outubro 06, 2004

A vergonha

O que se passou hoje – o afastamento de Marcelo da TVI – foi o caso mais grave de censura em Portugal desde os tempos revolucionários. Podem sublinhar a palavra censura as vezes que quiserem, digo-o com noção do que estou a dizer. Não há piadinha, análise morfológica do formato dos comentários, leitura imaginativa sobre "o que ganhará" Marcelo que possa disfarçar esta vergonha.

É com espanto que ouço Pacheco Pereira na TSF criticar duramente (e correctamente) o governo e a TVI mas ainda dizer que é preciso esclarecer "se houve pressões".

Mas esclarecer o quê?

Um ministro atacou agressivamente um comentador e exigiu que a Alta-autoridade agisse sobre esse comentador. O patrão da Media Capital chamou esse comentador para uma conversa. Esse comentador demitiu-se e já nem sequer faz o seu próximo comentário, onde em princípio responderia ao ataque do ministro.

A Media Capital só poderia esclarecer este assunto se fosse para nos dizer que Miguel Paes do Amaral e Marcelo se reunem todas as quartas-feiras e que esta reunião estava combinada antes das declarações de Rui Gomes da Silva. Marcelo só poderia esclarecer-nos se fosse para declarar que um otorrino lhe disse que as suas cordas vocais só têm mais dois dias de vida e que não dá sequer para fazer o seu comentário de despedida no Domingo. O governo só poderia esclarecer-nos sobre as suas boas intenções se aconselhasse a RTP a contratar o comentador.

Rui Gomes da Silva, esse, não pode esclarecer nada. Todos vimos como ele convive mal com a liberdade de expressão. O seu único caminho é o da demissão.

Jorge Sampaio deveria cobrir a cabeça de cinzas. Está preocupado (e bem) com a democracia na Guiné-Bissau. Então e nós? Portugal não aguenta mais seis meses sequer desta gente.

Publicado por ruitavares em | TrackBack
Comentários

Ainda há dias comentava com um amigo meu - que já está na casa dos 70 - como era o "ambiente" que se vivia à trinta e tal anos.

Cheguei, com ele, a uma triste conclusão. Para lá caminhamos novamente.

A diferença é que eu agora tenho a idade que ele tinha à trinta anos.

Acontece que eu, os meus filhos e muitos outros jovens não passámos o que o meu amigo passou.

Também não estou para passar.

Agora se estes palhaços andam com estas merdas, então teremos de responder à altura.

Governo pá rua. Já!

Afixado por: paulo em outubro 6, 2004 07:30 PM

É o regresso da censura em força.
MARCELO CORRIDO DA TVI: COMEÇOU A CAÇA ÀS BRUXAS

Vejam o horror em

http://galeriadoshorrores.blogspot.com

GDH

Afixado por: Galeria dos Horrores em outubro 6, 2004 07:31 PM

Esclarecer = chamar a atenção para o escândalo durante mais alguns dias até que todos os portugueses percebam o que se está a passar.

Ai Sampaio, Sampaio... -suspiro-

Afixado por: Rui MCB em outubro 6, 2004 07:38 PM

Ó Rui Tavares vai tomar qq coisinha...calma rapaz...não é o fim do mundo. A esquerda tende a dramatizar TUDO!!!! Esperemos pelo Marcelo...ele vai falar...e esclarecer a verdade. Depois...é que podes dramatizar a situação. O Marcelo sabe-se defender a ele próprio...média 19 a direito...não precisa de advogados, nem de uma cambada de comunas alarmistas!!!

Afixado por: Drake_1588 em outubro 6, 2004 07:39 PM

Ia escrever um post sobre a alarvidade do Michael Howard, e da tragédia política que pode representar a sua eleição. Sobre a sua retórica facilitista, oca (repatrirar o poder de Bruxelas para Londres, na questão social - que política social compulsória tem a Europa?! - e das pescas - que vai ser, decerto, o motor da nova revolução industrial britânica), a fazer festinhas à extrema direita do UKIP. Mas depois soube que, no meu país, acontecia um Golpe de Estado. Que a democracia, onde é possível eu e milhares ou milhões de outras pessoas pensarem de forma diferente do Michael Howard, já não existe em Portugal. Hoje, dia 7 de Novembro, é o -25 de Abril. Apelo a todos os blogs, especialmente mas não só os políticos, para que acreditem: a nós, ninguém nos cala.

Afixado por: Luís em outubro 6, 2004 07:39 PM

A situação hoje pode ser altamente condenável, mas usar a palavra "censura" em posts tão exagerados e dramáticos como este é um insulto a quem foi preso e sofreu _na_carne_ a censura noutros tempos. Haja a noção das proporções. MRS pode dizer o que muito bem entender por outras vias que tem atenção e visibilidade mais do que suficiente!
Isto não desculpa a TVI nem as patetices que Rui Gomes da Silva andou a dizer.

Afixado por: Tiago Azevedo Fernandes em outubro 6, 2004 07:41 PM

Esse Rui Gomes da Silva deve pensar que os Portugueses são todos néscios.
Cá em casa o PSD era (porque já não é) credor dos votos da família, futuramente vão comer um cagalhão.

Afixado por: jeso em outubro 6, 2004 07:43 PM

Fiquei passado ao ouvir na rádio o que se passou. É inacreditável. Terrorismo da pior espécie - e às claras! É nestas alturas que me apetece abandonar este país. Isto tira o sono à alma mais tranquila. Fosca-se, pá!

Afixado por: Mabor em outubro 6, 2004 07:51 PM

Tiago: o que é que falta ao que se passou para lhe chamarmos "censura"? Quer que prendam o Professor Marcelo?

Tenha cuidado para não andar a branquear o injustificável. Olhe que os estalinistas começavam assim...

Afixado por: rui tavares em outubro 6, 2004 08:19 PM

E, 30 anos depois, a censura regressou!

Afixado por: canzoada em outubro 6, 2004 08:38 PM

Quem não se lembra do pântano?

Pois bem, aí está ele no seu melhor.

Nem o Prof. Marcelo escapou ao poder do polvo.
Podemos, ou não, concordar com os seus comentários mas ele tornou-se, claramente, uma figura incontornável da televisão portuguesa.

O Prof.deve aos portugueses um esclarecimento sobre o que se passou.

Afixado por: M. Almeida em outubro 6, 2004 08:59 PM

...já jantei. Foi mesmo dificil tentar explicar como é que isto funciona. Mas no fim, naquela ingenuidade que só as crianças nos mostram, a verdadeira, respondem-me:

Deixa lá, pode ser que depois dê desenhos animados...

Afixado por: paulo em outubro 6, 2004 09:14 PM

Lembrei-me agora de uma coisa que talvez valha a pena pensar.
Não será tudo isto uma jogada da SIC/Pinto Balsemão para conseguirem o Prof.?
Tinha graça.

Afixado por: M. Almeida em outubro 6, 2004 09:22 PM

"Tiago: o que é que falta ao que se passou para lhe chamarmos "censura"?"

Falta que MRS não tenha outros meios para se exprimir. Não estou com isto a concordar com a situação, mas apenas a dizer que é um desrespeito para quem foi _mesmo_ censurado dramatizar tanto a situação.

Afixado por: Tiago Azevedo Fernandes em outubro 6, 2004 10:48 PM

o que aconteceu a muitas pessoas que foram censuradas foi exactamente isto: pô-las na rua.

Afixado por: rui tavares em outubro 6, 2004 10:58 PM

Caro Rui, estou mesmo a ver o MRS cheio de problemas por estar na rua... ;-)

Afixado por: Tiago Azevedo Fernandes em outubro 6, 2004 11:57 PM

O Rui tem razão. Um regime com censura não é sinónimo de um regime totalitário. Se formos por onde o Tiago Azevedo Fernandes quer ir, os opositores do Estado Novo também podiam escrever - e escreviam - em jornais clandestinos. o «Avante» nunca deixou de ser publicado. Os livros e «cadernos» não eram submetidos a censura prévia. O Estado Novo não era um regime totalitário no sentido de conseguir silenciar e aniquilar qualquer oposição mas era um regime com censura. O actual regime democrático não é uma ditadura mas é um regime com censura. Se uma pessoa com a estatura do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa é censurada, o que é que se passará com um jornalista da TVI ? É o descrédito do Governo e de um meio de comunicação social.

Afixado por: João Miguel Almeida em outubro 7, 2004 12:20 AM

"Se uma pessoa com a estatura do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa é censurada, o que é que se passará com um jornalista da TVI ?"

Censura seria eu não poder escrever o que quiser em http://taf.net/opiniao/.
Ou MRS escrever o que quiser num blog dele. Ou MRS
não conseguir nenhum jornal (não clandestino!) onde publicar artigos. Ou nunca mais nenhum canal de televisão o convidar para dizer seja o que for.
Ou o Barnabé ser fechado à força.
Enquanto ninguém me impedir de o fazer, nem o impedir a ele, nem fecharem o Barnabé, não há censura. O resto são tretas e histeria.

Afixado por: Tiago Azevedo Fernandes em outubro 7, 2004 12:58 AM

Eu não concordo com o Tiago. É uma histeria, tudo bem, mas é justificada.

Não porque o MRS não tenha onde continuar a dizer o que lhe apeteça, mas porque o que levou ao abandono do poiso onde ele, há muito tempo, tem dito o que lhe apetece, foi uma pressão por parte do governo. Esta alergia governamental tem a ver com o suposto inoportunismo de alguns comentários do MRS.

Para mim - embora admita que haja alguma histeria - isto é censura. Pura! E não me interessa que ele continue a ter onde falar. É como um gajo ser despedido com a justificação "Ah, deixa lá que tu facilmente arranjas outro emprego!"... Bolas!

Afixado por: velho no jardim em outubro 7, 2004 11:45 AM

Caro Tiago Azevedo Fernandes,

Volto a dizer-lhe que confunde censura com totalitarismo. Em Portugal a questão está muito envieasada porque a censura era praticada sistematicamente durante a ditadura e o regime democrático consagrou a liberdade de expressão.
Mas nem há só censura em ditaduras ou regimes totalitários nem há só liberdade de expressão em regimes demo-liberais.
Os regimes democráticos da Europa e dos Estados Unidos conheceram, por exemplo, a censura militar durante períodos de guerra. Ou censura de carácter moralista. Inclusivé em Hollywood, onde chegou a ser imposto limites de duração para os beijos na boca dos actores. A História do cinema norte-americano está cheia de planos cortados e de autores malditos. Para já não falar no período de «caça às bruxas» comunistas.
Foi você que falou em histeria ? Elia Kazan também empregou esse termo para se auto-justificar. Reconheceu que cedeu à «histeria anti-comunista» para lixar a vida a colegas. Se isso não é censura então o que é a censura ?

Afixado por: João Miguel Almeida em outubro 7, 2004 09:14 PM
Comente esta entrada









Lembrar-me da sua informação pessoal?