[Publicidade da responsabilidade e de apoio à weblog.com.pt. Mais informações aqui.]

Vicaima 2


É isso que tu fazes quando compras móveis??????

Publicado por ss em março 30, 2005 04:04 PM


Surpreende-me que um blog tão "gauchista", adeptos de todas as causas fracturantes e percussionistas de Le Penn se surpreendam com o pato-bravismo do capitalismo industrial português. Esta deriva direita é por causa do daniel já não escrever aqui, ou é consequência ?

Publicado por Real em março 30, 2005 04:07 PM


Grande Luís Paulo, um abraço insular deste velho amigo. Fight the Power!!
:)

Publicado por pedro em março 30, 2005 04:29 PM


como diria o grande educador Pacheco Pereira é destes selfmadamen que o país precisa... triste país que não deixa de ser tuga...ao que estamos entregues.o pato bravismo local é tão de esquerda como de 'direita'... são as élites que temos. é o grande centro dos interesses...

Publicado por pinto ribeiro em março 30, 2005 05:10 PM


Não sei qual é o problema de uma pessoa fazer fortuna através do seu trabalho. Depois, ainda ninguém me garantiu que as madeiras desta empresa têm origem ilegal. O problema de certa esquerda é que deseja a igualdade acabando com os ricos em vez de desejar que os pobres se tornem ricos.

Publicado por RuiJ em março 30, 2005 05:25 PM


Para quem duvida da existência de madeira ilegal sugiro que visite o parque de madeiras da dita empresa. Fica mesmo em frente à fábrica em Vale de Cambra. Quem trabalha na Vicaima sabe disso há muitos anos. Já agora, o problema de fazer fortuna com o "seu trabalho" é a exploração de operários que ganham 400 euros por mês e não se podem sindicalizar; é os operários não marcarem as férias como têm direito; é o tráfico de influências e a constituição de um banco com um número reduzido de clientes (Finibanco) para operações de fuga aos impostos; é o desrespeito pelo património da humanidade que é a Amazónia. A todos os que defendem a Vicaima gostava de convidá-los a viver uns tempos em Vale de Cambra, para verem como é bom viver sobre o domínio da Máfia Pinho/Costa Leite

Publicado por Pixie em março 30, 2005 05:55 PM


Para quem duvida da existência de madeira ilegal sugiro que visite o parque de madeiras da dita empresa. Fica mesmo em frente à fábrica em Vale de Cambra. Quem trabalha na Vicaima sabe disso há muitos anos. Já agora, o problema de fazer fortuna com o "seu trabalho" é a exploração de operários que ganham 400 euros por mês e não se podem sindicalizar; é os operários não marcarem as férias como têm direito; é o tráfico de influências e a constituição de um banco com um número reduzido de clientes (Finibanco) para operações de fuga aos impostos; é o desrespeito pelo património da humanidade que é a Amazónia. A todos os que defendem a Vicaima gostava de convidá-los a viver uns tempos em Vale de Cambra, para verem como é bom viver sobre o domínio da Máfia Pinho/Costa Leite

Publicado por Pixie em março 30, 2005 05:55 PM


Caro luísmah, notícia do Público:

"O administrador da empresa sublinhou ainda que a Madeiporto, empresa do grupo dedicada à importação, «é importadora há 46 anos, pauta-se pela legalidade e está em processo de certificação FSC [que controla a origem das madeiras]»."

Publicado por BrainstormZ em março 30, 2005 06:09 PM


como fulano de direita incomoda-me a estupidez sectária de uma pretensa 'direita' confrangedora que se limita a advogar o salve-se quem puder...a fortuna de alguém não é problema. poderá ser o como se fez fortuna ou, tão sómente, coisas tão evidentes como ética, princípios, legalidade, comportamento cívico e social, respeito... educação até. coisas estranhas ao nosso mundo de patos bravos. aquele gajo da vicaima nem para abrir a porta da minha emoresa. uma questão de 'classe'...

Publicado por pinto ribeiro em março 30, 2005 06:09 PM


O mote não bate com a glosa ...

Publicado por portugal_liberal em março 30, 2005 06:33 PM


este ruij é cá um comico...

"O problema de certa esquerda é que deseja a igualdade acabando com os ricos em vez de desejar que os pobres se tornem ricos."

diz isso aos trabalhadores da vicaima...

tipica mentalidade de direita reacionária...isto ouvia a minha avózinha no tempo do toninho...

Publicado por oscar pinto em março 30, 2005 07:03 PM


Meus caros, o que é que são arvóres, perante a necessidade urgente de salvar uns quantos indivíduos que sofrem de uma doença grave: raiva.
Ajudem os pobrezitos, é que eles não se conseguem sociabilizar, mal se apercebem da presença de uma câmara de filmar têm ataques de raiva, que não conseguem controlar.
É um flagelo que afecta a nossa sociedade, e não devemos ficar indiferentes.

Publicado por João Dias em março 30, 2005 08:08 PM


A bota não bate com a perdigota.
O que é de censurar é a passividade da GNR perante aqueles desmandos que, com tantos triliões, e já alguma idade pensava que tivesse sido educado esmeradamente na Suissa.

Publicado por jose antónio em março 30, 2005 09:26 PM


Vicaima
É claro que ninguém viu nada. Então se a GNR estava naquele local e não consegui ver um grupo de indevidos acorrentados a propriedade alheia infringindo tudo quanto é lei neste país, a mesma GNR iria conseguir ver uma simples bofetada?
O mesmo se aplica aos jornalistas, mas ao contrário como conseguiram ver tão bem uma bofetada do safado Administrador da Vicaima e não ver um cardápio de infracções à lei mesmo em frente aos seus olhos?

Gostaria de saber se alguém sabe o percurso que o mesmo Administrador teve na vida para hoje conseguir ter as empresas que tem. Quantas horas de trabalho? Quantos empregos criaram?

Mas isso não interessa! Depende! Pois depende! É que se este homem resolver fechar as SUAS Empresas lá teremos então uma data de sindicatos a protestar é caso para dizer preso por ter “Madeira” e preso por não ter.


Melhores cumprimentos,

http://ajferrao.blogspot.com
ajferrao@gmail.com

Publicado por ajferrão em março 30, 2005 09:45 PM


Caro Pixie,

Já que diz conhecer tão bem a realidade de que fala, porque não a denuncia nas instâncias competentes para bem de todos?

Publicado por RuiJ em março 30, 2005 09:49 PM


muito bom...então a proteção da propriedade privada sobrepoe-se à proteção do patrimonio da humanidade que é a floresta amazonica...

ajferrão, tem razão o mundo está louco...

Publicado por oscar pinto em março 30, 2005 10:24 PM


Um tipo que se chama Pinho, que é industrial da madeira e ainda por cima é de S.João da Madeira, dá mesmo vontade de fazer trocadilhos de mau gosto...mas não me apetece!

Publicado por ARDENTÍA em março 30, 2005 10:48 PM


caro ruij,

primeiro devia estudar as estrategias da mafia da madeira, e as brincadeiras e magias que fazem em transformar madeira ilegal em legal...usando os carimbos dos fiscais como um yo-yo...

desafio-o a por em tribunal um caso semelhante, se não prescrever, tem um batalhao de advogados a adiar indeterminadamente o caso com tecnicalidades, caso consiga ultrapassar isso tudo, a empresa é multada e no dia seguinte lá vem a madeira outra vez.

por outro lado se morasse por aquelas bandas, não achava piada nenhuma quando o pessoal começasse a olhar de lado para si, pois pôs os seus trabalhos em risco... tendo em conta que esse senhor controla a maior parte da zona...começando pela politica e acabando no vizinho...e quiçá a policia...
é um bocado arriscado...não acha?

Publicado por oscar pinto em março 30, 2005 11:13 PM


Aconselho o sr. Pinho Leite a fechar a Vicaima em Vale de Cambra e ir para a Eslováquia.

Publicado por Trabalhador da Vicaima em março 30, 2005 11:17 PM


Pixie, as madeiras têm lá escrito "Material Ilegal", ou como sabes que são ilegais?

Publicado por The Studio em março 30, 2005 11:34 PM


"Então se a GNR estava naquele local e não consegui ver um grupo de indevidos acorrentados a propriedade alheia infringindo tudo quanto é lei neste país..."

Se não viram para que é que os levaram nos jipes? Porque é que vão ser julgados?

Quanto às horas de trabalho que o indivíduo tem, não servem de desculpa para o abate ilegal de árvores amazónicas. Em Portugal muita gente trabalha, mas poucos se podem "gabar" de abater árvores da selva amazónica.

Já agora vou dizer uma daquelas verdades que os putos da primária dizem: precisamos das árvores porque elas é que nos fornecem o oxigénio, logo, a nossa própria sobrevivência não pode estar alheia a abusos desta natureza.

O Administrador da Vicaima pode ter criado 3000 empregos (por exemplo), mas pode também estar a hipotecar o futuro da humanidade e natureza, que envolve mais de 3000 pessoas.

Publicado por João Dias em março 31, 2005 12:34 AM


Tenho andado a pensar precisamente em como nós, consumidores, poderiamos evitar colaborar com este tipo de tráfico. Obrigada pela informação. Mas será q essa certificação funciona mesmo ou será + 1 daquelas coisas q se compra e se vende, como tudo em Portugal?
Qto ao poder económico da criatura, ele é bem visível qdo o vemos agredir a torto e a direito quem lhe aparecia à frente: tanta raiva só pode ser desenvolvida por quem tem mto a defender e outro tanto a esconder. Parecia o Ferreira Torres...

Publicado por lucrecia em março 31, 2005 03:24 AM


para terem uma ideia:

este site é completissimo, mostra formas de nos combatermos o problema:
http://200.177.252.12/gpeace/cites/index.asp

é um relatorio completissimo, onde mostram como funciona a mafia:
http://www.greenpeace.org.br/amazonia/pdf/report_parceiros_no_crime.pdf

leiam e escandalizem-se, se pensavam que o mal é só o corte de arvores...

Publicado por oscar pinto em março 31, 2005 05:50 AM


E tu ó "The Studio", tens "ingénuo" tatuado na tua testa, ou basta olhar para a tua cara?

Publicado por Eric Blair em março 31, 2005 12:01 PM


Neste e no anterior post, avelino ferreira torres tem sido citado. Eu também me tenho lembrado desse ser asqueroso, mas gostaria de explicar, a quem não conhece a realidade de Vale de Cambra, que aqui a situação é bem pior, na medida em que a actuação é em cartel. É tão fácil: metam-se no carro, venham passar o dia a VC e conversem com as pessoas.

Publicado por Eric Blair em março 31, 2005 12:10 PM


Oscar,

Pergunta a um brasileiro se ele pensa que a floresta amazónica é património da humanidade. Até é fácil, há tantos a trabalhar aqui...

Publicado por Pedro Oliveira em março 31, 2005 02:36 PM


caro pedro oliveira,

conheço alguns brasileiros, dos que conheço alguns são esclarecidos.
o que dizes dos brasileiros aplica-se ao comum dos portugueses, que deitam pela janela beatas que provocam incendios, incendios criminosos para valorizar os terrenos, pessoas que não reciclam, aqueles que pelo luxo de ter carro não conseguem andar 1 km sem o usar ou que usam o carro sem necessidade...falo das pessoas que deitam nas bordas das estradas e no meio da mata carradas de lixo.

alias conheço uma brasileira que estudava em farmacia e que agora está num bordel para arranjar dinheiro para acabar o curso, sustentar-se e sustentar os dois filhos e a avó no brasil...

Publicado por oscar pinto em março 31, 2005 03:45 PM


sem xenofobia, Pedro. Estou-me a borrifar para o que pensam os brasileiros de cá ou lá para pensar com a minha cabeça e decidir o que quero... aliás nada tem sido tão prejudicial às questões ambientais do que os interesses e egoísmos nacionais. por aí não.

Publicado por pinto ribeiro em março 31, 2005 03:54 PM


Pinto Ribeiro,

Mas qual xenofobia? Caramba, trabalho com montes de brasileiros. Pessoas são pessoas. Todas com qualidades e defeitos. No entanto, um dos meus colegas brasileiros enviou-me uma vez um mail, escrito por um brasileiro famoso (tenho que reconhecer que já não tenho o mail, nem me lembro do nome do senhor), que se resume basicamente no seguinte: se a floresta amazónica é património da humanidade, então a mesma lógica se deve aplicar os campos petroliferos do Médio Oriente, às quintas europeias e norte-americanas e por ai fora. Egoismos nacionais? Por ai não...

Publicado por Pedro Oliveira em março 31, 2005 04:50 PM


o brasileiro que disse isso foi gilberto gil...numa conferencia de imprensa...eu já li esse artigo.
essa perspectiva vai ao encontro das minhas ideias socialistas libertarias...e com as quais concordo...

Publicado por oscar pinto em março 31, 2005 05:07 PM


Ganhem juízo !

Ainda não perceberam que isto é uma grande trama de interesses da Greenpeace, que é financiada pela FSC?
Ou acham que uma empresa como a Vicaima (ou o grupo Vicaima), andaria impune estes anos todos?

Publicado por Rui Costa em abril 3, 2005 04:17 PM

Para comentar no Barnabé, registe-se aqui acima no sistema typekey. O registo é rápido, simples, confidencial e permite comentar, com o seu nome ou um pseudónimo à escolha, nos milhares de blogues que usam o mesmo sistema.
O Barnabé não é responsável pelas opiniões emitidas nestes comentários.