junho 08, 2004

E os conteúdos? São importantes?

Porque sou europeista, quero um presidente da Comissão Europeia que tenha ideias semelhantes às minhas, seja qual for a sua nacionalidade, e fico espantado com quem ache isto muito chocante. Mais: acho que os deputados portugueses na Europa devem alinhar com os deputados com quem têm afinidades políticas e recusar a ideia de que “o que é nacional é bom”. Enfim, não gosto de uniões nacionais. Para resumir, arrepio-me com estes sentimentos patrioteiros, bem traduzidos na triste expressão de Luís Figo: "a tua raça". Também não sou grande apreciador do dia da raça. E espanta-me não ver grande incómodo em relação a esta defesa da unanimidade nacional por parte de quem acha que as palavras são importantes mas parece não dar importância nenhuma aos conteúdos, mesmo quando cheiram ao mais bafiento dos nacionalismos apolíticos. Eu não quero que o meu voto sirva para eleger um presidente de uma comissão europeia, independentemente das suas ideias, só porque é português. E desconfio de quem me chama traidor por isso. Mas isto deve ser porque sou populista e quero agradar às massas.

Publicado por danieloliveira em | TrackBack
Comentários

O liberalismo de alguns acaba no passaporte. Esse é o grande problema: quem não tem um comportamento "adequado" ao passaporte que traz na carteira é imeditamente acusado de traição.

Afixado por: CMF em junho 8, 2004 03:30 AM

Tanto tempo para comentar o anuncio do Figo. Voces não existem mesmo. Mas que o Figo não tem talento para a publicidade lá isso concordo.

Afixado por: BP em junho 8, 2004 03:39 AM

O meu post poderá ser sobre tudo, não é seguramente sobre o Figo.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 8, 2004 03:47 AM

Daniel porque é que de repente passaram a achar que antónio vitorino não dava um bom presidente da comissão? Não o achas competente?

Afixado por: cachucho em junho 8, 2004 04:04 AM

O Bagão Félix é competente e eu não votaria nele. As divergências políticas também contam. Já agora repito o contexto em que essa resposta foi dada:
Rodrigo dos Santos: imaginemos que havia um candidato, por exemplo, alemão, próximo de si ideologicamente, e António Vitorino, votava em quem?
Miguel Portas: no que defendesse a política social e de emprego que eu defendo.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 8, 2004 04:31 AM

Já agora, a candidatura de Vitorino não existe.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 8, 2004 04:33 AM

Não existe, mas era a ela que te referias concretamente no teu post.
Eu não digo que se deva votar vitorino apenas porque é PortuguÊs. Isso não faz qualquer sentido.
Apenas perguntava se essa coisa de não gostar do Vitorino era uma coisa recente.

Também verdade seja dita que muito pouco se sabe sobre o que Vitorino defende; Vitorino e qualquer outro. Mas que no tempo em que estava "activamente no PS", era notório que o PS estava na posição em que estava graças a ele.

Afixado por: cachucho em junho 8, 2004 04:52 AM


Apoiado, Daniel. O "nosso" caga-tacos não tem um desígnio europeu, como De Gaulle, Delors, Kohl, etc. É apenas um "habilidoso" que nos últimos tempos andou a arrastar a asa aos americanos (para ser secretário-geral da Nato) e lerpou... Agora, a viscosa criatura anda a fazer-se a Presidente da Comissão... e vai lerpar outra vez ! O sujeitinho não tem estatura europeia e os que o preferiam só por ser português ainda não perceberam o que é a Europa...

A Europa precisa de um grande líder à altura das suas ambições e papel mundial e não de um videirinho lambe-cús...

Afixado por: euroliberal em junho 8, 2004 09:47 AM

Desde que seja para criticar Sousa Franco e o PS para o Daniel vale tudo. Nas suas palavras, um verdadeiro guterrista, defende tudo e o seu contrário. É que no caso da Concordada o Daniel indignou-se com o facto de um português ser o representante do Vaticano nas negociações com o Estado.
O problema não é não apoiar Vitorino por ser português, porque se fosse Manuel Monteiro ou outro semelhante também não apoiaria. A questão é tu dizeres-te social democratica, europeísta e defensor da Europa social e achares que Vitorino (nos potenciais candidatos não vislumbro mais ninguém com este perfil) não serve.
Dá para desconfiar.

Afixado por: Real em junho 8, 2004 10:08 AM

Já estava a estranhar que o Daniel não batesse na expressão " a tua raça", pois eu adoro essa expressão, e o meu caro amigo, quer goste ou não também pertence a uma raça a não ser que seja filho de chocadeira, agora se não gosta dela, se a despreza, se se envergonha à sua simples menção, se a quer miscigenar, abastardar, destruir isso é problema seu, aqueles que se orgulham de pertencer a uma ESTIRPE, a uma RAÇA, cá estarão para o combater, só isso.

Afixado por: Rui Pereira em junho 8, 2004 10:15 AM

Apoiado Daniel! Somos europeístas a sério.

Afixado por: Luís Lavoura em junho 8, 2004 10:28 AM

Diga lá Rui Pereira, se o Daniel, por erro ou desleixo, começasse a abastardar e miscigenar a raça, e você querendo combatê-lo, que faria? Matava-lhe os filhos (salvo seja!)?

Já agora Rui Pereira, o Daniel tem alguns antepassados judeus (tal como aliás muitos portugueses; por exemplo as famílias Cassuto, Abecasis, Azancot, são judias). Não acha que ele próprio já está abastardado, miscigenado, como você diz? Não acha que se devia tomar medidas imediatas para combater o problema (salvo seja, de novo!)?

(Daniel, desculpa lá isto.)

Afixado por: Luís Lavoura em junho 8, 2004 10:35 AM

Rui Pereira, sim, quero miscigenar, abastardar e destruir qualquer ideia de raça.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 8, 2004 11:02 AM

António Vitorino é responsável por toda a legslação europeia anti-imigrantes e todas as medidas securitárias. António Vitorino, como comissário, poderá ser muito competente, mas não é de esquerda. E António Vitorino não é candiato. E António Costa atacou por não se votar num candidato português.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 8, 2004 11:10 AM


Caro Daniel,
ao contrário de uma ideia falsa que *todos os candidatos* de *todos os partidos* têm conveniência em espalhar, o Parlamento Europeu não tem qualquer papel na *escolha* do Presidente da Comissão Europeia. O nosso voto para a Assembleia da República tem mais peso nessa escolha.
Aliás, a União Europeia não funciona segundo os princípios da democracia representativa, e o "Parlamento" Europeu que será eleito nos próximos dias não é uma câmara legislativa. Só aprova relatórios e recomendações, e altera alguma legislação da UE. Embora a maioria do eleitorado o ignore, trata-se de eleger uma câmara consultiva.

Afixado por: Ricardo Alves em junho 8, 2004 11:31 AM

"O Bagão Félix é competente e eu não votaria nele.As divergências políticas também contam."
"António Vitorino, como comissário, poderá ser muito competente, mas não é de esquerda."

Ou seja, basicamente, o que conta aqui é votar sempre pela esquerda. Mesmo se forem incompetentes.
Com isto não consigo concordar. Podia até aqui referir que votaria + facilmente num competente de esquerda que num de direita. Mas não dava o meu voto a um incompetente de esquerda, só porque ideologicamente ele pudesse estar mais eprto de mim. Afinal de contas, ele podia nem saber o porquê dessa posição. O voto deve ser útil.

Afixado por: sara em junho 8, 2004 12:04 PM

"Raça"? Só fala disso quem pretende justificar ideias ignóbeis. Ou então aqueles que acreditam nos artigos pseudo-científicos que circulam por aí, e que qualquer aluno mediano de ciências do 12º ano era capaz de desmontar.

Afixado por: CMF em junho 8, 2004 12:31 PM

Eu acho que vocês estão a tirar de contexto a palavra raça da publicidade do Figo. Mas são interpretações..

Afixado por: cachucho em junho 8, 2004 01:06 PM

O futuro é a mestiçagem!
Desculpa Daniel, mas esta frase não é tua é de Charles de Gaulle

Afixado por: Real em junho 8, 2004 01:56 PM

Vocês e as "raças" !

É óbvio que há raças, na espécie humana, como as há em todas as espécies animais. E nisso nós não somos diferentes dos cães ou das galinhas !

O que é estúpido é achar que há raças superiores, ou raças puras. A miscigenação não "abastarda" as raças: enriquece-as.

Do que eu me orgulho é de nas minhas veias correr sangue e muitas e variadas raças !

Orgulhar-se da sua Pátria é diferente. Eu orgulho-me de ser portuguesa, por muito que isso vos choque. E orgulho-me também de ver jogar na selecção nacional gente de todas as cores!

Tenho dito !

Afixado por: Isabel Coutinho em junho 8, 2004 02:09 PM

Subscrevo inteiramente este post, Daniel.
Parabéns.

Afixado por: CC em junho 8, 2004 02:12 PM

Não vamos comparar a concertação de defesa de interesses nacionais no PE, entre os diversos eleitos dos vários partidos, com uma União Nacional. É natural e vantajoso que os portugueses se entendam no PE, quando estão em causa questões estratégicas para o nosso país e que consigam colocar de lado as divergências sobre questões domésticas. O que, felizmente, tem sido conseguido até hoje e creio que assim o irá continuar a ser. Não se tratam de Uniões Nacionais, mas sim de esporádicas convergências nacionais, quando tal se justificar. E isso é mto importante para que Portugal possa beneficiar o mais possível com a UE. Porque todos os países membros o fazem, também. Quanto a António Vitorino, não é uma pessoa da mesma família política que a minha, mas tenho a lucidez suficiente para reconhecer a sua competência, a sua classe, a sua capacidade de trabalho, a sua riqueza intelectual e até o seu humor refinado, para ficar satisfeito se for Presidente da Comissão Europeia, independentemente de ser português.

Afixado por: Direitinho em junho 8, 2004 02:34 PM

Caro Daniel Oliveira, o que você disse que queria fazer à ideia de raça foi para mim música para os meus ouvidos. É algo que toda a gente já sabia, mas vê-lo escrito pelo seu próprio punho foi absolutamente extraordinário, obrigado!
Quanto ao Luís Lavoura peço-lhe apenas calma e descontracção, não me interessa nada se o Daniel tem antepassados judaicos ou não, ou se ele se pretende misturar com alguém de sangue não europeu, o que me enoja são as campanhas de promoçâo de abastardamento do nosso sangue ( tipo united colours of Benetton), a promoção da mestiçagem e o achincalhamento da nossa história que há vários anos a esta parte é efectuado com total impunidade e com o apoio dos órgãos de (des)informação do Sistema pelos Burros de Esquerda (BE). O que me enoja é termos uma comunicação social que tem o desplante de se afirmar como livre e democrática, e não diz uma palavra sobre o PNR porque obviamente já percebeu que "ali" está a única verdadeira alternativa ao actua stado de coisas. Quando os candidatos do PNR se puderem sentar à mesma mesa que os candidatos do BE e apresentar ao Povo sem qualquer tipo de censura as suas ideias, então podem vir falar comigo sobre democracia, até lá dispenso as vossas diatribes e patetices ideológicas.

Afixado por: Rui Pereira em junho 10, 2004 10:37 AM

news

Afixado por: news- em agosto 3, 2004 02:17 AM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?