março 18, 2004

Em Cuba, livres já!

Faz hoje um ano que foram presos. São escritores, jornalistas, oposicionistas. São 75 e as suas penas, todas juntas, somam 1475 anos de prisão. Crime: ter opinião. Alguns estão encarcerados em solitárias com 3 por 4 metros e com direito a uma visita de três em três meses. A sua prisão aconteceu dois dias depois da Cimeira dos Açores, aproveitando a distracção do Mundo. Mas o Mundo não está distraído, e continua a exigir a libertação de todos os presos políticos em Cuba, a exigir liberdade e democracia. Cuba há de vencer. Sem o bloqueio económico, que ajuda a eternizar Fidel no poder. Sem Fidel, que se eterniza no poder como se do seu quintal se tratasse.

Publicado por danieloliveira em | TrackBack
Comentários

Cá tinha que estar alguma farpa aos EUA e ao bloqueio económico...
Mas, o que tem feito a esquerda mundial para tirar Fidel Castro do poder ditatorial em Cuba?

Afixado por: Peixoto em março 18, 2004 04:31 PM

Eu respondo por mim, e aqui estou, a denunciara ditadura castrista, como já fiz várias vezes. Mas se espera que com isso apoie o bloqueio, pode esperar sentado. Sobretudo porque ele ajuda o ditador Fidel Castro.

Afixado por: Daniel Oliveira em março 18, 2004 04:49 PM

Que todos os cubanos possam apanhar uma "bebedeira" de cuba-livre.

Afixado por: Kafka em março 18, 2004 04:52 PM

Todos os ditadores cairão.

Afixado por: Joao Norte em março 18, 2004 05:04 PM

Não concordo com o bloqueio económico feito a Cuba, mas acho piada que, para si, a acção dos EUA em relaçao a Cuba, fomenta a continuidade de Fidel enquanto na queda do comunismo o americanos já pouca relevância tiveram.

Não estará a entrar em contradição, Daniel?

Afixado por: André em março 18, 2004 05:05 PM

não sou adepto dos métodos brutais de repressão com que fidel e sues muchachos subjugam o povo cubano. a revolução cubana foi um belo sonho, o desvio fascizante que sofreu deu cabo dela.
no entanto, sempre que certos "democratas" me vêm com a história da necessidade da libertação de cuba, só me lembro desta tirada literária:
" - (...) Dá-me um eufemsimo, mano.
- Um quê? - perguntou o taberneiro.
- Um cubalibre. (...)"

Luis Sepúlveda, in Nome de Toureiro

Afixado por: metrografista em março 18, 2004 05:10 PM

metrografista, agora estamos esclarecidos. Muito clarividente o seu comentário.

A propósito de bloqueios. Vamos lá fazer um teste à vossa coêrencia. Não concordam com eles (recordem que o Iraque sofreu também um) mas também não concordam com as invasões militares para derrubar os ditadores. Então, afinal em que ficamos? Deixamos pura e simplemente um povo em agonia e subjugado até que o ditador caia da cadeira (literalmente)? Esclareçam, por favor.

Afixado por: Rui Firmino em março 18, 2004 05:23 PM

E o que é que a Direita tem feito para ajudar o povo cubano? A Direita, com o apoio ao bloqueio, tem feito muito mais do que a Esquerda para eternizar o Fidel no poder. É a medida de política internacional mais estúpida desde que os troianos deixaram entrar o cavalo de pau porta dentro. O Fidel, se não fosse ateu, até rezava todas as noites uma oração pela saúde do bloqueio.

Afixado por: antonio em março 18, 2004 05:37 PM

O Fidel está-se lixando para o seu povo. Ele passar fome não passa. Eu, que não concordo com o bloqueio, junto-me ao Daniel nos protestos. Seja qual for a cor de quem está no poder, não se pode admitir NUNCA que alguém seja preso, torturado ou morto por ter opinião. Em Cuba, no Iraque ou nos EUA. Seja onde for...

Afixado por: Nelson Santos em março 18, 2004 05:43 PM

O mundo está distraído e já não se lembra dos prisioneiros políticos em Cuba, nem das condições "crueis, desumanas e degradantes" em que estão detidos, mas o Daniel NÃO está distraído e lembra-nos. Obrigado Daniel.
Se o bloqueio económico a Cuba ajuda a eternizar Fidel no poder (coisa que eu não sei se é verdade), o bloqueio económico à África do Sul ajudou a eternizar o apartheid, o bloqueio económico à Palestina ajuda a eternizar Arafat, e o bloqueio económico ao Iraque ajudou a eternizar Saddam. Repito, não sei se nada disto é verdade. A histório só ocorre uma vez, não é possível fazer experiências controladas com ela.

Afixado por: Luís Lavoura em março 18, 2004 06:44 PM

Independentemente das causas que fazem persistir Fidel no poder, importa que o ocidente não vire as costas para que de uma forma mais positiva possa impôr condições.

O bloqueio tem muito pouco de ideológico (e muito mais com interesses e sujeições à comunidade cubana nos EUA), e se é verdade que por vezes é necessário (em Países, onde por exemplo estão em causa migrações de armas), em outras vezes agudiza os problemas e afasta as soluções de consenso.

Acho que é tempo de fomentar uma possível reconciliação, até porque a idade de Fidel sugere mudanças no curto/médio prazo. Esperemos que sejam no bom sentido.

Afixado por: Off em março 18, 2004 07:02 PM

danielo ao poder...
e em cuba...
já...
tresandas a verdade, danielo, até se torna insuportável...

Afixado por: Afixe um comentário em março 18, 2004 07:19 PM


Prisioneiros políticos é coisa que não existe em Cuba, ao contrário dos EUA onde quem passa fome é condenado à morte.
Os barnabés têm sempre de fazer eco da propaganda imperialista, para mostrarem que são democratas.

Afixado por: Andropov em março 18, 2004 07:35 PM

Estou com o andropov
Comunas como deve ser é no PCP
os outros são uma cambada de burgueses vendidos ao imperialismo e à merda que o conforto traz
Viva Cuba! Viva a Revolução! Viva Fidel! Viva Carvalhas! Viva Odete Santos! Viva o porco que agora lidera a nossa bancada parlamentar!

Afixado por: eu em março 18, 2004 09:01 PM

Assim não vamos lá.
Por aqui analisa-se a realidade numa de ou é preto ou é branco.
O Fidel ou é bom ou é mau, o bloqueio ou é bom ou é mau.
50 anos de história não cabem num post de 122 palavras. Ninguém pode ser preso pelas suas opiniões, nem um país por muito grande e poderoso que seja, pode dizer aos seus vizinhos como devem viver.
Por limitações na nossa capacidade de manipular informação pretendemos sempre que as coisas sejam pretas ou sejam brancas, que os bons estejam a um lado e os maus ao outro, mas felizmente não é assim.
No meio de tudo isto e ao olhar para o post anterior temos ainda as mentes perturbadas que vagueia na escuridão da incapacidade de perceber o que os rodeia e reagem aos impulsos das suas emoções tão primárias que nos fazem lembrar répteis. Contudo são seres humanos são o mais profundo de nós próprios.

Afixado por: Oscar em março 18, 2004 09:48 PM

É sempre bom ver os crimes de Cuba relembrados.
Pena é que não o consigam fazer sem o tal mas, a farpa aos EUA...
Qualquer dia ainda hei-de ler que são os EUA que financiam a manutenção de Castro no poder!

Afixado por: NunoP em março 18, 2004 11:18 PM

Liberdade em Cuba, sim senhor, desde que não seja a de Batista, nem a de Guantánamo...

Afixado por: zás!pás! em março 19, 2004 12:38 AM

Ditadores todos abaixo, com queda ou sem queda da cadeira. Porque já estão prevenidos, depois do tal que dela caíu.
E quanto a farpas aos EUA - tadinhos - não tivessem sustentado até à exaustão as mais variadas ditadoras da América Latina - e fiquemos por aqui - e toda a legitimidade teriam agora quanto a Cuba, ao Iraque, à ... Coreia do Norte (parece que esta está esquecida) e a outras formas mais ou menos disfarçadas de ditaduras lá pelo Médio Oriente, pelo Paquistão, eu sei lá.
Mas com intervenções militares ? Os resultados são conhecidos. Mas com a pipa de massa que se gasta no Iraque, o seu ex-ditador teria caído, e ainda sobraria para muitos outros saltarem do lugar. Bastava, se outros interesses não estivessem em causa, puxar um pouco pela cabeça. E, antes de mais, ser coerente nesta matéria. O que custa pró caraças.

Afixado por: ampinto em março 19, 2004 02:01 AM

UUUaaahhh!! Já estou cheio de sono.

Afixado por: Major Alvega em março 19, 2004 04:47 AM

Ó Luís Lavoura, a história realmente só acontece uma vez, mas não deixa de ser importante notar que, (quase) sempre que há bloqueios económicos, as ditaduras se mantenham no poder sem grandes problemas.

Afixado por: João André em março 19, 2004 09:31 AM

O Andropov estava a brincar, não estava?...

Afixado por: Heroi do Silêncio em março 22, 2004 01:53 AM

Ó Daniel e se fosses a Cuba perguntar à população o que é que ela acha de tudo isto? Acho que em vez de fazeres comentários levianos devias informar-te melhor... é só uma ideia!!!
Eu vou fazê-lo em breve!

Afixado por: Ariscada em agosto 30, 2004 12:00 PM

Ó Daniel e se fosses a Cuba perguntar à população o que é que ela acha de tudo isto? Acho que em vez de fazeres comentários levianos devias informar-te melhor... é só uma ideia!!!
Eu vou fazê-lo em breve!

Afixado por: Ariscada em agosto 30, 2004 12:00 PM

Ó Daniel e se fosses a Cuba perguntar à população o que é que ela acha de tudo isto? Acho que em vez de fazeres comentários levianos devias informar-te melhor... é só uma ideia!!!
Eu vou fazê-lo em breve!

Afixado por: Ariscada em agosto 30, 2004 12:00 PM

Ó Daniel e se fosses a Cuba perguntar à população o que é que ela acha de tudo isto? Acho que em vez de fazeres comentários levianos devias informar-te melhor... é só uma ideia!!!
Eu vou fazê-lo em breve!

Afixado por: Ariscada em agosto 30, 2004 12:01 PM

Ó Daniel e se fosses a Cuba perguntar à população o que é que ela acha de tudo isto? Acho que em vez de fazeres comentários levianos devias informar-te melhor... é só uma ideia!!!
Eu vou fazê-lo em breve!

Afixado por: Ariscada em agosto 30, 2004 12:02 PM

Ó Daniel e se fosses a Cuba perguntar à população o que é que ela acha de tudo isto? Acho que em vez de fazeres comentários levianos devias informar-te melhor... é só uma ideia!!!
Eu vou fazê-lo em breve!

Afixado por: Ariscada em agosto 30, 2004 12:02 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?