junho 28, 2005

Poste final

Sonsínico não consta do meu dicionário. Em todo o caso quando falava num poste escrito em dez minutos em ficar a aguardar instruções era para saber se as regras - que o Rui me tinha dito não incluirem temas tabu - se mantinham ou não. Quanto ao que o Rui prefere não comentar não posso comentar. Gostava realmente que alguém tivesse comentado antes o poste da mosca e do mel. Suponho que era pedir de demais.

Queria apenas acrescentar ao poste que escrevi em reacção ao do Daniel.

Não era, evidentemente, intenção minha empurrar ninguém para fora do Barnabé, e menos ainda um dos seus membros fundadores. Não penso que o Daniel seja o Lenine, teve em relação a mim foi aquilo que eu senti como tiques leninistas.

Quando falei de Cuba ou da Coreia do Norte não foi para dizer que o Daniel era adepto desses regimes. Foi simplesmente para comparar regimes de «Estado Social perfeito» em que as reformas são impossíveis, com outros como o Canadá e a Suécia em que o Estado Social foi construído gradualmente e tem sido mantido com sucessivos reformas.

As medidas agora tomadas pelo PS estão - excepto o aumento dos impostos que eu penso que deveria ser temporário - de acordo com o seu programa eleitoral. Mesmo o aumento do IVA deixou de fora os produtos básicos, e foi de par com a criação de um novo escalão no IRS para as pessoas com mais rendimentos e medidas contra a fraude fiscal.

Para terminar, sempre considerei e considero o Rui como o membro mais activo, empenhado e provavelmente talentoso do Barnabé, mesmo quando não concordava com ele. Sem ele e a sua «casa das máquinas» o blogue não existia. Com ele aparentemente de saída e desgostado com a minha participação não sinto poder tomar parte nas discussões sobre o futuro do Barnabé. O único contributo que creio poder dar nesta altura é portanto deixar, com muita pena minha, de ser barnabita...

PS - Apesar dos insultos e dos malucos ocasionais - mas a vida teria menos piada sem eles - os comentários do Barnabé foram das coisas que me deu mais gosto, e de que mais vou sentir falta.

PPS - Para quem anda para aí a dizer que contrariei a linha editorial do Barnabé, de forma que parece que entrei clandestinamente neste blogue escondendo as minhas ideias, acho que o meu «retrato oficial» ajuda a esclarecer as coisas: Bruno Cardoso Reis é liberal de esquerda, católico pecador confesso e social-fascista nas horas vagas.

Publicado por bruno cardoso reis em
Comentários

Tá lá em casa o convite para um «socialista, de esquerda, republicano, laico/leigo, católico» e o que mais lhe quiseres juntar, Bruno! Ou (pelo menos) regressa às Cartas de Londres!

Afixado por: Miguel Marujo em junho 28, 2005 11:01 AM

Bruno,

Antes de te teres armado em carapau de corrida deverias ter percebido que o Daniel Oliveira é a alma deste blog. Do ponto de vista de orientação politica, este blog é dele. O estilo barnabetico, goste-se ou não, é criação do Daniel Oliveira.

Puseste em causa a linha dele e lixaste-te. Ou achas que a malta vinha cá por causa dos teus lindos olhos ou das tuas belas postas de pescada?

Em suma, foste toto!

És o elo mais fraco, adeus!

Harry Lime

Afixado por: Rui Silva em junho 28, 2005 11:32 AM

Desgosta-me o que está a acontecer com o Barnabé e tenho muito pena de deixar de poder ler o Daniel Oliveira. O Barnabé foi, durante muito tempo, um feliz encontro da esquerda inteligente e plural.

Mas, apesar de discordar em muito com o que o Bruno escreve, gostava de continuar a lê-lo. Na Cibertúlia, por exemplo. Parece-me um espaço apropriado - e o Miguel sabe que este elogio é uma forma de crítica (fraterna).

Afixado por: CC em junho 28, 2005 11:33 AM

Bruno: não lamento nada que deixes o Barnabé, desde que cries o teu próprio blog (ou regresses ao Cartas de Londres), livre do panfletarismo e populismo deste. Foi um erro teres vindo escrever para aqui: foi como pôr música clássica a ser transmitida na Rádio Cidade: o público cativo indigna-se, quer antes escutar batuques.

Afixado por: Pedro Bingre em junho 28, 2005 11:42 AM

Bruno finalmente percebeu.....

Afixado por: condor em junho 28, 2005 11:43 AM

Ler que é uma esquerda plural e depois bater com a porta, porque alguem, questiona a ditadura de Cuba e da Coreia do Norte e se refere que é um social democrata, enfim, Hitler tambem se dizia socialista a par do Staline e deu no que deu

Afixado por: jmontenegro em junho 28, 2005 11:50 AM

Bruno, isso dos novos escalões é tanga, porque o pessoal que correr o risco de aí chegar, faz uma empresa em nome individual e já está; veremos mais tarde quantos portugueses vão chegar a esse escalão. Relativamente ao IVA, o problema é que um manfio (como eu) a recibo verde, passa a cobrar 21% de IVA. E normalmente quem paga, não está disposto a dar mais um tostão. Ou seja, os 21% saem-me do bolso à bruta, mesmo que esteja no limite do IVA (que se cobra quando ultrapassamos os 10 000 euros brutos anuais). E depois ainda pago o IRS e a segurança social, e como não sou empresa, não posso recuperar IVA. OU seja, dos 10 000 brutos se me sobrarem 5000 depois de tudo descontado já é uma sorte. E claro, vou pagar uma porrada de coisas mais caras, porque nem só de pão (os tais bens essenciais) vive o homem. Aliás, praticamente tudo o que é produtos para bébés paga mais de 5%; e veja lá, tenho o azar de ter uma filhota no meio desta crise toda. Adios

Afixado por: Paulo Pereira em junho 28, 2005 12:21 PM

Pedro Bingre a sua música clássica deve ser certamente a do Zé Cabra, O Bruno não deu nenhum contributo relevante a este blogue, e se o Barnabé por vezes foi troculento nas suas polémicas, essa era e é a sua imagem de marca.

Já agora eu gostava de saber qual é o Blogue pluralista e com comentários.

Eu não conheço nenhum....

Afixado por: condor em junho 28, 2005 12:24 PM

E com este imbróglio todo nenhum barnabita tem tempo ou disposição para escrvere sobre o ORÇAMENTO RECTIFICATIVO e o REORÇAMENTO RERECTIFICATIVO.
A tralha "guitarrista" começa a vir ao de cima agora acompanhada em dó menor, por Campos y Cunha e José Sócrates em dó maior.

Afixado por: zedopipo em junho 28, 2005 12:37 PM

Então...vão todos embora?
Xiii...vão matar o Barnabé.

Afixado por: João Dias em junho 28, 2005 12:39 PM

"...um feliz encontro da esquerda inteligente e plural..." hehehehehehehehe parece que temos um candidato ao lugar do daniel.

camarada condor pode não acreditar mas existe um mundo fora do bloco da passa.

Afixado por: fidel em junho 28, 2005 12:39 PM

A música clássica do bruno é do tipo violinos de chopin. Ouvi dizer que ele vai escrever para um blog chamado obrigadomachadodeassis.weblog.com.pt

Afixado por: Eric Blair em junho 28, 2005 12:46 PM

Pois é, sr. Blair. Existem *mesmo* excelentes interpretações em violino da obra de Chopin. Pena é que todos aqueles que repetem esse chavão dos "violinos de Chopin" para desmascarar a ignorância alheia não se dêem à maçada de pôr à prova a sua própria sapiência.

Afixado por: Pedro Bingre em junho 28, 2005 01:01 PM

Sonsínico não vem no teu dicionário nem do ne ninguém. Com uma língua tão rica em vocabulário, há sempre quem tenha que inventar palavras que depois ninguém entende porque elas não existem.
O Daniel é um neo-fascista que não discute com fascistas. Assim se compreende que não reflita no que diz e depois saiam estas coisas.

Seja como for é evidente que tens que sair e devias ter tomado essa decisão mais cedo. Os teus textos são demasiado racionais, o que não se coaduna com a linha editorial do barnabé. O blog é deles e como não toleram opiniões diferentes, naturalmente que já devias ter saído.

Para terminar, o Daniel parece o Estaline e não o Lenine. Aliás, só lhe falta o bigode.

Afixado por: The Studio em junho 28, 2005 01:05 PM

Fidel eu só pedi um nome, qual é o blogue PLURALISTA E COM COMENTÀRIOS?

Quanto a este The Studio atento venerador e obrigado a todo o Lixo da extrema-direita, eu se fosse o Bruno começava a perguntar onde é que tinha errado, é que os elogios deste tipo de gentinha são UM INSULTO PARA QUALQUER DEMOCRATA.

Afixado por: condor em junho 28, 2005 01:27 PM

Pois é, sr. Pedro Bingre, eu pretendi mesmo utilizar o chavão. Daqui a pouco vai dizer-me que procurou e não descobriu o blog obrigadomachadodeassis.weblog.com.pt

ps. já agora, falamos de Frederic?

Afixado por: Eric Blair em junho 28, 2005 01:29 PM

Pois é Pedro Bingre se me apetecer tambem posso tocar qualquer polaca de Chopin em concertina gaita de beiços ou pifaro.

Porque é que o velho Chopin não se lembrou dessa, é que os pianos são um instrumento tão pesado.

Mas não era o Cavaco que misturava o Thomas Mann com o Thomas Moro, pois era tudo Tomas.

Afixado por: condor em junho 28, 2005 01:38 PM

O Bruno tentou democratizar Cuba. Esqueceu-se que Fidel ainda lá está. Não hipótese de pluralismo enquanto houver ditadores. Seria sempre perseguido e calado. Mas há muitos países democráticos por esse mundo.
Faça o favor de sair e deixe o lugar aos alinhados e vermelhos condores ...
/

Afixado por: Carlos em junho 28, 2005 03:23 PM

Condor, condor... Sabe qual é o seu problema? Não, não é ser comuna. É ser básico e não aprender a estar calado.

Afixado por: vermeer em junho 28, 2005 04:11 PM

Pois é, a brutalidade do Daniel Oliveira e a insensibilidade do Rui Tavares lá conseguiram pôr a andar o mais recente moderado de serviço do Barnabé. Ou seja, os dois radicais mais antigos aqui do blogue fizeram uma tristíssima figura, sobretudo o Daniel (digo radicais porque o Daniel era o bloquista da casa e o Rui, não o sendo, era quem estava mais próximo dele).
É claro que apetece logo dizer que isto apenas mostra que, com bloquistas, não dá para conversar. Mas é sempre perigoso generalizar. Esta história prova, sem dúvida, que o Daniel é intolerante e mal formado. Mas é-o por defeito pessoal ou porque eles, no bloco, tendem mesmo a ser assim? Isto não é uma pergunta retórica, porque eu não sei sinceramente responder. É como quando foi a baboseira do Louçã no debate com o Portas ("ñão pode falar do aborto porque não tem filhos..." etc). Aquilo foi só mesmo uma frase infeliz, ou exprimia preconceitos partidários mais graves? Na altura, não consegui formar uma opinião. Conheço pessoas do Bloco que não são nada assim e que agora desprezariam de certeza esta atitude do Daniel. Mas são só votantes, não militantes. Fica a dúvida, portanto. Sobre o Daniel, é que já não tenho mesmo dúvidas nenhumas.

Afixado por: Andre Murteira em junho 28, 2005 04:13 PM

Rapazes, as vezes que concordei com o que escrevem, contam-se com as unhas de um dedo, mas essa é a principal razão pela qual todos os dias leio o vosso blog. Quanto ao Bruno, não dei pela entrada, mas aplaudo a saída. Como se costuma dizer: "já vais tarde!".

Afixado por: César da Silveira em junho 28, 2005 04:13 PM

GRANDES NOVIDADES para quem cá não vinha já à alguns dias. resultado esperado, o BARNABÉ, nas últimas. quem o viu, quem o vê. a confirmar-se a saída do Daniel talvez reste alguma esperança ao que foi um grande blog. não discuto o papel do Daniel. sei que ele é um dos coveiros e responsáveis pelo estertor a que se assiste. tudo o que é mau na esquerda portuguesa tem vindo ao de cima no Barnabé, via Daniel. não por acaso, ao que parece, ele tem o Expresso...

Afixado por: pinto ribeiro em junho 28, 2005 04:15 PM

Já lia o Bruno na altura do "Cartas de Londres". Sempre me pareceu uma pessoa bem formada, com opiniões bem fundamentadas, da esquerda liberal e aberto ao debate (apesar de não publicar comentários no seu Blog, sempre se deu ao trabalho de responder a comentários discordantes).




Confesso que fiquei um pouco surpreendido com a sua mudança para o Barnabé, que sempre vi como uma das presenças do BE na "Blogosfera" e não o conotava com esta amálgama da extrema-esquerda. Felizmente, apesar do meio não ser o melhor, as suas ideias continuaram fiéis às que professava no anterior Blog.


Pelo que tenho lido, devo ter sido dos pouco (que já se expressaram) que começou a ler o Barnabé mais atentamente graças à sua presença.




Para mim, a presença do Daniel Oliveira sempre foi um dos grandes "no-no's" deste Blog. Posso não concordar com o Rui ou com o Pedro Oliveira, mas pelo menos sempre os considerei pessoas inteligentes, que defendem as suas posições. Já o Daniel sempre me pareceu o Bobo da corte, aquele que diz algumas asneiras e que insulta o Rei apenas para fazer rir a populaça. Ao Daniel digo "So long, good ridance!" Pode ser que, com a sua saida, o Blog continue a subir de qualidade, coisa que claramente aconteceu com a entrada do Bruno.


Agora só fazia falta passarem a sua coluna do Expresso para o Enimigo Público, onde pertencem as suas opiniões.




Quanto ao Bruno, faz bem em sair de um sítio onde ideias tolerantes e bem argumentadas não são bem vindas. Desde 1974 que se vive em democracia neste país e se este Blog não sabe o que é liberdade de expressão, então que se afunde! Esta é uma crítica que dirijo não só ao Daniel, mas também ao Rui, que me desiludiu bastante ao publicar aquele seu pequeno "à parte" paternalista, num estilo muito: "Meus filhinhos, eu gosto dos dois por igual, mas se há birra entre vocês, quem tem razão é sempre o Daniel que chegou cá primeiro". Julgava-o melhor pessoa...




Para finalizar, concordo com o Miguel Marujo: mais vale voltar ao "Cartas de Londres" e levar (de volta) consigo a grande maioria silenciosa dos novos leitores que este blog ganhou consigo. Afinal, "mais vale só que mal acompanhado".

Afixado por: Rex9999 em junho 28, 2005 04:30 PM

Isto já começa a parecer a dança das cadeiras. Se não cabem todos, que sai quem quiser. Que fique o Rui ao menos.
Mas não há forma melhor que comprar um bom tinto do douro e afogar as divergências. Façam isso, ainda que se peguem.
Reflexões Desconexas
De qualquer forma... está animado isto!!

Afixado por: Zero em junho 28, 2005 04:50 PM

RTP
Telejornal das 20H00 de 28-06-05
O Director do Jornal "Diário Económico" diz que o candidato a PM - José Sócrates- mentiu ao povo e que as manif de hoje são a transparência da indignação dos trabalhadores.
E mais não disse... só gaguejou.
Aqui o senhor Bruno diz que tudo estava no programa do governo.
Eu que não sou surdo nunca ouvi, repito NUNCA OUVI o senhor candidato dizer que a idade da reforma ia subir, que a despesa ia aumentar, que os medicamentos iam ser vendidos fora das farmácias, que as comparticipações na saúde iam baixar, etc. etc. que os estágios pedagógicos ima deixar de ser remunerados, etc- etc.
Ouvi o já PM desmentir vários ministros como o das Finanças e da Saúde.
O senhor bruno nada ouviu. Só leu o Prigrama do Governo.
É por isso que ninguém vai sentir a tua falta por aqui.

Afixado por: zedopipo em junho 28, 2005 08:49 PM

REXXX se fosse visita habitual do BARNABÉ PERCEBIA A ALARVIDADE QUE DISSE, O Bruno não trouxe mais valia ao BARNABÉ.

Não ponho em causa que possa ser uma pessoa muito estimável, mas não era pelos seus escritos que a esmagadora maioria das pessoas cá vinham.

Quando o Barnabé foi criado com o Daniel Oliveira , o Rui Tavares, o Andrè Belo e o Pedro Oliveira com a sua caixa de comentários, foi uma lufada de ar fresco neste novo meio de comunicação.

Muitos criticavam , a maioria habituou-se a passar por cá para ler as últimas.

Foi este projecto que fidelizou leitores, e a bem da verdade desde que pelas mais variadas razões os 4 Mosqueteiros, deixaram de ser assíduos, o blogue ressentiu-se e isso refletiu-se até no numero de leitores.

Quando foram convidados novos comentadores, logo de inicio se percebeu que qualquer coisa não funcionava, por manifesta incompreenção dos ditos, do que era este blogue, e em lugar de ter aumentado o numero de leitores diminuiu.

O mesmo se passou com aqueles que costumavam criticar ,reduzidos a poucas dezenas e alguns até desconfio com dois ou mais pseudónimos, perdeu-se a polémica, sem dúvida ,um dos aspectos mais positivos do blogue .

Em suma o Barnabé é uma sombra do que foi até há 3 meses, e aí o senhor Bruno não deu qualquer contributo para uma inversão desta situação.

Por isso entendo que se alguem se equivocou, foi realmente quem convidou o sr. Bruno para escrever neste blogue, por manifesta incompatibilidade, com o seu espirito.


O Barnabé que eu conheci, e que espero com este, ou outro nome possa ressurgir, é um local de polémica em que não se escondem preferências partidárias sob mantos diafanos de hipocrisia, em que não há cobardia de defender com convicção os principios que julgamos correctos.

Certamente há quem não goste, os hipócritas, certamente que haverá quem os queira ver calados, os corruptos e toda a cáfila da direita, mas para isso nada melhor que a velha frase.

Os cães ladram e a caravana passa.

Afixado por: condor em junho 28, 2005 09:15 PM

Bruninho vá para acessor de imprensa do governo que é o que sempre foi... cumprimentos

Afixado por: 65qymz em junho 28, 2005 09:30 PM

O Bruno valorizou imenso o blogue (com postas de fundo bem articuladas)e se defender os pontos de vista moderados dos socialistas já "está a mais" no blogue, então mal vai ele... Lembrem-se que o Barnabé foi sempre um blogue de esquerda, de toda a esquerda, e aberto à direita. Não vejo vantagem em ser mais um blogue esquerdalho. Para isso preferia o Anacleto... mas é verdade que o blogue perdeu audiência, tem as caixas de comentários menos cheias. Para mim a principal causa foi o novo sistema de acesso às caixas. É menos convivial. Alguns casos de censura excessiva também contribuiram. E outros blogues que tinham muito menos comentários (Blasfémias) ou menos (Semiramis) estão hoje cheios... Não é por acaso que são não só dois bons blogues pelo conteúdo, mas que também perfeitamente liberais. Nunca aí vi actos de censura, e por vezes há abusos evidentes de linguagem...

Afixado por: euroliberal em junho 28, 2005 09:31 PM

O Daniel Oliveira não é um fascista intolerante. Gajos de esquerda não são fascistas intolerantes, e acreditam na liberade de expressão. Chamam-se: "pessoas sem paciência" para opiniões divergentes. Ou "fartas" de discussões menores.

Uma boa anedota, a forma como o Sr. Daniel acaba no Barnabé. Muito "à la Fidel"....

Afixado por: Alfredo Vieira em junho 28, 2005 09:34 PM

Venho de um lugar onde os homens não se entendem e quando chego ao local em que acahava que se entendiam, eis o que me(nós) acontece.
Porque será?
Alguem consegue nos explicar isso. Olha que não se esqueçam que o sangue do barnabé, somos nós que todos os dias corremos por estas veias. Por isso penso que temos direito a uma explicação sem truques.

Afixado por: Ngoi Salucombo em junho 28, 2005 10:20 PM

O que é o Barnabé?
Quem é o Daniel?

Afixado por: canzoada em junho 29, 2005 12:06 AM

Euroliberal quando se pretende polemizar a premeira regra é a verdade.

A-Blasfémias é um blogue de direita e de extrema-direita, todos os colaboradores são da mesma área politica e as divergencias são divergências de compadres.

Comentários-Nunca aqui no Barnabé se censuraram ideias ou opiniões, o que houve e o euroliberal com esse pseudonimo ou com outro, porque tem vários , vamos lá a não ser hipócritas,sabe muito bem.
Politicos começaram a ser insultados na sua vida pessoal, e aí estranhamente nunca vi esses insultos aparecerem nos comentários do Blafèmias.

Pode ser um mero acaso , mas lá que sucedeu sucedeu,e cito os casos de Paulo Portas e José Socrates.

Quanto ao Semiramis é o Blogue de uma só pessoa a dita Joana, que tem uma clientela fiel ,aliás como o Abrupto, ou o Bloguitica, são projectos unipessoais e nada tem a ver com o ideia que norteou o Barnabé.
Quanto aos comentários , eu chamar-lhe-ia mais conversa em rede, existem umas duas dezenas de pessoas que conversam entre si e raramente se vêm outras vozes para além dos habituais.
A D. Joana que por qualquer motivo que me escapa não deve ter outros afazeres, responde na hora a quase todos os comentários e forçosamente isso estabelece diálogo, só que se quem estiver á frente de um blogue tiver de GANHAR A VIDA não pode dispôr de todo o tempo do Mundo para dedicar a um projecto.

Ainda bem que a D. Joana do Semiramis vive para o seu Blogue só lhe fica bem, mas o que é que isso tem a ver com a crise e o projecto do Barnabé , sinceramente euro-liberal eu não vejo.

Afixado por: condor em junho 29, 2005 02:59 PM

Liberal... de esquerda?
Católico... pecador?
Social... Fascista?

HUMMMMMMM! E morto vivo, não??

Afixado por: Emanuel Saramago em julho 2, 2005 11:44 AM