junho 14, 2004

MRPP: devolvam os votos ao PCP

Os resultados do MRPP sempre beneficiaram do facto de usar a foice e o martelo. A prova disso são os resultados no Alentejo, onde o MRPP praticamente não existe como organização, bem superiores aos de Lisboa ou Setúbal, onde este pequeno partido estalinista tem mais presença. Mesmo o Alentejo é a prova da confusão: resultados muito superiores em concelhos rurais como Cuba, Odemira ou Alandroal do que em Beja ou Évora. Será o MRPP um partido de camponeses? Nestas eleições, o MRPP não fez campanha. No entanto, subiu. Basta olhar para o boletim de voto para perceber porquê: o MRPP ficou logo abaixo da CDU, beneficiando ainda mais do equívoco, sobretudo para eleitores mais idosos. Fazer outras leituras esbarra com esta pergunta: quem era o cabeça de lista do MRPP às Europeias? Não vale ir consultar o site do PCTP.

Europeias 1999: 30.358 (0,88%)
Legislativas 2002: 36.193 (0,66%)
Europeias 2004: 36.102 (1,06%)
Mais 5.744 votos e mais 0,18%% dos que nas Europeias de 1999
Menos 91 votos e mais 0,4% do que nas Legislativas de 2002

Publicado por danieloliveira em | TrackBack
Comentários

Ora aqui estamos de acordo! Já não é só o Sporting que nos liga, Daniel!

Também postei sobre este assunto, aqui:

http://jaquinzinhos.blogspot.com/2004/06/09596-coeficiente-de-correlao-entre-os.html

Saudações liberais
j.

Afixado por: jcd em junho 14, 2004 04:28 PM

Nem mais. Também estou perfeitamente de acordo.

Afixado por: cachucho em junho 14, 2004 04:58 PM

Realmente.. nunca tinha pensado nisso.. mas é isso de certeza. raios! Nas últimas europeias davam mais um eurodeputado.. nestas acho que mesmo assim não chegava..

Afixado por: Boss em junho 14, 2004 05:02 PM

Discordo em absoluto. O Daniel está apenas a tentar distrair-nos do facto de em algumas zonas do Alentejo o PCTP/MRPP ter conseguido ficar à frente do BE.

Analisem os seus próprios argumentos. SEMPRE se disse isso do MRPP, mas o tempo joga em desfavor da tese e em favor de Garcia Pereira, que tem algum carisma e é visto pelo lumpen como um defensor das minorias oprimidas. Há cada vez menos gente capaz de fazer essa confusão. O eleitorado mais antigo do PCP, precisamente aquele mais sujeito à troca de símbolos, vai morrendo.

já agora, Daniel: parabéns pelo extraordinário resultado do BE!

Afixado por: Paulo em junho 14, 2004 07:17 PM

Paulo, então explica lá como é que os resultados do MRPP são muito maiores em zonas rurais do que urbanas. É lá que está o lupen?

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 14, 2004 09:16 PM

Subscrevo inteiramente!
Devolvam os votos à CDU suas lapas!

Afixado por: _achung_ em junho 14, 2004 11:47 PM

Nunca tinha pensado nesse prisma e parece óbvio. Mas não foi o PCP que decidiu concorrer como CDU? E como APU antes? É que sendo assim é bem pensado mas não podemos tirar sentido prático disso pois não se pode obrigar um partido a mudar o símbolo porque outro, ainda por cima, tenta esconder o seu.

Afixado por: filinto em junho 14, 2004 11:54 PM

Sr filinto, aquilo que disse está tudo de pernas para o ar. Ninguem tenta esconder o seu simbolo, pelo contario, o PCP viu-se obrigado a concorrer com outro simbolo porque a direita e o PS não quiseram obrigar o MRPP a mudar de simbolo, porque não pode haver partidos com simbolos iguais, parece-me logico. Queria ver se aparecesse outros partidos com simbolos mto indênticos e ainda por cima a chamarem-se quase a mesma coisa (Partido Socialista ..., Partido Social-Democrata..., Bloco Esquerdoide...). Então as primeiras eleições so com o simbolo do PCP a concorrer contra o do MRPP, seria um descalabro total, foi preciso mesmo difundir outro nome e simbolo, que não retira-se o do PCP (ele esta visivel ao lado do girassol).

Tenho uma vizinha(37a) de viseu que veio morar para Almada ha uns anitos, e trazia a tradição de votar CDS, mas desta vez queria mudar de voto para a CDU, e então eu expliquei.lhe como era, para não se enganar no MRPP, mas no dia das eleições, não é que ela acerta mesmo no MRPP? Ela bem disse-me, "mas a CDU não sao comunistas? Eu li lá Partido Comunista...Que xatisse, vim aqui para votar bem e fiz asneira", digo-lhe eu, "Deixe lá, o que conta é a intenção". Eu embora ainda relativamente novo (28 anos) não falhei nenhuma presença nas mesas de voto desde 1995 (incluindo referendos) e posso garatir que metade dos votos do MRPP são enganados. Fora varios votos nulos que ocorreram apartir de um engano no MRPP. Já vi um boletim votado no MRPP, e dps o boletim com um X enorme como a anular o voto. Já vi os dois com uma cruz, MRPP e CDU, Já vi uma cruz no MRPP e dps toda riscada em cima e outra cruz na CDU. Não sei, mas muita gente ignora que ao se enganarem podem pedir outro boletim de voto, senão vai tudo direitinho para os nulos.

Afixado por: DEUScronio em junho 15, 2004 12:34 AM

Em resposta ao Daniel:
O cabeça de lista era Orlando Alves, se não estou em erro, e o Garcia Pereira era o nº 2.
E não fui ao site do MRPP. Tenho é uma tendência natural para prestar atenção aos partidos mais pequenos. :)

Afixado por: Luís Humberto Teixeira em junho 15, 2004 03:11 AM

Também me parece que é o carisma de Garcia Pereira que funciona, principalmente em municípios rurais alentejanos onde há muita gente descontente com a aplicação prática da política CDU nas autarquias.

Afixado por: Pedro Sá em junho 15, 2004 10:01 AM

Daniel,

é a primeira vez que escrevo e não gostaria de me ter iniciado a chamar-lhe a atenção, mas ... " pequeno partido estalinista"?? Não há aqui um erro que gostaria e devia corrigir?
Atenciosamente

Afixado por: Ana em junho 15, 2004 06:01 PM

Corrigir o quê. O MRPP é assumida e orgulhosamente estalinista. Não vou eu corrigir o que eles próprios afirmam.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 16, 2004 03:52 AM

Daniel,
não querendo prolongar muito mais esta discussão, o MRPP desde os seus primórdios sempre se assumiu como de influência maoista, não estalinista. O que lhe pedia era que corrigi-se a palavra estalinista, não estava questionando de forma alguma aquilo de que as pessoas se "orgulham".
Atenciosamente

Afixado por: Ana em junho 17, 2004 05:34 PM

O MRPP é decididamente um partido maoísta disso ninguém tem dúvida! É um facto! E podem ocorrer alguns enganos mas as pessoas começam a rever-se nos partidos de estrema esquerda, já que os que nos governam apenas favorecem os capitalistas! Quem trabalha é sempre o mais prejudicado!

Afixado por: ALEX em julho 1, 2004 06:42 PM

eu acho que o mrpp rouba muitos votos ao pc porque os velhotes que sempre foram e sempre serao comunistas enganan se no simbolo porque o mrpp votos seus sem enganos deve ter para ai entre 15 a 20 mil nao mais

Afixado por: luisn em julho 24, 2004 04:28 PM

o mrpp nao tem quase votos se nao fosem os velhotes do pc a enganaren se o mrpp tinha bue poucos votos viva o pcp e a cdu

Afixado por: toni em julho 24, 2004 04:31 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?