[Publicidade da responsabilidade e de apoio à weblog.com.pt. Mais informações aqui.]

Parabéns a você, nesta data querida


Faz anos? Arranjou um@ namorad@ nov@? Abandonou o governo? Explica Daniel, explica :)

Cumprimentos
Enresinados!!

Publicado por cachucho em maio 28, 2004 02:19 AM


Hoje é dia 28 de Maio

Publicado por Daniel Oliveira em maio 28, 2004 02:22 AM


Bem...parabens ao Senhor! Que esta "passagem" de ano, lhe traga maior discernimento, um pouco de "pouca-vergonha" na cara, mais uma certa dose de "honestidade", outra de "auto-avaliação", para que assim, possam haver menos alarvidades neste governo de triste memória.

Publicado por Valeria em maio 28, 2004 02:24 AM


Uma nota sobre as piadas homofóficas sobre o Sr. PP. Têm piada, sobretudo vindo de pessoas que se dizem sensíveis à questão. E continuam a ter piada quando têm por objectivo denegrir gratuitamente um adversário político.

Querem destruir a reputação de um gajo de direita? Chamem-lhe paneleiro. E amanhã digam que os coitados são discriminados, e que na Esquerda está a compreensão.
Mais uma fórmula esquizofrénica com que todos nos podemos divertir.

Publicado por Alfredo Vieira em maio 28, 2004 02:29 AM


Desisto, a noite foi muito longa ;) e não consigo raciocinar de maneira clara.
Não consigo associar o Paulo Portas ao dia 28 de Maio :)

Cumprimentos
Enresinados!!

Publicado por cachucho em maio 28, 2004 02:30 AM


Alfredo, também não gosto e já várias vezes disse que não são bem-vindas essas piadas. Cachuco, não gostamos.

Publicado por Daniel Oliveira em maio 28, 2004 02:37 AM


Vamos lá a ter calma, eu se tiver que chamar "paneleiro" como TU alfredo disseste, chamo.
Eu não disse nada parecido, disse "Arranjou um@ namorad@ nov@? " , em primeiro lugar @ é um A (at, vulgo arroba) , mas não escondo que usei o at para perguntar se arranjou um novo namorado ou namorada. Como devem calcular não sei os gostos pessoais da pessoa em causa, e posso fazer esta pergunta, ou não? Ofendi com isso alguém? Disse alguma piada homófobica? Se acham que sim, acho que estão com um grave problema de interpretação.

Cumprimentos
Enresinados!!

Publicado por cachucho em maio 28, 2004 02:42 AM


Oh Alfredo Vieira dizer "arranjou um@ namorad@ nov@" é uma "piada" pouco feliz, sobre a sua vida pessoal, mas não é por si só homofóbica...

tal como insinuar que alguém é homossexual não é por si só um comentário homofóbico, apenas um comentário indiscreto e deselegante..

e isso precisamente porque ser homossexual não é nenhum defeito ou qualidade, é simplesmente ser-se homossexual..

Mas concordo inteiramente assim como é tristemente frequente alguma esquerda fazer comentários homofóbicos relativamente a Paulo Portas, o que é de uma tremenda estupidez, parece que não há nada por onde lhe pegar que até se tem que recorrer ao que só ao próprio diz respeito.. E o que mais há, é assunto por onde criticar o dito Portas..

(Já em Espanha alguns militantes de esquerda fizeram o mesmo com Rajoy, mas agora vão ter que aguentar com o casamento gay e tudo, promessa de Zapatero!)

Finalmente a sondagem anterior é um presente excelente pelo 28 de Maio a Portas, e que certamente o fará sentir saudades desse tempo.. em que nem sondagens havia..

Publicado por Boss em maio 28, 2004 02:48 AM


Das duas uma,ou vocês não estão a ler bem ou sou eu. Mas onde raio vêem a piada nesta pergunta :"arranjou um@ namorad@ nov@?" . Eu fiz uma pergunta, não disse nenhuma piada.Mas agora estão a querer arranjar coisas onde elas não existem!? E já agora Boss desde quando é de mau gosto eu perguntar a alguem se arranjou um namorado ou namorada nova? Quem acha que é mau gosto é que parece ser a pessoa que tem os preconceitos, não sei, digo eu!

Cumprimentos
Enresinados!!

Publicado por cachucho em maio 28, 2004 02:57 AM



Hummmmm....

Aqui há censura nos comentários?


Dá que pensar...

Publicado por Priapo em maio 28, 2004 03:33 AM


O cachuco tá naive... não tarda muito vai afirmar que "desabrochar" é tirar da boca....

Publicado por Reaça em maio 28, 2004 03:34 AM


Caro Priapo, deixámos claras, há muito tempo, num post, as regras. Aqui não se divulga nem directa nem indirectamente a vida pessoal ou a intimidade de ninguém. Mesmo de pessoas das quais não gostamos. Lamento ter apagado o comentário, mas as regras são claras e estão escritas. Obrigado

Publicado por Daniel Oliveira em maio 28, 2004 03:35 AM


Oh Cachucho é de mau gosto porque não tens nada a ver com isso certo? É teu amigo ele por acaso? Então se é perguntas directamente..

E quem parece que não lê és tu, até porque fui eu o único a dizer que o teu comentário não era homofóbico, porque vens falar em preconceitos comigo?

E já agora, repito o que já muita gente te foi dizendo, essa mania de assinares os comentários com o link é muito irritante, afinal o link já está no lugar que é destinado a isso, certo?

Publicado por Boss em maio 28, 2004 03:44 AM



De qualquer modo, a justificação da censura é sempre engraçada.

Porque, claro, há sempre uma justificação...

*

De qualquer modo, o meu comentário era simplesmente humorístico e não mais «divulgador da intimidade de alguém» do que os que acima posso ler ainda e que não foram apagados.

Mas aceito as regras do "dono da casa".

Publicado por Priapo em maio 28, 2004 03:44 AM


Boss, os preconceitos que referi era no geral, não para ti concretamente, talvez a falta de acentuação tenha originado essa tua interpretação.

Disses ainda:"
E já agora, repito o que já muita gente te foi dizendo, essa mania de assinares os comentários com o link é muito irritante, afinal o link já está no lugar que é destinado a isso, certo?"

Desculpa lá, mas hoje estão numa de implicar comigo? É irritante a assinatura aparecer noutra cor porquê? Vocês hoje estão muito sensíveis... e que história é essa de repetir o que já muita gente me foi dizendo? Não li nada sobre isso.
Acho que vou deixar é de comentar os blogs que gosto, torna as coisas mais fáceis!

Cumprimentos
Enresinados!! (a preto para não chatear)

Publicado por cachucho em maio 28, 2004 03:56 AM


Onde se lê disses , deve-se ler : dizes como é obvio!

Publicado por cachucho em maio 28, 2004 04:02 AM


Estive a reler os comentários dos posts anteriores, e realmente parece que o facto de assinar em forma de link incomoda as pessoas, chegam a partir para a ofensa ao dizer que apenas comento para auto-promover o meu blog.

Gostava de pedir ao Daniel e aos outros membros deste blog para apagar todos os meus comentários se assim o entenderem.
Parece que as pessoas se incomodam com coisas estranhas, acho que é este o meu último comentário por aqui.

Atenciosamente
Cachucho

Publicado por cachucho em maio 28, 2004 04:11 AM


Deixem-se de conversa de paneleiros que ainda há uns pendões pra colocar!

Publicado por Ilda Figueiredo em maio 28, 2004 04:12 AM


Cachucho, de facto, já algumas pessoas se queixaram de assinares com o link. Quero que saibas que, como leitores e blogger, não me incomoda rigorosamente nada. Não me incomoda em geral que as pessoas publicitem os seus blogues. A blogosfera é isso mesmo. Prefiro que o façam, falando do assunto que está a ser debatido (que é o teu caso), mas isso é lá com elas.

Quanto ao outro assunto, já dei a minha opinião e ela levou-me mesmo a apagar um comentário que, indo na tua linha, ia ainda um pouco mais longe. Apaguei, antes que isto fosse por aí adiante.

Priapo, não é censura, são regras explicitas e escritas, como existem em todos os lados. Esse debate já teve lugar aqui. Não há razão para ficares ofendido.

Publicado por Daniel Oliveira em maio 28, 2004 04:16 AM


Sensível andas tu Cachucho.. é só escusado andar a duplicar links, soa a publicidade não desejada, vulgo spam.. mas ninguém te impediu de ler ou comentar.. aliás, só os Barnabés poderiam fazer isso.. take it easy ;)

Publicado por Boss em maio 28, 2004 04:17 AM


Quanto ao senhor que assina como Ilda Figueiredo, já foi aqui explicado que não aceitamos a assinatura com nomes de outras pessoas, incluindo a de figuras públicas. Quanto ao mais, não está num chat de adolescentes, por isso modere aí o tom.

Publicado por Daniel Oliveira em maio 28, 2004 04:19 AM


um aplauso à Ilda Figueiredo. Porra, parece conversas de comadres zangadas... Nossa Senhora, porque será que esse Boss, sempre que entra arma barraca? Já há tempos embirrou comigo, o raio do homem ou lá o que é! Já CHATEIA!

Publicado por valeria em maio 28, 2004 05:25 AM


"Não está num chat de adolescentes".

Não?

Publicado por Miguel Tomar Nogueira em maio 28, 2004 07:12 AM


Daniel,

Como? Quando? porquê? Conheces-me?
sou conhecida? popular?

sinto-me grata, mas julgo que o contrário não acontece...pelo menos pessoalmente.

Bom dia!

Publicado por Ilda Figueiredo em maio 28, 2004 09:52 AM


Cachucho, realmente não me chateia nada que assine com o link ao seu Blog, até gostei que o fizesse assim tomei conhecimento da sua existência, já agora achei piada ao seu Blog. Além do mais só vai ao link quem quer...

Por isso continue a comentar e a linkar o seu blog, e não ligue a comentários parvos que é o que eu faço.

Já agora fique a saber que ao ler o seu comentário interpreteiu assim:
Arranjou uma namorada nova?
(serei ingénuo)

Já agora parabéns porquê?

Publicado por Rui Silva em maio 28, 2004 09:54 AM


Cachucho, realmente não me chateia nada que assine com o link ao seu Blog, até gostei que o fizesse assim tomei conhecimento da sua existência, já agora achei piada ao seu Blog. Além do mais só vai ao link quem quer...

Por isso continue a comentar e a linkar o seu blog, e não ligue a comentários parvos que é o que eu faço.

Já agora fique a saber que ao ler o seu comentário interpretei assim:
Arranjou uma namorada nova?
(serei ingénuo)

Já agora parabéns porquê?

Publicado por Rui Silva em maio 28, 2004 09:54 AM


Com isto tudo, nao fiquei a perceber nada. O dia 28 de Maio marca algum acontecimento em Portugal ou e' realmente o aniversario do nosso ministro da defesa?

Publicado por Opinioes em maio 28, 2004 10:03 AM


"Em 28 de Maio de 1926, um golpe de estado de características ideológicas pouco definidas instaurou em Portugal uma ditadura. Na sua sequência, em 1933, uma nova constituição marcou o início do estado novo, regime autoritário que governou os portugueses até meados da década de 70.
A revolta de 28 de Maio de 1926 pôs fim à primeira república portuguesa: dissolveu as instituições políticas democráticas, extinguiu os partidos políticos e instaurou uma ditadura militar. Se o movimento congregava de início diversas facções ideológicas (desde republicanos conservadores a fascistas) depressa a figura do ministro das finanças nomeado em 1928, António de Oliveira Salazar (1889-1970) , se veio definir como a principal referência política do novo regime."

Publicado por kafka em maio 28, 2004 10:10 AM


Opinioes, o 28 de Maio de 1926 foi a data de um golpe de estado militar que, partindo de Braga, derrubou a 1ª República portuguesa, e que conduziria poucos anos depois à subida ao poder de Salazar.

Não penso no entanto que isso seja motivo para dar parabens ao Paulo Portas, que (que eu saiba) nunca se manifestou adepto nem desse nem doutros golpes de estado militares, nem da Ditadura Nacional, nem de Salazar.

Publicado por Luís Lavoura em maio 28, 2004 10:13 AM


VOCÊS SÃO MESMO ESTÚPIDOS OU SIMPLESMENTE IGNORANTES? Responde Daniel... ou ainda estás a ressacar alguma coisa que consumiste ontem?

Publicado por FartodoBE em maio 28, 2004 10:24 AM


Já agora, em vez de darem parabens ao Paulo Portas por um facto que nem sequer lhe diz respeito, dêm-me antes os parabens a mim, que me nasceu ontem o segundo filho.

Publicado por Luís Lavoura em maio 28, 2004 10:27 AM


Francamente Luís... com que então, em vez de estares a curtir o teu filho novo estás a aturar estes gajos do BarnaBE? Isto é só para ociosos como eu... Que estes gajos não merecem muito do nosso tempo. PARABÉNS!

Publicado por "intelectual" de Direita em maio 28, 2004 10:30 AM


Muitos parabéns ao Luís Lavoura.
Que o rebento viva feliz num mundo melhor!

Publicado por Luísa Costa em maio 28, 2004 10:49 AM


Os parabéns a este senhor deviam ser cantados na Rua Escura por uma centena de ucranianos. O sorriso não perdia de certeza.

Publicado por Aníbal em maio 28, 2004 10:53 AM


Gralha tipográfica, erro de pontuação ?

Não é: "Parabéns a você, nesta data querida".
Mas sim: "Parabéns a você nesta data, querida !"

Numa senhora (sobretudo tratando-se de Fardas) não se bate nem com uma gralha...

Publicado por euroliberal em maio 28, 2004 10:54 AM


Para já parabéns Luís Lavoura... Segundo a partir de
50 e muitos é que o pessoal se começo a fartar da
ditadura até então ela tinha sido bem vinda e
aplaudida. O país vivia numa instabilidade política e
económica brutal... Se não fosse o tão mal falado
ministro da cultura isto ainda estaria pior. Parece que as pessoas só vêem o que teve de mal o estado novo, parece que se esqueceram que num ano ele acabou com o défice, as escolas e universidades feitas, aliás que ainda hoje passados 30 anos (porra 30 anos é muito tempo) correspondem aos melhores e mais bem construídos edifícios educacionais que temos no país, a ponte 25 de abril e muito mais havia para falar. A ditadura foi um m*rda, mas epá tenham lá paciência mas o c*brão teve coisas boas... Mas parece que aqui o pessoal só se lembra do que lhes interessa. "Felizes dos ignorantes" ou dos que só vêem o que querem...
Parabéns Salazar...

Publicado por Rui Silva em maio 28, 2004 11:26 AM


"ministro da cultura" desculpem ministro da economia...

Publicado por Rui Silva em maio 28, 2004 11:28 AM


Vá esquerdistas admitam que houve coisas boas.

Publicado por Rui Silva em maio 28, 2004 11:57 AM


Parabéns, Luís

Publicado por Daniel Oliveira em maio 28, 2004 12:04 PM


«SALAZAR, O DITADOR QUE EXTINGUIU A DITADURA

Uma das grandes preocupações de Salazar, mal ascendeu ao Poder, foi institucionalizar a situação criada pelo 28 de Maio. Era um homem de Direito, queria um Estado de Direito. Daqui o haver sido plebiscitada a Constituição antes de decorrido um ano sobre a sua posse como Presidente do Conselho.

A situação estabelecera forças de que os militares não abdicavam facilmente, em redutos que o estadista acabou por aproveitar, conservando-os embora nas mãos de oficiais do Exército. Tal sucedeu, por exemplo, com a Censura à Imprensa e com as Polícias.

Em todo o caso, ele sustentou durante anos uma luta tenaz pela defesa do poder civil contra a oligarquia militar, da mesma maneira que teve a maior firmeza em defender o poder civil da elite católica a que estivera ligado. A esta, aliás, preveniu-a antes de tomar posse do cargo de ministro das Finanças, com estas palavras que as «Novidades» publicaram no próprio dia 27 de Abril de 1928:
Diga aos católicos que o meu sacrifício me dá o direito de esperar deles que sejam de entre todos os portugueses os primeiros a fazer os sacrifícios que eu lhes peça e os últimos a pedir os favores que eu lhes não posso fazer.

Acerca da forma como Salazar conseguiu refrear a tropa, correu na altura em Lisboa a seguinte graça:
«É o mesmo processo que se emprega para os croquettes: primeiro estende-se a massa; depois corta-se a massa; a seguir enrolam-se. Quando estão prontos, picam-se com um palito e comem-se».
Essa e outras pilhérias do mesmo género eram uma das armas da má-língua nacional a fomentar desde o início o desentendimento entre o ministro das Finanças e as Forças Armadas.
À medida que institucionalizava o regime, Salazar ia fazendo o possível para restituir as Forças Armadas à sua função específica. Não era fácil, dizíamos, porque a muitas das situações criadas só o tempo poderia acudir.

Em 1936, quando começou a guerra de Espanha, os chamados republicanos do país vizinho atravessavam impunemente a nossa fronteira, de armas na mão, para virem fuzilar e fazer prisioneiros em território português. Salazar quis saber de que forças dispúnhamos para impor a nossa autoridade. Se tivéssemos então a mentalidade que foi, perto de quarenta anos mais tarde, a de alguns gloriosos militares, ter-se-ia recorrido a uma solução política, a qual seria por certo agacharmo-nos e deixar os outros fazerem o que quisessem. Salazar torceu-se com a informação: não tínhamos meios para nos defendermos. Assegurou então em conselho de ministros:
- Espero que nunca mais nos aconteça o mesmo.

Começaram aí os esforços maiores para o rearmamento do Exército. E daí também a atitude tomada em face dos acontecimentos que iam arrastar-se na Península.
Não faltaram na altura ao Presidente do Conselho português desentendimentos de alguns países amigos, mas ele foi de uma firmeza que não cedia. Mais tarde viriam a dar-lhe razão os que acabaram por compreender o significado real da guerra de Espanha e sentiram a utilidade da aliança peninsular na zona de paz que as duas nações da Ibéria puderam ser durante a II Grande Guerra.

O homem de Direito, dizíamos, queria um Estado de Direito. Não queria uma ditadura, ele que foi ao depois tão apodado de «ditador», nem deixou nunca de insistir no carácter transitório da situação ditatorial, a que pôs termo.

Plebiscitada a Constituição, começou a elaborar, cautelosamente, entre as dificuldades causadas pelos acontecimentos externos, a par da estruturação, o funcionamento normal das instituições, que as não queria apenas no papel.
Certo, o orgulho não podia deixar de exultar no êxito da sua obra, mas não deixava de se reflectir também na prevenção de que ela resistisse e perdurasse para além da vida do construtor:
Passa breve a memória dos homens na história e na memória dos povos, nem politicamente convém - tanta vez as circunstancias obrigam a sacrificá-la - consubstanciar numa individualidade, por mais alta e poderosa que seja, todo o futuro duma obra colectiva.

Num trabalho, que haveria de ser necessariamente extenso, sobre a evolução do pensamento de Salazar, não poderia deixar de ressaltar, documentada passo a passo, a rectificação constante dos seus conceitos e dos seus métodos. Tinha, é certo, uma linha de acção, logo ao princípio definida - o financeiro, o económico, o social, o político - numa ordem em que se traduzia um pensamento e um programa de realizações, baseados não no critério da excelência senão no da conveniência da execução prática. Num ou noutro ponto haveria concepções limitadas, perspectivas em que o professor de Coimbra não tinha os horizontes (nem as limitações) de um homem de governo, instalado em Lisboa, perante dificuldades que se alargavam a todas as longitudes da Terra. Quem publicou, por exemplo, o Acto Colonial, não pensava da mesma forma que o futuro defensor da unidade imperial portuguesa. Aprendeu muito com alguns dos que o consideravam seu inimigo; e esta verificação, longe de o diminuir, só pode significar homenagem à sua inteligência, à sua maestria na arte da política, às rectas intenções do seu proceder.

Não lhe bastava, contudo, governar bem. Era mister que os actos do governo fossem apreciados publicamente, em estrita objectividade, sem paixões e sem relação com as pessoas dos governantes.
Três meios havia para o conseguir: a Imprensa, a Assembleia Nacional e o Tribunal de Contas.
Quanto à primeira, Salazar não se atreveu nunca, apesar de solicitações que nesse sentido lhe foram apresentadas, a extinguir a censura prévia aos jornais, recebida em herança da Ditadura Militar. Era um dos feudos das Forças Armadas. O outro era a polícia política. Só no tempo de Pedro Teotónio Pereira, ministro da Presidência, a direcção da Censura foi confiada a magistrados de carreira.

Às ofensivas contra a Censura o estadista reagia com a opinião de que ela era mais educativa da forma de convivência política dos portugueses dos diferentes sectores do que repressiva do pensamento. E, uma vez pelo menos, em que falou sobre o assunto com o director de um jornal de grande informação, perguntou-lhe se tinha alguma razão de queixa da Censura, se esta era opressiva como diziam. A resposta foi negativa:
- Nada, nada! Corta uma ou outra coisa sem importância, uma ou outra expressão de pormenor, mas nada que prejudique a vida normal do jornal, nem o esclarecimento da opinião publica...

É de notar que a Censura, por um lado, tranquilizava os directores dos jornais, na medida em que os dispensava em grande parte do controle da matéria a publicar, e por outro era uma entidade à qual com frequência atribuíam as culpas da não publicação de artigos e notícias de cuja existência sequer a Censura ignorava.
Mais do que uma vez, um ou outro autor foi à Censura protestar por ter sido cortada a sua prosa e ouviu a explicação admirada do censor:
- Mas esse artigo não nos foi mandado!

A uma pergunta sobre a Censura, que lhe fizera em entrevista o escritor brasileiro Álvaro Lins, antes de ser embaixador do seu país em Lisboa, Salazar respondeu:
- Enquanto a nossa Imprensa não conseguir criticar o Governo dizendo que determinada decisão está errada por esta, aquela e aqueloutra razão, em vez de se limitar a dizer que o senhor ministro Tal é burro ou é desonesto, parece-me que a Censura continua a ser indispensável.

Em compensação as outras formas de crítica à actividade governativa foram perfeitamente exercidas. Todos os anos a Assembleia Nacional designava uma comissão encarregada de ler e apreciar as contas gerais do Estado. Foi relator dessa comissão durante muitos anos o Engenheiro Araújo Correia, muito conhecido pela sua independência de espírito e pelo seu desassombro. Não poupava ministros nem serviços do Estado, que saíam por vezes mal, feridos pelas apreciações da comissão.
Falando duma vez a respeito do relator, o Presidente do Conselho comentava:
- O sr. Engenheiro Araújo Correia aproveita o exame das contas do Estado, para ajustar as suas contas com alguns ministros.

O terceiro elemento de fiscalização, o Tribunal de Contas, não se continha nas suas exigências de explicações aos serviços e, algumas vezes, determinou que fossem repostas, a qualquer nível de hierarquia burocrática, importâncias pagas fora dos preceitos rígidos da lei. Bons tempos! ...

Na vedoria da administração pública a Assembleia Nacional dispunha, além do exame feito pela comissão, das intervenções dos deputados. Para um governante encerrado no isolamento do se gabinete de trabalho, conhecendo o que se passa cá fora através das informações dos serviços, dos contactos com os ministros, dos relatos dos jornais (tanta vezes feitos sob influências), de carta escritas com frequência pelos interesses e paixões pessoais, e de alguns raros íntimos, as questões apresentadas no parlamento por deputados mais recalcitrante valiam como elemento de conhecimento não despiciendo. Ainda que pudessem desagradar-lhe, o Chefe do Governo considerava-os necessários.

Assim foi que defendeu a presença. na câmara do Prof. Jacinto Ferreira pelo desassombro com que ele apresentava problemas de inegável interesse geral. Aquele deputado, porém, dirigia semanário monárquico «Debate», onde em certa ocasião se publicou, disfarçada, uma censura ao Presidente da República, general Craveiro Lopes, a propósito da visita deste ao Minho. Na lista do deputados elaborada pela União Nacional para as primeiras eleições de deputados que se realizariam a seguir, o nome de Jacinto Ferreira não constava entre os reelegíveis. Salazar repontou:
- Falta aqui o nome daquele rapaz que é professor de Veterinária...
Mário de Figueiredo, que não gostava de Jacinto Ferreira, explicou-lhe:
- Lembras-te de que publicou no «Debate» um ataque ao Chefe do Estado? Apresentá-lo à reeleição pareceria acintoso...
0 Presidente do Conselho torceu-se, mas aceitou. Um dos seus preconceitos era o respeito escrupuloso pela pessoa do Chefe do Estado.

Aconteceu um caso semelhante com Henrique Galvão. Era este um oficial inteligente, bom escritor, aventureiro com inegáveis qualidades de realização mas também com uma fantasia, uma irrequietude, uns excessos e umas faltas, que incomodavam. Nomeado inspector da administração ultramarina, depois de alguns anos de trabalho no Ultramar, acabou por ser posto à margem, sem que os ministros o encarregassem de qualquer actividade.
Quando Marcelo Caetano foi chamado para ministro das Colónias, encontrou no ministério aquele inspector de remissa. Perguntou porquê. Que era um homem complicado e pouco honesto, diziam-se coisas... Mandou vir o processo do funcionário. Ao espírito rectilíneo do ministro repugnava a permanência de um funcionário a ganhar sem produzir. Ou era competente e trabalhava, ou não era e mandava-se embora.
Henrique Galvão passou a prestar serviço como inspector e, entretanto a União Nacional entendeu por bem apresentá-lo entre os candidatos a deputados que patrocinava.
Numa das suas inspecções em Angola deparou-se a Galvão um caso de negociata graúda em que eram lesados os interesses do Estado. Fez um longo relatório sobre o assunto e apresentou ao ministro, já então Teófilo Duarte, sucessor de Caetano. Teófilo era um homem honestíssimo, mas estava afundado em trabalho mais urgente. Pôs de lado, para ler depois, o volumoso processo apresentado pelo inspector. Este, impaciente com a demora, resolveu levar o caso à Assembleia Nacional. E então o ministro exasperou-se: viu naquele acto um delito de publicação de matéria confidencial do ministério por parte de funcionário responsável e, sobre a inconfidência de serviço, a incorrecção pessoal. Simplesmente o funcionário gozava das prerrogativas parlamentares. Teófilo encanzinou-se, e se não buliu em Galvão também não lhe perdoou.

Tempos volvidos, quando se preparava nova eleição para deputados, Salazar aconselhou a União Nacional a incluir entre os dos candidatos que patrocinava o nome de Henrique Galvão, cujas revelações na Assembleia foram para ele esclarecedoras. Galvão, porém, necessitava, como funcionário, da autorização prévia do ministro para se candidatar. E aqui Teófilo foi inexorável: negou a autorização.
Salazar insistiu. Chegou a encarregar o presidente da comissão executiva da U. N. de pedir a Teófilo que assinasse a autorização. Que era o próprio Doutor Salazar que lhe pedia... Teimosamente, o ministro manteve-se na sua. Salazar respeitou-o. Era de seu direito. Galvão não pôde candidatar-se e, passados tempos, estava a conspirar.»

Publicado por ! em maio 28, 2004 12:12 PM


Desculpem lá o spam.
E eu a pensar que o 28 de maio era referente ao dia em que o rapaz tomou conhecimento que tinha de ir ao tribunal de monsanto por causa do caso moderna... afinal eu é que sou ingénuo.

Publicado por cachucho em maio 28, 2004 12:28 PM


Obrigado !

Publicado por ? em maio 28, 2004 01:05 PM


Nem sei o que esponda a esse ponto de exclamação que por aqui debitou discurso.
Fui eu que não entendi ou o Sr ! fez uma ode as virtudes desse tirano chamado Salazar????
Estou espantado com os neuronios completamente em sobressalto. Afinal o gajo era um santo e ninguem sabia.
Ganda noia pá!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado por Daniel Arruda em maio 28, 2004 01:23 PM


O gajo era mau mas esta loge de ser o Sadamm ou o Fidel... e verdade seja dita fez algumas coisas boas...

Publicado por Rui Silva em maio 28, 2004 01:27 PM


Parabéns ao sr. L.Lavoura, pelo, espero que saudável, nascituro. E os desejos de um puerpério indolor para a mãe da criança.
Sr. intelecyual de direita, quando tiver um filho verá quão restritos são os horários de visita nas maternidades, e até que ponto será difícil a curtição da criança, enquanto essa se encontrará no Hospital.
Parabéns, será uma data especial.

Publicado por Alfredo Vieira em maio 28, 2004 01:31 PM


É mais um ataque soez, intelectualmente pobre e imoral de uma esquerda que de democrática não terá lá muito, pelo menos terá um conceito de democracia um pouco estranho...portanto, vindo de quem vem...não afecta. Paulo Portas não tem de dar provas sobre democracia e muito menos ter lições acerca dela vinda de uma esquerda ou pseudo irreverente (BE) ou já esclerosada (clã Soares).
O Dr.Paulo Portas, enquanto director do Independente, só para dar um exemplo, convidou e este convite foi aceite, o Dr.Louçã para colunista do semanário. O Dr.Paulo Portas sempre tolerou e respeitou e gosta de debater ideias diferentes. Nunca, jamais, o vimos a defender o tempo da outra senhora. Se o querem criticar, critiquem, mas com honestidade e argumentos válidos. Os Louçãs e Fazendas e Carlos Marques e diabo a sete não são mais democratas que Paulo Portas. Por muito que vos doe, há uma direita que é democrática. E Paulo Portas lidera-a neste momento.

Publicado por Direitinho em maio 28, 2004 01:46 PM


Com isto tudo aprendi que é menos grave chamar fascista a um democrata do que perguntar se tem um novo namorado ou namorada!
Foi uma boa aula :)

Publicado por cachucho em maio 28, 2004 01:58 PM


E o PP fez algumas coisas mal como a compra dos submarinos, mas em 2 ocasiões mostrou tomates que outros não tiveram. As pensões de reforma para os ex-combatentes há muito que estavam nas gavetas. A oposição firme da nossa marinha contra o reboque do Prestige para as nossas águas também é de louvar. No tempo do Guterres o governo reunir-se-ía para decidir se o Prestige era um navio ou não, se tinha 1, 2 ou 3 cascos. Como as patas não eram visíveis se calhar mandariam mergulhadores para contar o número de cascos.... ´
O ódio visceral conduz à cegueira, e o maior cego é aquele a quem o partido não deixa ver...

Publicado por Reaça em maio 28, 2004 04:26 PM


Daniel Arruda, qual é a paranóia contra o Salazar? por acaso ele fazia-te visitinhas quando eras aluno da Casa Pia?

Publicado por ! em maio 28, 2004 04:43 PM


Reaça: Concordo contigo quanto à história do Prestige. Ainda recentemente tivemos oportunidade de ver um documentário estrangeiro de origem francesa num dos canais temáticos da TVCabo e viu-se a atitude de força que uma fragata teve permanentemente no local. Já para não falar do notável acompanhamento da Marinha da tragédia e do informar constante da população portuguesa dos acontecimentos. A atitude e amadorismo espanhol ao lado do profissionalismo nacional parecia uma brincadeira de terceiro mundo.
Eu não entendo esses militares que agora andam com encontrozinhos de vão de escada. Devem ter saudades de Guterres para quem as forças armadas eram completamente superfluas. Quer dizer, até entendo. Há muito interesse confortavelmente instalado há muitos anos a quem incomoda a evolução de determinados processos.

Publicado por Tiger em maio 28, 2004 04:57 PM


«Eu não entendo esses militares que agora andam com encontrozinhos de vão de escada.»

isto acontece porque no tempo do guterres as coisas eram mais democráticas: hoje mamo eu, amanhã mamas tu, depois de amanhã mama o teu primo... e por ai fora.
com o paulo portas as coisas estão um pouco diferentes: hoje mamo eu, amanhã mamo eu, depois de amanhã mamo eu... e por aí fora... o gaju tá a abocanhar tudo sozinho! e os militares habituados a algumas franjas ficaram a ver navios, ou melhor, submarinos!

Publicado por comé? em maio 28, 2004 05:11 PM


Caro "!", volte lá para a sua toca, sff. Já está enjoar.

Publicado por Daniel Oliveira em maio 28, 2004 05:15 PM


pronto, já tou na toca. sente-se melhor, o menino?

Publicado por ! em maio 28, 2004 05:28 PM


Sugestão fascita para o Daniel: apague-o, de uma vez por todas.

Publicado por Alfredo Vieira em maio 28, 2004 05:39 PM


Parabéns a você nesta data "querida"!
As aspas são imprescindíveis...

PS - Companheiros, será que dá para "linkarem" o Margem Esquerda no Barnabé? Ou é pedir demasiado?

Publicado por Aurélio M em maio 28, 2004 05:41 PM


Hoje, 28 de Maio,mais que nuncasou a favor do Aborto!

Publicado por Antonio em maio 28, 2004 05:45 PM


LOL!!!
o alfredo vieira a dar uma de lambe-botas... as voltas que o mundo dá!

já agora, o que quer dizer 'fascita'?

:)

Publicado por favoritos em maio 28, 2004 05:57 PM


Sr. Daniel, parabéns por seguir sendo o mesmo bloquista de sempre. A táctica é a do costume, aprenderam com o Trostky. Comentam-se postes censurados e criticam-se bocas homofóbicas para que a calúnia e a difamação fiquem no ar. Mas diga-me lá uma coisinha, meu querido: o Fernando Rosas e o Louçã já assumiram? E você, já tem namorad@ nov@? Obrigado pela atenção e mostre a sua coragem mach@ não me censurando.

Publicado por Pedro Silva em maio 28, 2004 06:05 PM


Satisfaz-me constatar que um post sobre Paulo Portas merece sempre um volumoso número de comentários. É sinal que ninguém lhe fica indiferente. É sinal de que a esquerda o teme e então usa todos os meios soezes e baixos e caluniosos para ver se o derruba. Mas por mais ataques destes que usem...só o vão fortalecer. Porque ele é superior a actos destes, típicos de gente que é muuuuito democrata, mas que não hesita em usar argumentos de baixa estirpe e caluniosos.

Publicado por Direitinho em maio 28, 2004 06:24 PM


Sr. Favoritos
Desiluda-se, só não gosto de piadas fúteis e sem graça sobre pedofilia. Foi uma sugestão. E discordo, ou concordo, com quem eu entendo, e faço-o abertamente, independentemente das pessoas, de acordo, apenas, com o que elas escrevem, e caso a caso. Mas isso deve-lhe parecer tudo muito estranho, concordar e discordar, não em função da pessoa, mas em função da opinião dela, pontualmente. E assinar por baixo com nome real.
PS: "fascita" quer dizer: "erro ortográfico".

Publicado por Alfredo Vieira em maio 28, 2004 07:36 PM


Heil Portas!

Publicado por Barrigudo em maio 28, 2004 07:38 PM


Eu conheço o !. Já não sabia dele desde que puxei o autoclismo no dia 23/4/02. Pensava que ele já estava nas Antilhas..

Publicado por Schtrumf em maio 28, 2004 08:44 PM


LOL!!!
às tantas ainda o tens preso no dito cujo, e nem te sentes... daí ele ter vindo para cá chagar a malta...

vá, limpa o c*, e andor com esse '!' daqui!

Publicado por shlumberger em maio 28, 2004 09:49 PM


Ah, ah, ah! É verdade! Ninguém lhe é indiferente...

Publicado por Sara em maio 28, 2004 10:40 PM


yap! ao contrário do líder da 'esquerda rotativa'... quem é mesmo o líder?

Publicado por shulo em maio 28, 2004 11:43 PM


Já agora uma óptima ideia recortem uma foto a corpo inteiro do Paulo e coloquem-na no hall de entrada da sede do BE, para os militantes, simpatizantes e demais acéfalos irem entrando e cuspindo ou pontapeando ou mesmo mordendo. Mas atenção convém pôr uma suática em lugar bem visível, senão alguém por distração ainda espeta um murro no mano Miguel.
Penso no entanto que se puserem o tal perfiel em escala real, vai haver muito valente a quem lhe dará a diarreia :)))) e não voltará a pôr ali os pés com medo da aparição do "justiceiro"

Publicado por Reaça em maio 29, 2004 01:04 AM


Se não me engano o CDS do Dr. Freitas do Amaral e do Dr. Amaro da Costa era DEMOCRÁTICO e da direita.
Desde que o Dr. PP "tomou" a presidência do CDS tudo mudou e TODOS os fundadores e militantes saíram como Dr.Nogueira de Brito Dr. Adriano Moreira, etc. Por algo foi...!!!

A Revolta do Marechal Gomes da Costa em 28/05/1926 era sempre celebrada com pompa e circunstância! Assim reza a História e informação familiar :)

Publicado por Ariann em maio 29, 2004 02:40 AM


Se não me engano o CDS do Dr. Freitas do Amaral e do Dr. Amaro da Costa era DEMOCRÁTICO e da direita.
Desde que o Dr. PP "tomou" a presidência do CDS tudo mudou e TODOS os fundadores e militantes saíram como Dr.Nogueira de Brito Dr. Adriano Moreira, etc. Por algo foi...!!!

A Revolta do Marechal Gomes da Costa em 28/05/1926 era sempre celebrada com pompa e circunstância! Assim reza a História e informação familiar :)

Publicado por Ariann em maio 29, 2004 02:46 AM


Se não me engano o CDS do Dr. Freitas do Amaral e do Dr. Amaro da Costa era DEMOCRÁTICO e da direita.
Desde que o Dr. PP "tomou" a presidência do CDS tudo mudou e TODOS os fundadores e militantes saíram como Dr.Nogueira de Brito Dr. Adriano Moreira, etc. Por algo foi...!!!

A Revolta do Marechal Gomes da Costa em 28/05/1926 era sempre celebrada com pompa e circunstância! Assim reza a História e informação familiar :)

Publicado por Ariann em maio 29, 2004 02:48 AM


Reaça é só impressão minha ou você pertence ao Partido Nacionalista Português/Bloco da Direita Portuguesa?
Deve ser um dos 6 membros...

Publicado por _achtung_ em maio 29, 2004 02:57 AM


Não pertenço a partidos políticos, muito menos a "blocos". Para mim os bloquistas são aqueles indivíduos contratados nas obras de C.Civil para fazerem blocos e cujo resultado são aqueles objectos inertes de alguma consistência (estática) e isolamento acústico (não ouvem o que deveriam ouvir) com dois buracos (no lugar dos olhos)
Apoio toda a luta anti-comunista. e por não gostar da esquerda habituei-me a fazer as coisas com a mão direita (até na auto-punheta)

Publicado por Reaça em maio 29, 2004 03:16 AM


a Ariann está naive... pensa que os profissionais da política saem ou entram em partidos por concordarem ou discordarem da política seguida. Tem tudo a ver com os pelouros (vulgo poleiros). Na escuridão há um chega-para-lá e quando amanhece estão em baixo (vulgo amanhecem cagados).

Publicado por Reaça em maio 29, 2004 03:19 AM


Eu sei q o assunto (28-05/PP) fede, mas esta cx de coments parece um aterro sanitário...

Publicado por lucrecia em maio 29, 2004 04:11 AM


Já me esquecia: muitos parabéns, Luis Lavoura! Q ele/a seja feliz!

Publicado por lucrecia em maio 29, 2004 04:19 AM


O quê, morreu?

Publicado por canzoada em maio 29, 2004 11:36 PM


Como lhe pareceu um aterro sanitário não resistiu, sentiu-se em casa e mergulhou... Depois os outros é que fazem a descriminação dos homos e das lésbia (apesar de serem mais os escarros que saliva pura)

Publicado por Reaça em maio 30, 2004 12:05 AM


Faz anos, é? Ok. Até admito que lhe deêm os parabéns, mas por-lhe aí a fotografia...!!?? Poupem-me! Pelas alminhas!

Publicado por Graça em maio 30, 2004 07:05 PM


Reaça, desculpe mas, as pessoas não são todas iguais... e têm os seus ideais, nem acredito nisso do Dr.Freitas do Amaral o fundador do CDS, Dr. Adriano Moreira, Dr. Nogueira de Brito, este conheço-o bem,Dr. Amaro da Costa,falecido, que tivessem um interesse para além dos seus ideais.

Eles ganham mais e melhor fora da política, têm um perfil de pessoas rectas e honestas.

Dr. Adriano Moreira foi ministro do Ultramar no tempo do Salazar quiz mudar as coisas para a auto-determinação das colónias e foi corrido pelo Dr. Salazar...
Não somos todos iguais e com a obsessão de um "poleiro"...

Que há "raposas", "leões", "aves de rapina" há e não são poucas infelizmente...

Eu luto por um MUNDO MELHOR aos poucos, começando à minha volta irá melhorando. Não sou Madre Teresa nem de longe :)

Publicado por Ariann em maio 31, 2004 02:04 AM


"Eu luto por um MUNDO MELHOR..."

he, he, he, he... Você como todos nós luta por uma vida pessoal melhor, uma casa melhor, um carro melhor, uma piscina e férias no estrangeiro... O problema é esse nós queremos o melhor para nós, acabar com a miséria é só para não nos sentirmos mal enquanto subimos gloriosamente na vida.

Publicado por rui silva em maio 31, 2004 08:24 AM


"Eu luto por um MUNDO MELHOR..."

he, he, he, he... Você como todos nós luta por uma vida pessoal melhor, uma casa melhor, um carro melhor, uma piscina e férias no estrangeiro... O problema é esse nós queremos o melhor para nós, acabar com a miséria é só para não nos sentirmos mal enquanto subimos gloriosamente na vida.

Publicado por rui silva em maio 31, 2004 08:24 AM


Realmente o senhor Rui Silva fala por si...

Nunca julgue os outros por aquilo que é...

Publicado por Ariann em junho 1, 2004 01:47 AM


hairy pit

Publicado por pit-hairy em julho 18, 2004 11:35 PM

Para comentar no Barnabé, registe-se aqui acima no sistema typekey. O registo é rápido, simples, confidencial e permite comentar, com o seu nome ou um pseudónimo à escolha, nos milhares de blogues que usam o mesmo sistema.
O Barnabé não é responsável pelas opiniões emitidas nestes comentários.