Já que toda a gente mete a mão na massa também vou mandar a minha posta de pescada sobre o "padeiro do bloco". Bater-lhes em quem? O que faz sentido é a leitura mais simples: o BE propagandeia a sua capacidade de fazer mossa no governo, que é um elemento que o eleitorado reconhece nele mais facilmente. Qualquer partido relembra na campanha os seus pontos supostamente fortes; o BE fá-lo dizendo: "fomos nós que os fizémos sofrer, premeiem-nos por isso". Não me parece que se trate de uma campanha anti-políticos porque esse seria um entorse na própria imagem pública do BE, que, convenhamos, não é um partido propriamente contra "a política". Uma conversa anti-políticos da parte do BE seria até ilegível nesta altura do campeonato e só lhes traria desvantagens. Então porque não votar branco, como diz o Saramago?
Esta conversa acerca do "bater-lhes" e do rolo da massa não teria aliás importância nenhuma se não tivesse sido necessária para equilibrar à esquerda a tese da "campanha de insultos". O Celso lembrou esse fenómeno aqui há dias. É dessa mesma forma que eu leio o artigo de Luciano Alvarez que iniciou a polémica, esse sim um texto anti-políticos: são todos iguais, vejam a baixaria. Que o Ivan, que se queixava ainda há poucas semanas de a esquerda ter perdido a capacidade de ser iconoclasta, se impressione com o padeiro e que o Pedro e o André aqui façam eco disso mesmo é que já me parece um bocadinho semiologia gasosa. Vocês, desculpem lá, mas seriam capazes de objectar ao "nó pasarán" em pleno 1936. Eu olho à minha volta e só vejo desempregados, endividados e um país sem esperança. O que é vocês querem que se faça ao governo? Vamos dar-lhes beijinhos?
Não só o rolo da massa do bloco não me faz qualquer impressão como acho que o PS deveria mesmo ter um rolo compressor. Este governo é tão francamente mau e tão visivelmente mau que deveria ter sido fácil ao maior partido da oposição estraçalhá-lo. Não foi, por culpas próprias e circunstâncias alheias. Estou grato ao BE por ter feito a maior parte desse trabalho. Estou consciente da necessidade do PS ganhar as eleições. Qualquer destes votos é, para mim, excelente.
Estamos a menos de uma semana da obrigação essa sim patriótica de dar uma enorme porradona neste governo. Porrada política; porrada eleitoral; porrada retórica; mas porrada na mesma. Devêmo-la aos nossos desempregados, aos que passam fome, aos que querem fazer investigação científica, aos que querem um país decente, a nós mesmos. Se agora o grande problema é o padeiro do bloco, então dá mesmo vontade de não votar em ninguém. Depois, se a maioria se ficar a rir, venham para aqui chorar como de costume.
Publicado por ruitavares em | TrackBackExcelente Rui!
Concordo em absoluto com tudo o que disseste.
Este governo é tão mau, que era obrigação do PS "ter arrasado" o governo. Não o fez, preferiu defender camaradas indiciados de pedofilia e de insultar quem os insultou durante a campanha.
Um partido como o PS devia fazer muito mais, mas não o fez.
BE concordem ou não com as ideias políticas foi o único partido de verdadeira oposição. Talvez isso incomode muita gente, e que as faça remexer de onde vinha o padeiro, certamente é a única coisa que interessa para essas pessoas, é saber quem é o padeiro.. assim como outros dizem às criançinhas que são o Figo.
Faltam 5 dias para o circo terminar. VOTEM.
Cumprimentos
Enresinados!!
Rui,
vamos la com calma. Nao estamos a defender Madrid de Franco. Nao carregamos nas costas o destino das eleiçoes nem do pais. Discute-se um cartaz do Bloco de Esquerda e a sua linguagem. Chama-se a atençao (chamou o Ivan de forma muito incisiva e correcta) para o populismo potencial dessa linguagem. Se calhar anda-se a falar muito no padeiro, nao sei. E isso pode até fazer o jogo da direita. Mas isto vale em si mesmo uma discussao politica, independentemente agora da porrada que é preciso dar ao governo. Se nao, caimos numa chantagem da urgência que nos faz ceder em tudo. Ora os detalhes da linguagem e das imagens que se apresentam sao importantes, como diz o Ivan. E ai eu acho que ele tem razao: apesar do Daniel e do Bloco poderem dizer que a sua intençao é bater no governo (e eu acredito), ha ali um tom mais geral populista, anti-politicos, que passa na mensagem. E, desse ponto de vista, a intençao é mais ou menos irrelevante.
Afixado por: André Belo em junho 8, 2004 04:31 PM1) No padeiro do Bloco não vejo qualquer sentido populista; vejo um sentido gozão, típico de todas as campanhas do Bloco, e herdeiro das anteriores campanhas do PSR. Em nada difere do anterior cartaz "Dá-lhes com o Bloco", de há alguns anos atrás. Se agora os media andam a dizer mal do atual cartaz, é porque atualmente os media estão contra o Bloco, ao contrário daquilo que acontecia há uns anos atrás, em que o Bloco estava "in" junto dos media.
2) Quanto aos desempregados, lamento dizer que não considero que eles sejam, em grande parte, culpa do atual governo. Eles são culpa, em grande parte, de três situações concorrentes e que nada têm a ver com a política do governo:
a) A deslocalização de empresas de baixa tecnologia para países de mão-de-obra mais barata;
b) A recessão internacional;
c) O fim de um ciclo de grandes obras públicas e de especulação no mercado imobiliário, ciclo esse que não podia continuar porque já não havia dinheiro (do Estado no caso das obras públicas, dos particulares no caso da especulação imobiliária) que o sustentasse.
Afixado por: Luís Lavoura em junho 8, 2004 04:41 PMEles são rolos da massa, cartões amarelos, e cachecóis... Constituição europeia? Pacto de estabilidade? Alargamento? O que é isso? Até parece que estas são as ELEIÇÕES EUROPEIAS.
Afixado por: Joel CF em junho 8, 2004 04:42 PM"CORPORATION" --- Se chegar cá a portugal .. será 1 dos filmes mais interessantes, com Milton Friedman, Naomi Klein, Michael Moore e Chomsky. Vencedor melhor documentário do Sundance Festival. http://thecorporation.tv/
Afixado por: coco&ranheta em junho 8, 2004 04:43 PMEste governo é mau? É mau para quem?
Não é com certeza para o grupo de banqueiros que se serve dele, e que são quem realmente manda.
Mas nesses não podemos votar!
desculpa andré, mas eu não vejo esse tom passar. para uma mensagem passar, ela tem de ser consistente com o resto do discurso daquele sujeito, e o discurso do BE, diga-se o que se disser, não tem sido um discurso anti-políticos como o foi o do PP de manuel monteiro, o PP de paulo portas ou o próprio governo tecnocrático de cavaco silva, para dar três exemplos. o discurso do BE tem sido sempre voltado para a importância da política em tudo, desde a vida pessoal aos afectos. chega até a ser cansativo, como notou o pedro lomba uma vez. a leitura do ivan é, simplesmente, uma interpretação inconsistente no sentido técnico: como é que o BE poderia ser reconhecido durante estes dois anos como o partido que mais bate no governo (ao mesmo tempo que foi, diga-se, o único que escudou o PS durante a "Casa Pia" e que com este defendou os "políticos" ataques justicialistas), o próprio governo admitir isso e falar em "bota-abaixo", os jornais e as TV's empregarem precisamente expressões como "bater", "zurzir" e outras quando se referem à actividade parlamentar do BE e agora, de repente, aparecer um cartaz que diz "em quem lhes bate forte" e ser um cartaz anti-políticos e não anti-governo?
sou de esquerda só. não me dá muita vontade defender um partido em particular, mas esta leitura vossa simplesmente não faz sentido.
resta o discurso agressivo. ele é mitigado no próprio cartaz, onde a cara bonacheirona do padeiro remete para um bater que é até prazeiroso e não fisicamente violento (como na blogosfera). ou agora são só as palavras que têm importância e as imagens já não têm?
mas pode colocar-se a questão: justifica-se a agressividade? eu acho que sim. não estamos a defender madrid de franco. claro que não. estamos a defender-nos de paulo portas, de durão, e do governo mais à direita depois do 25 de abril – mais do que a AD ou o cavaquismo –. isto a mim chega-me e sobra-me.
Afixado por: rui tavares em junho 8, 2004 04:53 PMTudo o que dizes, Rui, me parece legítimo, embora discutível (conforme o comentário que fiz ao post anterior); tudo, menos a ideia de que quem critica o cartaz do Bloco está a promover a abstenção. A crítica é livre e legítima; dela não se infere nenhum desprezo generalizado pelos partidos. Aliás, é precisamente porque não penso que «eles» são todos iguais que o cartaz do Bloco me suscita indignação crítica.
Já agora, para esclarecer: a meu ver, «eles» são todos relativamente decepcionantes, mas há uns que são infinitamente piores. A minha avaliação sobre quem são os menos maus não difere, parece-me, substancialmente da tua.
Só uma enfermidade muito grave poderia impedir-me de votar num momento em que o PSD e o CDS estão no governo.
Na minha santa ingenuidade, é suposto votar num partido contra o governo porque ele é mau, ou é suposto votar num partido cujas ideias para o papel de Portugal na Europa me pareçam melhor?
O cartaz do BE apenas diz "votem em nós porque nós batemos no governo", não "votem em nós porque as nossas ideias são tal tal e tal...."
Aliás, não diz o do BE, nem nenhum dos outros.
Os únicos que me lembro de defenderem alguma coisa em concreto foram os do PNR, retardados proto-nazis, que querem ver tudo o que seja mais escurinho do que o Hitler fora do país e se apoiam em nacionalismos bacocos do tempo da outra senhora.
Nenhum candidato explicou ao certo o que defende na Europa, apenas aqueles conceitos vagos de "uma Europa mais justa" ou "uma Europa mais forte"...mais justa para quem? Como? Com que políticas?
Andam todos a usar as europeias como balanço da governação em Portugal e esquecem-se que é suposto representarem o país na Europa e a Europa no Mundo.
Vale a pena ler jornais, Torquemada. Todos, talvez com excepção do CDS, disseram o que propõem para a Europa.
Afixado por: Daniel Oliveira em junho 8, 2004 05:08 PMivan: para que fique claro eu não acho que o teu post promova a abstenção. eu achei o teu post interessante (embora incorrecto) e gostei de o ler. o meu problema é de proporção.
eu até acho que os ataques entre BE e PS serão inevitáveis e até, em parte, positivos. mas também acho que se o cartaz do padeiro (ou as posições de sousa franco sobre o aborto) começarem a tornar-se mais importantes do que aquilo que nos trouxe até aqui, aí sim corremos o risco de enfadar gente de esquerda que (como eu) nunca gostou das linhas de demarcação na esquerda portuguesa.
repara (reparem) também que não proponho nenhuma "unidade" da esquerda em função de objectivos estratégicos. até prefiro a divisão. mas uma divisão que traga votos e faça pontes.
[agora só para chatear] na política, como numa equipa de futebol: arrumar a defesa e transpôr a bola entre sectores, com um ataque aguerrido.
Afixado por: rui tavares em junho 8, 2004 05:10 PMLamento caro Rui. Os desempregados são consequência dum terrível ciclo económico inevitável. Você talvez não perceba absolutamente nada de economia. Se percebesse saberia que atravessámos quase meia década de euforia selvagem (consulte os preços do imobiliário, da bolsa, dos ordenados,etc,etc).
Há 3 anos eu procurava programadores para a minha empresa e em 20 candidatos 15 nem sequer iam à entrevista. Marcavam e nem apareciam. Dos 5 em 20 que iam, ouvia coisas do género: "não tenho que fazer provas de admissão", "quero um carro de 6 mil contos como regalia", etc,etc.
Cheguei a pagar 45 contos para ter acesso à base de dados de recém licenciados do IST, imagine !! Para encontrar profissionais tive que pagar e das dezenas que entrevistei fiquei com a impressão que só uma crise colocava estes loucos sem experiência, todos no lugar. Hoje as coisas são diferentes, e acima de tudo não tenho que lidar todos os dias com enormes irresponsabilidades de quem não tinha nada a perder pois bastava chatear-se e procurar alternativa noutro lugar qualquer.
Tá enganado caro Rui, o governo até pode ter feito muito disparate, mas por favor, ou é completamente cego, ou não percebe nada do que se passou nos últimos anos em Portugal. Eu dou-lhe a minha opinião pessoal: acho que o Durão foi um palhaço em apoiar o Bush, acho que foi um palhaço em colar-se à Liga dos campeões, acho qeu foi um palhaço em ir`passar férias à ilha do Pereira Coutinho, acho que foi um palhaço em muitas coisas. Agora, só lhe digo uma coisa: eu no dia a dia sinto (cada vez mais) que uma enorme mudança está a ocorrer. Lido com empresários e comerciantes que andam aterrorizados, que toda a vida se cagaram para o Estado e vejo-os todos preocupadinhos com a facturação e o IRC. Sinto todos os dias que o ambiente de impunidade acabou. Sinto muito medo nesta gente, muitos "empreiteiros" exibicionistas. Já não vejo as dezenas de novos-ricos a mostrarem o descapotável. Tem-nos escondidos agora. Já não vejo a loucura nos preços do imobiliário, já só vejo centenas de placas a dizer "vende-se".
Tudo isso, claro, gera uma inflexão económica, menos massa a circular, menos emprego. Mas isso era inevitável, ou esta crise, ou um estoiro muito MAIOR daqui a uns anos.
Desculpe lá caro Rui, mas está muito enganado. Talvez preferisse um idiota qualquer como ministro a falar de dialogo ou um ministro das finanças a falar de pujança económica. Mas eu pelo menos não sou tolo, e observo com atenção o que me rodeia. E do que vejo , muitas coisas são sinais sérios de crise, que eu acho que seriam inevitáveis mais cedo ou mais tarde, mas também vejo muitos sinais de que alguma coisa está a mudar, e são coisas importantes de que nunca vi sinais nas últimas duas décadas.
Afixado por: Tiger em junho 8, 2004 05:22 PMConfesso-me um pouco abstraído da realidade e talvez tenhas razão nisso dos jornais. O problema é que quando ligo a televisão para saber o que se passa em termos de campanha ou das últimas vezes que comprei o Público, tive dificuldade em distinguir entre uns e outros....obviamente vi-os a insultarem-se uns aos outros, mas nas questões que o Público tem posto (das que li) aos representantes das listas, as diferenças não são muitas....e não vale a pena tentar apanhar artigos sobre comícios porque os senhores têm andado mais divertidos a discutir tamanhos de telemóveis e orelhas deficientes do que outra coisa...
Do tempo de antena nem falo...
Já agora, se fosse possível (num claro acto de serviço público) gostava que me explicassem as diferenças. As eleições estão à porta e o voto em branco afigura-se-me como o mais provável.
VOTO – POSIÇÃO OFICIAL DESTE BLOG www.antidireitaportuguesa.blogspot.com
1) Ou vote no Partido Socialista (PS)
2) ou vote no Partido Comunista Português (PCP) – Coligação CDU com Os Verdes -
3) ou vote no Bloco de Esquerda (BE)
4) Se não suporta nenhum destes partidos
a) vote no PCTP-MRPP.
b) Vá para a praia marítima ou fluvial
c) Se é ecologista vá passear pela floresta
d) Fique a transar o dia todo
e) Nunca vote na Coligação PSD-PP (+ Bush + Rumsfeld +Carlucci)
Como mero observador, acho que os únicos cartazes verdadeiramente imaginativos e que pautaram pela diferença foram os do BE. E os do Santana com as carrinhas e as ruas remendadas etc...
Gosto muito de ver a repulsa provocada por um padeiro, num país que se orgulha de ter tido uma padeira como uma das imagens de superioridade.
Apraz-me também saber, que mais importante que uma constituição europeia, é um cartaz, eu pelo menos ainda não vi ninguém comentar a primeira.
E sou mero observador porque não vivo no mesmo país que o tiger. Aqui pelo meu cada vez vejo mais carros descapotáveis, em detrimento dos utilitários. A preocupação com o fisco é imperceptível, já que cada vez é menor o valor das colectas nos cofres do estado e maior o tempo de filas de espera, nas repartições de finanças para se cumprimentar o funcionário que "gentilmente", após 5 horas de fila diz ao velhinho, que recebeu a carta do IMI que esta é só informativa.
Mas é sempre bom saber que o Tiger é uma pessoa observadora, até já viu algo que não se via há 2 décadas, eu aqui no meu paí, ultimamente vejo coisas que já não via há 3.
Mas meu caro Tiger agradeço que me mande a morada desse paraíso...
A coisa por aqui tá preta!
Caro André,
Apesar de estar em causa apenas e só as eleições europeias, parece-me que os tempos que vivemos não se compadecem com o marxismo de sofá, que o Bloco sempre nos habituou e que tão bem o nosso amigo Ivan personifica. É inevitável cerrar fileiras, sobretudo para quem em Portugal vive dia a dia esta crise que, um pouco por todas áreas prolifera.
Tenha sérias dúvidas, não nos objectivos do Bloco em tornar esta campanha mais popular, mas na eficácia do cartaz do “Pasteleiro Trotskista”, no entanto, parece-me por demais evidente que, nesta recta final eleitoral é preciso mais que tudo tomar partido e deixar de fora do espaço público as verborreias intelectuais .
Um abraço Alex.
Bom artigo Sr. Rui Tavares :)
100 por cento de acordo em relação a tudo o que dizes. Que venham mais!
Sim, precisamos de porrada, muita porrada. Contra o governo e contra quem o apoia. Devemo-la, sobretudo, aos "que querem fazer investigação científica" (como o Rui Tavares?). Portugal está como a Espanha em 1936. Não podemos ser neutros. Já agora, não há por aqui algum sentido do ridículo?
Afixado por: Anti-Barnabé em junho 8, 2004 07:40 PMBravo e obrigado, Rui.
Afixado por: rodion em junho 8, 2004 08:24 PMEu, que vou votar BE, ao ver o outdoor fiquei um pouco incomodado, confesso. Não partilho da opinião (lida no texto d' A Praia) que haja ali paternalismo. Sim, também me parece que se esteja a procurar um discurso próximo das massas - nesse ponto a análise do Ivan parece-me lúcida. Mas parece-me bem que o BE procure chegar junto do "grosso" da população, pondo de lado qualquer estigma ou imagem de partido de elites. Mas há outras maneiras de dizer as coisas. A leitura que faço do slogan é a de um apelo a que os portugueses votem em quem trabalha [a taxa de aprovação das propostas apresentadas pelos deputados bloquistas é um indicador seguro do trabalho feito], em quem faz uma verdadeira e FORTE oposição ao actual governo. O "lhes" parece-me apontado - concordo contigo - a este governo, e não à classe política. Simplesmente este apelo - que procura apoiar-se no descontentamento que existe de facto nas pessoas - poderia ter evitado uma metáfora tão [a meu ver] infeliz. Porque não dizer "... em quem lhes faça frente", "...em quem os confronte", "...em quem realmente te representa", "em quem está do teu lado"? Claro que estas hipóteses não são tão sonantes - mas de certeza que os publicitários se iam lembrar de uma alternativa...
Afixado por: troblogdita em junho 8, 2004 08:29 PMNunca pensei que um raio de um cozinheiro pudesse causar tanta discussão.
Não vejo nada de especial nesse cartaz. Caramba era apenas um trocadilho de palavras. Mas será possível que alguém acredita que o cartaz queria transmitir que se ia bater nos políticos ou que fosse um cartaz anti-políticos.. julgo que essa interpretação é fetia um pouco de má-fé, porque sinceramente não creio que isso passe pela cabeça de alguém..
Afixado por: cachucho em junho 8, 2004 09:18 PMSe o Ivan, o Pedro e André não objectaram ao "nó passarán" em 1936, eu o farei em 2004. "No" (não) não tem acento em espanhol (castelhano).
PS Antes que alguma alma se inflame, isto não ("no") é uma critica ao texto.
Afixado por: peregrino a Meca em junho 8, 2004 11:18 PM"o BE propagandeia a sua capacidade de fazer mossa no governo"
É verdade, a esta hora o governo ainda está a lamber as feridas por causa do caso Carlyle... enfim!
Afixado por: w em junho 8, 2004 11:31 PMSantana terá de explicar demolições «obscuras»
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/noticia.php?id=345764
Afixado por: Interessante em junho 9, 2004 12:31 AMah, o caso carlyle... ainda havemos de voltar a ouvir falar dele.
Afixado por: rui tavares em junho 9, 2004 12:51 AMAbsolutamente de acordo Rui.
Estando longe, no outro lado do atlantico, por causa desse governo, chego a enojar-me com a mesquinhez com que se da importancia ao que nao e importante.
Preocupem-se com os desempregados e pseudo-empregados tambem, com o nivel de vida desgracado da grande maioria dos portugueses, com os subornadores e simples vigaristas, que por culpa de uma justica omnipresente, vao continuando a fazer crescer a industria dos carros de luxo. Isto sim e preocupante, agora o padeiro.
O padeiro e uma figura de estilo feliz da vontade de muitos portugueses
Meu caro Alex,
As "verborreias intelectuais" só são verborreias para quem as vê assim. Eu cá gosto muito de e dou-lhes nomes mais simpáticos. Como quer que as chamemos, elas não são incompatíveis com tomar partido.
um abração
E difícil imaginar que, neste espaço de debate me excedi em termos de linguagem…. A ideia daquele comentário era apenas e só alertar para uma certa tradição da esquerda em dar tiros no pé em momentos importantes.
Afixado por: alex em junho 9, 2004 10:19 AMRealmente, é de perguntar em que país vive o sr. Tigre. Dizemos-lhe ou mantêmo-lo na doce ilusão? Será que ele não sabe que as casas e os carros que se vendem mais facilmente são os de luxo? Que a Manuela Ferreira Leite só "bate" ( deixa-me cá pôr aspas em bater, se não as flores de estufa chamam-me caceteira...)nos que trabalham por conta de outrem? Que as restrições na Administração Pública são só para os funcionários, nunca para os dirigentes, que afinal até podem ganhar mais do que o Presidente da República? É evidente que os governos PS não foram grande coisa, mas pelo menos não demonstravam tamanha indiferença e ausência de compaixão para com os desvalidos. Por muitos erros ou "excessos" reivindicativos que tenham cometido, só quem tem pêlos no coração não se comove com aqueles grupos de operários que, à porta das fábricas encerradas, tentam impedir o saque do património.
Quanto ao cartaz, estou de acordo com o Rui. Apesar de ao BE lhe fugir, às vezes, o pé para a asneira (veja-se o que "pariram" na campanha para o referendo sobre o aborto), quase sempre faz campanhas imaginativas, e este do rolo da massa tem montes de piada. Que é que se passa connosco que já só sabemos interpretar as coisas à letra? Será um sintoma daquilo a que chamam "iliteracia"?
Teresa
Alguém se lembra do plágio da campanha do PSD para as legislativas? Que a memória não seja curta:
http://www.novaguarda.pt/200202/ger_cobertura.htm
http://segundasedicoes.expresso.pt/primeira/default.asp?edicao=1529
Afixado por: Interessante em junho 9, 2004 03:10 PMPois, o caso Carlyle... o que era engraçado era ouvir falar dele AGORA!
Afixado por: w em junho 9, 2004 11:16 PMPenso q ninguém se esqueceu que "é preciso mais que tudo tomar partido e deixar de fora do espaço público as verborreias intelectuais", como diz o Alex. Só que este espaço, embora mais ou menos público, é antes de mais uma "sala de conversas". Não estamos a fazer campanha, estamos a debater ideias de forma mais geral. E a questão do cartaz não é uma questão política tout court. É paralela a essa, tem a ver com opções estéticas que são também inevitavelmente ideológicas e que portanto veiculam uma mensagem que, a meu ver, é neste caso infeliz porque primária e pobre. Deste ponto de vista - e assim li o texto do Ivan - o actual cartaz não tem comparação possível com o anterior "dá-lhes com o Bloco". E, sabendo embora q não é a questão principal, lamento q assim seja: gosto de ver qualidade em tudo, até nas mensagens publicitárias.
Afixado por: lucrecia em junho 10, 2004 03:44 AMEscama-lhe o bezugo!
Debulha-lhe a maçaroca!
Esmifra-lhe o palhaço!
CAROS CONTRIBUINTES PORTUGUESES 29/08/2004
TEMOS UM NOVO PRIMEIRO MINISTRO EM PORTUGAL. SUAS PRESTAÇÕES COMO GESTOR NAS CÂMARAS DA FIGUEIRA DA FOZ E LISBOA FORAM MEDIUCRES, O QUE NÃO ALGORA NADA DE BOM PARA O FUTURO DE PORTUGAL.
NA FIGUEIRA DA FOZ DEIXOU DÍVIDAS IMPAGAVEIS. EM LISBOA EXISTE UMA DÍVIDA DE 90 MILHÕES DE EUROS, E UM BURACO NO MARQUES DE POMBAL QUE TÃO CEDO NÃO VAI SER SOLUCIONADO.
ESTES FACTOS SÓ COMPROVAM A INCOMPETÊNCIA DESTE PALHAÇO, ALIAS, PARA VERMOS UM PALHAÇO NÃO É MAIS NECESSÁRIO IRMOS AO CIRCO, BASTA LIGARMOS A TELEVISÃO AS 20:00 HS, E VERMOS O PALHAÇO DO SANTANA LOPES A FALAR.
SANTANA LOPES
PELAS DECLARAÇÕES DO EXMO SR. DR. PRIMEIRO MINISTRO SANTANA LOPES, AS GRANDES OBRAS PÚBLICAS DESTE PALHAÇO DEVERÃO SER A CONSTRUÇÃO EM TODO PAÍS DE NOVAS E IMPORTANTES INFRA-ESTRUTURAS ( CASAS DE PUTAS E DISCOTECAS ), EM CADA ALDEIA / VILA E CIDADES PEQUENAS. JÁ QUE NAS GRANDES CIDADES DEVERÃO SER INCENTIVADAS E AUMENTADAS AS CASAS DE DIVERSÃO ( CASAS DE PUTAS E DISCOTECAS ).
NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE A MÁXIMA DOS POLÍTICOS É : PÃO E CIRCO PARA O ZÉ POVINHO. ESTA MÁXIMA DE MAIS DE DOIS MIL ANOS QUE OS ROMANOS APLICAVAM, AINDA É MAIS QUE VÁLIDA, E INSISTENTEMENTE APLICADA EM NOSSO PAÍS PELOS POLÍTICOS PORTUGUESES.
ALEM DE TUDO ISSO, AGORA GASTAM-SE MILHÕES EM ARMAS INÚTEIS,
COMPRAM-SE 2 SUBMARINOS ALEMÃES POR 800.000 MILHÕES DE EUROS.
COMPRAM-SE 40 AVIÕES DE GUERRA F-16 AMERICANOS POR 500.000 MILHÕES DE EUROS.
COMPRAM-SE 322 TANQUES DE GUERRA POR 540 MILHÕES DE EUROS.
COMPRAM-SE 12 HELICÓPTEROS EH-101 PARA O EXERCITO, POR 440.000 MILHÕES DE EUROS.
GASTA-SE 310 MILHÕES DE EUROS NA MODERNIZAÇÃO DOS AVIÕES DE PATRULHA MARÍTIMA P3 - ORION
GASTAM-SE DOIS MIL MILHÕES E 590 MILHÕES DE EUROS ( 2.590.000.000 EUROS ) EM ARMAS QUE SÃO INÚTEIS PARA PORTUGAL. ESTAS OPÇÕES DE GASTOS DEMONSTRAM BEM O DESPREZO QUE NOSSOS POLÍTICOS TEM POR NÓS CONTRIBUINTES, QUE SEMPRE PAGAMOS AS CONTAS DESTES PARASITAS DA SOCIEDADE ( POLITICOS PORTUGUESES DA ESQUERDA A DIREITA SEM EXCEPÇÃO ).
SERÁ QUE ESTE DINHEIRO GASTO EM ARMAS QUE SÃO INÚTEIS PARA PORTUGAL, NÃO TERIA SIDO MELHOR APLICADO NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS, NA CONSTRUÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS FUNDAMENTAIS COMO POR EXEMPLO ( BARRAGENS PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA/ ESTRADAS SEM PORTAGENS/ NA RECUPERAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS EXISTENTES COMO HOSPITAIS QUE ESTÃO DEGRADADOS/ EM PONTES EM ESTADO PERIGOSO, SERÁ QUE JÁ SE ESQUECEMOS DA PONTE DE ENTRE RIOS ? / NA PESQUISA DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DO HIDROGÉNIO / ETC , ETC , ETC ....................................).
NOSSOS POLÍTICOS GASTAM MILHÕES DE EUROS COM O ENVIO DE TROPAS PARA O IRAQUE, BÓSNIA, AFEGANISTÃO, TIMOR. SERÁ QUE ALGUÉM JÁ CONTABILIZOU OS CUSTOS DESTAS OPERAÇÕES PARA PORTUGAL? DEVE TER SIDO GASTO MAIS DE 200 MILHÕES DE EUROS. PORTUGAL É UM PAÍS COM POUCOS RECURSOS, NO ENTANTO CONTINUAMOS A JOGAR FORA O DINHEIRO DE NOSSOS IMPOSTOS EM ATITUDES IRRACIONAIS. ATÉ QUANDO VAMOS CONTINUAR IMPÁVIDOS E SERENOS A ACEITAR O DESPERDÍCIO DE NOSSO DINHEIRO?
NOSSOS POLÍTICOS NÃO TEM PRIORIDADES PARA COM OS CONTRIBUINTES PORTUGUESES, APENAS SE PREOCUPAM COM OS TACHOS DELES E OS DOS DELES ( TACHOS PARA OS FAMILIARES E AMIGOS DE PARTIDOS ), EM DETRIMENTO DO INTERESSE DOS CIDADÃOS PORTUGUESES.
NÓS CIDADÃOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES, SOMOS ESFOLADOS COM IMPOSTOS EXTORCIVOS TODOS OS DIAS, COMO POR EXEMPLO :
- ISP - IMPOSTO SOBRE O COMBUSTÍVEIS, POR CADA LITRO PAGA-SE 75 % DE IMPOSTO.
- IA - IMPOSTO SOBRE AUTOMÓVEIS NOVOS, 50 % DO VALOR DA VIATURA ADQUIRIDA.
- IVA - 19 % SOBRE TUDO QUE COMPRAMOS.
- IRS - DESCONTADO DIRECTAMENTE DE NOSSOS SALÁRIOS.
- CONTRIBUIÇÃO AUTÁRQUICA, QUE ESTE ANO VAMOS PAGAR 0,8 % DO VALOR DE NOSSOS IMÓVEIS.
- TAXAS DE DIFUSÃO TELEVISIVA EM NOSSAS CONTAS DE ELETRICIDADE.
- ETC / ETC / ETC / ETC ............................................................................................................................................
QUALQUER DIA VÃO INVENTAR UM IMPOSTO SOBRE O AR QUE RESPIRAMOS, E NÃO VAI DEMORAR MUITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
DE CADA 100 EUROS QUE GANHAMOS, PAGAMOS EM IMPOSTOS DIRECTOS E INDIRETOS MAIS DE 55% AO ESTADO ( 55 EUROS ). CADA VEZ QUE COMPRAMOS QUALQUER COISA PAGAMOS NA HORA ( 19 % DE IVA + 32 % DE IRC QUE VEM EMBUTIDO NOS PRODUTOS + IMPOSTO DE SELO, ETC, ETC, ETC ................................. ).
SOMOS ESCRAVOS DO SISTEMA PARA O BENEFÍCIO DE POUCOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SE NÓS CONTRIBUINTES, TIVÉSSEMOS A CERTEZA QUE NOSSOS IMPOSTOS FOSSEM USADOS COM CRITÉRIO E RESPONSABILIDADE, NÃO NOS IMPORTARÍAMOS EM PAGAR, NO ENTANTO SABEMOS MUITO BEM QUE GRANDES EMPRESÁRIOS, DESONESTOS , COM A CUMPLICIDADE DE NOSSOS GOVERNANTES E POLÍTICOS ( EM QUE MUITOS TAMBÉM SÃO EMPRESÁRIOS ) NÃO PAGAM UM TERÇO DO QUE OS CONTRIBUINTES QUE TRABALHAM POR CONTA DE OUTREM PAGAM.
E COMO SE TUDO ISTO NÃO FOSSE TÃO ABSURDO, AINDA GASTAM O DINHEIRO DE NOSSOS IMPOSTOS PARA COMPRAR ARMAS ( 2.590.000.000 EUROS ////// DOIS BILHÕES E QUINHENTOS E NOVENTA MILHÕES DE EUROS ). SERÁ QUE NÃO EXISTEM PRIORIDADES PARA DEFINIR O QUE É REALMENTE IMPORTANTE PARA NÓS CIDADÃOS CONTRIBUINTES ELEITORES ?????
OS POLÍTICOS PORTUGUESES COMPROMETEM NOSSO PRESENTE, E O FUTURO DE NOSSOS FILHOS. ELES NÃO TEM PREOCUPAÇÕES COM SEUS ELEITORES, PORQUE O TACHO DELES ESTÁ GARANTIDO TODOS OS MESES. OS DEPUTADOS/AS AO FIM DE 12 ANOS DE MANDATO TEM JÁ UMA APOSENTADORIA, PORQUE? SÃO ELES SERES SUPERIORES A NÓS, POBRES CIDADÃOS ESCRAVOS DAS FINANÇAS? NÓS CIDADÃOS, SOMENTE AOS 65 ANOS NOS PODEMOS APOSENTAR, COM AS PENSÕES RIDÍCULAS QUE OS POLÍTICOS NOS IMPÕE, MAS OS SRS. DEPUTADOS/ MINISTROS/ E POLÍTICOS EM GERAL NÃO TEM QUE SE PREOCUPAR COM O FUTURO, PORQUE O TACHO ESTÁ MAIS QUE GARANTIDO ................................................................................
VOCÊS QUE ESTÃO A LER ESTAS PALAVRAS, ESTÃO SATISFEITOS COM A SITUAÇÃO QUE O PAÍS ATRAVESSA ? PENSEM PELAS VOSSAS CABEÇAS, NÃO SEJAM CORDEIRINHOS À CAMINHO DO MATADOURO, É ISSO QUE OS POLÍTICOS QUEREM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SE AO LEREM ESTAS POUCAS PALAVRAS EU LHES PROVOCAR DÚVIDA, E PÓ-LOS A PENSAR, JÁ TEREI FEITO A MINHA PARTE COMO CIDADÃO ( R.L.A. ).
COM TODAS ESTAS CONSIDERAÇÕES QUE FORAM DITAS, SÓ RESTA A NÓS CONTRIBUINTES TOMAR UMA MEDIDA QUE ESTÁ AO NOSSO ALCANCE, NAS PRÓXIMAS E FUTURAS ELEIÇÕES DEVEMOS TOMAR UMA ATITUDE QUE ATINJA REALMENTE A CLASSE POLÍTICA, DEVEMOS VOTAR EM BRANCO.
NÓS CONTRIBUINTES E ELEITORES TEMOS MAIS PODER DO QUE PENSAMOS.
NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES CASTIGUE OS POLÍTICOS DA ESQUERDA A DIREITA, VOTE EM BRANCO.
SE A TOTALIDADE DOS VOTOS EM BRANCO FOR SUPERIOR Á 50 %, AS ELEIÇÕES PERDERÃO CREDIBILIDADE, E TAMBEM ATINGIREMOS A CLASSE POLITICA DE MANEIRA IRREVERSIVEL.
SE ACHAR QUE NÃO VALE A PENA DAR-SE A ESTE TRABALHO ( VOTAR EM BRANCO ), NÃO VOTE, SE ABSTENHA, TALVEZ UM DIA, QUANDO A ABSTENÇÃO ATINGIR OS 99,9 %, ESTES PARASITAS DA SOCIEDADE ACORDEM..................... E COMECEM A TRABALHAR PELO BEM DE NÓS PORTUGUESES.
O MÍNIMO QUE ACONTECERIA, SERIA QUE ESTES PARASITAS DA SOCIEDADE NÃO TERIAM MAIS A DESCULPA QUE OS CIDADÃOS NÃO ESTÃO INTERESSADOS NAS ELEIÇÕES, E ASSIM ESTES FILHAS DAS PUTAS ( TODOS OS POLITICOS PORTUGUESES ) FICARIAM A SABER O QUE NÓS CIDADÃOS CONTRIBUINTES PENSAMOS DELES - QUE SABEMOS QUE OS POLITICOS SÃO TODOS UNS PARASITAS VAMPIROS DE NOSSOS IMPOSTOS, E QUE ESTÃO A SE BORRIFAR PARA NÓS CIDADÃOS ESCRAVOS DOS IMPOSTOS, QUE NO EXTORQUEM TODOS OS DIAS ( DESDE QUE NASCEMOS, ATÉ DEPOIS DE NOSSA MORTE ).
CASO CONCORDE COM ESTA MENSAGEM, DIVULGUE-A AOS SEUS AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO E FAMILIARES. ESTARÁ A CONTRIBUIR PARA MUDAR O MARASMO EM QUE PORTUGAL SE ENCONTRA.
ASSINA
UM PATRIOTA
RAMIRO LOPES ANDRADE
OS POLÍTICOS PORTUGUESES SÃO TODOS UNS PARASITAS DA SOCIEDADE, E VAMPIROS DE NOSSOS IMPOSTOS.
VOTEM EM BRANCO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
RESPOSTAS PARA: rio.negro@iol.pt
sonda.viking@iol.pt