março 17, 2004

Para repetir muitas vezes

Bin Laden não ganhou quando lhe aceitaram a sua declaração de guerra. Bin Laden não ganhou quando Bush usou o termo "cruzada" ao referir-se à "guerra contra o terrorismo". Bin Laden não ganhou quando a direita comprou a ideia do "choque de civilizações". Bin Laden não ganhou quando lhe abriram as portas do Iraque e aí lhe proporcionaram o caos. Bin Laden, em geral, não ganhou enquanto fizeram tudo o que ele mais desejava.

Bin Laden só ganhou quando a maior parte dos espanhóis optou por um voto contra a guerra.

Publicado por ruitavares em | TrackBack
Comentários

Sempre vi mais gente na esquerda a comprar a ideia do choque das civilizações do que na direita. Mas o meu mundo é diferente do teu. Já agora, porque é que ninguém comenta as declrações do SG das NU criticando, sem margem para dúvidas, a declaração do Zapatero sobre a retirada das tropas espanholas do Iraque até finais de Junho? E porque é que ninguém fala das declarações de apoio do camarada Fidel à citada promessa do Zapatero?

Afixado por: Fernando Martins em março 17, 2004 06:58 PM

Seguindo o raciocónio anterior, Zapateiro deverá copiar Durão Barroso e afins mandando às ortigas as promessas eleitorais que determiram a maioria dos espanhois.

Afixado por: Martin Onil em março 17, 2004 07:37 PM

fernando:

se no teu mundo o huttington e o pessoal que amou o livro dele são de esquerda, é porque de facto estás num universo paralelo.

não sei se ninguém comenta as declarações do annan. eu até não as comentei porque não consigo ler tudo e ouvir tudo.

ninguém comenta o que diz o fidel porque o que o fidel diz não interessa pevide.

Afixado por: rui tavares em março 17, 2004 07:57 PM

Fernado Martins,

«Choque de Civilizações» tem sido um estandarte discursivo da direita, da extrema e da clássica.Infelizmente algumas vozes de esquerda perfilharam essa termilogia(perigosa, dependendo de quem a manipule). Já agora, que declarações do Koffi Annan? Estou a leste. De qualquer modo, é gratificante ver que certa direita volta a estar atenta ao que possa dizer o SG da ONU, que antes da Invasão do Iraque foi simplesmente dado como invisível. É sempre bom aprender com os erros.

Afixado por: thirdbacus em março 17, 2004 09:11 PM

Essa visão pacifista do Daniel parte do pressuposto que a criatura em causa é inofensiva, e que poderia ser detida com bloqueios, embargos ou palavras e atitudes mansas.
O que sugerem?
Já fiz a pergunta antes e, sabendo que ninguém tem a obrigação de responder, ainda não a vi esclarecida...
E se, numa comparação puxada, há 50 anos se tivesse achado "forçado" a declaração de guerra à Alemanha, ou o anti-semitismo que ela encarnava, ou se se tivesse tido a ideia pacifista de não envolvência numa guerra sanguinária?
Vão dizer que não faz sentido a comparação. Que havia invasão territorial pelo meio. Que o "talibanismo" não é para as mulheres e os ocidentais o que o nazismo foi para os judeus e paises vizinhos. Que o Iraque até nem tem nada a ver com isso (além do facto de partilhar da ideologia anti-ocidental do terrorista, sendo ainda mais paranóico do que ele).
Não é comparável, mas é o que se arranja.
E que tal uma vichyssoise?

Afixado por: Alfredo Vieira em março 17, 2004 09:39 PM

ENVIADO POR FAX A UN DIARIO ÁRABE DE LONDRES
El grupo que reivindicó el 11-M declara una tregua hasta saber las orientaciones del nuevo Gobierno
http://www.elmundo.es/elmundo/2004/03/17/enespecial/1079545539.html

Bem, pode ser que esta seja a via da "negociação" terrorista que Mário Soares defendeu hoje

Afixado por: SemNome em março 17, 2004 09:43 PM

"Essa visão pacifista do Daniel parte do pressuposto que [...]"

Comé? O Rui Tavares é heterónimo do Daniel Oliveira? Oh diacho, que tou confuso!...

(a despropósito, viram o Contra de hoje? hehehe)

Afixado por: Jorge em março 17, 2004 09:46 PM

OK, já ouvi o Koffi Annan,

Não se ouve qualquer espécie de crítica(sem margem para dúvidas) como diz o Fernando Martins.O SG da ONU diz o que era expectável nas circunstâncias - diz recear que a anunciada retirada para Junho dos militares espanhóis possa desequilibrar as forças no terreno, e que espera ver aprovada uma nova resolução, etc. Aliás, o Koffi parece estar bem mais preocupado com a transferência de poderes para a ONU, agendado para Junho, se tudo correr bem.Igual preocupação e indisfarçável urgência assiste-se no rosto de Bush, que já há muito não deve dormir em condições.

Afixado por: thirdbacus em março 17, 2004 10:05 PM

Quem é o Bin Laden?
Porque é que não vais brincar à política para outro lado. A política é coisa para homens.
Já agora... o velho Soares já disse o disparate essencial para que todos os esquerdóides possam brincar com as vítimas de Madrid, Bali, Nova Iorque, etc.
Deixemo-nos de hipocrisias tu, e outros caramelos como tu, até acharam piada ao que sucedeu em Madrid.
Verdad?
Agora explica às pessoas como é que farias?
Negociavas, como o velhote Soares diz que fazia?
Acompanhavas os inconsequentes okupas e quejandos que te seguem diariamente? Para Onde? Para quê?
Irias fazer números de circo palhaçóides (porque mal feitos) para a Baixa?
Tens o estômago cheio e má consciencia'? Porquê?
O que é que fazes de Útil?
Quantos calos tem a Tua mão?
Já viste que quem morreu em Madrid se levantou cedo para ir trabalhar?


Isto são coisas sérias. Isto não é esquerdóides para um lado e fascistóides para outro.
Isto representa um risco para os nossos filhos. Se calhar também para os teus...

Agora repara:
Não há nenhum indivíduo que minimamente conheça as questões geoestratégicas que se põem ao Ocidente que diga os disparates que tu dizes.
Agora repara. o teu mundo é este.
Agora abre os olhos: na maior parte do mundo não é possível escrever o que nos apetece.
AGORA PENSA: ACHAS QUE OS TERRORISTAS, SE CONSEGUISSEM OS SEUS INTENTOS TE DEIXARIAM DIZER OS DISPARATES QUE TE APETECE DIZER QUANDO OS QUERES DIZER?


TU, NESTE OCIDENTE DE MERDA PODES DIZER OS DISPARATES QUE TE APETECER SEM PROBLEMAS.

Deixa de te armar em 'copo de leite' com problemas existenciais: Aborreces as pessoas mais consequentes. Só há algo de bom, materialmente, que te pode acontecer: Se o Trotsky Louçã reparar em ti ainda chegas a deputado.


Afixado por: José Soares em março 17, 2004 10:46 PM

Tens razão, foi o Rui Tavares. Freud explica?

Afixado por: Alfredo Vieira em março 17, 2004 10:57 PM

Subscrevo totalmente o que o Zé Soares, nosso 'alter ego de ocasião', expôs acima.

Um abraço torcido,
Francisco Nunes

Afixado por: Planície Heróica em março 17, 2004 11:05 PM

Grande post, Rui.
Alfredo, não fui eu, mas gostava de ter sido.

Afixado por: Daniel Oliveira em março 17, 2004 11:19 PM

Já cá faltava a vizinha do lado...

Afixado por: Planície Heróica em março 17, 2004 11:20 PM

Se esta gente se incomoda tanto com o que os Barnabés dizem (parecendo até dispostos a calá-los à força, caso pudessem), então porque carga de água vêm para aqui sofrer? Se o que eles dizem é um disparate redondo, se não há ponta por onde se lhe pegue, argumento que se aproveite, ou resposta que valha a pena, então porque carga de água vêm para aqui sofrer? Cambada de tontos.

Afixado por: Martelo em março 17, 2004 11:35 PM

Também tenho achado algo disparatada esta troca de tiros, estes raciocínios à pressa, em cima do acontecimento, e apesar de me rever mais nas posições de esquerda do que nas de direita (em quase tudo), não posso deixar de criticar os Barnabés por se deixarem levar na torrente. Bem sei que é tentador responder a tudo e comentar tudo, mas assim abrem os flancos, vacilam, dão argumentos fracos e prejudicam as vossas próprias posições. Fazer circo com coisas destas é um caminho perigoso. E atrai muitos palhaços.

Afixado por: Martelo em março 17, 2004 11:40 PM

O Martelo é fixe!

Afixado por: Planície Heróica em março 17, 2004 11:41 PM

O motor da História nunca foi a luta de classes mas sim os choques civilizacionais e étnicos, o facto da esquerda clássica continuar a não entender isto é a sua tragédia, para a qual obviamente, me estou perfeitamente a borrifar!!

Afixado por: Rui Pereira em março 17, 2004 11:47 PM

Esta conversa de esquerdoides para um lado e fascizoides para o outro não faz qq sentido. E, Alfredo Vieira, o Iraque não é comparável porque não representava a menor, repito, a MENOR ameaça para o exterior - internamente o caso muda de figura, mas o pretexto enunciado até à exaustão foi a existência de armas de destruição maciça.. Isso porque Saddam o que queria era passar despercebido, já que, ao contrário de Bin Laden, era um inimigo visível, e sabia que ao menor sinal de ataque o mundo lhe caía em cima. Aliás, da forma como decorreu a invasão, pôde-se verificar que o seu exército não podia com uma gata pelo rabo, e nem ao menos estava devidamente armado. Pelas razões que enunciei noutros comentários, Bin Laden esfregou as mãos de contente com a invasão. Além de que é muito fácil ser "valente" quando o adversário está nas últimas; ou seja, a situação inversa à que aconteceu na 2ª guerra.

Afixado por: João Pedro em março 17, 2004 11:52 PM

Concordo com o João Pedro. Estas colagens sistemáticas à segunda guerra e ao nazismo são absolutamente patéticas. É a demagogia e a ignorância em todo o seu esplendor.

Afixado por: Martelo em março 17, 2004 11:58 PM

O Martelo é culto!

Afixado por: Planície Heróica em março 18, 2004 12:08 AM

Alfredo Vieira,
os bloqueios, embargos ou palavras e atitudes não mansas mas firmes, tiveram excelentes resultados há não muito tempo, na África do Sul. Há menos de uma geração a maior parte da população era totalmente segregada e dominada por uma minoria. Uma transição pacífica sem vinganças ou viragens para extremismos, de um ou outro lado. Certamente existem e houveram problemas mas é um exemplo de uma revolução pacífica, feita pela população local onde a pressão internacional foi importante.
Outros exemplos onde uma intervenção externa têm sucesso são mais raros (como demonstra a situação no Haiti).
A comparação com a II GM é de facto puxada. Há 50 anos o anti-semitismo era bastante propagado no Ocidente, tal como o racismo, a homofobia, etc. Por isso até à expansão territorial Nazi, os governos ocidentais e não ocidentais, não tomaram nenhuma acção, dita pacifista, para isolar o governo Alemão. E certamente nenhuma militar.

Afixado por: aki em março 18, 2004 12:29 AM

« O motor da História nunca foi a luta de classes mas sim os choques civilizacionais e étnicos »...

GRILO FALANTE OU BESTA GALOPANTE?

Afixado por: thirdbacus em março 18, 2004 01:09 AM

Retorno ao Barnabé "off-the-topic", se me permitem, para falar de um problema que atormenta diversas pessoas, sobretudo as que vivem no local: como resultado da erosão no litoral português, a praia de Moledo do Minho desapareceu, a sua duna está a ser arrancada pelo mar, o passadiço de madeira que lá havia sumiu-se igualmente,e o único paredão existente está a se fustigado pelo mar. As causas directas têm a ver com a retirada de areia do estuário do Minho, para o funcionamento do Ferry-boat local (embora esteja a ser concluída uma ponte a poucos kms a montante)e devido aos interesses dos areeiros locais (lembram-se da tragédia de Castelo de Paiva?), mas a câmara de Caminha assobia para o lado. o mar levou no último ano uma quantidade dea reia que dava para encher mais de mil camiões. Em consequência, não só as casas próximas do mar e respectiva rua (por sinal chamada 25 de Abril) estão ameaçadas de queda no oceano como a própria povoação teme ser invadida pelas águas. A quantos lerem isto e se interessem pela situação, peço que falem do problema ao ma´ximo de pessoas possível,para pressionar quem de direito a adoptar medidas necessárias. Se assim for, pode ser bom precedente para o litoral português. Caso contrário, ouvirão falar do desapareciamnto de Moledo sob as águas.
Voltarei a falar do assunto aqui, se o Barnabé se não opuser. De qq forma, agradeço o espaço concedido.

Afixado por: João Pedro em março 18, 2004 01:27 AM

josé soares: essa foi uma tentativa desesperada de me irritar tanto como você ficou com o texto que escrevi. para a próxima tente mais em jeito do que em força.

Afixado por: rui tavares em março 18, 2004 04:03 AM

A comparação foi puxada, versão hard, disse-o claramente no texto, apesar de alguns mesmo assim não terem percebido.
Não há conflitos iguais.
O embargo à África do Sul também é puxado, só que dessa vez versão light. A África do Sul nunca representou uma ameaça externa às suas fronteiras. Já o Iraque, por debilitado que estivesse (e estava), tinha uma clara vocação para voos mais altos. Viu-se pela tentativa de invasão do Kuwait, pela guerra com o Irão, e pela debilidade mental dos sucessores que Saddam tinha guardados. Ninguém duvida que, se Saddam pudesse, tinha uma arma nuclear. E, se a tivesse, usá-la-ia. E os sul-africanos nunca fizeram explodir os civis dos paises adversários políticos. Enfim, estamos a entrar numa discussão que, parece-me, já é passado neste blog.
Voltando ao presente: acho que o Bin Laden ganha em ver que um atentado seu fez cair um governo que lhe era inimigo. E acho isso inaceitável, e encorajador para cabeças já de si desprovidas de qualquer sentido de ética, tolhidas pelo fanatismo religioso.
Mas a culpa não é dos espanhóis, eles têm medo, e medo teríamos todos nas mesmas circunstâncias, mesmo os que "escrevem grosso" nessas caixas de comentários (quiçá para catarse da sua cobardia). É do principal partido da oposição (aliás, ex-oposição, ainda não me conformei) , que sucumbiu ao eleitoralismo fácil por alturas do conflito. A política nunca foi uma mulher séria. Hoje em dia é uma puta.

Afixado por: Alfredo Vieira em março 18, 2004 09:16 AM

Penso que tanto a hipotese "guerra" como a hipotese "bloquio/sanções" não têm lógica, já que ambas se esquecem de uma coisa: a Al-Qaeda não é um território (em rigor, nem sequer é uma organização). Declar guerra à AlQaeda soa bem, mas é como declar guerra à Mafia - não significa nada.

Quanto a sanções economicas à AlQaeda, ainda mais absurda me parece a ideia.

Quanto à solução, só há uma - o recurso a forças não convencionias, agindo de forma semi-clandestina, para desarticular a AlQaeda. Em vez de ter dezenas de milhares de soldados regulares no Iraque, faria mais sentido ter pequenas equipas, vestidos à local, as vaguear pelas montanhas do Afganistão, em busca do bin Ladem.

Afixado por: Miguel Madeira em março 18, 2004 09:44 AM

O que não faltam aqui no barnabé são treinadores de bancada. Tipo Gabriel Alves...

Uns pequenos conselhos, deste muy humilde que vos lê (com alguma paciência, é certo):
1- Mantenham os vossos posts curtos e objectivos;
2- Exprimam as vossa ideias, limitem as referências a terceiros;
3- Não pessoalizem e não insultem;
4- E assinem sempre os vossos posts (sem "nick names").

É que este espaço até poderia ser um espaço de debate, porque muitos não estão para aturar crianças mal educadas e porque ninguem tem paciência para ler testamentos.

Talvez assim valha a pena vir aqui...

Os "donos" do blog podem dizer de sua justiça.

Afixado por: Rui Firmino em março 18, 2004 03:34 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?