Está a dar Maria Bethânia no segundo canal. Ainda cheguei a pensar "Rui, não sejas preconceituoso, tens a certeza que não gostas disto?". Acto contínuo, Bethânia mandou dois berros em "meu amor" e "paixão". Depois atacou uma das músicas mais belas de Chico Buarque (ou seja, praticamente qualquer música de Chico Buarque) com uma tal intensidade que quase se conseguia ver as vísceras espalhadas pelo chão. A seguir trinchou uma música do seu irmão Caetano como quem corta uma galinha no forno e descobre que ela está viva.
Não dá para aguentar. Tenho de tornar público este meu desamor. Deve haver mais gente como eu, apareçam.
Publicado por ruitavares em | TrackBackSem problema nenhum.
Sou grande admirador de MPB.
Ainda bem que não estamos em desacordo em tudo.
Parabéns pelo bom gosto.
Já agora: qual é o problema em assumir que se gosta de Maria Bethânea, Caetano Veloso, Chico Buarque?...
Afixado por: Herói do Silêncio em agosto 8, 2004 03:29 AMLOL! Que crueldade deliciosa! Adorei!
Eu até gosto (mais ou menos) da Bethania... em disco. Mas as gravações ao vivo que vi dela são de fugir a nove pés.
Não tem comparação possível com a Elis. Nem sequer com a filha.
Preconceituosos??? Experimentem ver com os ouvidos que a coisa melhora muito.
Afixado por: jeso em agosto 8, 2004 06:49 AM...brilhante crítica...parabéns...fiquei ilustradíssimo acerca da Maria B....
Morfeu
sempre optei por calar esse mesmo desamor, rui! boa! sinto-me acompanhada! 8)
Afixado por: laura em agosto 8, 2004 11:36 AME quando já se gostou muito dela...do tipo quando for grande quero cantar como ela...livrei-me de boa.
Eu até acho que a MB também concorda contigo, por isso é que se está a virar para a poesia. O Fernando Pessoa que me perdoe, mas pelo menos ele está morto...não lhe doi tanto e não há tantas possibilidades de ela "berrar o seu amor", agora tratar os temas do Chico e do Caetano assim...estou inteiramente de acordo.
Já a ouvi dizer poesia e acho que em termos de qualidade está ao nível do que eu me lembro de ouvir na adolescência, embora considere que essa é uma fase de que eu não tenho muitas certezas, mas tenho ideia que em estúdio ela é mais suportável, pelo menos para quem já gostou de a ouvir.
Tal como o Jeso recomenda, eu vi com os ouvidos, desliguei o som da televisão e ela até tem uma presença muito boa em palco
Quero acrescentar que usar o termo comparar numa frase sobre a MB e a Elis é um crime de lesa magestade, é que nem se põe a hipotese de isso poder algum dia vir a acontecer, não toquem na Regina.
Maria
Afixado por: Maria em agosto 8, 2004 12:02 PMMas que ideia mais tonta essa de se compararem pessoas e manifestações artisticas. Gosta-se ou não se gosta. E vocês comparam-se com quem?
Afixado por: antónio em agosto 8, 2004 01:52 PMAbsolutamente de acordo! A melhor intérprete de MPB até hoje foi a Elis Regina. A seguir vem um pelotão de homens liderado por Caetano e Milton, que inclui ainda Djavan e maus cantores mas bons intérpretes, como Tom Jobim e Chico Buarque. Um pouco mais atrás temos um grupo de mulheres talentosas comandado por Maria Creuza e Marisa Monte. Já quase a perder de vista surgem as superdivas Gal Costa e Bethânia, junto com produtos de marketing e dos tempos que correm, como Adriana Calcanhoto e a filha da Elis Regina, cujo o nome sinceramente me escapa...
Afixado por: Tulius Detritus em agosto 8, 2004 03:00 PMCaro amigo Rui,
Como eu te compreendo...
O que vale é que a mim pagam-me para vê-la...
Há uns momentos sublimes de Betânia na sua carreira mas em regra - e desculpem a comparação - faz-me lembrar a Dulce Pontes e vice-versa.
Afixado por: Rui MCB em agosto 8, 2004 04:44 PM"O que a Esquerda está a tentar Esconder!
LENINE – A Grande Fraude"
in www.blocoesquerda.blogspot.com
Lenine, o músico?
Olha que sempre me pareceu um artista honesto e inspirado...
Estes comentários sofrem de amnésia. Então e a Simone, uma das mais belas e expressivas vozes femininas da música brasileira? Refiro-me à Simone dos primeiros tempos, bem entendido, e passo um traço púdico pelas derivas comercialonas em que ela depois embarcou...
Afixado por: Mário Artur em agosto 8, 2004 07:36 PMElis é uma deusa. Gosto mais deste Lenine do que do outro( este,ao menos,sempre tem algum sentido de humor). Quanto à Betânia é cá uma emproada!(e está a ficar cada vez mais feia). Que eu saiba, nunca compôs uma canção e como intérprete deixa muito a desejar. OK ! tem uma voz forte mas não é maravilhosa, falta-lhe sensibilidade e emoção. A Dulce Pontes sempre é mais simpática, mas(como diz um amigo meu) não sei onde conseguiu os mínimos para ir aos jogos Olímpicos...
Gostaria, de através da vossa colaboração, pedindo desculpa pela intromissão, fazer chegar até aos nossos políticos, o destino ideal de banhos para eles. Espreitem...
Antecipadamente gratos.
http://cancrosdorio.blogs.sapo.pt/
Araújo
Afixado por: Mota em agosto 8, 2004 09:11 PMPara acabar com o desespero:
Nádia Almada
vencedora do Big Brothel britânico.
Parabéns ao Doutor Jardiam, aos Madeirenses e aos cubanos
Também gostava que fosse referido outro nome da música brasileira, uma voz de extrema qualidade, pelo menos aos meus ouvidos.
Não sei se conhecem. Ou melhor, não sei se ela é de esquerda ou de direita, ou, melhor ainda, não sei se se pode citar o nome dela, aqui, por não ser nenhum chavão.
O seu nome é Marisa Monte.
Espero bem que haja muita gente como nós! A Betânia não tem comparação com Caetano, Chico Buarque, muito menos Elis...
Estamos contigo, Rui!
Afixado por: claire em agosto 9, 2004 12:16 AMvai tomar banho e lavar os ouvidos!...
Afixado por: julio em agosto 9, 2004 12:30 AMTulius, não me lixes, na tua lista não entram o Gilberto Gil e, sobretudo, o João Gilberto?
at, falou que a Bethânia "não compõe". Alguém me pode dizer o que é que a Elis alguma vez compôs?
Oops!O meu desamor de estimação é o Luís Miguel Cintra actor. Talvez a Bethania desse uma boa actriz de teatro.
Afixado por: thirdbacus em agosto 9, 2004 01:59 AMSem problemas, na boa. Eu entendo e até mais do que isso... sou muitas vezes olhado de soslaio e com estupfação porque não gosto da "MPB", nem da cultura "pimba" brasileira que nos é impingida pela comunicação social.
Em contrapartida sou um grande fã dos míticos Legião Urbana - poesia urbana-depressiva.
A Maria Bethânia está a perder é com os anos. Quem ouvir o Chico Buarque e Maria Bethânia ao vivo, provavelmente já com uns 20 anos, descobrirá que a MB sabia cantar bem e com o sentimento necessário a cada situação. Só quem não a ouviu a entrar nesse concerto a meio do "Olê, Olá" pode achar que o hábito dela de colocar emoção onde a voz bastaria serão de sempre. Ela apenas tenta compensar a falta de voz com outros truques.
Quanto a nada ter composto, também a Elis não compôs. Ou melhor, não compôs originalmente porque, como alguém disse uma vez, as músicas na voz da Elis passavam a ser dela e de mais ninguém.
Já a Adriana Calcanhoto, peço desculpa, mas nada tem de produto de marketing. O fenómeno dela terá três anos, não mais, mas ela já tem albúns há muito mais tempo. Ouçam os primeiros albúns originais e vejam/ouçam as pérolas que por lá pululam.
A Maria Rita terá ainda de provar alguma coisa mas, para já, parece ter herdado da mãe a capacidade de recriar uma música com a sua voz. Não parece ter o mesmo génio da Elis "Rainha", mas furacões como aquele não aparecem assim tão facilmente.
Afixado por: João André em agosto 9, 2004 10:41 AMMaria Bethânia, não. Mas Lenine, Suba, Otto, O Rappa...são (era, no caso do Suba, buáááá)muito bons. Música no Brasil tá sempre dando. Valeu?
Afixado por: Direitinho em agosto 9, 2004 02:09 PMCaro Rui,
Estou contigo e compreendo...
Isa
a mim também nunca me convenceu. vi uns cinco minutos do dito concerto, a pensar: talvez... se calhar... epá, não pode ser assim tão mau... e continuou sem me convencer...
Afixado por: bárbara em agosto 9, 2004 02:48 PMPara "usteds" ser feia é o crime.
Tadinha da Maria.
Se ela soubesse que tinha aqui tantos admiradores vinha de propósito ao Barnabé fazer um concerto.
E o barnabé bem precisa porque anda um bocado esfarrapado com a saída do durex.
O Daniel ainda não acertou as agulhas com o santa net e o rui(z)inho está cada vez mais anas te siado
A Elis foi a maior cantora popular do planeta. Tom Jobim o mais genial compositor popular da 2ª metade do século XX. João Gilberto, a voz e o violão perfeitos. A Maria Bethânia é uma boa interprete, com um timbre não convencional, sem grande extensão vocal, mas com densidade interpretativa. O concerto com o Chico referido pelo João André é um desastre no que diz respeito à MB. Hoje em dia já acerta algumas entradas, já não perde tantas vezes o tempo da canção, e já não desafina quase meio tom, como nesses tempos de 74/75. (O valor da coisa é só histórico).
Ser médio não é necessariamente ser mau.
Tens o meu apoio Rui.
Afixado por: Daniel Oliveira em agosto 9, 2004 05:02 PMPois quem tem todo o meu apoio é o João André. Valeu a pena a Maria Bethânia ter sido cantora só para cantar aquele "Olé, Olá" com o Chico, naquele antológico álbum ao vivo. E há ainda o "Carcará". Ó gentes, já ouviram o "Carcará"?
Afixado por: Filipe Moura em agosto 9, 2004 11:47 PMAmigos,
Uma conversa sobre MPB não fica completa sem um nome: o capitão do mato Vinicius de Moraes, poeta e diplomata, o branco mais preto do Brasil.
É impressionante como é que alguém que não tinha voz conseguiu interpretar momentos únicos.
Quanto ao (meu) pódio da MBM será sempre ocupado pelo Chico, pela Elis e pelo João Gilberto. Por esta ordem.
Abraços.
de acordo contigo, malandro :)
Afixado por: laura em agosto 15, 2004 01:00 AMOlá Rui,
Bem, não concordo com vc e com muitos que deram opiniões! Maria é uma atriz que canta, ela não pode ser comparada com nenhuma outra cantora brasileira, pois não tem uma igual nem parecida a ela! Adoro Elis Regina, sua força, sua voz e suas contradições! Mas, hoje, gosto de ver e ouvir Bethânia. Ela enche o palco de emoção, ela representa a força e mágia das canções muito bem escolhidas. Ela é linda! Sua beleza está nos seus traços de persistência, sabedoria e conquistas, não a veja como se fosse uma apenas uma figura feminina. Ela é muito mais que isso! Os seus olhos, sua boca, sua fronte, suas mãos, sua voz insinua a sua fêmea!
Afixado por: Adriana Moreno em setembro 28, 2004 06:58 PMDesculpem-me pela intromissão em seu "blog", mas não consigo ficar calado diante de tanta malvadeza.
Pode até ser que a MB se esparrame demais em suas atuações... pode até ser que a Simone andou por caminhos sinuosos na década de 80, mas ouçam o ùltimo disco dela "Baiana da Gema" com mùsicas do Ivan Lins e mudarão de idéia.
Pode até ser que a MB, Simone, Gal e tantas outras tenham cometido derrapadas em suas carreiras, mas são em média 35 anos de carreira.
Vocês falam de Maria Rita, Adriana Calcanhoto ou Marisa Monte, concordo que elas tem valor e potencial a ser explorado, mas por favor, não façam como muitos de nòs, aqui deste lado do Oceano, que parecem não ter memòria.
O que se ouve em algumas ràdios no Brasil hoje, me fazem estremecer de pavor...ou esquecer do orgulho de ter tido tantas referências positivas, agindo com a mesma falta de memòria que meus compatriotas menos avisados.
Elis, Simone, Bethânia, Gal, Nana, Fafa e tantas outras representam muito para nòs. Sò quem viveu a ditadura, a repressão polìtica e social que nos vivemos poderìa entender.
Um dos meus maiores sonhos depois de "sempre", como vocês dizem por aì, é vermo-nos unìssonos na defesa daquilo que nos pertence. Nòs lusòfonos, tão diferentes e tanto em comum ao mesmo tempo.
Marcos Gomes
Afixado por: Marcos Gomes em outubro 29, 2004 02:02 PM