A maioria silenciosa
O problema está na minoria barulhenta e elistista que domina o sistema, quer no lado palestiniano, quer no lado israelita. Quem tem o poder de um lado e do outro não estão interessados na paz.
Publicado por Direitinho em maio 27, 2004 01:36 PM
Que se saiba do lado palestiniano ainda não foi formalmente reconhecido o direito à existência do Estado de Israel. Para quê deitar poeira para os olhos ?
Publicado por Reaça em maio 27, 2004 03:00 PM
Reaça, posso estar enganado, mas, se não me engano, nos "mortos e enterrados" acordos de Oslo (os tais que valeram o Nobel da Paz a Rabin e Arafat) o Arafat (e, consequentemente, a OLP - na altura não havia ainda Autoridade Palestiniana) reconheceram o direito à existência do Estado de Israel.
Se diz que o Hamas ainda não o reconheceu, nesse caso tem toda a razão, melhor, reconhece implicitamente quando diz que o quer destruir, mas essas são contas de outro rosário (passe a metáfora cristã).
Publicado por João André em maio 27, 2004 03:27 PM
Olha que grande novidade nos vens dar Daniel, dizer que a grande maioria das pessoas desejam resolver os conflitos através das negociações e não das guerras.
Novidade seria dizerem o contrário!
Publicado por Heroi do Silêncio em maio 27, 2004 03:47 PM
Reaça, estás enganado
Publicado por Daniel Oliveira em maio 27, 2004 04:14 PM
Palestina como estado único, laico e democrático... a única via para a Paz
Muitos "bem pensantes" não perceberam ainda que esta é a única solução. Que a fonte de todos os problemas está no próprio conceito de sionismo, um roubo de terras acompanhado de massacres e limpezas étnicas. Claro que, com Rabin e sem SSharon, as coisas iriam muito melhor. Mas não se resolveriam definitivamente e novas derrapagens seriam inevitáveis. Acresce qua a solução "dois estados" é claramente inviável. Até porque não se trata de um verdadeiro estado palestiniano, mesmo na proposta Beilin, a mais favorável de todas. Poder-se-á falar de estado quando não há soberania militar e esse estado-bantustão é privado de exército e tem as suas fronteiras exteriores ocupadas por forças que sempre o massacraram e poderão a todo o momento voltar a massacrar ? A segurança dos palestinianos em tal "estado" seria igual a zero, tal como hoje...
E ninguém vê, que a "solução 2 estados" pressupõe o inaceitável (para todos os palestinianos): a renuncia ao direito de retorno de todos os refugiados desde 1948, isto é, implicaria a legalização de um crime intolerável para a nação árabe ? Deixem-se de lirismos. Com essa solução sionista NUNCA HAVERÁ PAZ !
Que fazer então ? É simples. Basta pensar na reconciliação franco-alemã (após 3 grandes guerras em menos de 70 anos que fizeram milhões de mortos)e na reconciliação inter-étnica na Africa do Sul de Mandela. Todos sabemos que se não tivesse havido CEE nos anos 50 e a Alemanha fosse de novo humilhada (como no Tratado de Versalhes), haveria uma III Guerra Mundial... Só unindo os povos se evita a guerra, a exclusão, com a dos estados fundamentalistas puros (como Israel, em que só crentes judeus são cidadãos de pleno direito, sendo os restantes expulsos e guettizados) trazem em si mesmos os germes da destruição e do conflito. Se na Africa do Sul tivesse prevalecido a bantustização dos negros (como Israel pretende com os bantustões de Gaza e Cisjordânia) ainda hoje haveria guerra.
A ÚNICA SOLUÇÃO é pois a "sul-africana": aplicar literalmente o princípio "one man, one vote" a todos os que legalmente têm o direito de viver na Palestina-Israel. Todos os refugiados (desde 48) poderão regressar e votar. Se, como é natural, dado o peso demográfico dos muçulmanos, o novo governo for de maioria muçulmana (embora com judeus e cristãos) isso não será nenhuma tragédia (tal como a maioria negra não o foi na Africa do Sul...). E então, sim, a Palestina será o estado mais democrático de Médio Oriente (hoje Israel é o menos democrático, já que 60% da sua população de jure não pode votar...).
Caso contrário, teremos uma "self-fulfilling profecy": as medidas ssharonescas adoptadas para conjurar a destruição de Israel, causarão elas próprias essa destruição inevitável a prazo, porque o novo Saladino aparecerá mais tarde ou mais cedo. Israel não será sempre o mais forte... Os primeiros cruzados estiveram em Jerusalém 100 anos, os segundos há 56...
E, depois, de nada serve qualificar de "terroristas" os patriotas da resistência palestiniana (Hamas, Fatah, Jihad), que não são grupos de "radicais", mas o braço armado apoiado por TODO o povo palestiniano. Não há "estremistas" e moderados. Há só patriotas e poucos, muito poucos, colaboracionistas. A guerra de libertação do ocupante (que implica matar ocupantes e retaliar sobre os seus civis quando este ataca civis) é legítima à luz do direito internacional. O que é ilegal é a ocupação. Essas confusões semânticas contribuem também para dificultar o correcto diagonóstico e inviabilizam e retardam o único tratamento possível...
Quanto à solução "dois estados", esta só poderá funcionar temporariamente, como second best e patamar de descompressão, até à solução "sul-africana"...
Publicado por EUROLIBERAL em maio 27, 2004 05:48 PM
A minha esperança para a resolução deste conflito passa exactamente por aí, ou melhor já que apenas um desses apaíses tem a faca e o queijo na mão, passa pela capacidade do povo israelita conseguir correr com o criminoso de guerra que está no poder.
A última manifestação em Israel a favor da paz, foi também a mais participada de sempre com 150.000 pessoas. Também no exército o número de pessoas que se tem recusado a participar neste ou naquele raid tem vindo a aumentar.
É que se não for por essa via... sinceramente não consigo vislumbrar outra face ao actual estado das coisas.
Publicado por Pedro Farinha em maio 27, 2004 08:42 PM
Nossa EUROLIBERAL como estou de acordo consigo?
Hoje tem toda a razão, segundo a minha opinião, é isso mesmo.
Mas o senhor Daniel também tem, se não tivessem morto( quem teria mandado matar...?) Rabin talvez lá chegassem à Paz e a um homem um voto/ uma pessoa um voto.
Publicado por Ariann em maio 28, 2004 12:36 AM
PARA OS AMIGOS DE "OS ÁRABES É QUE SÃO BONS"
Estive cem Nova Iorque. Foi a primeira vez que lá fui.
Passagem "obrigatória" pelo "Ground Zero". Este tipo de coisas é preciso ver para crer — ele há relativismos e o Michael Moore, claro -e mesmo assim é-se dominado pela estupfacção e incredulidade de como tal foi possível. O silêncio domina aquela zona. As pessoas calam-se ou falam baixo. Respeitam. O solo torrnou-se sagrado.
As tragédias não se medem em buracos, metros ou andares..É impressionante.
O certo, o real, caros anti-qualquer coisa e defensores de "boas" causas naturalmente onde esteja presente a América/Ocidente - é que me respondam a esta questão que penso ser civilizacional: como é possível que alguns muçulmanos, muito muçulmanos, milhões de homens e mulheres comuns ao verem a "grande obra de destruição sintam orgulho??????
Há quem diga: em quinhentos anos, foi a única coisa de significativa que fizeram....lembram-se de alguma outra sem ser esta? Que regressem às luzes de Alexandria, Granada, Silves....Rapidamente.
Publicado por Rui Carmo em maio 28, 2004 05:59 PM
O Eurotaliban continua a delirar, talvez "delírium tremens". Unir terroristas armados, como a Fatha, o Hamas, o Hezbolah e os Mártires de Alaksa no mesmo bouquet de "pariotas" e querê-los compara ao ANC e à sua unidade como estrutura, é como comparar diarreia a puré de batata. Nem a polícia palestiniana criada para satisfazer os Europeus e Americanos consegue desarmar as milícias, quanto mais unificá-las. Quanto à democracia em que se tornará mais a eterna lambança do Saladino, tá visto que tá rezando para que se torne mais um feudo dos fundamentalistas, para que finalmente nos venham castigar a nós todos, pecadores, culpados por sermos descendentes de nojentos cruzados e termos usurpado os locais sagrados do Islão.
Pôrra pá! já metes nojo com tanta auto comiseração. Quem te ouvir parece que és palestino ou monhéxtremista ou "shit that will fuck you"...
Publicado por Reaça em maio 29, 2004 03:31 AM
É natural q estejam às escuras, Rui Carmo: cortaram-lhes a luz. E a àgua; e a terra; e os sonhos; e a esperança; e o futuro; e...e...e...
No lugar deles, eu tb ñ via nada à frente...
Publicado por lucrecia em maio 29, 2004 03:35 AM
Para comentar no Barnabé, registe-se aqui acima no sistema typekey. O registo é rápido, simples, confidencial e permite comentar, com o seu nome ou um pseudónimo à escolha, nos milhares de blogues que usam o mesmo sistema.
O Barnabé não é responsável pelas opiniões emitidas nestes comentários.