setembro 22, 2004

Comentários

Tenho uma ideia...como foram os camaradas Almeida Santos e Mário Soares que o puseram no poder, sem realizar eleições e ignorando os outros partidos, deviamos pedir satisfações aos dois grandes camaradas e pais da democracia portuguesa.....porque é importante que a culpa não morra solteira...não acham?

Afixado por: Drake_1588 em setembro 22, 2004 06:07 PM

Tou curioso qto é q o Camarada/companheiro/Estadista Durão Barroso terá contrbuido para o leolão do laço e da liga?

Afixado por: Afonso Costa em setembro 22, 2004 06:10 PM

É uma boa definição da actuação dos regimes marxista-leninista que chegaram ao poder. Tem sido sempre assim.

Aparentemente, eles evoluíram, mas pouco. Porque é que acham que o partido do senhor da fotografia está nesta lista?

http://www.socialistinternational.org/maps/english/africa.htm

jcd

Afixado por: jcd em setembro 22, 2004 06:20 PM

Drake

Mais culpa tem quem o deixa lá ficar do que quem lá o pôs. Só falta dizer que a culpa do Durão e do seu ex-governo serem una palhaços chulos de merda, é dos portugueses, que votaram nele.

Estou certo que quem lá colocou o eduardo dos Santos não o fez com más intenções. Mais inacreditável é que o Durão Barroso tenha feito questão de cimentar as relações com Angola, pactuando dessa forma com a escandaleira que lá se passa. Recordo as fortes criticas que Miguel Sousa tavares teceu ao Durão sobre esse facto aqui há uns tempos atrás.

É inacreditável que que se atribua a culpa a Mário Soares e A.Santos, quando já passaram "dezenas" de primeiros-ministro pelo Poder, sendo que nada muda. E para mim os responsáveis são as pessoas que estiverem no Governo, seja em que circuntância for. Por exemplo, agora atribuo a culpa a Durão e ao Psd, se o próximo Governo(seja ele qual for) continuar a pactuar com esta pouca-vergonha também eles são responsáveis. Todos os palhaços que aceitarem a miséria em Angola impávidos e serenos e não mexerem uma palha serão responsabilizados.


Já agora uma curiosidade: então e os EUA? os bons samaritanos defensores dos povos fracos e oprimidos, onde estão eles agora que Angola(e meio mundo) precisa de ajuda?

Saúde

Afixado por: Eagle One em setembro 22, 2004 06:24 PM

Uma pergunta pertinente...
Não defendendo o colonialismo, Angola está melhor com este sr. ou com os russos e cubanos?

Afixado por: J.B.Silva em setembro 22, 2004 06:28 PM

Grande Xuxialista!

Afixado por: José Manuel Faria em setembro 22, 2004 06:31 PM

Pelo mesmo socialismo lutou também Savimbi que teve sempre o apoio ideológico do João Só Ares. Vergonhoso é que se apele à ajuda internacional. Num país onde, só o petróleo, chega e sobre para alimentar toda a gente!

Afixado por: Luís Vieira em setembro 22, 2004 06:48 PM

Ainda vamos os betos do Acidental e os okupas rastas do Barnabe a fazer um blog em conjunto.

De resto, esta é uma posta muito neoconservadora...

PS. Já agora, porque é que o Daniel condena a cleptocracia angolana e nunca condenou abertamente a cleptocracia iraquina da era Saddam. Quem é que não se lembra das garagens cheias de BMWs do Udai e dos palácios do Saddam? Qual a diferença entre Saddam e JES? Porque é que o mundo pode viver com um (o Saddam) e não deve viver com o outro (JES)? Mistério ou anti-americanismo primário?

Afixado por: Rui Silva em setembro 22, 2004 07:25 PM

Quando for grande quero ser como ele. Mas socialista é que ele não é! Cabrãozito talvez...

Afixado por: Mabor em setembro 22, 2004 07:26 PM

Eu sou contra ditadores e corruptos, goste ou não goste a direita deles. Não tenho corruptos de estimação. Se isso é ser neo-conservador...

Já agora, vá lá ler o Barnabé inteiro (de castigo) e encontrará inúmeras condenações a Saddam, bem mais violentas do que esta. Quem não o condenava era exaxtamente quem achava que os inimigos dos nossos inimigos são nossos amigos. Por mim, não o achava antes, não o acho agora.

Afixado por: Daniel Oliveira em setembro 22, 2004 07:34 PM

Daniel,

Pois, pois...

Desculpas, essa é que é essa!

E já agora que sugestões é que dás para libertar a Angola (e o mundo) do homem? Isso é que é interessante de ouvir!

Afixado por: Rui Silva em setembro 22, 2004 07:41 PM

Caro Drake_1588,
Estou totalmente de acordo consigo, haviam várias fracções em disputa pela independência de Angola mas o tacho foi para o "santinho" as razões... bem neste caso espero que seja como na letra dos Ornatos Violeta, "(...) as razões? não há razões (...)"
Está para sair à uns tempos um livro sobre o 25 de Abril do ponto de vista da direita, mas infelizmente não há editora com "tomates" para isso. Mais uma vez gostava de dizer que sou de esquerda, mas não é por isso que vou defender cegamente quem partilha as mesmas ideologias que eu.

Afixado por: ruisilva em setembro 22, 2004 07:58 PM

Seria de pensar que quem se rodeou de cubanos e soviéticos não seja propriamente um ditador de extrema-direita. Seria razoável pedir responsabilidades a quem o colocou no pedestal. Depois da bosta feita, de investido presidente, os danos apenas podem ser atenuados ou conduzidos. Sobre remoção de ditadores sem uso da força a bibliografia ainda está por produzir verdadeiros case-study.

Afixado por: Cirilo Marinho em setembro 22, 2004 08:09 PM

E também é bom não esquecer que manter o actual estado da situação angolana interessa a muita gente, muita gente mesmo...porque para o mudar seria talvez preciso que o dinheiro da exploração dessas riquezas passasse das mãos dos grandes interesses económicos ocidentais para as mãos do povo angolano...
Agora chamar socialista a José Eduardo dos Santos, quer dizer...se alguma vez o foi parece-me que já traíu a sua idealogia há muito, muito tempo...

Afixado por: Ana F. em setembro 22, 2004 09:08 PM

Daniel Oliveira
Dois posts violentos contra o presidente de Angola, um que é pura provocação (é fácil chamar chefe da Máfia seja a qum for, é uma infantilidade); o outro com faits-divers comezinhos que não provam a tal corrupção a alto nível: isto e mais tudo o que se lê hoje (e ontem) na imprensa da direita já cheira a campanha, ou antes, ao recrudescer da campanha anti-Angola. O sr. Eduardo dos Santos deve ser atacado (no caso de ser o promotor da corrupção generalizada em Angola, corrupção que não nego) com seriedade, com um estudo aprofundado dos factos que porventura existam e não tenham sido justificados ou contraditados credivelmente pelos acusados de corrupção. Deveria também analisar-se o trabalho político da administração angolana, a condução da guerra imposta pelos savimbis e por outros, as dificuldades de construir um país saído do colonialismo e mergulhado numa interminável guerra civil. Depois dste trabalho sério e sem preconceitos poderíamos criticar e, também, desculpar muitas coisas aos angolanos, tenho a certeza. Lembro também (embora não tenha tido tempo de pesquisar as datas) que a campanha contra Eduardo dos Santos e Angola já vem de longe e acompanhava-se sempre pela defesa de Savimbi (uma criação do colonialismo português, está provado). Quando começou a ser impossível defender o fascista Savimbi (principalmente pela sua recusa de aceitar os resultados das eleições democráticas), deixou de se falar nele mas, com altos e baixos, nunca deixou de se atacar o governo de Angola e Eduardo dos Santos (lembro-me do famoso avião do Estado angolano, como se eles, por serem pretos e nossos ex-escravos não pudessem ter aviões e honras de Estado). Devo também lembrar que esta campanha quase permanente sempre partiu da direita, o que é natural. Agora que a esquerda preste a sua ajuda às campanhas da direita, isso já é estúpido (prefiro ver isso como ingenuidade imbecil, para que o D. O. me continue a ser simpático e eu possa ler os seus outros escritos de esquerda sem me envergonhar). Prefiro os meus inimigos de morte, a direita colonialista, que gostariam de reconquistar Angola se pudessem, a estes amigos de esquerda. Assim, é fácil, é cómodo ser de esquerda, até é giro e alegre.

Afixado por: jm em setembro 22, 2004 09:14 PM

Este jm é um ponto. Já agora podia explicar à gente o que são "escritos de esquerda"... Serão os feitos com a canhota?

Afixado por: delicioso em setembro 22, 2004 09:27 PM

"Enquanto isso, só na província do Bié existem mais de 200 mil pessoas com graves problemas de desnutrição e de cada mil angolanos nascidos vivos, 295 morrem antes dos cinco anos de idade."

Este é outro dos fait-divers comezinhos de que fala o fala o post anterior.

Fazer criticas à ostentação de José Eduardo dos Santos em contrapartida à miséria do povo angolano, não é defender Savimbi ou o colonialismo.

Não conheço bem a realidade angolana e por isso não ouso mais do que considerações genéricas.
Como, por exemplo: Será que as critica que a Direita faz ao regime angolano tem algo a ver com as que a Esquerda deve fazer?
A Direita critica o Passado, o alinhamento à Ex.União Soviética, o apoio de Cuba.Critica. sobretudo, a descolonização que não perdoa nem aceita.
A Esquerda tem o dever de criticar o Presente : a fome, a ostentação chocante, o analfabetismo, a injustiça social. É essa a diferença entre nós, ou não?
Porque acreditámos que o MPLA representou, em tempos, o melhor caminho para o Povo angolano, temos que continuar a aceitar o MPLA de hoje, sem criticas, por receio de estarmos a fazer o jogo da Direita?
E ,depois, talvez a questão seja apenas esta: O que tem este MPLA a ver com o da guerra anti-colonial e de 1975?
O que tem José Eduardo dos Santos a ver com Agostinho Neto?

Afixado por: isabel sousa em setembro 22, 2004 09:44 PM

Não tenhas dúvida ele caminha para o socialismo.
Se não pergunta-lhe!!

Afixado por: Afonso Henriques em setembro 22, 2004 10:01 PM

E entretanto os nossos responsáveis pela política externa vão continuando a consentir que Angola não cumpra com os seus compromissos em relação ao chorudo défice que tem para com Portugal e vai comprando petróleo à Nigéria.

Afixado por: congeminações em setembro 22, 2004 10:46 PM

HÁ QUEM NÃO OUÇA O QUE DISSERAM AS VÍTIMAS DE BESLAN. O BARNABÉ DEFINITIVAMENTE NÃO QUER OUVIR O QUE DIZ A ANGOLANA RIVERBENGO...

Mas porque acho importante o que ela diz, reponho aqui o que ela ontem nos lembrou, perguntou e explicou.

E desafio o Daniel Oliveira a indicar-nos em que fontes bebeu o que para aqui verteu. Ou gato escaldado da água fria tem medo?


A Riverbengo lembrou aqui:

1º que José Eduardo dos Santos foi eleito pelo povo Angolano;

2º que “Os intelectuais da esquerda europeia continuam muito ignorantes acerca de processos políticos fora da cultura em que vivem. E alguns nem se preocupam em informar-se, mas arrogam-se o direito de "julgar".

3º que Angola está a pagar a dívida externa;

E perguntou:

1º se “queriam que se resconstruísse em dois anos o que todo o Ocidente ajudou a destruiur em 26 anos?”

2º “E como explicam que 35 anos depois do 25 de Abril, sem guerra, Portugal ainda tenha 10% de analfabetos e que a corrupção seja uma instituição??” e conclui: “É mesmo muita arrogância.”

Entretanto a Riverbengo explicou ainda que nasceu e viveu em Angola até meados de 1980. “Como calculam, sei do que falo.”

Explicou também que “há comunistas no Governo angolano”, “há sociais-democratas, há socialistas das várias tendências do "socialismo africano", há direitistas, há anti-imperialistas simplesmente, e há também oportunistas e corruptos.”

Explicou ainda que o MPLA nasceu como uma frente muito ampla e continua a sê-lo, embora desde o início tivesse adoptado estatutos de partido porque isso exigia a indispensável disciplina exigida pela luta armada. Aliás, a guerra que os EUA, através de Savimbi, alimentou tantos anos”, “com o apoio do anti-comunismo primário de sociais-democratas e socialistas europeus, que nunca perceberam nada do que se passava se meteram onde não deviam, contribuiu para a manutenção dessa frente. José Eduardo tornou-e Presidente do MPLA num dos momentos mais difícieis desta frente e presidente de Angola num dos momentos mais difíceis do país. Chateou-se com os soviéticos como devia, e manteve os cubanos(e bem) enquanto a comunidade internacional o deixou. Depois aturou o FMI e combateu a UNITA até ao fim, contra tudo e contra todos, incluindo contra os europeus, que por um lado alimentavam Savimbi e por outro exigiam que José Eduardo mantivesse uma democracia com todos os direitos civis e políticos (algum país europeu em guerra fez isso?)!!! Mas apesar da guerra, desde que subiu ao poder nunca mais nenhuma pena de morte foi executada em Angola. E, ainda em guerra, funcionou um parlamento com deputados do partido que fazia a guerra!! Dêm-me outro exemplo destes na democrática Europa!

Apesar disto tudo, sem nunca lhe terem visto a conta bancária, alinham com a campanha mais descarada dos EUA e da direita em geral e acusam-no de ser um corrupto... Extraordinário!. E com tanto dinheiro não se baldou para as caraíbas e não deixou o povo entregue ao Savimbi?

De que contas julgam que saíu o dinheiro para vencer Savimbi? de contas oficiais do estado Angolano depois de os EUA e a Europa terem decretado um embargo de armas, apesar de continuarem a fornecê-las à UNITA?”

Afixado por: Luís Simões em setembro 22, 2004 10:48 PM

Por amor de deus, é preciso um estudo sério para descobrir que Angola está a ser espoliada da sua esperança por um regime chefiado por JES? Não era a favor de Savimbi, o único que me emrece simpatia e solidariedade é o povo angolano, que como dizia o Daniel aqui no outro dia, é toda a gente, ricos, pobres, todos os que vivem naquele país e que se confrontam com a bestialidade de factos como estes. Faits-divers?!!! Não percebo, não entendo e quanto mais me explicam...menos percebo!!!

Afixado por: JPN em setembro 22, 2004 11:03 PM

Por amor de deus, é preciso um estudo sério para descobrir que Angola está a ser espoliada da sua esperança por um regime chefiado por JES? Não era a favor de Savimbi, o único que me emrece simpatia e solidariedade é o povo angolano, que como dizia o Daniel aqui no outro dia, é toda a gente, ricos, pobres, todos os que vivem naquele país e que se confrontam com a bestialidade de factos como estes. Faits-divers?!!! Não percebo, não entendo e quanto mais me explicam...menos percebo!!!

Afixado por: JPN em setembro 22, 2004 11:03 PM

vocês são uns trastes de direita pró "bushista" do pai e do filho e pró "reaganista".

Angola, desde que em Portugal se decidiu a descolonização, foi assaltada pela FNLA dos Americanos e a UNITA dos Sul Africanos.

Pelo meio ficou o MPLA que reunia o pensamento africanista da OUA e de outros intelectuais africanos da emancipação colonial que ao contrário de opinões "fabricadas" nada tinha a ver com "credos" ou "etnias".

A FNLA finou-se rápidamente, depois de assassínios barbaros praticados por armas americanas com uniformes americanos notóriamente desfazados do utilizador.

A UNITA decidiu, a exemplo com o que tinha feito com o governo Português e a PIDE, aliar-se aos aos Sul-Africanos que em coluna marcharam em "contra relógio" para Luanda .

Não chegaram a tempo! Em desespero de causa Agostinho Neto conseguiu que uns dias antes que Fidel de Castro lhe fizer chegar tropas cubanas em número suficiente par desbaratar a investida do "apertehid" composta de mercenários de todas as etnias e origens, até portugueses mais ou menos à força; como os "Zulo Scouts"!

Nos tempos de Jimmy Carter, como é sabido, o embargo à direita republicana e dos interesses funcionou, mas mal, veja-se Brezinsky e a CIA !(mercenários) mais a continuação do apoio da Africa do Sul.

Depois R.Reagan e o seu Staff acharam outras formas muito mais directas de "promoção das liberdades". O resultado é conhecido: muitos cursos para a UNITA em Universidades no Canadá e na Suíça, muito dinheiro para armas e fornecimento quase directo de mísseis e outras armas ditas proíbidas e, sobretudo, o "jôgo de mestre" que é por um lado fomentar a guerra e por outro receber os preoveitos - o endividamento do petróleo- em desfavor de quem dele devia beneficiar- o Povo Angolano.

Percebe-se, do que escrevi, que a miséria de Angola tem um responsável a corrupção " Carlyle" que faz guerras e fome em favor dos seus dividendos!

Quanto ao Zé DU, eu acho que é um dos mais íntegros governantes africanos, contextualizando o exercício e, se tiveres dúvidas, quanto é que o Paulo Portas recebeu da Lockkheed?

Deixa de bater na RIVERBENGO porque sabe bem mais do que fala do que pode escrever...

Hoje em dia a "sociedade civil" angolana é como cá... depois de fazerem o que criticam aos outros e adquirido o "capital inicial" à-la-Marx venham de lá os nossos dividendos... que bem os merecemos...

Uma "exportaçãozita" de FLAD e de Rui Machete, mais uma "aberturazita" dos sectores "dinâmicos" da sociedade - "pró privado é claro" - e constituído o novo "colonialismo", de embrulho neo-liberal, viveremos em paz como no "continente"

Um grande bem hajam, portanto...

Afixado por: zecm em setembro 22, 2004 11:44 PM

Sou tendencialmente (não o "comentem"...é propositado) de esquerda, nunca gostei de Savimbi nem da forma como agia no que chamava de "oposição ao regime", mas parece-me estranha a tentativa de branqueamento (esta não levem à letra...estou a falar de JES, não do Michael Jackson) da ditadura que é o regime de JES.

"...que a esquerda preste o seu auxílio a campanhas de direita..." ????

Raramente concordo com Paulo Portas...mas o homem até tem razão quando pergunta se há ditaduras boas e ditaduras más...um governo que mantém o país na miséria que se vive em angola sobretudo com os recursos que tem para sair dela, com cerceamento de liberdades e perseguições políticas...é tudo menos democrático. Seja a origem ideológica de esquerda ou direita...é uma ditadura, pura e simplesmente. E JES é um ditador. Criticá-lo é inevitável...à esquerda e à direita, conquanto sejam democráticas. Acho que a sua não será muito a julgar pelo comentário...

Afixado por: João em setembro 23, 2004 12:02 AM

Ao JCD:

A colagem aos socialistas e afins era esperada, no entanto quem esteve nos "falhados" acordos de paz MPLA e UNITA, nomeadamente, o de Bicesse?

Tchanan!! Isso mesmo: o Presidente da Comissão Europeia!

PS: Chamar a esse Sr de socialista é distorção.

Afixado por: aZElha em setembro 23, 2004 12:28 AM

Socialista, Daniel? as palavras vão perdendo o seu peso,mas pelo menos em Portugal quem sempre apoiou o zé edu foi o PSD um partido Social democrata, liberal, conservador e o mais que venha e um partido que tu conheces por dentro e por fora, como é que se chama? sim, esse...

Afixado por: celsomartins em setembro 23, 2004 12:29 AM

DIZ-ME COM QUEM ANDAS OU GATO ESCONDIDO COM RABO DE FORA...

1 - O 1º parágrafo deste texto do Oliveira é tirado do artigo do Jorge Heitor do Público;

2 – O 2º, é tirado duma notícia não assinada do Público;

3 – O terceiro é tirado duma peça do Orlando de Sousa e Castro. Desse mesmo Orlando Castro – que na sua auto-biografia diz que saíu de Angola em 1975, com 21 anos de idade – transcrevo o artigo publicado no Notícias Lusófonas em 21/02/03:

"Orlando Castro

Jonas Savimbi

Há um ano escrevi, a propósito da morte do Presidente da UNITA, o texto que agora volto a apresentar. (...) ----

O Povo Angolano, Angola, África e todos os que pugnam pelos ideais de liberdade e democracia no Mundo, estão de luto. Luto por diversas razões.

O Dr. Jonas Malheiro Savimbi, Presidente da UNITA, tombou heroicamente em combate! Tombou heroicamente em combate o meu Presidente.

Tão heroicamente que as Forças Armadas de Angola (ou pelo menos parte delas) tiveram necessidade de O humilhar... mesmo depois de morto.

Trataram o meu Presidente como um cão raivoso, como um trofeu de caça. Até na morte Jonas Savimbi atemorizou os militares de José Eduardo dos Santos. Estivesse João de Matos no comando e nada disso teria acontecido. Os adversários, ou até mesmo os inimigos, merecem respeito. E isso não aconteceu. As FAA não humilharam Jonas Savimbi, humilharam uma grande parte do Povo Angolano.

A África perdeu um dos seus mais insignes filhos, cuja vida e obra O situam na senda dos arautos da História Africana como N'Krumahn, Nasser, Amílcar Cabral, Senghor, Boigny e Hassan II.

O Dr. Jonas Malheiro Savimbi, Presidente da UNITA, o meu Presidente, tombou em combate ao lado das suas tropas e do Povo mártir, apanágio só concedido aos Grandes da História. Deixou-nos como maior e derradeiro legado a sua coragem e o consentimento do sacrifício máximo que pode conceder um combatente da liberdade, a sua Vida.

Fiel aos princípios sagrados que nortearam a criação da UNITA, o Dr. Savimbi, rejeitando sempre e categoricamente os vários cenários de exílios dourados, foi o único dos líderes angolanos que sempre viveu e lutou na sua Pátria querida. A ela tudo deu e nada tirou, ao contrário de outros com contas, palácios e mansões no estrangeiro.

Fisicamente o meu Presidente morreu. Fisicamente o meu Presidente foi humilhado. Mas uma coisa é certa. Não há exército que derrote, mate ou humilhe uma cultura, um povo, uma forma eterna de ser e de estar. Jonas Savimbi, o meu Presidente, continuará a ter quem defenda essa cultura, esse povo, essa forma eterna de ser e de estar.

«Há coisas que não se definem - sentem-se». Foi isto que há 27 anos me disse, no Huambo, Jonas Malheiro Savimbi.

É isto que José Eduardo dos Santos nunca compreendeu. A UNITA não se define - sente-se. Jonas Malheiro Savimbi não se define - sente-se.

Angola não se define - sente-se.

E porque se sente, e não há maneira de matar o que se sente, é que Jonas Malheiro Savimbi, o meu Presidente, continuará vivo. Vivo no esforço pela paz em Angola, vivo pela dignificação dos angolanos, vivo pela liberdade, vivo pela coerência... vivo porque os heróis não morrem nem são humilhados.

Obrigado Presidente"

orlando@orlandopressroom.com

Afixado por: Luís Simões em setembro 23, 2004 01:09 AM

Tudo dito... Tive pena de quando o Grande Savimbi morreu poucas foram as pessoas do plano político disseram o que quer que fosse, isto é da importância que ele teve para a independência de Angola e da sua luta por uma Angola melhor, a única pessoa que disse algo de decente foi O Dr. João Soares, que sem tomar partidos, e apesar de se ter mostrado contra os instrumento de Savimbi, mostrou pesar por aquele que sempre lutou pelos direitos do seu povo. Mesmo que não concordemos com os seus meios ou com os seu objectivos, temos que ver que pelo menos este não andava a meter ao bolso, se não há muito podia ter saído de Angola, saído do campo de combate e comandado a guerra de fora. Tenho pena que ele tenha morrido... e ao que parece devido a uma denúncia das forças armadas portuguesas, mas tal qual acidente de Camarate nunca saberemos toda a verdade, pois para os ricos e poderosos a mentira tem perna larga, no entanto se assim foi acho que vou queimar mais uma bandeira.

Afixado por: ruisilva em setembro 23, 2004 02:04 AM

Sempre achei a modos que estranho o MPLA ser membro da IS. E de facto, isso só pode ser compreendido à luz da política da IS para África do início dos anos 90.

Toda essa situação deveria ser efectivamente repensada.

Afixado por: Pedro Sá em setembro 23, 2004 09:02 AM

Não sei se o Zé Eduardo é ou não Socialista. O que sei é que ele é um produto do socialismo.

Afixado por: IZDNJ em setembro 23, 2004 10:13 AM

É tão socialista como o Sócrates!!!!!!!!

Afixado por: sara em setembro 23, 2004 10:15 AM

"A Riverbengo lembrou aqui:

1º que José Eduardo dos Santos foi eleito pelo povo Angolano;"

Mas vocês são estúpidos ou quê? Acreditam mesmo que as eleições em Angola foram válidas? BURROS. Então não se lembram dos atentados, perpetrados pelo MPLA, contra os dirigentes da UNITA logo após os resultados da eleições? Andam esquecidos ou quê? Se não sabem nada sobre a realidade Angolana não falem ok.

Obrigado

Afixado por: ruisilva em setembro 23, 2004 10:26 AM

todos para a terra deles...não queriam independencia...agora levam com chulos destes!!!mas como são chulos escurinhos já não se pode dizer que é racismo AHAHAHHA

Afixado por: Pirata em setembro 23, 2004 10:38 AM

há quem defenda José Eduardo dos Santos... nunca pensei...

só Só há 2 saídas para Angola:

1- O fim das reservas (daqui a umas décadas) e aí podem regressar ao que os africanos fazem melhor, isto é limpezas e guerras étnicas e tribais, mas com machetes porque já não vai haver dinheiro para armas. Não há nada mais racista do que um africano, a propósito de castas/raças/etnias. Não acreditam?

2- Embargo total a Angola, congelamento das contas de José Eduardo dos Santos, constituição pela ONU de uma organização para gerir o petróleo angolano em prol do povo Angolano (uma nova colonização).

E esses que vêm aqui defender o MPLA não passam de sanguessugas do regime, pagos a peso de ouro para estudarem fora do país e servirem de peões. Bem tinha colegas assim na faculdade.

Afixado por: Verdade em setembro 23, 2004 12:20 PM

José Eduardo dos Santos foi eleito pelo povo Angolano?
Tenho uma amiga que vive na provincia de Benguela e nem sequer conseguiu chegar às urnas porque soldados do governo ... enfim ... tinham camiões parados no meio da estrada ... pneus furados claro está!

Faço minhas as palavras do "João":

um governo que mantém o país na miséria que se vive em angola sobretudo com os recursos que tem para sair dela, com cerceamento de liberdades e perseguições políticas...é tudo menos democrático. Seja a origem ideológica de esquerda ou direita...é uma ditadura, pura e simplesmente.

Afixado por: Miranda em setembro 23, 2004 01:01 PM


Quem não gostaria de ser presidente de uma Republica Socialista ou Ditadura de Direita até eu.

Vejamos:
- Os presidentes e seus acolitos vivem que nem reis ( Africa , China , Paises Arabes, Coreia do Norte.......)
- Perpetuam os seu poderes
- Transmitem os seus poderes aos filhos e amigos.

Em paises democráticos como o nosso a situação já é um pouco diferente, o poder não pertence a umas dezenas de pessoas nas sim a uns milhares de funcionários ,que se auto elegem para conselhos de administração após passagem pela assembleia da républica ou governo. Num ciclo que costuma durar de 4 a 8 anos e que dão direito a pensões minimas ( de 20000 €..scudos )

Gandanoia

Afixado por: Gandanoia em setembro 23, 2004 03:50 PM

Os americanos dão uma no cravo e outra na ferradura, enquanto convinha apoiar Savimbi apoiaram-no, quando no fim já era empecilho deram a posição dele às forças angolanas que se encarregaram de o liquidar.

Afixado por: RodaViva em setembro 24, 2004 04:35 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?