
Agora já se sabe mais alguma coisa sobre o que Durão Barroso pretende fazer para nos obrigar a ter saúde. Não, escusam de estar com ideias, não é demitir-se. É, seguindo, como em tudo, a tradição do nosso aliado americano, proibir que se fume no local de trabalho. Dito assim, sem mais, fiquei sem saber se vou ter direito a uma salinha de fumo. Se nem isso me derem, é desta que vou ganhar coragem e deixar de... trabalhar.
Publicado por danieloliveira em | TrackBackJa nao ha pachorra para a hipocrisia dos "direitos dos fumadores"...
A solucao que sugere e, portanto, que os nao-fumadores calem e consintam.
E qual e a validade do argumento apresentado: "os americanos fazem por isso nos nao devemos fazer"?
Qualquer dia defendem que faz mais sentido criar uma sala de nao-fumadores...
Afixado por: Nuno em fevereiro 12, 2004 08:06 AMSerá que se daria muito pela tua falta no trabalho??? Talvez não...
Afixado por: CB em fevereiro 12, 2004 09:14 AMEstes Barnabés aproveitam qualquer desculpa para deixar de trabalhar... Já agora, aproveitem a ocasião para deixar de escrever tanto disparate e passem a ser mais responsáveis nas afirmações que proferem.
Afixado por: Peixoto em fevereiro 12, 2004 09:47 AMFico muito satisfeito com a intenção do governo, de proibir o fumar nos locais de trabalho. Sim! Tenho a impressão de que Portugal está, finalmente, a tomar o combóio da Europa. O combóio do progresso. Em vez de continuarmos no tempo do Brejnev-Guterres, aquele que mandava abanar o combóio parado para que os passageiros tivessem a sensação de que ele continuava a andar.
Afixado por: Luís Lavoura em fevereiro 12, 2004 10:10 AMEmbora pertença ao grupo dos não fumadores. Acho pessimo esta medida tomada pelo governo.
De certa forma é um meio de "castração" de todos aqueles que fumam. E que possuem este habito como forma de terapia ou relaxamento perante as frustações profissionais e do dia-a-dia.
Eu admito que o cheiro do tabaco para os não fumadores (que é o meu caso) é bastante desagradável.
Mas não é o desagradavel que deve determinar a sua extinção. Mesmo com a desculpa do progresso (que é uma grandessima treta).
Se fosse em prol do progresso, o Governo devia sim, em Bloco demitir-se todo.
Progresso não é as tolices e os disparates que certos Lords da politica nos dizem diariamente na televisão. Com o entuito de nos fazerem uma lavagem cerebral.
Progresso é:
-defender a liberdade.
-ter consciencia dos seus actos e suas consequencias
-ajudar os seus semelhantes
-respeitar os valores, as ideias e os principios dos outros
-ter a capacidade de pensar sem necessitar de ideologias, ideolos ou visões dualistas (de certo e errado)
-ter bom senso
-etc, etc....................
Mas voltando ao tema inicial.
Eu pergunto:
Mudar os habitos para que?
Mas vai mudar realmente alguma coisa em Portugal? Só se for para pior....
O problema é só um, perde-se demasiado tempo em idiotices e jarvadices. E não se resolve os verdadeiros problemas deste pais. Que são muitos infelizmente.
A miseria a que milhares de portugueses estão condenados a viver, é um bom exemplo disto.
As vezes apetece dizer o mesmo que diz uma personagem no trailer do filme Portugalsa. "Estou farto deste pais de merda...".
Então o Márcio Sousa é um fumador passivo feliz, ou, pelo menos não muito contrariado. Sim senhor! Os seus pulmões agradecem! E, se lhe apetece dizer que está farto deste país de merda, por que é que não o diz e se põe a milhas? Já agora: a lavagem não é cerebral, mas sim aos pulmões. Lavagem cerebral a do grande Guterres que nos fez pensar que estava tudo às mil maravilhas quando a realidade era tão diferente que ele até desapareceu do mapa.
Afixado por: CB em fevereiro 12, 2004 11:00 AMMas o oásis não era do Cavaco ????
Afixado por: João P. em fevereiro 12, 2004 11:27 AMJovem idealista CB
Regra geral não perco tempo com pessoas que se escondem pelo anonimato.
Só te digo uma coisa.
Talvez um dia, se tiveres sorte, apreendas algum coisa e ganhes alguma maturidade. Enquanto tal não acontece podes te refugiar em ideologias e em ideias preconcedidas.
P.S.: Daqui em diante independentemente do que digas não irei-me dar ao trabalho de responder. A não ser que percas o anonimato e escrevas com algum bom senso.
Afixado por: Marcio Sousa em fevereiro 12, 2004 11:30 AMNeste aspecto específico estou ao lado do Daniel contra os americanos e contra todos os fachos que se pronunciaram anteriormente.
Afixado por: Real em fevereiro 12, 2004 11:34 AMDaniel, se tu achas que consegues, eu também vou conseguir...deixo também de trabalhar.
Afixado por: TMarques em fevereiro 12, 2004 11:41 AMDaniel
isto não é uma opinião de taliban antitabagista, nessa matéria não sou radical e pouco quero saber se te matas aos poucos pelo teu prazer.
mas se fosses fumador passivo e tivesses de passar o tempo com os cigarros dos outros debaixo do nariz no teu lugar de trabalho, terias uma opinião diferente.
saudações
M
Eu falei de poder haver uma sala de fumo para eu poder fumar. Resposta dos não-fumadores? E nós????? E matas-nos????
Uma salinha de fumo. Para mim? Pode ser? Não precisam de lá ir.
E aqui se prova que muitos fumadores-passivos são antes de mais anti-tabagistas, o que é uma coisa que não entendo. Eu fumo. Se for numa sala de fumo, eu fumo sozinho. Eu mato-me. Se for numa sala de fumo, eu mato-me sozinho. Posso????
Peixoto, já não tenho paciência para você. Você vem para a sala de fumo comigo e com mais vinte fumadores compulsivos.
Quanto ao trabalhar, meu amigo, desconfio imenso de que parte do principio que os outros não trabalham. E desconfio ainda mais de quem faz discurso moral sobre tudo. O senhor é uma grande seca. Você é a versão Taiwan do Fernando Martins.
Afixado por: Daniel Oliveira em fevereiro 12, 2004 11:59 AMO governo fala de proibir o fumar no local de trabalho, e eu concordo. Fumar numa sala de fumo, é completamente diferente. Uma sala de fumo, não é um local de trabalho. É um local para onde os trabalhadores-fumadores se retiram para fumar. E, geralmente, deixam com isso de trabalhar, claro: a maior parte das pessoas não pode levar o seu trabalho para a sala de fumo (o Daniel talvez possa, mas será uma exceção).
Uma sala de fumo, é como uma sala de chuto: um sítio onde os viciados vão para tomar a sua droga. Eu estou de acordo com a existência de salas de chuto. O que não concordo, é que se "chutem" no local de trabalho. Pelo menos, se isso potencialmente incomoda os outros trabalhadores, como de facto o tabaco incomoda. E muito.
De qualquer forma, num clima como o português, não se justifica a criação de salas de fumo. Quem quiser fumar vai lá para fora, o clima não é assim tão agreste.
Olha, olha, a carapuça serviu ao Márcio, que até fala de ideias preconcedidas... Same to you, jerk!
Afixado por: antonio em fevereiro 12, 2004 12:14 PMO Daniel é que ameaça que deixa de trabalhar se o proibirem de fumar no trabalho e depois vem com um discurso de vitimização. E, ainda por cima vem com falsos moralismos de que eu penso que "os ostros não trabalham". Eu não disse os outros, eu acho é que você (sim você!) com o seu discurso não deve gostar muito de trabalhar...
Acalme-se, mas tente-o fazer sem um cigarrinho... Ou não consegue? Coitadinho!
"Uma sala de fumo, é como uma sala de chuto: um sítio onde os viciados vão para tomar a sua droga. Eu estou de acordo com a existência de salas de chuto. O que não concordo, é que se "chutem" no local de trabalho."
"De qualquer forma, num clima como o português, não se justifica a criação de salas de fumo. Quem quiser fumar vai lá para fora, o clima não é assim tão agreste."
Estas cruzadas, estas cruzadas. Um dia ainda me hão de explicar o que vos move. Lavoura, tu não fumas, eu fumo. Vive a tua vida e não me chames drogado nem me ponhas a apanhar frio. Eu fumo porque tenho o vicio. Mas antes de mais eu fumo porque GOSTO DE FUMAR.
Afixado por: Daniel Oliveira em fevereiro 12, 2004 12:15 PMPara mim a regra e simples: matem-se a vontade, mas deixem-me respirar.
Eu proibia o fumo em quase todos os locais excepto salas de fumo. Sim, bares incluidos. E so aceitaria zonas de fumo em bares que estivessem realmente isoladas. E mesmo assim era complicado: ha pessoas a TRABALHAR nesses bares que teem o direito a respirar ar nao cancerigeno.
Eu era todo liberalzinho nesta historia, ate que num programa da televisao holandesa soube que morrem la 9 pessoas por dia provavelmente por causa de fumo passivo.
A falta de respeito de boa parte dos fumadores e uma ADM. E digo isto a serio.
Afixado por: Jean Luc em fevereiro 12, 2004 12:16 PMDaniel,
Tu es um "drogado". De uma droga legal. Mas isso (de ser ou nao legal) faz diferenca para ti?
Por mim tudo bem, o probleminha e que fazes mal aos outros com o teu vicio se nao fores cuidadoso.
E engracado a irracionalidade desta sociedade: Certas drogas sao quase um direito divino, outras um crime (sei que nao e o teu caso).
Afixado por: Jean Luc em fevereiro 12, 2004 12:23 PMCaros fumadores e não fumadores
Mais perigoso do que o perigo tabaco para a saude publica. O perigo real é a paranoia. E a tentativa demagogica de uns ou a ingenuidade de outros, em defender causas que provoquem a perca de certas liberdades e direitos.
Uma proibição é sempre seguida por outras proibições. Ou seja é o inicio de qualquer coisa, não é um fim em si mesmo.
Hoje pode ser fumar. Amanhã quem sabe, será pensar e falar.
Escrevo este comentário sentada no meu local de trabalho a fumar um cigarro.
Sou fumadora porque gosto e porque isso me dá prazer. Ninguem tem nada com isso, desde que não incomode ninguem.
Proibir o fumo nos locais de trabalho só vai fazer com que os fumadores arranjem artimanhas para fumar às escondidas (que é o que vou fazer de certerza, pois não me posso dar ao luxo de deixar de trabalhar). No entanto sou incapaz de fumar quando tenho a consciência que estou a incomodar e quem se incomoda que o diga!
Daniel,
O tabaco ser ou nao considerado uma "droga" nao e' o que me move.
O que me move e' que os consumidores deste produto incomodam terceiros que nao querem consumir e a isso sao obrigados.
Um exemplo:
Existe uma lei que proibe os escapes das motos de ultrapassarem X decibeis. Considerando que a razao desta lei e' o respeito por terceiros e o facto de que nao e' tao prejudicial a saude como o tabaco(para os referidos terceiros, porque nao defendo a proibicao absoluta do tabaco), gostava de saber a sua opiniao sobre a "liberdade" dos motociclistas neste ponto.
Comparacao ridicula? Talvez nao tanto como parece `a primeira vista...
Luisa Costa,
Se todos tivessem essa consciencia civil, nao seria (na minha opiniao) necessaria uma lei. Mas tambem nao seriam necessarias leis que proibam o despejo de lixo em lugares publicas, que obriguem as pessoas a recolher as necessidades do fifi, fazer as necessidades em lugares publicos, etc...
Perguntem a qualquer nao-fumador se a esmagadora maioria dos fumadores tem a consciencia civil que afirma ter. Se forem 10% e muito...
Concordo que nao se pode legislar tudo aquilo que resulta da falta de consciencia civil, mas estamos a falar de perigos para a saude de terceiros que nao podem esperar ate que a sociedade aprenda a respeitar os seus direitos.
Afixado por: Nuno em fevereiro 12, 2004 12:47 PMMas que grande polémica por causa do tabaquinho.
Para mim é simples. Trabalho num local de muitos fumadores, e quando me estão a incomodar, só lhes peço para deixarem de fumar, ou que o façam noutro sítio.É que essa história, de velar pela saúde dos portugueses,por decreto não me agrada muito. Mas também não me preocupo. Pois todos nós sabemos que as leis neste País, em princípio não são para cumprir.....
Houve alguém que disse uma vez que se houvesse bom senso não seriam necessárias leis.
Ora, neste assunto esta máxima deve imperar. Proibir, neste caso concreto, é igual a ostracizar. Nem mais nem menos. Custa muito dizer: ó camarada, colega, amigo, ou seja lá o que for, o teu fumo está a incomodar. Importas-te de ir fumar para outro sítio?
Agora, nova versão com a putativa lei já em vigor: Ó palhaço, não sabes que é proibido fumar?!! Agora escolham...
Que seca....já não há paciência para este país! E garanto-vos que é quem vive fora desse buraco que nota as diferenças. A maioria dos coitadinhos-fumadores-passivos-que-me-estão-a-roubar-o-meu-oxigénio vai na volta vive paredes meias com autenticos crimes ambientais, com alguma das centenas de centrais de qualquer coisa que em 90% dos casos em portugal (sim..e com letra minúscula) não oferecem garantias nenhumas de salubridade para as comunidades vizinhas. Nem ar puro, nem água de qualidade nem nada. Bebem a água do rio onde ontem, concordaram aumentar as descargas de esgotos não tratados porque era necessário, porque a etar não-sei-quê não está pronta ou outra coisa qualquer. Deixem-se de papaguear e ocupem-se de projectos com futuro! FUTURO! Sabem o que é? É deixar de ser papagaio e deixar de imitar os erros e maus exemplos dos outros. Deixem lá os fumadores. Há tanta coisa para fazer e esta gente ocupada em guerras! e parafraseando Almada
"Larga tudo!
-- Os outros, os sentimentos, os instintos,
e larga-te a ti também, a ti principalmente!
Larga tudo e vai para o campo
e larga o campo também, larga tudo!
-- Põe-te a nascer outra vez!
"
Eu trabalhei numa empresa, curiosamente duma pessoa ligada ao Bloco de Esquerda. Partilhava um espaço minimo com um fumador compulsivo que podia-se dizer "já era da casa", um "camarada" com grande ascendente dentro da empresa.
Quando lhe pedi educadamente no meu 3º dia de trabalho se podia evitar fumar ali dentro , pois passava mal com o fumo, tive como resposta
"EU NÃO TRABALHO EM SÍTIOS ONDE NÃO POSSA FUMAR!"
com que direito???? e se eu tivesse asma ou fosse mulher e tivesse grávida? teria de ser eu a procurar outro emprego,
uma vez que a lei não me protege e a consciencia revolucionária
deste cavalheiro ficava pelas palavras que eu tinha que ouvir????
NÂO, NÃO É ASSIM QUE SE FARÁ A REVOLUÇÃO!
Afixado por: João Ramos em fevereiro 12, 2004 01:41 PMAí é que está o rabo do gato. Os fumadores dizem que é só pedir que eles metem o vício no cinzeiro ou vão para outro lado. Mas não é, pelo menos não é com a maioria. O que acontece é que, principalmente se estiverem em maioria, fazem com que o não fumador se sinta um chato. Todos sabemos que isso acontece. Claro que mais cedo ou mais tarde haveria de surgir uma lei desse género. Se ela vai ou não ser cumprida, não sabemos. Mas uma coisa é certa. O não-fumador poderá levar a empresa a tribunal se não se sentir respeitado. Infelizmente, chegou a isso, mas por culpa de muitos fumadores, a começar pelas chefias.
Afixado por: thirdbacus em fevereiro 12, 2004 02:00 PMJoão Ramos
Civismo e boa educação devem ser condições inerentes à raça humana, não às ideologias políticas.
Mal educados há-os em todos os quadrantes.
A propósito o Paulo Portas também está ligado ao BE (por laços de sangue)!
Sou um ex-fumador e quem partilha comigo essa caraterística sabe que não é nada fácil lidar com o fumo dos outros em certas situações: para além do incómodo, surge sempre alguma ansiedade, por um cigarro, que, infelizmente, não desaparece com o tempo (já ouvi um ex-fumador desde há 15 anos dizer que, muitas vezes, tinha vontade de fumar um cigarro). Quem gosta de ir beber um copo com amigos fumadores, para um bar cheio de fumadores, ainda sofre mais. Quererá isto dizer que defendo a proibição do fumo nos bares? NUNCA. Eu, que sofro com o fumo dos outros, que sinto o cheiro desagradável nas roupas e os pulmões afectados no dia seguinte, deixaria de frequentar esses estabelecimento no dia em que o fumo fosse proibido. Porque um lugar tem as suas caraterísticas, boas e más, e tentar extirpar selectivamente aquilo que alguns iluminados pensam que não deve existir, é tirar a alma desse lugar. Os não-fumadores têm sempre duas opções (não estou aqui a discutir os locais públicos ou de trabalho): ir ou não ir.
O fundamentalismo e hipocrisia (dos argumentos a respeito da saúde pública) de alguns deste comentários deixa-me arrepiado. Só espero que os seus autores, para bem da sua consciência, nunca tenham conduzido embriagados, nunca tenham omitido rendimentos numa declaração de impostos, nunca se tenham esquecido de separar o lixo reciclável...
conduzir embriagado ou omitir rendimentos na declaracao de impostos e crime...
CMF dixit:
"Porque um lugar tem as suas caraterísticas, boas e más, e tentar extirpar selectivamente aquilo que alguns iluminados pensam que não deve existir, é tirar a alma desse lugar."
Será que há por aí alguém que seja contra esta medida e contra os touros de morte de Barrancos?
A tradição já não é o que era...
Afixado por: Contradito em fevereiro 12, 2004 02:49 PMJoão Ramos, só não percebi o que é que a filiação partidária do teu ex-colega tem a ver com a conversa.
Afixado por: Daniel Oliveira em fevereiro 12, 2004 03:25 PMvendo bem talvez a filiação partidária não seja relevante. mas sempre identifiquei a esquerda na qual me incluo e especialmente o bloco com uma ideologia de respeito pelo outro, que mesmo estando em minoria é igual a nós.
no episódio que relatei, não creio que tenha sido muito respeitado enquanto trabalhador o que na minha opinião deve ser uma questão sensível á esquerda e ao bloco.
mas peço desculpa pelo meu maniqueismo.
somos sempre mais exigentes com aqueles em que apostamos.
outra coisa: em resposta á luisa costa, o paulo portas não está de forma alguma ligado ao bloco nem através do sangue. isso era dizer que o bloco é o miguel portas. pelo menos para mim é muito mais do que isso.
bem hajam
O João Ramos passou-se.
Daniel pela primeira vez o governo esta a tratar da tua saúde,aproveita o embalo. Houve uma tabaqueira que na República Checa (salvo o erro) que usou o argumento da poupança do estado com a redução do número de pensionistas para baixar o imposto sobre o tabaco.
Se nem isto te demove, ao menos fuma puros e contribuis para uma boa causa, e vais ver que a malta va confluir para a sala de fumo para sentir o aroma.
Afixado por: Major Alvega em fevereiro 12, 2004 04:02 PMEu fumo, e não trabalho.
gostava de ser não fumador.
No entanto, uma proibição, só por si, não faz sentido.
a proibir o que provoca malefícios à saude (nossa e dos outros), acabemos com tudo o resto:
ar condicionado; automoveis; avioes; etc..etc..
e acima de tudo, acabemos com os fascistas, e parasitas que enriquecem à custa das leis mal feitas pelos nossos sucessivos "governos".
haverá algo pior para a nossa saude que termos que levar com os Albertos Joões; Fernando Gomes; Nunos Cardozos; o mussolini do Marco de Canavezes; os gajos do futebol, e os paneleiros todos que nos entram pelas nossas casas, sem pedir licença, cada vez que ligamos a televisão.
quanto ao tabaco. Fumar faz mal, basta respeitar quem não fuma, e vivamos em harmonia.
Um Bem Haja para todos.
Mas fizeste um banzé do caraças com as salas de fumo. Sim senhor...
Afixado por: Major Alvega em fevereiro 12, 2004 04:06 PMÓ meus amigos, isto é muito simples, querem proibir o tabaco no trabalho? tudo bem no entanto não se esqueçam de criar um espaço para os "doentes" Fumadores (EU), caso contrário passamos a sair do gabinete de 15 em 15 minutos, sem que possamos ser repreendidos pelos chefes, porque importa lembrar que a maioria dos que fumamos, não só o fazemos porque gostamos, mas tambem porque o nosso corpo pede o vício!
Assim tenham juizo os radicais, sejam eles pro ou Anti tabaco; Há Espaço para todos neste cantinho à Beira Mar plantado.
Os fumadores que se ponham mas é a pau, que qualquer dia começam a ser preteridos no mercado laboral, para não haver chatices. Porquê?
1. as empresas vão ter que investir em salas de fumo - um espaço não produtivo - e em exaustores e sistemas de ventilação(o que não é barato).
2. Se não houver sala de fumo os fumadores passam a ausentar-se do seu posto de 15 em 15 minutos, o que baixa claramente a produtividade.
3. Um não-fumador irritado por não ter sido aumentado poderá a qualquer momento tramar a empresa com um processo caso tenha o mínimo motivo para tal.
4. Provavelmente os fumadores vão andar bem mais stressados sem poder fumar quando apetece. Logo temos ambiente laboral menos harmonioso.
Claro que nos currículos vai passara ser valorizado o requisito NÃO-FUMADOR.
Mais vale um fumador a trabalhar satisfeito, que um trabalhador com níveis de ansiade pelas nuvens!
Seria pertinente também questionar o investimento, o a falta dele, em equipamento para deficientes motores por exemplo, afinal se calhar não compensa.
Não esquecer que os Gurus dos gestores, os legisladores, muitos Médicos e sobre tudo aqueles que se apresentam como impulsionadores de tão brilhante ideia, sim, eles também são viciados!!
Quem não pecou que atire a primeira pedra, já dizia o outro...
Por falar nisso vou acender um cigarrinho...
Afixado por: Planetas em fevereiro 12, 2004 06:30 PMAlguém duvida dos maleficios do tabaco?
Alguém duvida de que é prejudicial o fumo passivo?
Agora quem vai ter que pedir para fumar é o "chato" do fumador e não o "chato" do não fumador.
Há algum problema de que a lei passe a estar do quem têm razão?
Concordo plenamente com a ideia da proibição de fumar no trabalho especialmente em escritórios.
É incrivel como pessoal a fumar dentre de salas e escritorios minusculos e perturbação as outras pessoas e pior do que isso a prejudicar a vida de colegas de trabalho sem que eles possam fazer algo para se opor. Quem tem necessidade de fumar é que tem que se deslocar para um sitio onde satisfaça o seu vicio e não o contrário.
psyco, não posso concordar mais com a tua posição!! pena seja que muitos outros não a partilhem, quem quer fumar e não incomodar quem não o faça, deve ter alguma alternativa, nomeadamente um espaço, pode até ser pequeno, escuro, de certeza que isso não será motivo de mais discordias!
Eu respeito o direito dos que Não fumam, mas tabem exigo direitos para aqueles, que, por uma ou outra razão o fazem!!
Nesta coisa dos "direitos" é preciso ter cuidado... Não cuspam tanto para o ar, ó Fumadores Passivos, não vá ainda o cuspo cair-vos em cima... Hoje o tabaquinho...
Afixado por: zás!pás! em fevereiro 12, 2004 07:55 PMÉ engraçado falar dos vícios dos outros (do meu)! Portugal é um país democrático? Também me vão proibir de coçar os tomates? é que também pode incomodar muita gente, sei lá. Vocês são feios, por isso saiam-me da frente que fazem mal ao meu bem-estar, ao meu equilíbrio emocional. Proponho antes, uma total proibição do tabaco. Passa a ser ilegal e já ninguém fuma. É como os charritos, passa a ser às escondidas mas toda a gente sabe que ela anda por aí. Get a life please!
Afixado por: eu em fevereiro 12, 2004 10:47 PMÉ engraçado falar dos vícios dos outros (do meu)! Portugal é um país democrático? Também me vão proibir de coçar os tomates? é que também pode incomodar muita gente, sei lá. Vocês são feios, por isso saiam-me da frente que fazem mal ao meu bem-estar, ao meu equilíbrio emocional. Proponho antes, uma total proibição do tabaco. Passa a ser ilegal e já ninguém fuma. É como os charritos, passa a ser às escondidas mas toda a gente sabe que ela anda por aí. Get a life please!
Afixado por: eu em fevereiro 12, 2004 10:48 PMMAS QUAL É O VOSSO PROBLEMA!? Eu sou anti-tabagista e não para aí a insultar os fumadores e a exigir-lhes que deixem de fumar! Porra pá, cresçam! Com tantos problemas no mundo, ficam muito chateados porque o vosso colega de trabalho fuma! Já ouviram falar em liberdade!! "Ai mamã, olha o homem mau que fuma ao pé de mim!"
Estes e os ambientalistas ferrenhos são das coisas mais inúteis que existem! Não têm mais nada que fazer a não ser chatear e restringir a liberdade às pessoas! Pelo menos chateiem-se com coisas importantes, como facto de termos um dos salários mínimos mais baixos da UE, ou com os milhares de crianças que morrem de fome, ou com os povos que vivem sob regimes totalitários! Façam alguma coisa da vida!
Não há pior que os fala-barato. Cá por mim, que quando fumo é puro prazer, o que nem sequer acontece todos os dias, acho que toda esta conversa não interessa a ninguém. Então um desses barbas da quercus, pode poluir o ar com as porcarias que normalmente vomita , sem saber sequer o que está a dizer e ninguém o chateia e um desgraçado não pode dar umas passas?
Estes tipos do governo não têm é vergonha. É só ir atrás de uma daquelas motorizadas da PSP que andam na rua e levar com nuvens de fumo nas ventas, mas essa porcaria não faz mal nem é preciso acabar com as ditas cujas.Isto do tabaco devia ser equiparado ao problema do aborto; devia haver total liberdade para cada um fazer o que lhe desse na gana; e, já devia estar em vigor há uma porrada de anos pois se calhar as mães de muito gajo que para aí anda tinham abortado e assim a gente agora não tinha de os aturar.
É impressionante a quantidade de comentários que resultam de um post sobre o tabaco...
Quando se trata de assuntos que mexem directamente com o nossa bolsa e a nossa vida, ninguém se dá ao trabalho.
Será que o tabaco é o único vicio à nossa disposição. Não haverá outros bem melhores? Aqui fica a questão para os sociólogos e antropólogos do bloco resolverem. Porque será?
Não há pachorra, e desculpem-me mas a compostura já lá vai, visto a recurrência do tema, para estes paneleiros anti-tabágicos destas e doutras bandas.
De uma vez por todas, abram os olhos, leiam, e arranjem uma sinapsezinha nesses vossos anquilosados cérebros:
Os fumadores só querem fumar. Não importa se for em local fumador "free". Têm toda a liberdade de se escusarem a respirar o nosso fumo, desde que nos destinem um cantinho à mão de semear. Dispensamos a vossa inútil presença no acto de fumar, por mais inacreditável que isso vos possa parecer.
Os fumadores são conscientes do malefício do tabaco. Só que mandam na sua própria saúde, e dispensam guardiões da mesma. Cada um faz a sua cama. A nossa fazemos nós, obrigado.
Os fumadores passivos, até prova em contrário (e já foram feitos muitos estudos), NÃO MORREM mais cedo, NEM TÊM mais doenças. Com a excepção do pormenor da atopia em crianças. Que qualquer adulto consciente, por isso, salvaguarda.
Pensem antes de dizer o disparate dos fumadores sairem mais caros ao estado, a nível do sistema nacional de saúde.
Pensem, e depois não critiquem um dos poucos posts do Sr. Daniel em que ele justamente critica essa moda americana. Foleira, não por ser americana, mas por ir ao encontro dessa sociedade higiénica, que ambiciona a imortalidade, que não se conforma com a doença, com a velhice, com o lento e inexorável caminhar para a putrefacção. Todos iremos lá parar um dia, uns mais cedo, outros mais tarde. Eu também, como o Daniel. E será à nossa maneira, com pulmões negros, quiçã insuficientes, quiça cancerosos. Com a laringe entupida por um tumor. Com a bexiga, ou o esófago, achacados pela malignidade. Ou simplesmente com uma artéria entupida. Será horrível. Mas também o será para todos os outros, acabe-se lá com este circo foleiro de uma vez por todas. Não há boas maneiras de se viver para morrer. Se houvesse, a história seria outra.
Por fim, já mais calmo, um desabafo: que pena eu também não poder afastar certas pessoas mais incomodativas das minhas redondezas. O meu local de trabalho ficaria tão melhor...
PS: por favor, comentem com critério, com pés e cabeça. A paciência, neste campo do tabaco, começa a faltar-me.
Afixado por: Alfredo Vieira em fevereiro 16, 2004 12:51 AM