.c. queria trocar uma ditadura por outra ditadura mil vezes pior ...
Olha filha há medicamentos para muitas coisas...
... mas para o teu caso, temo que não haja.