junho 30, 2004

As angústias do Presidente


Foto de Álvaro Isidoro

Sampaio quer uma garantia de Santana para não marcar eleições: que haverá uma continuidade em relação às políticas anteriores . Aí está uma coisa mesmo à Sampaio. Para não decidir nada, o Presidente da República acaba por ultrapassar as suas competências. Não lhe cabe a ele definir as políticas do governo, apenas decidir como sair desta crise.

E como é possível receber este tipo de garantias? Manuela Ferreira Leite tem de continuar no governo. Ou seja, para ficarmos com Santana, só se estiver Ferreira Leite. Sampaio só aceita a desgraça se com ela vier a tragédia. Não passa pela cabeça de ninguém fazer depender a existência de um governo da permanência de um ministro.

Outra possibilidade extraordinária está a ser equacionada em Belém: pode haver eleições antecipadas em 2005. Ou seja, prolonga-se a crise.

Sampaio, quando quer fingir que decide, tropeça nos seus próprios pés. Esperemos que pense bem e seja, talvez, menos imaginativo. Mesmo que Sampaio sofra muito com isso, há, hoje, apenas duas soluções politicamente viáveis: ou aceita Santana Lopes e dá-lhe autonomia para governar, como é normal; ou marca eleições antecipadas. Desta vez vai mesmo ter de decidir.

Entretanto, a sondagem do Público confirma: a maioria dos portugueses quer eleições antecipadas. Os portugueses parecem ter mais bom-senso que o seu Presidente. Ou melhor: parecem não viver em angústias existenciais permanentes.

Publicado por danieloliveira em | TrackBack
Comentários

A mesma sondagem também revela que a ida de Durão Barroso é considerada de má por apenas 14%...
As sondagens servem para todos os gostos...

Afixado por: Drake_1588 em junho 30, 2004 12:13 PM

Não servem nada para todos os gostos. A maioria acha bem que ele vá e quer eleições antecipadas. Apesar de não ser a minha opinião, não há nenhuma contradição.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 30, 2004 12:19 PM

É assim mesmo. A maioria é o que um jornal publica e mais nada.

Afixado por: Bruno em junho 30, 2004 12:36 PM

E se houver eleições e o Santana Lopes as ganhar ?
Passaportes de volta, já !

Afixado por: Real em junho 30, 2004 12:45 PM

Já vai em doisVale menos que o Conselho Nacional do PSD?

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 30, 2004 12:49 PM

Meus Amigos,

Antes de mais, quero vos dizer que sempre fui mais de esquerda do que de direita (apesar de não gostar muito destas definições), e sempre votei nas legislativas BE, e antes PSR.

Mas como é óbvio não concordo sempre com todas as opiniões expressas pelo BE, aliás, o que me faz votar BE é acreditar ainda que existem partidos diferentes, que consigam pensar e agir de forma diferente do que o resto do panorama politico, respeitando a opinião de cada um como individuos e não indo atrás da "carneirada"...lembram-se da "ovelha negra" ? (por isso nunca votei PCP).
E este é um dos momentos em que discordo com a posição do BE (o que me deixa triste), pois está a agir tal e qual como todos os outros politicos e partidos, ou seja, pensando apenas nos seus próprios interesses e não demonstrando nenhum bom senso.

A única razão que leva a direita e a esquerda a terem opiniões diferentes, é o facto de que a direita sabe que se existirem eleições, perde, e a esquerda sabe que ganha !!

Quer gostemos ou não, as eleições legislativas servem para escolher deputados para o parlamento, e esses sim é que devem escolher o primeiro ministro e o governo. Se é isso que se passa na práctica ? Não ! Se concordo com os círculos eleitorais e com os processos dessas eleições ? Não ! Mas é o que temos, e até agora nenhum governo teve a coragem de o mudar, por isso, quando puderem no parlamento fazer alguma coisa...façam !

Outra coisa, eleições europeias, autárquicas e presidenciais são coisas diferentes do que eleições legislativas, e consigo muito bem distiguir as diferenças e votar consoante cada uma delas. E acho que todos deveriam fazer o mesmo... e acredito que muitos o façam. Por isso, por favor não misturem tudo.

Resumido, para mim, as duas soluções possiveis são aceitáveis, e confio no PR (que a meu vêr é o melhor que alguma vez já tivemos), para tomar a decisão que achar a mais adequada.

Por fim, acho que mesmo estratégicamente, a não convocação de eleições antecipadas é o melhor que podia ter acontecido, até para o BE. Ido directamente à conclusão de todos os cenários, das duas uma, ou o novo PM consegue melhorar alguma coisa (o que não acredito), o que é bom para o País (e não é o que todos queremos?), mas mesmo assim, nas próximas eleições, o eleitorado não se vai esquecer das promessas não cumpridas do DB e de toda esta situação, e dará óbviamente maioria à esquerda; ou as coisas correm pior, e o resultado eleitorar ainda será mais favorável à esquerda, do que se as eleições fossem agora.

Pensem invidualmente !

Afixado por: Rafeiro Dog em junho 30, 2004 01:25 PM

Era o que mais faltava que agora se tomassem decisões ou se justificassem as mesmas por causa de sondagens. Os Governos do EngºGuterres já lá vão. Caros, há uma Constituição, lembram-se? É com base na Constituição que terá de ser tomada uma decisão. Ponto final.
As sondagens, as manifestações, whatever, não podem contar para uma tomada de decisão.
Estamos num país sério, não?
Por outro lado, não deixa de ser interessante, constatar as alfinetadas que a esquerda vai dando em Sampaio. Claro que, caso decida pela realização de eleições antecipadas, lhe retiram logo todos os alfinetes.
A esquerda é sempre muito coerente, até com os seus.
Quanto ao que o Público diz sobre as garantias de Sampaio, bem, podemos acreditar que isso de facto terá sido transmitido como poderemos não acreditar. O Público acerta e também erra, como todos os orgãos de comunicação social.
Agora, obviamente, que as linhas de rumo traçadas pelo governo de Durão Barroso, serão para ser prosseguidas.
Não se vai entrar, com certeza, com Manuela Ferreira Leite ou sem Manuela Ferreira Leite, numa onda de despesismo descontrolado e eleitoralista. Não me consta que o próximo ministro das Finanças venha a ser um socialista.

Afixado por: Direitinho em junho 30, 2004 01:29 PM

Chegar a grandes conclusões com o que se escreve nos jornais ou em sondagens não me parece uma atitude muito inteligente. Até porque este processo já nasceu profundamente manipulado pelos media. Alguém muito bem colocado numa determinada TV com muitos recursos humanos muito rosa-friendly fez explodir um cenário, quando esse cenário era apenas uma das hipoteses que se estavam a estudar. A ideia foi pressionar e enervar Sampaio dando os factos como consumados quando nem hoje ainda estão.
Há quem se mexa muito bem nos bastidores.

Afixado por: ..Ok.loo em junho 30, 2004 01:36 PM

É a democracia directa, que o candidato presidencial do BE, o prof. F. do Amaral, tanto aprecia e deseja. Se fosse o Daniel Olibloco de esquerda a mandar, Portugal nem precisava do PR e da AR. Era tudo por sondagem e manifestações, com as eleições por voto electrónico, clique e escolha. Mas porque é que têm tanta miúfa de um governo do Santana?

Afixado por: Pedro Silva em junho 30, 2004 01:46 PM

As eleições europeias confirmam: a esmagadora maioria dos portugueses está-se cagando para o bloco. Os portugueses têm bom senso. Ou melhor, parecem não viver em angústias existenciais permanentes.

Afixado por: Chico em junho 30, 2004 01:56 PM

Daniel,
Escreves estes posts ("As escolhas de Sampaio" há uns dias atrás deu-me a mesma sensação!) com tanta certeza que às vezes quase passo por eles sem os pôr em causa. Gostava de poder ler-te com algumas interrogações e menos com certezas irrefutáveis. Cheira-me que assim pouco vais aprender, além de que estes dois posts me parecem facciosos e pouco fundamentados... "mesmo à Sampaio"!? mas que raio de moral e conhecimento tens desse teu amigo Jorge para dizeres isso. Escusado é responder com "é só estar atento ao que ele tem feito", tenho estado e mesmo assim não concordo! Parece-me até que ele tem funcionado com bastante coragem: confiar que o governo vai seguir a mesma direcção (que foi nesse programa que os portugueses maioritariamente votaram) parece-me fazer todo o sentido. abraço

Afixado por: zé maria em junho 30, 2004 02:02 PM

Zé Maria,

Fiz campanha por Sampaio, convictamente e como independente, nas primeiras eleições que ganhou. Acreditava na altura que estava a eleger um excelente Presidente da República. As desilusões começaram muito cedo.

Para mim foi uma completa desilusão. Em tudo o que era fundamental optou por não decidir. Sampaio é um homem sem coragem política para o cargo que ocupa. E aqui, nem tenho a posição do meu partido. Eu questionei factos e a neles devemos concentrar-nos. Pode ser que Sampaio recue, mas só recuará se for pressionado. E isso é que é triste: Sampaio é completamente permeável a todas as pressões.

Se posso falar de desilusão na política, Sampaio é seguramente uma. O pior Presidente da República eleito desde o 25 de Abril. Não sei, Zé Maria, porque posso ter fortes convicções sobre Durão Barroso e não as posso ter sobre Sampaio. Não confio politicamente nele. E para isso, é completamente indiferente se ele é de esquerda ou de direita.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 30, 2004 02:17 PM

Amigos,
É com muito pesar que digo o seguinte:
Durrão, Leva o Sampaio Contigo!! pelo bem da Nação...

Afixado por: Planetas em junho 30, 2004 02:26 PM

Já agora, uma nota: o programa de governo é posterior às eleições e, no caso, nem é coincidente com o programa eleitoral do PSD, esse sim foi votado. A questão não é a continuidade das políticas (um mesmo governo pode mudar de política e isso é legítimo, até porque as políticas não são estão ligadas a situações exteriores ao governo, que vão mudando), mas a legitimidade política do governo. O Presidente não tem, do ponto de vista constitucional, nenhum poder de decidir qual a linha política que o governo irá seguir. Que sentido faz pedir a Santana que governe como se não fosse Santana? O Presidente apenas deve fazer uma leitura política da situação e saber se a legitimidade política deste governo está garantida. Na minha opinião, não está.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 30, 2004 02:27 PM

Uma espécie de mea culpa para dizer que de facto leio-te sempre como a uma pessoa muito inteligente em termos políticos. Alguém que nos ajuda a pensar politicamente e com quem aprendo bastante! Isso, nem sequer quem não te grama, pode questionar; o que não evita fazer-me confusão tantas certezas e tão poucas dúvidas.
Quanto a poderes pôr em causa Jorge Sampaio como o fazes em relação a Durão; sem dúvida e felizmente que o podes fazer mas tanto pelos cargos políticos, como pela história e ideias de cada um não o poderás fazer da mesma maneira! De qualquer maneira, deste argumentos que respeito e a que vou estar atento... afinal: sou muito mais novo que tu! :)

Afixado por: zé maria em junho 30, 2004 02:47 PM

Por seres novo, a tua opinião não vale nem menos um grama do que a minha. Já agora, claro que não os vejo da mesma maneira. Sampaio desiludiu-me, Durão Barroso não. Nunca tive ilusões em relação a ele.

Afixado por: Daniel Oliveira em junho 30, 2004 02:51 PM

A GAIOLA DAS MALUCAS - Santana / Portas

O Presidente ? Indeciso como é ... está cheiro de cólicas. Agora que está a acabar o sacrifício vai ser posto à prova. Que chatice !!!!

Afixado por: josé antónio fonseca em junho 30, 2004 03:19 PM

Eu também estou desiludida com o Sampaio, que quer sempre agradar a gregos e a troianos, e depois aprova leis desfavoráveis para os imigrantes (que se arriscam a levar um tiro mais depressa do que um português) e aprova o Orçamento de Estado mais retrógado para a função pública de que há memória. Um Presidente da República tem que ser mais firme e não ter medo de, se for preciso, ser contrapoder- afinal o que é que ele está lá a fazer? A dizer amén a tudo?

Afixado por: Clara em junho 30, 2004 03:31 PM

Eu também estou desiludida com o Sampaio, que quer sempre agradar a gregos e a troianos, e depois aprova leis desfavoráveis para os imigrantes (que se arriscam a levar um tiro mais depressa do que um português) e aprova o Orçamento de Estado mais retrógado para a função pública de que há memória. Um Presidente da República tem que ser mais firme e não ter medo de, se for preciso, ser contrapoder- afinal o que é que ele está lá a fazer? A dizer amén a tudo?

Afixado por: Clara em junho 30, 2004 03:31 PM

Para a maioria dos militantes do PS é mais saudável/agradável ver o Santana a enterrar-se que ver ascender o Ferro Rodrigues a primeiro ministro. A questão é só esta, ou alguém tem dúvidas?!

Afixado por: O parolo em junho 30, 2004 06:59 PM

Interessante Sr. Rafeiro Dog sempre pensei individualmente! E penso que os que aqui comentam também!

Quanto ao Presidente da ´República penso que é um bom PR, "serve os pratos frios...", "bem quentes fazem mal a quem os serve e quem os come...".
Age com equidade e não faz prevalecer as suas tendências políticas. Se é o melhor ou o pior? Pior não é de certeza.
As decisões devem ser bem pensadas e com calma e é o que o PR está a fazer.

Afixado por: Ariann em julho 1, 2004 03:41 AM

Escrevi antes de ler todos os comentários...

Desculpem, mas não concordo, o PR não diz amén a tudo até pq o Dr. Bagão Felix teve que emendar/alterar a lei 3 vezes e não só essas, a da Função Pública também foi alterda e tem um Orgão Supervisor( penso que é assim que se chama) para verificar como ela é aplicada.
E não está com Gregos e troianos o PR tem de ser imparcial e não partidário.
A não ser que fosse como o Berlusconni...

Afixado por: Ariann em julho 1, 2004 03:59 AM

Ariann,

Ainda bem !

Quanto ao PR, concordo contigo...foi o que eu disse. (a parte de ser o melhor, foi porque não consigo ficar indiferente ao facto de ter medalhado os Xutos... são coisas minhas ;-) )

Afixado por: Rafeiro Dog em julho 1, 2004 02:09 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?