junho 10, 2004

Hoje é "dia da raça"


Aos que o orgulho pátrio apagou da nossa história.

Publicado por danieloliveira em | TrackBack
Comentários

Também apagou outras tão importantes ou mais que estes: os visigodos, suevos, celtas e iberos (para não falar nos romanos que estão presentes na língua).

Afixado por: Orlando em junho 10, 2004 11:00 PM

'mais' não, caro Orlando.

A nossa cultura popular assenta sobretudo no legado que os muçulmanos nos deixaram.

Desde o Fado ao Cozido à Portuguesa, passando pela Arquitectura e pela Azulejaria.

São demasiadas coisas. Desses outros bárbaros (incluindo os Romanos, os mais bárbaros de todos) não restou grande coisa que se veja...

Afixado por: Pedro em junho 10, 2004 11:37 PM

Já leram o comunicado do PPM à Lusa?

Afixado por: canzoada em junho 11, 2004 12:12 AM

Não estou de acordo com o Pedro. Não deve conhecer bem o norte de Portugal e portanto, não compreendeu o que quis dizer. Como eu conheço muito bem o sul, acabo por entender bem a perspectiva dele (Pedro). O fado é um subproduto de uma aculturação no norte de Portugal (como a corrida de touros). O cozido à portuguesa tem origem na cozinha alentejana / Beira Baixa, que diga-se é soberba. Nota: nem judeus nem árabes comem porco: onde está o legado muçulmano????Vamos lá ver se relemos a bula!

Afixado por: Orlando em junho 11, 2004 12:44 AM

O Orlando está atacado pela célebre maleita virulenta, que é confundir o país com lisboa.

Afixado por: lucrecia em junho 11, 2004 01:03 AM

EMENDA! EMENDA: queria dizer o PEDRO, não o Orlando

Afixado por: lucrecia em junho 11, 2004 01:05 AM

Obrigado, canzoada. Já fiz post.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 11, 2004 01:09 AM

Vocês não acham essa discussão demasiado parecida com a velha pergunta "gostas mais do papá ou da mamã?"

Nós somos uma mescla das de todos os povos que viveram no teritório que hoje ou algum dia se chamou Portugal, não é evidente? Inclui romanos, inclui árabes, inclui judeus (cujas influências de relevo eu desconheço, francamente), inclui celtas, inclui povos pré-romanos (lusitanos, turdetanos, fenícios, cartagineses, se calhar iberos, etc.), inclui godos, inclui povos africanos, inclui povos indianos, inclui povos indonésios, inclui chineses, inclui americanos e hoje vai incluindo povos do Leste da Europa.

A nossa riqueza consiste em termos sido capazes de organizar tudo isto num todo relativamente harmonioso e desenvolver uma cultura original a partir desse todo, de tal forma que hoje já é difícil saber ao certo de que influência vieram muitas das nossas características ou traços culturais. O que é certo é que em diferentes traços, diferentes são as predominâncias. Na língua, a predominância latina é óbvia, por exemplo; noutras coisas, outras serão as predominâncias.

Já agora, e pelo que foi dito acima, acho este post muito redutor. A ideologia "oficial" dos nacionalistas exclui e excluiu ao longo da história muito mais do que as influências muçulmanas e judaicas.

Afixado por: Jorge em junho 11, 2004 01:27 AM

Até com o raio de duas fotos se metem a discutir.
Neste post não existe não que seja menos verdade, e é isso que interessa.

Afixado por: cachucho em junho 11, 2004 01:37 AM

Concordo plenamente com o Orlando tem toda a razão.

Muitos monumentos romanos, via romana, balneários romanos,etc, feiras celtas as trocas de produtos, cultivo...

Afixado por: Ariann em junho 11, 2004 01:44 AM

Isso de incluir árabes, por certo estão-se a referir à mouraria. Nós os nortenhos estamos imunes à presença desses genes.
E o Jorge é muito "políticamente correcto" : temos influências de tudo, mas desconhece as influências judaicas (não vá o pessoal chamar-lhe Sharonesco). No entanto alegremente é capaz de mamar uma Alheira de Mirandela :))

Afixado por: Reaça em junho 11, 2004 04:28 AM

Talvez cinco.. seis anos,nâo me lembro la muito bem,o que sei foi que um médico prestigioso encontrou no adn de uma senhora hospitalisada no Algarve traços de gorila.Um rei Ingles no século desoito deu o titulo de barâo a um judeu.Quando o Bush ganhou as eleiçôes encontraram-lhe afinidades com a prinçesa Dyana,depois nunca mais falaram.O mundo é drôle,vou de tempos en tempos aos stats, estado da Florida,fora o mar gostamos de ir ao Epcot center,Portugal nâo tem (até agora) nenhum stand o Marrocos tem e por sinal bonito,quando se entra existe uma grande bola que representa o mundo e um resumo da humanidade,desde as descobertas justo a hoje.Nem uma palavra sobre Portugal,mesmo Fernâo (Mentes) Pinto é Espanhol,thats its,est drôle nâo é?

Afixado por: calhordus em junho 11, 2004 07:06 AM

Reaça, estás completamente enganado em relação ao norte e à influência moura. Aconselho-te uma entrevista que Cláudio Torres e José Mattoso deram à revista Vida Mundial, ´sobre a origem de Portugal, que tinha como título "Somos todos mouros".

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 11, 2004 09:49 AM

Mas não acham que esta é uma daquelas discussões um pouco estéreis? De árabes, judeus, cristãos, cristãos-novos, celtas, africanos, loucos e quantas coisas mais, todos temos um pouco. Vivam as raças, mas todas elas!

Afixado por: Direitinho em junho 11, 2004 11:24 AM

Somos todos mouros??? Isso querias tu Daniel. O que tu gostavas mesmo era que Portugal fosse um povo de semitas, azar, para teu grande desgosto somos um povo indo-europeu e vais ter que aprender a lidar com isso, aliás com a idade que tens já deverias ter aprendido.

Afixado por: Rui Pereira em junho 11, 2004 01:02 PM

Heil, Rui Pereira, heil.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 11, 2004 01:42 PM

Se o Rui Pereira soubesse quantas "raças" correm misturadas no seu sangue, que devem ser umas quantas sendo português, se calhar ficava chocado. Para que não fique, eu não as vou enunciar.

Afixado por: Direitinho em junho 11, 2004 02:10 PM

Reaça, agradecia-te que tentasses não ser palerma.

"Desconhecer" significa "não conhecer". É uma assumpção de ignorância minha. Sei que existe influência judaica em Portugal, que chega a ser forte em certas zonas, mas não sei qual é. Eu, ignorante, me confesso. Seria bom que outros me seguissem o exemplo.

Entendido?

(e não, não como alheiras de Mirandela - não gosto da grande maioria dos enchidos, seja qual for a sua origem histórica)

Afixado por: Jorge em junho 11, 2004 02:55 PM

"Somos todos mouros??? Isso querias tu Daniel. O que tu gostavas mesmo era que Portugal fosse um povo de semitas, azar, para teu grande desgosto somos um povo indo-europeu e vais ter que aprender a lidar com isso, aliás com a idade que tens já deverias ter aprendido."

Este patetinha passa o dia todo a espreitar os "blogs" da Net onde se faça menção à raça, para dar um ar da sua graça. É um obsessão que raia a loucura total, e não há nada a fazer. Os portugueses são, obviamente, um povo indo-europeu. Nesse aspecto, aliás, sugiro ao idiotinha que faça uma vénia na rua sempre que ver paquistaneses e monhés no metro(que até adoram a sagrada suástica nos seus templos há alguns milénios): com a sua pele escurinha, mas imaculada compleição caucasiana, mais dolicocéfala do que a nossa ou a dos nórdicos, chamam-se a si próprios de arianos desde o segundo milénio AC, e do sânscrito se estudam todas as línguas indo-europeias.

Na verdade, não há nenhuma raça indo-europeia; há, isso sim, indo-europeizados (nós, por via latina). Também estão cá os genes de mouros, semitas, alguns negros e ciganos. E quanto a isso, não há nada a fazer, senão sugerir a este patetinha que abra as suas veias e se livre de vez de tamanha contaminação.

Afixado por: Pedro Miguel em junho 11, 2004 10:01 PM

Voltemos à vaca fria:
O 10 Junho foi o Dia da Raça, da Raça Portuguesa, sem qualquer comnotação racista ou discriminatória, no entanto fico com os pontos de interrogação no ar por causa da Estrela de David e do Crescente muçulmano.
O ké késta m*rda tem a ver com o Dia da Raça Portuguesa?

Afixado por: Reaça em junho 12, 2004 02:51 AM

"raça portuguesa" é uma mentira que existe na tua cabecinha oh reaça.. O conceito "raça" por si só não tem qualquer validade científica, apesar de ter validade legal em alguns países como os EUA, mas agora "raça portuguesa"?

Isso é o quê? Os judeus portugueses são de que raça? E os negros portugueses? E os portugueses nascidos em Paris? E os luso-canadianos?

E já agora os portugueses filhos de portugueses nascidos em Portugal e católicos são todos dessa raça? Mesmo os gays?

Afixado por: Boss em junho 12, 2004 11:33 AM

Já agora quem fala em merda (ainda que de forma censurada) referindo-se a símbolos religiosos como o Crescente ou a Estrela de David que raio de legitimidade tem para fazer a menor crítica que seja ao famoso kit Páscoa do Barnabé, que se bem me lembro, foi ardentemente criticado por ti..

e se nos poupasses à merda dos teus comentários»?

Afixado por: Boss em junho 12, 2004 11:42 AM

Um granda Heil também para ti ó Daniel. Quanto ao palermóide iletrado do Pedro Miguel convinha que antes que blgasses estudasses um bocadinho, é que quando falas do indianos tens toda a razão, uma parte deles são de factos Arianos, tenho aliás um grande respeito por eles e pelo Hinduísmo,e respeito-os ainda mais porque naquela zona do mundo enfrentam sozinhos a ameaça do Crescente Islâmico, especialmente por parte dos seus vizinhos paquistaneses que de Arianos nada tem, e é exactamente por nada terem de Arianos que se converteram ao Islamismo e fundaram o Paquistão. Aqui o idiotinha ainda é capaz de te ensinar umas coias, não é meu parolozinho???

Afixado por: Rui Pereira em junho 14, 2004 11:53 AM

Outro pormenor ó Rei dos Parolos, quem tem suásticas nos Templos são os indianos não os paquistaneses. Não há paciência...

Afixado por: Rui Pereira em junho 14, 2004 11:56 AM

DISCORDO COM TODOS! ISSO E UM ABSURDO!

Afixado por: karoline em junho 27, 2004 08:20 PM

eu sou babaca e fdp, comam meu rabo

Afixado por: Twister em agosto 1, 2004 05:59 PM

Anthropology

Non-Mediterranean elements in the Portuguese population are rare and of little importance. A few Nordics are scattered throughout but are particularly concentrated in the north. Traces of Dinaric blood, as we have already seen, may likewise be found on the northern coast. ... On the whole, the absorption of Negroes by the Portuguese has had no appreciable effect on the racial composition of the country. Portugal remains, as it has been since the days of the Muge shell-fish eaters, classic Mediterranean territory.

(Carleton S. Coon, The Races of Europe)


Genetics


In a sample of 542 Portuguese people from all over the country, sub-Saharan mtDNA L sequences were detected at a frequency of ~5% (2.2 in the North, 4.3 in the Center, and 8.6 in the South). This gives the Portuguese an estimated total of 2.5% Negroid ancestry, which ranges from a comparatively large, but not racially significant, 4.3% in the South to a mere 1.1% in the North.

(González et al., Am J Phys Anthro, 2003)


* * *


In a sample of 328 Northern and 57 Southern Portuguese, no Y-chromosomes of sub-Saharan African origin were detected.

(Rosser et al., Am J Hum Genet, 2000)

Afixado por: js em setembro 9, 2004 03:34 AM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?