abril 15, 2004

Aviso

Quando o Barnabé nasceu, há pouco mais de sete meses, fomos claros no que tocava à participação dos leitores nas caixas de comentários. Aqui não entrava propaganda fascista e xenófoba. Os nazis que criassem os seus próprios blogues. Esta era a excepção à regra: as caixas de comentários eram um espaço de liberdade e confronto. Que nos defendessem, que nos atacassem, que criticassem, que fizessem reparos, que nos insultassem até, dentro das regras mínimas da civilidade e da higiene deste blogue.

À medida que o Barnabé foi ganhando mais leitores e alguma notoriedade, foram aumentando não apenas os comentadores de direita (óptimo, são sempre bem-vindos), mas sobretudo gente que, independentemente das suas convicções, baixa o nível do debate até um ponto insuportável. Por nós, vivíamos bem com isso. A coisa que mais vezes ouvimos foi: «como é que vocês aguentam? E respondem-lhes? Que paciência!». Não vivemos mal com a acidez do debate e sabemos que quem vai à guerra, dá e leva. Nunca nos fizemos de virgens ofendidas.

Ultimamente, as coisas atingiram um novo patamar. E começámos a receber cada vez mais e-mails de leitores a protestar. E com razão. Gente que concorda ou discorda das nossas opiniões, mas que gosta de as ler. E que, quanto tem vontade de comentar, desiste ao verificar o nível a que a coisa chegou nestas caixinhas democráticas. Alguns barnabé-haters já não se limitam a atacar. Passaram à sabotagem pura e simples. Tudo já foi feito, desde o insulto mais vulgar, até à quadruplicação de nicks usados por uma mesma pessoa, passando, recentemente, pela utilização da assinatura de outros comentadores e de bloggers do Barnabé para os deixar mal vistos.

Os protestos das pessoas que gostam de cá vir têm fundamento. Por elas, e porque gastamos tempo com isto, seremos, a partir de agora, mais rigorosos. Como se costuma dizer, agiremos em conformidade.

As regras do jogo são claras: é permitida a total liberdade de opinião (continuando a não se aceitar propaganda nazi e racista), o insulto pessoal não deve nunca ser utilizado, é interdita a utilização de nomes e nicks de figuras públicas, de bloggers ou de outros comentadores e não permitiremos a utilização do Barnabé para a difamação pessoal de qualquer pessoa (pela qual poderiamos ser legalmente responsabilizados). São estas as regras, muito permissivas e abertas. Quem não as cumpra verá o seu comentário apagado e, nos casos mais graves, o seu IP bloqueado. E nem perderemos tempo com mais explicações. Simples? Simples. Porque as pessoas civilizadas têm direito a comentar aqui. E entre os nossos leitores elas são a larguíssima maioria. De direita e de esquerda, para o caso pouco importa. A maioria dos comentadores não terá de mudar nada no seu comportamento. Para os outros, fica o aviso.

Publicado por danieloliveira em | TrackBack
Comentários

Entendo perfeitamente a medida, há realmente gente que exagera! E isso de gente a usar nomes de outros inclusive nomes dos autores do blogue é realmente desprezível, abaixo de cão. Espero no entanto que como leitor acido-o deste blogue que as coisas não tomem rumos muito radicais isso seria fazer um favor aqueles que aqui vêm para a sabotagem.
Como leitor critico para o bem e para o mal apoio esta medida.

Afixado por: dias em abril 15, 2004 03:28 AM

Escrevi o último comentário sem ler o comentário a imagem cómica, é impressionante eu já aqui neste blogue tinha avisado e desconfiado desse AP é realmente impressionante até onde é que o nojo chega, ou mais grave a obsessão!

Afixado por: dias em abril 15, 2004 03:36 AM

Até que enfim... Mas, ou muito me engano, ou terão muito trabalho para fazer... a ver vamos. Desde já, saúdo a posição. Não costumo comentar exactamente por isso.
Abraços

Afixado por: André Luz em abril 15, 2004 04:05 AM

Eu desde que vos descobri que me parece que ate sao demasiado permissivos com certos comportamentos.
Reparem que nao e uma questao de censura ou falta de liberdade.
Este espaco sendo publico, nao deixa de ser a vossa "casa" e quem vos visita esta obrigado a ser respeitador.

Afixado por: rui em abril 15, 2004 04:37 AM

Solidariedade total!!!

Afixado por: diogenes em abril 15, 2004 07:17 AM

Até que enfim! Fui das que deixou de comentar exactamente por estes motivos. E o mais grave é que já começava a deixar de ler os comentários das pessoas que merecem ser lidas, por não ter paciência para "saltar" por cima das outras parvoíces. Tem de haver limites. Mas como não entendo nada de técnicas, como é que podem saber se utilizam um nick alheio para dizer uma parvoíce? Essa é mesmo das canalhices que mais me indigna. Consegue ver-se isso através do IP? Mas terão de confirmar todos? De qualquer modo um abraço de solidariedade!

Afixado por: L.G em abril 15, 2004 09:18 AM

Acabei de ler e subscrevo inteiramente a L.G.
Eu, ainda continuava a ler os comentários, e dava desconto ás asneiras. Mas já era demais!

Afixado por: João em abril 15, 2004 09:24 AM

Concordo plenamente com a medida tomada.
Não permitam que o blog se transforme em chat.

Afixado por: Nelson Ferreira em abril 15, 2004 09:49 AM

acido-o ???????????????????????
leitor acido ? eheheh, tem piada

Afixado por: Real em abril 15, 2004 10:13 AM

"A democracia é a mãe da tirania"

Platão

PS: Não quer dizer que eu não concorde com a medida. Mas dá que pensar...
Nada como a realidade para aferir certos optimismos "democráticos".

Aproveito para abusar do "comentário" e deixar aqui uma tema para futuro debate (fica ao critério aqui da casa, claro está): a censura é ou não necessária? (um pouco como a higiene...)

Afixado por: Dragão em abril 15, 2004 10:25 AM

Caro Daniel,

Vai ser um bocado complicado bloquear ip's!Principalmente, quando se trata de clientes de internet por cabo, que é o caso do AP (Netvisão) como acabei de verificar. Pelo menos com a netcabo é assim e com os outros quase de certeza que tb. Os ip's são atribuídos dinâmicamente de cada vez que o utilizador se liga à internet. Provavelmente hoje ele já terá outro ip!
Fica a dica.

Afixado por: Rui em abril 15, 2004 10:33 AM

Como dizia Karl Popper:
Não devemos ser tolerantes em relação aos intolerantes.
Um Abraço,
Nuno Santos Silva

Afixado por: Nuno SS em abril 15, 2004 10:48 AM

O que me espantava mais era a vossa paciência em "aguentar" certos comentários...

Afixado por: carne em abril 15, 2004 10:54 AM

Até que enfim. Uma coisa é opinião discordante e até contrária. É salutar e potenciadora. Mas, outra coisa é o insulto obceno e badalhoco. Não confundir liberdade e espírito crítico com ataque soezes, hipócritas e cobardes. A liberdade não se deve deixar amachucar pelos seus inimigos. E não me venham com a história de que não permitir caneladas pelas costas é censura.Não queiram transformar este espaço de convívio e de troca de opiniões numa sanita.

Abraços.

Afixado por: jcasimiro em abril 15, 2004 11:10 AM

Até que enfim. Uma coisa é opinião discordante e até contrária. É salutar e potenciadora. Mas, outra coisa é o insulto obceno e badalhoco. Não confundir liberdade e espírito crítico com ataque soezes, hipócritas e cobardes. A liberdade não se deve deixar amachucar pelos seus inimigos. E não me venham com a história de que não permitir caneladas pelas costas é censura.Não queiram transformar este espaço de convívio e de troca de opiniões numa sanita.

Abraços.

Afixado por: jcasimiro em abril 15, 2004 11:10 AM

Até que enfim. Uma coisa é opinião discordante e até contrária. É salutar e potenciadora. Mas, outra coisa é o insulto obceno e badalhoco. Não confundir liberdade e espírito crítico com ataque soezes, hipócritas e cobardes. A liberdade não se deve deixar amachucar pelos seus inimigos. E não me venham com a história de que não permitir caneladas pelas costas é censura.Não queiram transformar este espaço de convívio e de troca de opiniões numa sanita.

Abraços.

Afixado por: jcasimiro em abril 15, 2004 11:11 AM

Até que enfim. Uma coisa é opinião discordante e até contrária. É salutar e potenciadora. Mas, outra coisa é o insulto obceno e badalhoco. Não confundir liberdade e espírito crítico com ataque soezes, hipócritas e cobardes. A liberdade não se deve deixar amachucar pelos seus inimigos. E não me venham com a história de que não permitir caneladas pelas costas é censura.Não queiram transformar este espaço de convívio e de troca de opiniões numa sanita.

Abraços.

Afixado por: jcasimiro em abril 15, 2004 11:11 AM

Até que enfim. Uma coisa é opinião discordante e até contrária. É salutar e potenciadora. Mas, outra coisa é o insulto obceno e badalhoco. Não confundir liberdade e espírito crítico com ataque soezes, hipócritas e cobardes. A liberdade não se deve deixar amachucar pelos seus inimigos. E não me venham com a história de que não permitir caneladas pelas costas é censura.Não queiram transformar este espaço de convívio e de troca de opiniões numa sanita.

Abraços.

Afixado por: jcasimiro em abril 15, 2004 11:11 AM

Estou de acordo com a medida.

Mas não deixa de ser curiosa a iniciativa, que deixa ao vosso critério os limites do que é ou não reprovável. Por exemplo, o que é o insulto pessoal... Se eu disser que isto é uma burrice, já estarei a insultar?
A Censura, ou em modo democrático, a "Orientação Editorial" serão aceitáveis ? Complicado.

Afixado por: carlos em abril 15, 2004 11:14 AM

É uma medida necessária. A utilização de comentários para insultos pessoais ou sala de chat com comentários que nada têm a ver com o assunto leva a que quem pretende debater de forma serena os assuntos tenha de desistir.
Não se deixem é levar muito pela pela pena de censor, seguindo escrupolosamente regras bem definidas como as que enunciaram no post.

Afixado por: Joaquim Coelho em abril 15, 2004 11:24 AM

Caros Barnabés
Leio regularmente o vosso Blog, tal como outros, de direita e de esquerda.
Muitas vezes na~concordo com o que dizem, outros concordo plenamente. Sempre que acho que existe um debate sério nos comentários e penso que posso contribuir para uma reflexão mais profunda participo nesses comentários.
Fico assim contente pela medida que tomaram pois os comentários estavam a ficar impossíveis, em que se falava de tudo e se ofendia a torto e a direito.
Gostava de vos fazer uma sugestão:
Criar uma área onde arquivassem todos os comentários retirados, com ou sem explicação e que a tornassem acessivel a quem o pretendesse.
Assim evitavam-se acusações de censura e permitia a cada leitor analisar o motivo do corte.
Evidentemente que os posts Nazis, Racistas e que impliquem responsabilidade civil ficariam de fora

Cumprimentos

Afixado por: Joaquim Coelho em abril 15, 2004 11:35 AM

É bonito ver a esquerda subitamente preocupada com os insultos que por aqui se proferem. Quando os insultos - e insultos do mais baixo nível - foram dirigidos a figuras de direita, já não vi a mesma preocupação. Assim é que é, Daniel, dá-lhes com o argumento da autoridade.

Afixado por: Pedro Silva em abril 15, 2004 11:49 AM

Joaquim Coelho: a medida que propões, que seria interessante, implicaria o trabalho brutal.

De resto, obrigado pelo apoio. Dizer que tenham confiança no nosso descernimento e que não passaremos à censura é excessivo. Ainda assim, acho que já demos todos muitas provas de que não temos vontade de travar qualquer tipo de pluralismo aqui.

Alguém perguntava se apagariamos um comentário que dicesse que tal opinião é uma borrice. Obviamente que não. Quem tem vindo a estas caixas de comentários sabe do que estamos a falar. Queremos que isto seja um lugar agradável, não um convento.

Afixado por: Daniel Oliveira em abril 15, 2004 11:55 AM

caro pedro silva:

o que se passou aqui foi usurpação de identidade, e retirámos os posts a pedido dos lesados.

nunca chegámos a retirar insultos. para mim, pessoalmente, não me chateiam insultos, desde que tenham algum conteúdo e tenham a ver com a discussão.

por falar nisto, esta discussão não tem nada a ver com esquerda e direita. já várias vezes impedimos que a conversa tomasse um rumo desagradável para pessoas de direita (insinuações sobre vida privada, insultos, etc.)

as pessoas normais, como diz o daniel, continuem a escrever como sempre fizeram. discordem violentamente, se for o caso. os sabotadores (porque é disso que se trata) é que vão ver os seus posts apagados. só o saberem disso já os vai inibir.

Afixado por: rui tavares em abril 15, 2004 11:57 AM

Senhor Daniel Oliveira, está ali um erro ortográfico (ou gralha, como queira) feio... Ai, ai!...

Afixado por: carne em abril 15, 2004 12:17 PM

diz

Afixado por: Daniel Oliveira em abril 15, 2004 12:23 PM

Desculpem lá a heresia, mas...

Como, ultimamente, eu não consigo ver grande diferença entre nazis e Testemunhas de Bush, anti-semitas e semitólatras, criminosos e políticos, ladrões e administradores,(como já não discernia, no passado, grande diferença entre nazis e stalinistas), é meu dever dizer isto: No meu blog estou-me perfeitamente nas tintas para o credo e máscara de cada qual. Nazis, Stalinistas, racistas, anarquistas, sociopatas, Testemunhas de Jeová e do Bush, Fundamentalistas Islâmicos, Salazaristas, Fascistas, Marxistas -Leninistas, Maoistas, Utopistas furiosos, milenaristas, imperialistas, ladrões de bancos, absolutistas, solipsistas, esquizofrénicos, e até neo-liberais, comentem à vontade!...Prometo tentar compreender-vos. Não garanto que o consiga, mas enfim...
De tudo o que a raça humana produz, só há uma espécie que eu agradeço que nunca lá meta os pés: os HIPÓCRITAS.

E note-se que eu não sou um crente fervoroso da democracia, um papa-hóstias do templo sagrado da tolerância burguesa: prefiro acreditar no fundo humano que, apesar de tudo, existe no íntimo de cada qual. Como diria Sócrates, até quanto mais exótico mais interessante.
Se Deus existe, ele que vos julgue.
Passe a publicidade:
dragoscopio.blogspot.com

Afixado por: Dragão em abril 15, 2004 12:32 PM

Se o "dicesse" faria sobre ele demasiado alarido. E não é caso para tanto... "Um texto sem gralha é como o mar sem sal", ouvi uma vez de um reputado editor para justificar as suas. E quem sou eu para desdizê-lo...

Afixado por: carne em abril 15, 2004 01:07 PM

Concordo plenamente.
Se houvesse um pouco de bom senso e já agora, boa educação, nunca seria necessário "censurar" comentários.
Talvez comece a comentar mais vezes.
Parabens pelo blog.

Afixado por: arminda em abril 15, 2004 02:32 PM

O caminho da censura é complicado (é sempre assim que se começa)... Sobretudo quando é difícil balizar critérios objectivos... Isto dos comentários tem este problema, não havendo civismo por parte dos comentaristas está sempre o caldo entornado!

Mas, como é óbvio, o blog é vosso e quem não gostar que coma menos!...

Afixado por: mondrian em abril 15, 2004 03:33 PM

A internet e o anonimato permitem essas utilizações cobardes e infantis.
É uma pena, mas acho que a tecla do "delete" é nossa amiga muitas vezes :).

Afixado por: Mário em abril 15, 2004 04:16 PM

Pois é. Ontem não queria acreditar no que lia. Mas é difícil controlar estas coisas e o Barnabé às vezes é tão cáustico... Assim aconteceu com os comentários das notícias no Sapo. A TSF teve que passar à censura porque aquilo era um mar de lamentáveis asneiradas.
Desprezo e continuem que fazem falta.

Afixado por: gui em abril 15, 2004 04:22 PM

Dragão, olhe que entre aqueles que diz que aceita no seu blog (sociopatas, nazis, racistas, fundamentalistas...) existe gente muito menos recomendável do que os hipócritas. Você não sei, mas prefiro mil vezes ter um hipócrita como visita do que um sociopta, um nazi, ou um racista. É uma opção.

Afixado por: antonio em abril 15, 2004 04:31 PM

Finalmente! Concordo em absoluto! A ver se isto fica mais respirável ;)

Afixado por: Boss em abril 15, 2004 04:56 PM

Bora propor o mesmo para as Tvs, uma petição, um abaixo-assinado, uma manif, sei lá, uns milhões de emails para a AR, para os moços da JS, para a AACS, para o BE… isso é que seria uma medida fracturante, cáspite!

Afixado por: haja pachorra em abril 15, 2004 05:44 PM

António,

Perigoso não é um míudo de 15 ou 16 anos com a mania que é nazi e a disparar provocações em conformidade. Regra geral, aquilo é epidérmico, tipo acne, e passa com a idade. Perigoso é demonizar-se e ostracizar-se o catraio. Fechá-lo num getho ou gafaria intelectual. A borbulha vira quisto e o quisto corre o risco de se transformar em cancro. Banido, pária, reforça os laços com os outros párias; troca a realidade pelo bando, a seita, o gang, o clâ. Aí, remetido à tribo, desenvolve o ressentimento, o odio, amplifica a intolerância, a agressividade. Já não é um míudo, são 15 ou vinte míudos. E isso sim, isso é muito perigoso.
De resto, sobre demonizações, a História Universal explica muito melhor que eu e com detalhes. É consultá-la.
Por outro lado, a má educação não é património ideológico, nem deve ser confundido com isso.
Daí que se justifique a censura enquanto acto de higiene ética, mas não de fariseísmo político.

Quanto ao mais, a casa é dos Barnabés, e eles têm todo o direito de escolher a clientela. Por isso, isto é um estabelecimento conceituado, com admissão reservada, e lá o meu tascório é um sítio mal frequentado, antro da pior escumalha (eu) e da melhor também (os visitantes).

Afixado por: Dragão em abril 15, 2004 05:49 PM

Pessoal, vamos lá ter um pouco de paz.

Afixado por: Daniel Oliveira em abril 15, 2004 05:53 PM

Plenamente de acordo, Barnabé !

Tudo se pode dizer educadamente e sem insultos. Eu cá, até deixaria entrar os nazis e os xenófobos. Era a forma de se lhes poder responder.

Quanto à usurpação de nomes, multiplicação de nicks, etc. é, infelizmente, uma coisa muito comum, não só nos blogues como nos fóruns. Até eu, que não sou ninguém, já fui vítima dela (não aqui). A esses, corte-os - se for possível - sem dó nem piedade. Assim como aqueles que, a coberto do anonimato, usam o insulto pessoal, a linguagem obscena, etc.

Não há nada pior que um cobarde !

Vão em frente !

Afixado por: Isabel Coutinho em abril 15, 2004 06:22 PM

muito bem!

Afixado por: 1313 em abril 15, 2004 06:30 PM

Ó Isabel, já está cá um, EU. Pelo menos é assim que o Daniel me caracteriza concerteza.

Afixado por: Rui Pereira em abril 15, 2004 06:47 PM

Sinceramente Daniel eu já tinha desistido de ler comentários. Apesar da minha visita diária ao vosso blog. Aplaudo a decisão, com todos os perigos inerentes de tomá-la, que já foram referidos anteriormente, mas também com a ventagem (para mim) de poder ler as vossas opiniões e depois os que as apoiem ou rebatem de uma forma tão salutar quanto os vossos post, concorde-se ou não com o conteúdo (dos posts e dos comentários).

Afixado por: Alves F em abril 15, 2004 08:21 PM

A propaganda comunista permitem?

Afixado por: cordobes em abril 15, 2004 08:25 PM

E a propaganda ao comunismo, permite-se?

Afixado por: cordobes em abril 15, 2004 08:38 PM

Cada blogue é livre de fazer o que bem entender com os comentários. Percebo lindamente as razões do colectivo do Barnabé para este aviso. Quero apenas lembrar que bloquear os endereços IP é em geral uma medida vã e até contraproducente, pois vai fazer com que um inocente que apanhe horas ou dias depois com aquele IP não possa ler o Barnabé. Os IP são "alugados" por determinados períodos de tempo (varia de ISP para ISP). Banir os IP pode ser uma forma de combater os filhos da puta DESDE QUE os esteja constantemente a actualizar a lista. Ou seja: nunca ter um IP banido por mais de, digamos, 6 horas (é uma média, que pode ser ajustada).

Afixado por: paulo em abril 15, 2004 08:49 PM

Vai por aqui uma grande confusão. Apagar um comentário seja por que razão for NÃO É UM ACTO DE CENSURA. Um blogue não é um Orgão de Comunicação Social (OCS). Apesar de algumas semelhanças, não se lhe pode dar esse estatuto. Os autores dos blogues são inteiramente livres de apagar ou não os comentários dos leitores. Cada autor decidirá as suas regras e é conveniente que as explique aos leitores, claro. Mas falar em censura não passa de intoxicação mental, de tentar criar um facto bloguístico, de forçar uma discussão sem sentido algum.

As virgens ofendidas que vão para... enfim, deixar de ser virgens: a censura é outra coisa, estão a confundir merda com pó de talco.

Afixado por: Paulo em abril 15, 2004 08:57 PM

Quando foi postado o polémico "Kit Páscoa" não houve a preocupação de chamar a atenção a um gajo/tipo, que afirmou que "as tábuas não aguentavam com o animal" referindo-se a Cristo. Isto para muitos foi um insulto, mas parece-me que para o Daniel foi mais on gozo. O que é um insulto para uns, não o será para outros.

Afixado por: Reaça em abril 16, 2004 12:21 AM

Viva a censura!!! lolololol

Afixado por: anti-comuna em abril 16, 2004 12:29 AM

Leu? Insultos pessoais. Dizer coisas sobre si. Não gostei desse comentário, mas digamos que seria estranho, quando até a minha filha foi chamada à conversa, ter-me concentrado nele.

Quanto ao cordobes, não, a propaganda comunista não está proibida? Acha que devia estar? Eu não acho. Faça um blogue e proiba-a. Está no seu direito. Seria estranho que um ex-comunista proibisse propaganda comunista. Sou ex-comunista, não sou um arrependido. Deixo isso para outros.

Afixado por: Daniel Oliveira em abril 16, 2004 12:43 AM

Bom. É certo que tive uma ligeira pega com o Barnabé, por questões "Pascais". Mas regresso agora, com a esperança que tantos e tantos incivilizados sejam postos na linha. Porque poluem discussões que se querem calorosas e com nível.

Afixado por: João Pedro em abril 16, 2004 02:02 AM

No início aínda questionei por insultarem em vez de exporem as suas opiniões/ questões. Mas ninguém ligou nada mesmo...
A alguns respondia com o mesmo tom/letra, se ninguém liga e não consegues combater torna-te como eles...
Sou pró-reactiva,irrita-me que digam "esquerdalha", ou que condenem pessoas que nem julgadas foram...

Concordo plenamente com a directiva mas, se aparecer alguém a dizer "esquerdalha" chamo logo "direitalha"é que o termo mostra desprezo, pelo menos é como o descodifico.

Se quizerem tirar o que escrevi aceito e nem comento, a casa é vossa :) obrigado por permitirem que tivesse entrado. Ariann

Afixado por: Ariann em abril 16, 2004 03:35 AM

Este é o tipo de post que nunca esperei ver no Barnabé, um blog que me habituei a respeitar e a ler diariamente. Li, reli, e não entendo.
Daniel, claro que PODES apagar os comentários que consideras ofensivos. Tenho dúvida se DEVES.

Afixado por: António Granado em abril 16, 2004 12:47 PM

Claro que não se trata se censura! trata-se de higiene! Autoritarismo é nem sequer deixar caixas de cometário. Parabéns Barnabé.

Afixado por: Pedro Lino em abril 16, 2004 01:43 PM

O Barnabé vive dos posts dos seus residentes e dos comentários de quem visita o blog. Quando o tema me interessa, leio uns e outros. Mas cansa ter de ver bons comentários misturados com puros dislates, desnecessárias provocações, insultos pessoais.
E por isso tenho que concordar. Porque a paciência tem limites. Agora que chamem a esta medida o que quiserem, como já aqui chamaram a outras pessoas e a outras coisas.
Força Barnabé.

Afixado por: ampinto em abril 16, 2004 11:16 PM

VIVA A CENSURA - pelos vistos é a melhor maneira de comemorar o 25 de Abril - Da Censura Estatal Fascista passamos à Censura Privada Bloguística - é a PRIVATIZAÇÃO DA CENSURA!

Afixado por: j.silva em abril 17, 2004 12:53 AM

Sou um leitor do Barnabé desde o primeiro dia e apesar de compreender as razões, discordo com a solução. Estipular regras para os comentários nos blogues, parece-me uma forma esquisita de censura. Só admitimos comentários se quisermos, é como convidar um amigo a ir lá a casa e não o deixar usar a casa de banho ou obrigá-lo a descalçar os sapatos. Se não é censura, é no mínimo má educação. Mas continuamos livres de entrar nessas casas se quisermos, visitamos apenas aqueles onde nos sentimos bem. Por mim vou continuar a visitar o Barnabé e uma vez ou outra a deixar por cá a minha opinião, apesar de achar desnecessária essa iniciativa.
Cumprimentos
Mijanaesquina

Afixado por: mijanaesquina em abril 18, 2004 03:02 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?